Página 2 de 66 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. speedconnection, boa noite.

Pelo que eu saiba, a build-tree deste projeto é só para desenvolvimento de addons (acho que são pacotes extras). Mesmo que tenha parte dos fontes nisso ae, o projeto mantém partes do código sem serem disponibilizados ao publico. Quer ver? Então acompanhe a historia:

links e trechos de uma conversa postada no fórum do referido projeto entre um usuário de nome Antony e o moderador brunovescovi:

http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=80838#p272400

Sim. Encontrei binarios encriptados no sistema...
    http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=80838#p272402

...Os fontes do BFW até a versão 3.0.252 eram baixados juntamente com a BuildTree do sistema. Porém foi descontinuada temporariamente por motivo de força maior....
    http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=80838#p272435

...Por enquanto, não tem código fonte liberado, e não porque eu não quero, nem porque sou malvado, e nem mesmo por algo que eu decidi assim, porque não sou dono do código, até porque é livre. Mas nós (uma equipe) administramos o projeto, Antony, e nesses últimos tempos algumas coisas aconteceram e ficou resolvido que, por enquanto, até resolvermos o
    problema, não seria bom para o projeto liberar o código fonte completo.
    Está liberado o suficiente para o desenvolvimento de novos addons.

Nem eu tenho acesso ao código fonte...
    links e trechos de uma conversa entre o usuário osmano807 e o moderador brunovescovi:

http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=80720&start=40#p271649

...Não achei link de source, falha minha?
    Achei dum binário, meio estranho de extrair, to baixando a distro para ver a rotina que usam. Tá mais críptico que .npk, olha que isso não é qualidade...
    http://www.brazilfw.com.br/forum/vie...art=80#p271668

...Não foi falha sua, Osmano.
    Ainda não tem source para download porque está em constante alteração ainda e eu não fiz um repositório para ele. Assim que estivermos mais avançados no check list das alterações vamos disponibilizar os fontes...
    Agora, sinceramente... depois de ler tudo isso... estão ou não estão violando a GPL ?
    Em minha ótica, nenhuma das desculpas dadas podem servir de pretexto para violar uma licença.
    Osmano, voce é o criador do código original desse pacote de cache que eles falam estar no sourceforge? ou entendi errado?

2. Humm...vamos começar jogando merda no ventilador...

SO base do Mikrotik ....

3. É possível manter fechado o código de parte do projeto, sim. Somente código nascido exclusivamente no projeto, o fork no tc 3.1, as mod de kernel etc tem que abrir. O admin web ou outro executável (ainda que chame meia dúzia de outros) podem se manter fechados.
    Ao menos foi o que entendi da GPL.

Recentemente pensei em testar o "novo" cache do Bfw (ainda nem havia testado o sistema) mas desisti por conta da obscuridade; to testando Squid/Lusca com store rewrite em Perl e até agora com sucesso.

4. Bom dia, bjaraujo.

Eu não sei onde você viu isso. Pelo que eu saiba, a simples adição de conteúdo fechado gera violação da GPLv3:

GNU General Public License – Wikipédia, a enciclopédia livre

E, como você falou, quase nada desse projeto nasceu fora, é tudo dali de dentro, sob a licença. O "fork" do TC 3.1 está fechado, embora o mesmo tenha sido distribuído sob a licença.

Bom dia, roberto21

É.... então a coisa é mais feia do que parece. Isso tá virando prática comum aqui no país. Mas uma coisa é notavél:

* A Microtik não faz questão nenhuma de esconder que vende e ganha dinheiro com o projeto deles. Eles não estão debaixo da GPL, mas usam parte dos fontes protegidos pela licença..... são passiveis sim de processo (alias, alguém já os denunciou? talves seja por isso que nada foi feito ainda);

* O BFW diz, claramente, em vários locais diferentes, que o projeto é livre e sob a licença. Isso a meu ver é mais grave ainda, levantam uma bandeira ao qual não honram. Isso tem duas vertentes: passa a diante a ideia que qualquer coisa sob a GPL pode ser fechada e que qualquer um pode fazer o que bem entender com a desculpa que quiser.

Algo tinha que ser feito.

Osmano, não entendi sua colocação: no caso do fork do TC, então você é o autor, neste caso, você poderia agir. Mas e em casos como o restante do código, que está encriptado e sem os fontes? No caso todo o projeto vem oriundo de uma versão mais antiga, que vem de outra e que por final vem do Coyote. Nessas alturas, contatar o pessoal do Coyote poderia resolver, mas seria isso o melhor a fazer? A GNU e a FSF não tem nenhum dispositivo para apurar denuncias com estas?

Será que estamos fadados a ver isso tudo e não poder fazer nada???

5. "Assim que estivermos mais avançados no check list das alterações vamos disponibilizar os fontes..."

Acho que se eles falaram que vão liberar então já esta resolvido!

Poxa não podemos desmerecer o esforço e a força de vontade dos desenvolvedores, ainda que alguns desenvolvedores externos do projeto BrazlFW queiram ter acesso ao fontes, muitos users estão se beneficiando do sistema direta e indiretamente sem gastar um centavo!

Esse é meu ponto de vista! Sou da paz, e acredito que uma boa conversa é capaz de resolver qualquer problema, falo isso de experiencia própria, já escapei de cada uma conversando, que só eu sei!

Tópicos Similares

1. Respostas: 7
    Último Post: 09-12-2013, 08:52
  2. Como Proceder Bloqueio de Url
    Por mpsnet no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 16-08-2012, 15:00
  3. Respostas: 14
    Último Post: 13-04-2009, 02:09
  4. InterBase com o Lazarus? Como proceder? Exemplos de fonte.
    Por Bit no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 2
    Último Post: 19-11-2005, 18:14
  5. Migração de sendmail para o Qmail ??? Como proceder ?
    Por rpapa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 11-06-2005, 15:43

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L