+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    BOm dia amigos, bom vamos lá tenho um PC aqui parado placa mae gigabyte processador 3.3Ghz, 4Giga de Ram ddr2, e HD de 1 tera, tenho um provedor com aproximadamente 130 clientes sendo 70 a 80 onlines +ou- , gostaria de fazer cache com essa maquina sendo cache de paginas armazenamento de no maximo 5MB, com essa maquina consigo fazer cache nela sem dar lentidão na rede? e qual cache usar thundercache ou outro? me ajudaria muito a opnião de vocês. Grato

  2. #2

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    Cara tenho uma aqui com o msm padrõa da sua mas com processado core2duo e vou tentar hoje instalar nela o speedr qualquer coisa se funfar te dou um toc.

  3. #3

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    é com esse hardware estou pensado em colocar o cache pra rodar mas so quero mesmo pra paginas arquivos no maximo 5MB, eo sistema estou pensando em usar MK_AUTH so pra cache mesmo.

  4. #4

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    Cara puder troque esse HD gigante por 3 a 5 menores. Se tiver saco pesquise muito como instalar o Lusca no FreeBSD. Instalaria o FreeBSD e Lusca nesta máquina.
    Com muito cuidado e paciência e conhecimento em C ou Perl, dá para cachear youtube, globo e até velocímetros (não recomendo).
    Notei que alguns vídeos da globo são menores que 7MB.
    Ainda tem muito ajuste fino para eu fazer aqui mas até agora tenho bom resultado.
    Última edição por bjaraujo; 25-10-2011 às 00:02.

  5. #5

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    bjaraujo , obrigado pela sua dicas, alguem mais pode deixar sua opinião ?
    lembrando sistema HD de 80 cache 1Tera e vou instalar MK-AUTH so o cache dele.

  6. #6

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    Se você é marinheiro de primeira viagem aconselho a usar o Squid, até mesmo pela documentação disponível na internet.

    Outra, sua rede já tem um firewall??? É um caso a pensar também.

    Espero ter ajudado!!!

  7. #7

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    sim firewall simples bloqueios de portas, marcação de pacotes www,p2p entre outros, QoS tambem. Marinheiro na parte de cache ... gostaria de fazer esse cache não para economizar link pois aqui pegamos a um preço muito bom e temos muita sobra ainda, a minha intenção e dar um pouko mais pros clientes de velocidades baixas hoje vendemos planos de 150k 300k 700k 1MB e 2MB mas os clientes de 150 e 300 sente um pouko da falta de velocidade ao baixar arquivos e tambem a agilidade de abrir as paginas com uma velocidade maior saindo do cache.
    Obrigado GeekWarMachine pela sua dica, me aconselharia a fazer o que pra melhorias da rede, lembrando a rede é 60% em 5.8 velocidades baixas instalamos 2.4.

  8. #8

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    1) Na configuração do Squid, quando configura o tamanho dos objetos, configure os bem pequenos, alguns K até 1 MB no máximo.

    2) Armazene o arquivo de cache do Squid em um disco separado ao do que está instalado o sistema Linux, isso te ajudará aumentar o desempenho no acesso aos objetos.

    O firewall será implementado está implementado em outro servidor na rede???

  9. #9

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    o gerenciamento da rede e feito no mikrotik versão 3.25. vou seguir suas dicas e ver como se comporta a rede ... o minimo pra essa maquina seria 4GB de ram HD 1Tera ?

  10. #10

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    Aqui no meu trabalho configurei com 2 GB de RAM e faz um trabalho ótimo para rede.

    Testa ai sim! Onde fica o firewall em um servidor separado ou nesse servidor proxy???

  11. #11

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    o firewall e feito no mesmo mikrotik que faço o gerenciamento da rede faço marcação de pacotes QoS entre outros .. o firewall e simples. outra duvida amigo sei que nao e muito confiavel o web-proxy do mikrotik mas e se instalar ele em paralelo ao meu mikrotik que já faz o gerenciamento da rede ?

  12. #12

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    Mas esse web-proxy no mikrotik ele lida com usuários e senhas para permitir acesso a internet???

  13. #13

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    mas para que cadastrar usuario e senhas para permitir internet ? boiei agora

  14. #14

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    Esquece, só perguntei se tinha algum processo de autenticação para os clientes acessarem a internet, que nem o squid faz. Caso não tenha, creio que o Squid irá rodar bem sem entrar em conflito com o serviço de proxy do mikrokit, como você descreveu em um post anterior.

  15. #15

    Padrão Re: cache de paginas com maquina simples, ajuda !

    ok, bom to com a maquina ligada aqui vou executar os testes e posto os resultados aqui, valeu pelas dicas, e ja deixei meu agradecimento brigadão.