Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão OSPF com enlaces configurados em bridge utilizando Ubiquiti

    boa noite a todos, tenho uma rede da seguinte forma
    link fibra==> servidor routerbox==> switche gerenciavel mikrotik rb800+rb816==> radios ubiquit nanostation2 e nanostation5 e enlaces para outras torres com nanostation5 e nanobridge5Mimo.
    na outra torre tenho um nanobridgeM5 recebendo o enlace==> switche gerenciavel rb800+rb 816==> nanostation 5 e rb433 com 3 cartao pra tramsnisao para clientes
    estou querendo fazer ospf por minha rede ser em bridge caso auguem queira sacanear e fechar um loop na rede esse loop nao vai ferar a rede..
    aguardo ajuda ..

  2. #2

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Se a rede é bridge você tem o mesmo dominio de broadcast e é possível fazer o OSPF em uma única area, inclusive eu tive uma dúvia a respeito de rotear os ubiquiti nesta semana e passar o OSPF por elas e quem me ajudou foi o ZeAlves e o Sérgio Souza com uma dúvida que resolveu de vez esta questão, se for usar OSPF, use os ubnt em bridge mesmo.

    Abraço, e meus agradecimentos ao ZeAlves e ao sergio amigos também aqui do under.

  3. #3
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    sim minha estrutura em 100% bridge
    no caso eu configuraria toda minha rede como area0 ou configuro mais areas?
    tenho que configurar auguma coisa nos ubiquit ou so nos mk?
    desculpe as perguta mais faiz só 3 dias que estou estudando sobre isso?
    alguem conhece algum materia passo a passo?
    tambem to pensando e fechar mais enlaces entre as torres pra se um parar o outro assumir( como se a rede tivese em um loop)

  4. #4

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    se tiver mikrotik no meio pode configurar mais areas
    nos ubnt basta fazer os enlaces em bridge ap-wds
    material nao tenho ma tenho um tópico relacionado ao repasse de ips que resolve essa questao em umas 4 linhas, é esse aqui:

    https://under-linux.org/f143/repasse...r-m4d3-150793/

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Essa semana vou começar a brincar em bancada com meus estudos em OSPF junto com ubiquiti....
    M4D3, você acabou utilizando o OSPF nos UBNT?

    Felix eu acredito que a melhor maneira seria mesmo de utilizar os UBNTs em bridge, e sempre embaixo colocar uma RB fazendo este trabalho.
    Até porque o MK ja vem com os protocolos necessários para este tipo de rede.

  6. #6

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    como ja disseram acima
    deixe ubnt em bridge e mk fazendo roteamento.

    é o que geralmente aconselho... deixar cada solucao fazer o que faz de melhor.
    ubnt para wireless e mk para roteamento.

  7. #7

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    como ja disseram acima
    deixe ubnt em bridge e mk fazendo roteamento.

    é o que geralmente aconselho... deixar cada solucao fazer o que faz de melhor.
    ubnt para wireless e mk para roteamento.
    Isso ai...Falou tudo agora...Essa experiência só se aprende no dia a dia..rsss

  8. #8
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    faleu pela ajuda rapaziada..obrigado a todos..
    como disse minha estrutura conta com enlaces em wds todos em ubiquiti e a transmisao 2.4 em mk e no pé da torres um mk rb 800+rb816 fazendo tipo um switche gerenciavel.. a rede é 97% ip/mac e 10% pppoe tenho todos os equipamentos na mesma faixa de ip, to querendo fazer o ofps mais nao sei por onde começar a configuracao?

  9. #9
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Felix, estou no mesmo questionamento que voce.... Tenho tudo em Bridge tb, algumas torres tenho mikrotik outras nao... Irei colocar e uma RB750G em cada e deixar o mikrotik rotear, mas tb nao sei por onde começar. Pois forneço ips validos a meus clientes, e a Operadora me entregou 05 faixas /24, ou seja esta bem obscuro pra mim por onde começar.
    Abraço a todos e boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Eu só fico meio com o pé ataz com as rockets em saber se elas dao conta de um trafego intenso mesmo em bridge.....

