+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena para ambientes de muita interferencia

    Amigos já a algum tempo venho enfrentando problemas de interferência, antes eu ainda tinha a opção de mudar de canal mas agora não encontro canal com menos de -80db de noise.
    Onde tenho esse problema crônico utilizo RB433 com excelente fonte, cabos curtos e bem confeccionados, mini-pcis setadas em apenas 17dbm e as seguintes antenas:
    EMCTEST EMC WF15 e Pluton PTX16-24A
    A ajuda que preciso é saber dos amigos com experiência no assunto quais antenas poço utilizar que irão se comportar melhor em um ambiente poluído como esse. Peço que os amigos não divaguem muito sobre a origem da interferência e suas causas pq isso e assunto que não acaba mais.
    Tenho experiência de muito tempo na área e posso afirmar que já testei tudo que estava a meu alcance o que quero agora é exatamente essa indicação da antena para que não precise ficar comprando e testando várias.

    Desde já agradeço a todos, aguardo ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    Cara acho que so diminuindo a distancia entre seus clientes mesmo se fosse para ponto a ponto ai voce poderia usar as antenas com radome mas para setoriais acho que somente almentando o numero de celulas e diminuindo a cobertura mesmo

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    linha m2 ubiquiti acho a unica solução hoje em dia,com airmax ligado

  4. #4

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Amigos já a algum tempo venho enfrentando problemas de interferência, antes eu ainda tinha a opção de mudar de canal mas agora não encontro canal com menos de -80db de noise.
    Onde tenho esse problema crônico utilizo RB433 com excelente fonte, cabos curtos e bem confeccionados, mini-pcis setadas em apenas 17dbm e as seguintes antenas:
    EMCTEST EMC WF15 e Pluton PTX16-24A
    A ajuda que preciso é saber dos amigos com experiência no assunto quais antenas poço utilizar que irão se comportar melhor em um ambiente poluído como esse. Peço que os amigos não divaguem muito sobre a origem da interferência e suas causas pq isso e assunto que não acaba mais.
    Tenho experiência de muito tempo na área e posso afirmar que já testei tudo que estava a meu alcance o que quero agora é exatamente essa indicação da antena para que não precise ficar comprando e testando várias.

    Desde já agradeço a todos, aguardo ajuda.
    pequenas celulas de ate 1,5km (maximo)
    antenas com randome shield (protecao contra interferencia lateral e traseira)

    da uma olhada no site: Computech - Loja Online - 51 3230-0900
    tenho certeza que vai encontrar essas antenas

  5. #5

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    Tenho a impressão que se com a PTX 16-24A da Pluton voce continua com interferencias, vai ser complicado resolver.
    Esta é uma das que mais rejeita interferencias.
    Eu tenho uma PTx32. Excelente. É o melhor POP que tenho.

    A solução pode ser abrir mais POPs e inclinar as setoriais para não atingir longe.

    Outra coisa: quantos painéis PTX16-24A usa por torre? Estas antenas abrem 65º

  6. #6

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tenho a impressão que se com a PTX 16-24A da Pluton voce continua com interferencias, vai ser complicado resolver.
    Esta é uma das que mais rejeita interferencias.
    Eu tenho uma PTx32. Excelente. É o melhor POP que tenho.

    A solução pode ser abrir mais POPs e inclinar as setoriais para não atingir longe.

    Outra coisa: quantos painéis PTX16-24A usa por torre? Estas antenas abrem 65º
    positivo
    vc já está usando polarização horizontal em tese era para se ter diminuído.
    mas pode usar também filtro passa faixa, ai, só vai entrar o canal que vc quer no seu ap, se não me engano nos cursos doidos do Tio Gilvan do Tmágico ele tá ensinando a montar esses filtros.

    em relação a antena vc está com duas marcas excelentes. fica dificil melhorar, só usando mimo airmarx da ubiquiti, pois quando te caparem em uma polarização, o equipamento faz jogo de cintura na outra, e como os clientes não pagam mais que uns 2 megas de internet mesmo...

    vc já fez uma análise espectral? já sabe quais são os piores canais?

    vc pode também fazer um levantamento das fontes de interferência (concorrentes), ou contratar investigadores particulares que façam isso.
    descobriu, é legalizado, então anatel neles.

  7. #7

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    Pessoal. Eu sou da cidade de São Paulo e tenho muitos problemas com poluição dem 5.8 Ghz. Em uma de minhas repetidoras tenho em torno de 40 antenas em 5.8 Ghz de 3 empresas diferentes e com isso tive durante muito tempo interferencia em quase todos os links. Nesse casso todos os rádios fecham em modo Bridge PTP apenas. Para melhor a situação entrei num acorso as as outras empresas fazendo o seguinte:
    Link de pouca banda usam 5.8 Ghz 5 Mhz
    Link de Média banda usam 5.8 Ghz 10 Mhz
    Link de Muita banda usam 5.8 Ghz 20 Mhz
    e apenas casos especiais usam o modo turbo ou seja 40 Mhz.

    Além disso comecei a instalar RADOME nas antenas assim diminuindo drasticamente o nível de ruído Lateral e costa da antena. Esses RADOMES eu mesmo construí e segundo o Eng. Marcos que alguns devem conhecer por aqui o mesmo me informou que isso é um acessório da antena e a mesma continua sendo Homologada mesma problemas.

    Com essa RADOME tenho 2 links na mesma torre em direções opostas com polarização diferente usando o mesmo Canal. Nesse caso usei Mikrotik RB 411 com XR5 deixando a potência em 17 DB cada um.

    Aqui em São Paulo quanto mais interferência menos potência uso nos rádios e ganho em qualidade de ruído com os RADOMES.

    O RADOME além de baixar drasticamente o ruído proteger a antena contra vento, chuva, sol, objeto externos tipo passáros, evitar umidade no alimentador e etc.

    Para ver a importancia de um RADOME praticamente todos os link de grandes operadoras usam o RADOME então fica aí a dica.

  8. #8

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    Amigo, compra essa antena da COMPUTECH, 2.4ghz, você coloca 1 mk dentro(rb4111) + cartao DENTRO DELA, nao tem cabo, e ela tem umas proteçoes na lateral mto bacanas, MEU POP com essas antenas estao MUITO superiores aos outros, tenho várias marcas na rede, mas essa tá mto boa, acho que pra você é a única soluçao, já q essas antenas tem shield dentro.
    Ah veja se vc nao está se "auto-interferindo" dá um scan ai e ve os outros sinais do seu pop pra ver se nao estao muito altos.

    A antena que me refiro é Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Xwave 2414SV - Painel Setorial 2.4 GHz 90
    4 dessas + 4 rb411 + 4 R52h já me resolveram, vou mudar os cards pra N já que estou testando dessa linha tbem.

  9. #9

    Padrão Re: Antena para ambientes de muita interferencia

    Eduardo 2010 é isso ai, Radome Rulez...