+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como anunciar bloco de ips válidos dum AS para um roteador através de outro AS

    Boa tarde senhores,

    Tenho um bloco de IPs válidos /20 e gostaria de anunciar parte deles para um roteador através de outro AS. Alguém pode me informar como poderia fazer isso através do BGP no mikrotik?

    Desde já agradeço futura ajuda!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como anunciar bloco de ips válidos dum AS para um roteador através de outro AS

    Vou acompanhar sera interessante

  3. #3

    Padrão Re: Como anunciar bloco de ips válidos dum AS para um roteador através de outro AS

    Bem, até onde eu acho, deixa eu ver se entendi... Você pode usar filtros para encaminhar somente alguns de seus prefixos ao AS que está diretamente conectado a vc, e esse mesmo as, utiliza communities para replicar seus anúncios por ele recebidos ao AS pelo qual vc deseja propagar suas rotas. Só o que não entendi é por que vc quer anunciar suas rotas através de um AS só, visto que o objetivo do BGP é gerar redundancia também!

  4. #4

    Padrão Re: Como anunciar bloco de ips válidos dum AS para um roteador através de outro AS

    Se entendi, você terá que fechar uma sessão BGP com o roteador do outro AS e anunciar os prefixos que deseja. O roteador do outro AS por sua vez deve liberar o transito para seus prefixos e anunciá-los para frente com o seu AS-PATH.

  5. #5

    Padrão Re: Como anunciar bloco de ips válidos dum AS para um roteador através de outro AS

    Certo,

    Mas quanto ao roteador que receberá a subrede anunciada pelo AS através do AS do provedor, como seria configurado?

    Até então, muito obrigado pela ajuda.

  6. #6

    Padrão Re: Como anunciar bloco de ips válidos dum AS para um roteador através de outro AS

    Bom, se eu entendi o que você quer, sua estrutura deve estar mais ou menos assim:

    Router A <---> Router B <---> Router C

    Router A é o seu roteador onde acredito você tenha conexão com alguma operadora (sessão BGP). Router B é o cara por onde você quer anunciar parte do seu bloco /20 (pertence a outro AS). Router C é o roteador da operadora que o AS do Router B se conecta, tendo entre eles uma sessão BGP.

    Entre o Router A e B você tem que fechar uma sessão BGP, sendo que, no Router A você informa quais blocos quer anunciar por B e no Router B você deve aceitar apenas essas rotas vindas de A (criar filtros - para isso é necessário ter um acordo prévio antes de configurar). Também no Router B você deve configurar de forma que as rotas recebidas de A sejam anunciadas para C (no mikrotik tem uma opção "Redistribute other BGP" em Routing -> BGP -> Instances).

    Para o Router C receber/aceitar os blocos anunciados, deve ser feito um acordo entre as partes envolvidas (administrador do Router B e administrador do Router C). Geralmente as operadoras exigem o preenchimento de um formulário, lá nesse formulário vai ser possível informar que pelo Router B serão anunciados o blocos ips X, Y e Z do AS ao qual o Router A pertence.

    Não sei se consegui responder a sua pergunta, mas é importante que você saiba como funciona esse processo, entenda de BGP para poder realizar a configuração. Se o que eu entendi da sua pergunta não for isso, por favor explique melhor.