+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    Boa Noite Galera do under.

    Sou iniciante na área MK e de Linux também.
    Mas já estou com um MK funcionando Lisinho em casa para fins de aprendizagem.
    Tenho em casa um PC com o RouterOS 2.9 instalado.
    Ai andei pensando, se eu teria como fazer com que o MK seja um PrintServer, já que, num computador, ele possui portas USB,
    então eu instalaria essa impressora nele e ela seria visível na rede para a impressão. Isso é possível?!
    Andei pesquisando olhando alguns fóruns, e não achei nada tão específico.

    Alguém tem alguma idéia?
    (lembrando a parte que digo que sou iniciante )
    Desde já agradeço aos membros.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    e qual seria a ideia de fazer isso amigo?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    Nunca ouvi falar disso deve ser porque o sistema chama:
    Mikrotik Router OS
    talvez no Mikrotik Router & Printer Server OS

    (vai que tem e eu não sei)

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    ja entendi a sua ideia, seria uma boa opcao em rede interna, mais acho que nao tem como

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?


  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    A idéia é oculpar portas USB não ultilizadas em outras coisas. Não por ultilização da minha parte, mas como conhecimento, como disse, estou aprendendo aqui sobre o MK, alias tudo que eu fiz no meu MK foi tirado daqui!

    Mas esse BFW funciona como o MK mais PrintServer?

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    Usa o linux com CUPS instalado funciona que um blz, qualquer maquina simples ai roda usa este tutorial do viva linux Linux: Criando um servidor de impressão para residências e pequenas empresas com Linux [Artigo]

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    Citação Postado originalmente por alexandremmasson Ver Post
    A idéia é oculpar portas USB não ultilizadas em outras coisas. Não por ultilização da minha parte, mas como conhecimento, como disse, estou aprendendo aqui sobre o MK, alias tudo que eu fiz no meu MK foi tirado daqui!

    Mas esse BFW funciona como o MK mais PrintServer?

    o Mk e um sistema operacional e o BFW e uma distribuicao linux outro sistema operacional

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    Ok então, vou experimentar ambos, e ver como fica, Obrigado a todos, Dúvida Respondida!

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik pode ser usado como Print Server?

    Parceiro com MK nao vai dar certo, pois um Print Server faz mais do que colocar a impressora em IP, ele tem que gerenciar as filas de impressão, tipo um spool, pois um bom print server quando recebe os dados a serem impressos mesmo que logo depois de receber caia o link ele vai mandar para a impressora.

    tmb o custo de um Print Server feito pra isto será melhor do que uma RB que tenha porta USB e usar Micro é pior pois Micro tem Fonte, Cooler e problemas que em um Print Server não tem estes problemas.