+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Router ou Bridge?

    Saudações a todos,

    Comprei uma RB450G para começar no mundo do Mikrotik,e como todo iniciante, tenho dúvidas:

    - Recebo o sinal de internet via dhcp, configurei a RB como deixei a configurãção padrão da RB, como gateway, todas as portas ethx estão navegando normalmente via cabo, bom, agora começa o problema, tenho um bullet m2 e gostaria de compartilhar o sinal de internet para dois notes, mas estou com problemas na configuração. Criei uma rede na eth3 para a rede sem fio, coloquei o bullet em bridge, mas não conecta, coloquei em router, nada resolveu, então fiquei perdido, o que devo fazer para que eu consiga navegar via rede sem fio?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    vc tem que colocar o bullet como ap bridge... isso se o mk estiver configurado corretamente, ai ja estara funcionando sua rede wireless..

  3. #3

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Voce pode por exemplo configurar Hotspot em uma porta do MK que estará ligado o Bullet como Bridge, fazendo assim cada um que se conectar na sem fio terá que se identificar com usuario e senha.

    Ou voce pode rodar um PPoe Server no MK e cada cliente terá que discar PPoe Cliente.

  4. #4

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Bom dia a todos,

    Bom, eu já tentei colocar o bullet como ap bridge, mas sempre recebo a mesagem de que eu não posso me conectar e rede sem fio! Acho que tem algo de errado na minha configuração do Mikrotik.

    O que eu fiz no Milrotik, foi, criar uma rede na porta eth3 para ser usada somente para a rede sem fio, designei ip fixo no Mikrotik para o bullet e no bullet apenas coloquei como ap em bridge, mas não deu certo.

    Fiquei na dúvida em relação ao dhcp no Mikrotik, pois já tem o default-dhcp, e eu teria que criar outro dhcp para a rede wireless? Devo estar pecando na configuração do Mikrotik...



    Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Imão veja sobre HOTSPOT que ficará mais facil para voce, ele ja coloca um servidor DHCP ja deixa tudo mastigaodo.

    IP->Hotspot -> Hotspot Setup

  6. #6

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Saudações leoservice,

    vou realizar essa configuração e retorno com os acontecimentos...

    Obrigado pela ajuda!

  7. #7

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Saudações a todos,

    Bom,não segui a dica do hotspot, pois quero aprender um pouco mais pra poder entender o que estou fazendo. Configurei uma das portas da minha RB450G para, somente, nagvegar na rede sem fio, configurei o bullet m2 como bridge e tudo está funcionando mas depois que eu fui verificar como estava na minha placa de rede sem fio, veio a surpresa!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Detalhes.jpg
Visualizações:	128
Tamanho: 	76,5 KB
ID:      	28641

    e agora não consigo arrumar isso!

    A rede sem fio é a da faixa 172.16.1.x e a cabeada é a 192.168.88.x. Eu não queria deixar tudo numa mesma faixa!

    Quem puder ajudar eu agradeço!

  8. #8

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Seu DHCP Server é quem gera um IP para o cliente, tambem a porta onde esta ligado a wireless tem que ter o IP da rede que deseja usar na wireless no caso seria 172.16.1.X o dhcp Server se voce deseja usar deverar ter a range configurada "pool" da mesma faixa 172.16.1.X

  9. #9

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Está tudo configurado. Pool na mesma faixa, rede, dhcp, mas mesmo assim não está dando certo!

    Eu resetei o Mikrotik e quando ele é resetado ele faz automaticamente as configurações, criei outra rede na eth3 e fiz as mesmas configurações só mudei a faixa de rede!

    Ainda estou apanhando...

  10. #10

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    amigo se vc não consegui se conectar a rede sem fio então tem alguma coisa errada no seu bullet, agora se vc estiver conectado mais não consegui navergar ai ta errado no mikrotik, vc tem que criar a regrinha do nat, configurar o pool configurar dns , ai vc cria um hotspot ou então um ppoe que vai dar certo.

  11. #11

    Padrão Re: Router ou Bridge?

    Saudações,

    Estou navegando normalmente, o problema está nas propriedades da placa de rede que está apontando para o dhcp errado, teria que apontar para o dhcp 172, mas está apontando para o 168.

    Bom, vou me render ao hot spot e ver no que vai dar!

    Obrigado!