+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    boa noite amigos , sou iniciante nesse ramo e estou aprendendo, por favor me ajudem tenho uma torre com 5 ptp todos com 1 metro de distancia um do outro e a uns dias estou sofrendo com latência já troquei todos canais já troquei todos radio fiz ajustes mas quando começa passar muito trafego nos ptp começa a sambar tudo , o que poderia ser algum ajuste básico que esta faltando por favor se algum poder ajudar ficarei muito grato .


    att


    Carlos Alberto

  2. #2

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    é dificil falar sem ter muitas informações,

    Voce precisa ver quais canais podem estar sobrepondo o seu.
    Tratando de um POnto a Ponto voce pode usar criptografia o que evita varias requisições de conexão e desconect.
    VErificar nivel de sinal
    Não usa potencia alta Ex: 400mw pois isto gera ruido
    Superdimencionamento ou seja grandes antenas pontentes usadas em curtas distancias.

    pode ser tudo... brincadeira mas voce tem que ir eliminando possibilidades até idenficar o real problema.

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    forneca mais informacoes:
    equipamrntos usandos, antenas, radios e frequencia
    distancia dos pontos a pontos
    e como esta o sinal nestes equipamentos
    e como vc tem medido a latencia, pingando para internet ou ping entre os pontos a pontos

  4. #4

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    Rodrigo Rodrigues de Mattos

    equipamrntos usandos » uso somente linha UBNT todos ptp são com nanobridg de 23 DBI

    radios e frequencia » trabalho só em 5.8

    distancia dos pontos a pontos » maximo de distancia 2KM

    e como esta o sinal nestes equipamentos » sinal excelente

    e como vc tem medido a latencia, pingando para internet ou ping entre os pontos a pontos » a questão dos ping é interessante por que pingo no ponto a e esta tudo excelente 1 ms ai pingo no ponto b e esta uma merda , e quando pingo pra fora da rede as vezes fica bom e as vezes fica ruim , a ideia de ser o link que esta ruim não tem como por que tenho 60 megas e não uso quase nada e toda vez que testo o link tenho respaldo.

    att

    Carlos Alberto

  5. #5

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    Acompanhando!

  6. #6

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    Pode estar nos equipamentos, gosto muito dos produto da ubnt, mais da linha nano nao uso nenhum, o problemas deles e esse que voce esta enfrentando interferencia, aconselho a mudar para rockletM5, ou mikrotik.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    teoricamente para evitar interferencia am torres .
    1) não deixar os aps muito perto um do outro a distancia de 1 metro e boa
    2)usar canais diferentes de radio para radio
    3)verificar alinhamento das antenas
    4)verificar cabos ,as vezes um simples cabo pode acabar com uma rede inteira .
    5)criptografia wpa2 em algums radios ubuiquiti estão causando problemas ,tente mudar para aes ou outra criptografia

    se tudo falhar liga para min para eu ir ai carlos

  8. #8
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    Ouvi dizer aqui no forum que os equipamentos da ubiquiti tem problemas quando tentar passar x quantidade de pacotes, e que foi solucionado usando mikrotik, até a Krazer entrou neste debate informando que os equipamentos dele tem uma transmissão de pacotes superior aos equip. da Ubiquiti, mas aqui para mim ainda está tranquilo devido minha rede ser de médio porte.

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    mas nosso amigo disse que com 20 mega o bixo pega ,isso nas nano bridge com rockets eu sei que ate 30 mega sussegado .
    isso ponto a ponto

  10. #10

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    que potencia esta nesses radios? prq nanobridge 22 pra 2km ate com 5dbm estabiliza a rede que e uma blz... e outra alinhamento e visada limpa e fundamental em 5.8

  11. #11

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    alinha mento não tem como ser , pois esta tudo na cara do gol , e a potencia a credito que tb não, pois fiz vários ajustes e até agora nada .

    att

    Carlos Alberto

  12. #12

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    alinha mento e potencia já foram verificado e nada de errado .


    att

    Carlos Alberto

  13. #13

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    Nobreak - Seu problema deve estar no PtP o que deve estar ocorrendo é o seguinte
    Seus rádios no PtP suportam de 1000 a 2000 seções TCP por segundo e no horário de pico com o auto trafego que você menciona isto deve estar ultrapassando a casa dos 5000 o que leva a degradar toda a sua rede.
    Recomendo você colocar um equipamento com maior capacidade no PtP, semana passada um amigo meu estava com o mesmo diagnostico implantamos um enlace de Dois groove e resolveu o problema na hora, subimos o enlace em paralelo e trocamos os cabos exatamente no horário de pico quando a rede estava zuada e não foi surpresa nenhuma na hora tudo ficou belezinha.

  14. #14

    Padrão Re: o que faço para meus ptp ficar bom ajuda !!!!!!

    Outra importante observação verifique se não ha clientes com nível de sinal muito alto o que também pode ocasionar isso, tente estabelecer parâmetros para os níveis de sinal tipo -62 assim vc evita problemas.