+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nível da Base Station

    Olá pessoal,

    Semana passada retiramos um nano m5 que estava atendendo dois clientes e instalamos uma basestation 20 db 90 graus com 1 rocket m5 na torre, numa altura de uns 50m mais ou menos, para atender aquela região.

    O sinal dos 2 clientes estava em torno de -65 a -70 e depois da trocar fomos nos clientes ver e o sinal ficou em torno de -85 nos 2 clientes.

    Achei muito estranho pois a expectativa era de ter uma grande melhora no sinal.

    O técnico que instalou o painel comentou comigo que aquele nível que fica atrás do painel não ficou no meio, mas sim totalmente para um dos lados, mas aparentemente o painel estava reto na torre e muito levemente inclinado para baixo.

    Como este é a primeira basestation que instalamos ficamos em dúvida e achei interessante postar aqui no fórum afim de receber algumas sugestões dos amigos mais experientes.

    Agradeço desde já quem puder ajudar.


    Obrigado !

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Nível da Base Station

    A bolha tem q ficar no centro por que ela trabalha com duas polarizacao ao mesmo tempo e assim a inclinacao de aconselho deixar totalmente reta, assim depedendo da distancia de seus clientes quanto maior o angulo das antenas menor sera a area coberta eu tive esta mesma esperiencia q o amigo esta descrevendo

  3. #3

    Padrão Re: Nível da Base Station

    OK.

    Hoje pedimos para um pessoal de uma metalurgica fazer um suporte para colocarmos o painel, pois assim será possível ajustar o suporte e o painel de forma que o nível fique totalmente no centro.

    Acredito que isso deve estar influenciando mesmo.

    Quanto a elevação, ficou praticamente reta, apenas um pouco inclinada, mas vamos rever isso também.

    Assim que fizer isso posto aqui o resultado.

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Se está usando nano station 5 para conectar na base Station, recomendo configurar a antena para vertical, pois tem um anglo mais fechado na vertical para aproveitar melhor o sinal.

    Como amigo afirmou acima, realmente quando maior é o anglo, menor é o ráio de cobertura.

  5. #5

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Como o amigo demattos falou tem que está no nível e reta dependendo dos clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Se está usando nano station 5 para conectar na base Station, recomendo configurar a antena para vertical, pois tem um anglo mais fechado na vertical para aproveitar melhor o sinal.

    Como amigo afirmou acima, realmente quando maior é o anglo, menor é o ráio de cobertura.
    Nos clientes estamos usando airgrid m5 p/ conectar na basestation com rocket m5.

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Nível da Base Station

    bem estranho isso que acontece contigo, a não que os clientes esteja na área de sombreamento.
    Pois uso o mesmo aqui, e o cliente mais longe que tenho fica a 7km, pega o sinal -70.
    mas a maioria é em torno de 1km a 3,5km. sinal de -53 a -67

  8. #8

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    A bolha tem q ficar no centro por que ela trabalha com duas polarizacao ao mesmo tempo e assim a inclinacao de aconselho deixar totalmente reta, assim depedendo da distancia de seus clientes quanto maior o angulo das antenas menor sera a area coberta eu tive esta mesma esperiencia q o amigo esta descrevendo
    Não concordo que quanto maior for o angulo das antenas menor será a area coberta. Mas sim será menor a distancia alcancada.

    Posso ter duas antenas com aberturas diferentes e ganho igual, abrangindo a mesma KM de Area, mas com distancias diferentes.

    Acredito que o seu problema sejá na inclinação do painel ou até na altura que foi instalada o mesmo.

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Citação Postado originalmente por victormota Ver Post
    Não concordo que quanto maior for o angulo das antenas menor será a area coberta. Mas sim será menor a distancia alcancada.

    Posso ter duas antenas com aberturas diferentes e ganho igual, abrangindo a mesma KM de Area, mas com distancias diferentes.

    Acredito que o seu problema sejá na inclinação do painel ou até na altura que foi instalada o mesmo.

    Amigo, antes de me corrigir leia com atencao o que escrevi eu falei do angulo de inclinacao e nao de angulo de abertura como vc falou. Entao de sua opniao e nao corrija sem ter certeza do que esta falando.

  10. #10

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Citação Postado originalmente por victormota Ver Post
    Não concordo que quanto maior for o angulo das antenas menor será a area coberta. Mas sim será menor a distancia alcancada.

    Posso ter duas antenas com aberturas diferentes e ganho igual, abrangindo a mesma KM de Area, mas com distancias diferentes.

    Acredito que o seu problema sejá na inclinação do painel ou até na altura que foi instalada o mesmo.
    Quanto ao nível e a elevação eu concordo, quanto a altura instalada, eu até cheguei a pensar nisso, mas levando em conta que o nano estava neste mesmo ponto e atendia os mesmos clientes com um sinal melhor, fiquei em dúvida.

  11. #11

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Gente aquele nível não está ali atoa.E na antena tem os ângulos em grau para vc colocar.
    Agora na nano não tem.

  12. #12

    Padrão Re: Nível da Base Station

    Aqui esta acontecendo a mesma coisa, a diferencia e que e 2.4, antes tinha uma nanostation 10dbi.
    Comprei a basestation 16dbi , rocket m2, só que o sinal ficou péssimo, entao troquei a rocket m2 por 2 bulllet 2hp melhorou um pouco o sinal mas não passa do sinal da nano.
    amanha vou colocar esse nível no meio pra ver a diferencia.

  13. #13

    Padrão Re: Nível da Base Station

    muito simples antenas com altura de mais para os clientes de perto e angulo de abertura das antenas que é pouco na horizontal da uma olhada por ai pois não curto citar nomes mas vai ver que existe uma com a aplicação correta para vc eu uma vez cai na besteira de trocar uma omni 15dbi por uma outra de 25 achando que ia melhorar o sinal dos clientes e o resultado foi péssimo deve se estudar a aplicação da antena antes de colocar geralmente a antena de maior dbi tem melhor funcionamento em longas distancias, deve se ter isso em mente altura da antena também é um fator crucial nao se pode deixar pra la ok abçs