+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile RB 750 em paralelo com cache full!!

    É o seguinte pessoal, tenho uma rb 750 que faz o controle de banda com hotspot. Nela tenho apenas regras para o funcionamento da mesma.
    Tenho um pc parado aqui em casa, ai pensei em fazer dele um servidor cache para usar ele com a minha rb, para otimizar e economizar meu link. eu instalei o mikrotik nele. ele tem apena uma porta (ether1).
    queria saber se é possivel isso que eu quero.

    e o que eu devo fazer, quais regras usar para rb e pc?

    portas disponíveis na rb, ether 4 e 5

    mais uma curiosidade, poderia ligar o servidor numa porta cliente? daria pra funfar normal?


    graças ao conhecimento e a bondade de vcs, aprendi muita coisa, e cada vez mais estou me aprofundando no assunto.
    agradeço a todos que me ajudaram e que me ajudarão...

  2. #2

    Padrão Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    Rapaiz teria que colocar mais uma placa neste PC ai, pois vc faria uma placa estar ligada ao seu balance e ou Link e a outra fornecendo internet a sua RB

    Balance -> Cache <-> RB -> CLientes.

    Tambem tem o seguinte, se voce hoje tem link sobrando nao tem o porque usar cache, ou seja se seu link fica em 60% de consumo em media voce não precisa usar cache, colocar cache quando vc tem banda so vai ajudar a operadora.

  3. #3

    Padrão Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    Amigo, concordo plenamente com o Leo, se vc não estar no limite do seu link, nao vale a pena, pois quando vc colocar o cache, vc vai tambem, aumentar bastante o consumo de energia eletrica.

  4. #4

    Padrão Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    e verdade camarada..

  5. #5

    Padrão Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    Não precisa colocar duas placas de redes no Cache não. Com uma placa só você faz tudo "Cache em Paralelo"

    Balance
    |
    RB <-> Cache
    |
    Clientes

    Eu acho até melhor porque assim, você consegue pegar o trafego de cada cliente e guardar como LOG.

  6. #6

    Padrão Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    Ola amigos , tambem estou enteresado em fazer um servidor cache e queria saber quais configuraçoes a cpu deve ter no minimo ?
    obrigado

  7. #7

    Padrão Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    Olá,
    Tambem tenho interesse em fazer um servidor cache e queria saber quais configurações a cpu deve ter no minimo ?

  8. #8

    Talking Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    Se você instalar mikrotik nesse PC. Você tem opções a escolher. Com 1 placa de rede VC tem que deixa-lo em paralelo a sua RB. com 2 placas de rede você pode deixa-lo fazendo o cache e tbm o controle de banda. Seria menos 1 equipamento ligado. E logo logo acharia uma utilidade para sua RB.Se for deixa lo por conta de tudo pode da uma olhada nesse link.https://under-linux.org/showthread.php?t=102203Fiz o meu cache lendo ele. Minha maquina disca pppoe na erh1 e autentica via hotspot na eth2 e pronto.A respeito do link, no meu caso eu tbm acesso a internet através desta rede e acho interessante ter um cache full. Independente do consumo de energia.

  9. #9

    Padrão Re: RB 750 em paralelo com cache full!!

    Citação Postado originalmente por okinaua Ver Post
    Se você instalar mikrotik nesse PC. Você tem opções a escolher. Com 1 placa de rede VC tem que deixa-lo em paralelo a sua RB. com 2 placas de rede você pode deixa-lo fazendo o cache e tbm o controle de banda. Seria menos 1 equipamento ligado. E logo logo acharia uma utilidade para sua RB.Se for deixa lo por conta de tudo pode da uma olhada nesse link.https://under-linux.org/showthread.php?t=102203Fiz o meu cache lendo ele. Minha maquina disca pppoe na erh1 e autentica via hotspot na eth2 e pronto.A respeito do link, no meu caso eu tbm acesso a internet através desta rede e acho interessante ter um cache full. Independente do consumo de energia.

    è lógico que o cash full melhora consideravelmente a navegabilidade dos usuários.