+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    caros colegas gostaria de saber a opinião dos usuarius mais experientes que ja usaram os 2 sistemas qual melhor pra servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.
    tenho experiencia so com routerOS da mikrotik mais ja ouvi muita gente falando bem do BrazilFw.
    Na minha experiencia com routerOS gostei do controle de banda do firewall scripts e da wireless que uso em bridge ao servidor mais o cache o proxy na minha experiencia que tive ache muito fraco e vendo alguns topicos ouvir falar muito bem do cache do Brazilfw do load balance do firewall ai gostaria de saber a opinião do pessoal mais experiente qual o melhor pra servidor sendo qui estou querendo colocar o servidor em um unico pc e a wireless em bridge ao servidor.

    Aos moderadores si estiver postado no lugar errado por favor direcionar o poster pro local correto.

    desde ja muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    Depende o uso, eu não utilizaria BFW numa torre por nada, se precisar de um servidor de arquivos quem sabe.
    Acredito que cada um tenha foco diferente porém am algumas coisas se sobrepoem, no caso do mikrotik tem um grande diferencial que se chama winbox que outros sistemas não tem.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    pelo que vi o BrazilFW tem configuração pelo navegador e vi muita gente falando do squid customizado dele ser melhor que o cache do mk mais so lembrado quero saber do BrazilFW so como servidor na wireless ainda pretendo usar mk e outra coisa eu particulamente gosto da telinha preta.

    obrigado luciano pela colaboração.

  4. #4

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    raswilson , tenho servidores aqui rodando o brw e posso te dizer as ferramentas do mesmo são muito boas mesmo. porem algumas questões.

    pra cache de paginas tem o squid. e agora o bfw tem o bfw cache que a partir da versão 3.0252 vc pode colocar como addon. bfw vem com bind dns embutido (na versão 3.0.252 porem ja tem a 3.0253. ele trabalha bem. tem o sapw um controle gratuito de provedor.
    tem o easycaptive, semelhante ao hotspot do mikrotik. porem eu vejo algumas dificuldades em alguns provedores em implantar o bfw na hora do qos(controle de banda). pois no mk e facil de achar com winbox e no bfw e feito o comando via web que não atrapalha em nada. outra o qos ele é feito baseando-se em subredes oque ao meu ver muitos acham dificil fazer, porem acho que vc pode colocar o bfw por tras do seu mk fazendo alguns destes serviços como cache dns cache squid apache etc , mais como ap na torre dizem que ainda deixa a desejar.

    att renato prada

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    Vamos ver.
    Mikrotik usa kernel Linux.
    BFW usa kernel linux.

    Humm, igual.

    (Nesse caso eu prefiriria um linux completo, só em situação específica que eu pegaria algo já pronto assim).

  6. #6

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Depende o uso, eu não utilizaria BFW numa torre por nada, se precisar de um servidor de arquivos quem sabe.
    Acredito que cada um tenha foco diferente porém am algumas coisas se sobrepoem, no caso do mikrotik tem um grande diferencial que se chama winbox que outros sistemas não tem.

    Abraço
    pelo jeito o amigo não sabe muito de bfw
    eu uso o bfw a mais de um ano na versão 3x
    aprendi e estou aprendendo linux com ele.
    hoje tem a versão 32 bits e 64 bits
    agora esta numa faze legal

    o bfw nunca foi bom em torres tanto que esse projeto foi descontinuado.

    torre mesmo é os wifi, mesmo que seja na routerbord, mas só isso, botar todos os serviços para rodar na torre com 32mb de memória é sacanagem, kkkkkkkk

    mas o balance do bfw tá arrebentando, tá muito bom mesmo.

    aqui o wifi do BFW
    BrazilFW Firewall and Router

    BrazilFW Firewall and Router • Portal

    e sobre o WEB ADMIN eu faço tudo por lá. até abrir console de comando e editar arquivos por lá dá pra fazer.

    o firewall é baseado no IPTABLES, fácil, redondo e cheio de material na net.

  7. #7

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    Mikrotik tem suporte e varios scritp prontos e wireless é imbativel.
    BrasilFW suporte um pouco complicado, scripts prontos uma pouco mais dificil de achar.

    Mikrotik VLAN,VPN, MPLS, QOS, FIREWALL sem duvida é 100% mais simples.
    BrasilFW relatorios simplesmente imbativel.

  8. #8

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    atualizações da versão 3x do bfw
    Version - BrazilFW Firewall and Router

    não posso falar muito de mikrotik pois nunca usei

    mas em questão de simplicidade eu acho o o bfw muito simples,

  9. #9

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    Use vc vai adorar, ja usei BrasilFW hoje uso mikrotik, a muitos anos desde a versão 2.9.27 tenho ela funcionando em um hd de 4gb em uma torre que foi feita na epoca que PC-AP era febre e nunca tive problema visto a estabilidade isso me atrai no mikrotik depois que aprende nunca mais para de mecher de tao legal que é.

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual melhor servidor BrazilFW ou RouterOS da Mikrotik.

    Usei muito o BRFW e uso atualmente o Mikrotik.
    Em favor do BFW posso dizer:
    • que é free;
    • relativamente fácil de instalar e configurar;
    • estável;
    • suporta muitos addons interessantes.
    Em favor do MK posso dizer:
    • é muito leve;
    • barato (pelo tanto que faz);
    • extremamente estável;
    • mostra tudo em tempo real (tráfego de interfaces, cache dns, tabelas ARP, hits de firewall e webproxy) coisa que matam a pau e facilitam demais a vida de quem controla uma rede;

    Essa é minha humilde opinião.
    ,