  11. #11
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Tenho 3 torres tudo com ubiquit e um mk no chao gostaria de interligar essas 3 torres fazendo um triangulo e se caso um link caise o outro estaria ali segurando a pancada.. outra coisa por minha rede ser toda em bridge.. tenho medo de um sacana pega e ligar atravez de radios duas torres minha fechando um big loop na estrutura, o que eu gostaria de saber é se:
    1- é possivel eu colocar minha rede em ofps e deixar ela em bridge..
    2- com ofps se fexaren um loop na rede ela nao cai? o ofps administra o loop?
    3- como fasso a configuração na rb?
    pretendia deixar minha rede assimClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	298
Tamanho: 	21,1 KB
ID:      	28162
    alguem pode me auciliar nas configuracoes?
    obs : pretendo deixar a rede em bridge..

  12. #12
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Pode ser gambiarra, numca aconselho, mas sabe como é vc fala pro cliente nao fazer mas ele ta nem ai, prefere reclamar....
    Tenho um cliente q colocou 120 clientes conectado em um Rocket, cada cliente com media de 1Mb... todos em PPPOE... e numca teve problema, teve no momento q puxei a orelha dele, ai ele colocou mais paineis e rockets e distribui-os.
    hehehehe

  13. #13

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    1- é possivel eu colocar minha rede em OSPF e deixar ela em bridge..

    Se for colocar a rede em bridge não tem por que colocar OSPF. O que você poderá deixar em bridge
    serão os enlaces que deverão ficar em AP-wds.


    2- com OSPF se fexaren um loop na rede ela nao cai? o ofps administra o loop?

    Bom como a finalidade do OSPF é diminuir o tamanho da rede de broadcast ele limitará esta chance.
    O protocolo OSPF ele usa apenas uma interface de saída por vez em cada área se por ventura este enlace cair ele levará
    um tempo para aprender a outra rota migrando todos os que estão apra esta rota.
    Se o enlace que caiu voltar ele aprenderá a nova rota e se o enlace que voltou tiver um custo meno ele migrará toda a rede para o
    enlace que voltou gradativamente de acordo com a requisições.
    Se bem configurado, OSPF, não terá problemas com loop.

    Minha rede esta quase igual a sua - Tenho 4 Torres on eu defini elas como area 0 ou seja meu backbone todas interligadas
    Utilizo MPLS (Switching) por utilizar menos processamento e OSPF(Routing) para distribuir as rotas e cada torre server para ser feito
    os enlaces para os micro pop's que estão em bridge, porém cada torre distribui um domínio de broadcast.

    Torre 1 - 192.168.10.0/24
    .........................
    Torre 2 - 192.168.40.0/24

    E interligo as torres em faixas /30

    Torre1 - 10.0.0.1 - 10.0.0.2 - Broadcast 10.0.0.3 - Torre 2
    10.0.0.4 - 10.0.0.5 - Broadcast 10.0.0.6 - Torre 3
    10.0.0.7 - 10.0.0.8 - Broadcast 10.0.0.9 - Torre 4

    Torre2 - 10.0.0.2 - 10.0.0.1 - Broadcast 10.0.0.3 - Torre 1
    10.1.1.1 - 10.1.1.2 - Broadcast 10.1.1.3 - Torre 3
    10.1.1.4 - 10.1.1.5 - Broadcast 10.1.1.6 -Torre 4

    Assim por diante, desta forma evito looping. E se ocorrer looping será na rede /24 ou seja no micro pop e mesmo assim por causa dos clientes.

    3- como fasso a configuração na rb?

    Existe um vasto material no site da mikrotik e aqui no forum exite uns materiais legais.

    No mUM
    Events - MikroTik Wiki

    no WIKI

    Manual:OSPF Case Studies - MikroTik Wiki

    Este aqui cai com uma luva pra ti.
    Manual:OSPF-examples - MikroTik Wiki


    OBS.: Brother estuda bastante antes de colocar em prática, utilize laboratórios virtuais. E claro estude a OSI/ISO a DoD e entdenda como funciona a rede e como ela foi moldada. Estude TCP/IP principalmente subnets.

    Abraços

  14. #14
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    valew caicarabruno..
    so uma pergunta ? se eu for fazer um ofps de uma unica instancia ( backbone ) vou mudar o ip dos equipamentos mais deixando-os em bridge..
    e nos clientes nao muda nada ? correto?

