+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida com o Nat e a bridge

    boa noite galera to com a seguinte duvida na hora de configurar uma ap bridge.
    vejo vários tutorias e cada um faz de um jeito.uns fazem bridge sem colocar nada no src adress e outros colocam um range de ip.o que eu quero saber é o seguinte.quando agente
    faz o nat agente coloca la em src adress a range de ip que agente quer usar e depois action mascarade.
    blz.
    e quando eu for criar a bridge para poder adicionar todas as interfaces.eu vau ter que atribuir um ip a essa bridge não é???
    é nisso que eu estou com duvida.e ai qual vai ser a range de ip que meus clientes irão receber? do nat ou da bridge
    como devo proceder ai nessa situação ?
    alguem ai que poder me tirar essa duvido eu agradeço

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: duvida com o Nat e a bridge

    Bom se entendi sua duvida, se vc fizer bridge e adicionar as interfaces ela pega o ip da rede a qual ela esta funcionando, o ip que e colocado na bridge seria mais para monitoramento e acesso ao equipamento agora se vc quer deixar roteado sua rb, vc cria um nat com interface de saida para internet e vc configura uma interface para os clintes com um faixa de ips ai vc configura um servidor dhcp para estes clientes desta interface

  3. #3

    Padrão Re: duvida com o Nat e a bridge

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Bom se entendi sua duvida, se vc fizer bridge e adicionar as interfaces ela pega o ip da rede a qual ela esta funcionando, o ip que e colocado na bridge seria mais para monitoramento e acesso ao equipamento agora se vc quer deixar roteado sua rb, vc cria um nat com interface de saida para internet e vc configura uma interface para os clintes com um faixa de ips ai vc configura um servidor dhcp para estes clientes desta interface
    não entendi direito.mas vamos la
    minha topologia vai ser assim:
    irei subir um cabo de rede com o link dedicado que irá plugar na rb 433ah
    nessa rb ira ter 3 cartões r52h pra enviar o sinal.
    quero controlar meus cliente por ipxmac
    sei que terei que renomear as interfaces,configurar o dns,configurar as interfaces dos cartões para operar em ap bridge.
    e apartir dai ?como vc faria??

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: duvida com o Nat e a bridge

    Citação Postado originalmente por leocanes Ver Post
    não entendi direito.mas vamos la
    minha topologia vai ser assim:
    irei subir um cabo de rede com o link dedicado que irá plugar na rb 433ah
    nessa rb ira ter 3 cartões r52h pra enviar o sinal.
    quero controlar meus cliente por ipxmac
    sei que terei que renomear as interfaces,configurar o dns,configurar as interfaces dos cartões para operar em ap bridge.
    e apartir dai ?como vc faria??
    Entao eu faria o seguinte:

    Colocaria as 3 wlan em bridge e acresentaria um ip para esta bridge na mesma faixado ip dos clientes, configuraria o dhcp para esta bridge para forncer ip para os clintes

    Em uma eth1 configuraria a entrada do link que fornecera o acesso a internet para os clientes e adicionaria um gateway.

    acho q e so

    configuraria o dns do mikrotik

    e depois faria um nat entre a interface bridge dos clientes com a saida do link e pronto.