+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento de Rotas com VLAN

    Olá, Bom dia a todos!
    Bom, aqui na minha empresas estamos fazendo redundancia usando bridge com rstp ativo na nossa rede cabeada, beleza a redundancia ta funcionando mais precisamos de monitoramento pra ela, para quando um lado cair nós ficarmos sabendo, pra isso estamos usando o dude mais quando cai um lado o servidor continua pingando pelo ourto, fizemos vlan em ether fora da bridge da redundancia mais mesmo assim continua pingando, aho que pode ser por conta que estamos usando uma unica saída para clientes no servidor e as duas vlan's fica na mesma.

    Queria saber se há como colocar as duas vlan's na mesma ether de saída e elas pingarem por lados opostos da rota?

    Desde já agradeço a todos!!!

  2. #2

    Padrão Re: Monitoramento de Rotas com VLAN

    talvez colocar um /30 em cada vlan... ai quando cair uma vlan.. vai ficar sem acesso ...

  3. #3

    Padrão Re: Monitoramento de Rotas com VLAN

    foi o que fiz, coloquei um /30 em cada vlan, mais se por exemplo torar um cabo de uma rota mesmo assim a vlan correspondente aquela rota continua pingando pela outra, o que não era pra acontecer certo.

  4. #4

    Padrão Re: Monitoramento de Rotas com VLAN

    sim e nao.. a interface ficando DOWN, a rota para este /30 fica inativa..

  5. #5

    Padrão Re: Monitoramento de Rotas com VLAN

    sei la talvez baixando as mibs ele te da mais opção por exemplo antigamente utilizava o supervisor que era um programa gratuito da 3com nos switches deles, eu dava um discovery e ele ja montava a topologia inclusive com o local onde estava bloqueado o anel quando caia ele ja enviava uma msg por email e dava a mensagem na tela, no dude voce configurou as portas corretamente e esta utilizando snmp para monitorar ??