  15. #15

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    O pessoal que ja esta rodando o OSPF aqui, utiliza a autenticação centralizada ou por RB em torre?

  16. #16

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    valew caicarabruno..
    so uma pergunta ? se eu for fazer um ofps de uma unica instancia ( backbone ) vou mudar o ip dos equipamentos mais deixando-os em bridge..
    e nos clientes nao muda nada ? correto?
    Correto eles vão receber o ip que vc determina que eles recebam.

    As torres estão na AREA 0 com ips 192.168.0.0/24

    Torre 1 Envia via DHCp ou não o IP 192.168.1.0/24 para seus clientes q estão nelas..
    Torre 2 Envia via DHCp ou não o IP 192.168.2.0/24 para seus clientes q estão nelas..
    Assim por diante, o que você vai fazer é centralizar a autenticação ou não.
    Você poderá autenticar nas RB's das torres - processo mais simples - e centralizar o Radius.
    Ou
    Centralizar a autenticação em uma única RB este é meu caso, onde utilizo VPLS para passar o IP da RB1100 que utilizo para autenticar.


    Tudo que vc for fazer vai ser transparente para o cliente, ele vai continuar autenticando da mesma forma a única diferente que a rede estará mais rápida.

  17. #17

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    O pessoal que ja esta rodando o OSPF aqui, utiliza a autenticação centralizada ou por RB em torre?
    Bom dia Gustavinho..

    Eu utilizo autenticação centralizada, pois trabalho com partial mesh se por um acaso cair o pop que ele esta conectado ele migrará para outro sem problema algum e com o mesmo ip que ele utiliza na outra.

    Abraços

  18. #18

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Bom dia Gustavinho..

    Eu utilizo autenticação centralizada, pois trabalho com partial mesh se por um acaso cair o pop que ele esta conectado ele migrará para outro sem problema algum e com o mesmo ip que ele utiliza na outra.

    Abraços
    Bom dia caicarabruno.
    Bacana, este metodo de partial mesh deve ajudar ainda mais.....parabens!!!
    Abss

  19. #19

    Padrão Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    valew caicarabruno..
    so uma pergunta ? se eu for fazer um ofps de uma unica instancia ( backbone ) vou mudar o ip dos equipamentos mais deixando-os em bridge..
    e nos clientes nao muda nada ? correto?
    amigo você está se equivocando. uma rede em bridge pertence a camada 2 do modelo osi e só pode usar protocolos pertencentes a camada 2, ja o ospf é um protocolo de camada 3, ou seja não é usado em uma rede em bridge. o protocolo de camada 2 que evita loops é o stp(spanning tree protocol)Spanning Tree Protocol – Wikipédia, a enciclopédia livre. ele faz um mapeamento da rede e ativa ou desativa interfaces das bridges para evitar loops. atraves desse protocolo os equipamentos de camada 2 com suporte ao mesmo( switchs e bridges) fazem uma troca de informações e um mapeamento da rede e assim evitam loops

  20. #20

    Lightbulb Re: é possivel implantar OSPF em rede toda em bridge e usando ubiquiti nos enlaces?

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Correto eles vão receber o ip que vc determina que eles recebam.

    As torres estão na AREA 0 com ips 192.168.0.0/24

    Torre 1 Envia via DHCp ou não o IP 192.168.1.0/24 para seus clientes q estão nelas..
    Torre 2 Envia via DHCp ou não o IP 192.168.2.0/24 para seus clientes q estão nelas..
    Assim por diante, o que você vai fazer é centralizar a autenticação ou não.
    Você poderá autenticar nas RB's das torres - processo mais simples - e centralizar o Radius.
    Ou
    Centralizar a autenticação em uma única RB este é meu caso, onde utilizo VPLS para passar o IP da RB1100 que utilizo para autenticar.


    Tudo que vc for fazer vai ser transparente para o cliente, ele vai continuar autenticando da mesma forma a única diferente que a rede estará mais rápida.
    Me explica melhor como que fez essas VPLS para passar a requisição de pppoe dos clientes direto para um servidor central, passando pelo router da torre.