+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb duvidas, estutura de rede ospf, mpls/vpls ... etc

    Ola pessoal do Under .
    Gostaria de agradecer aos colabodores do fórum, pois aprendi muito lendo os comentários do povo ...

    Obs: Moderadores, não achei o lugar ideal para postar este tópico, se estiver fora das regras favor modifica-lo .... ^^

    Bom, meu primeiro post e venho aqui pedir a ajuda de vcs ...

    Atualmente possuo uma rede pequena ... máximo de 10 usuários pendurados nela ... e surgio a oportunidade de pegar link em outra cidade, mais ou menos uns 100 km distante, mas já estou visualizando a opção de alem de trazer link por este enlace, vender serviços lan-to-lan para fazendas, pois na região possui muitas fazendas que possuem escritorios na cidade ... e me surgio duvidas conforme a topologia de rede ....

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         001.jpg
Visualizações:	551
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	28101

    Como vcs podem ver através da figura, a rede no momento e deste jeito, uma rb embaixo gerenciando e o enlace sendo feito através de Rocket m5 na torre e airgrid nos usuários ....

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.jpg
Visualizações:	740
Tamanho: 	36,2 KB
ID:      	28102Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         003.jpg
Visualizações:	443
Tamanho: 	18,1 KB
ID:      	28103

    Esta e a topologia de como ira ficar .... gerenciamento da rede com ospf, mpls/vpls sera feito atraves das rb 450g e para o enlace vai ser usado Rocket m5 .... ai começa as duvidas ....

    lembrando .... Rocket de uma ponta a outra, 1 esta com AP wds, 2 esta como Station wds, bridge ativada, multicast ativado ...

    1 - fiz teste de bancada com airgrid .... a nuvem mpls ate estabelece, mas se começo a trafegar dados na rede ela cai .... procurei aqui no Under e setei o mtu em 1500 e aparentemente esta estável ... os srs utilizam este padrão na rede ? tem apresentado algum problema ? procurei documentação a respeito e no wiki do mk aparentemente o ideal seria 1526 .... mas o Rocket so vai ate 1518 ... Manual:Maximum Transmission Unit on RouterBoards - MikroTik Wiki

    2 - o recomendável pela wiki do mk seria o padrão nbma para a rede ospf, já que o ptp e feito via wireless .... os srs tem usado este padrão ? ou não tem diferença usalo ou não na rede ? não entendi muito bem a documentação a este respeito ... alguém poderia descrever o entendimento por favor ? e como aplicar as métricas ? ...

    3 - como os sr.s podem ver na figura 3, coloquei os roteadores a,b,c,d,e dentro da rede backbone e nela se conectam as outras redes ... esta certo a forma como foi feita ? ou como os senhores tem usado ? na documentação do mk eles sugerem dividir em áreas quando já possuir acima de 50 roteadores numa mesma areá ...

    4 - Nos pontos B e C, em cada ponto haverá mais duas rb 450g, cada uma sera uma areá, a 1 rb ex : B1 sera usada para venda de internet .... puxando os dados de A , através de túnel eoip ou vpls ... sinceridade achei mais pratico eoip do que vpls .... o que os srs tem usado ? como fica o processamento e qualidade usando um ou outro ? .... mais a questão complica na 2 rb .... usada para venda de trafego lan - to - lan .... estou pensando em usar vpls para a venda de trafego ... mais tbem daria certo usando eoip ou tuneis l2tp ou pptp .... o que os srs tem usado ? a modo de configuração, acho o eoip o mais facil .... mas ainda não coloquei em testes para ver a performance de cada uma das alternativas ... por isso peço a opinião dos sr.s ....

    lembrando que em B,C as rb destinadas para trafego cada uma pertence a uma areá e a configuração da topologia fiz do seguinte modo :

    RB ---- rocket ( ap wds, bridge ) ---------------- rocket ou menor dependendo distancia ( station wds, bridge ) -------- RB ( cliente, roteada ) ------- pcs do cliente .

    Deste modo estaria certo ou os srs usam uma topologia diferente ? poderiam descrever ?

    Bom seria isso ... agradeço muito a colaboração dos usuários do fórum se puderem me ajudar nestas duvidas .... ate pq seria complicado demais refazer toda a configuração depois ....

    Att.
    Carlos Henrique




  2. #2

    Padrão Re: duvidas, estutura de rede ospf, mpls/vpls ... etc

    Amigo para vc passar ospf e mpls vc não teria que tirar o wds?

    Abs.

  3. #3

    Padrão Re: duvidas, estutura de rede ospf, mpls/vpls ... etc

    entao .... so testei ativando ap wds + station wds ... nao testei em modo ap normal .... esta a dois dias o uptime da nuvem e nao caiu ate agora ....

    minhas duvidas surgiram por causa da doc que pesquisei a respeito ...
    https://under-linux.org/f291/limites-ubnt-147598/index2.html
    Internet Engineering and Network Operations in Brazil ()http://208.68.95.4/forum/showthread.php?t=19946
    problem with vpls - Ubiquiti Networks Forum

    como vou usar ubnt para fechar os enlaces, surgiram estes probleminhas ....

  4. #4

    Padrão Re: duvidas, estutura de rede ospf, mpls/vpls ... etc

    Meu querido amigo me de um toque no msn posso tentar te ajudar porque estou fazendo mesh em redes cabeadas mk usando ospf e Rip derrepente eu entenda melhor o que vc quer fazer ai ... olu seja o que jah faço aqui