Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Bom dia a todos, sou novo no forum e preciso muito de uma ajuda, estou tendo ping alto com muitas perdas de pacotes ao ponto de se tornar inviavel navegar pela internet, tenho duas antenas omni uma aquarius 15dbi com uma rb433 rodando perfeitamente com 17dbi(63mw) na r52, e outra rb433 com uma antena omni 12dbi generica também com 17dbi (63mw) na r52 porém esta ultima rb com a antena de 12 dbi não navega e tem ping muito alto, não tenho nenhum cliente nela mesmo assim o ping esta alto, as antenas estão com uma distancia de 20cm uma da outra porém uma esta 10cm mais baixa que a outra, na mesma torre, já tentei distancialas mais, mudar de canal resolve porém por alguns minutos, já tentei alterar a potencia e funcionou por 1 dia, depois ficou ruim de novo.. E a rb433 que esta com a antena aquarius de 15dbi esta perfeita. Jah tentei inverter cabos, o cartão r52 a propria antena, já troquei a rb comprei uma nova, troquei o link, troquei o cabo de rede com poe, troquei a fonte da rb que é 18v 3a e nda.. Estou ficando loco e de cabelo branco, por favor me ajudem e desculpem o texto longo..

  2. #2

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Primeiramente, troque as antenas omni por setoriais, sendo uma vertical e outra horizontal, coloque canais distantes um do doutro, caixa de metal, 1 Rb com 1 cartão por antena, o interessante seria acoplar o radio direto na antena, pense um pouco e verá que é fácil desenvolver algo assim. Deixe a potência entre 12 e 14 db.
    Matenha o signal to noise dos clientes entre 45 e 50 db, não mais e nem menos.
    Trave o sinal dos clientes no "signal strength range" para alcançar um controle da parte dos técnicos para que isso não seja desrespeitado.
    Use banda G "sim" é possível usar, porém todos os seus clientes deverão estar em G também, no data rates do cartão marque entre 18 e 36mb, short preamble, use wpa2 individual se possível com radius.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Citação Postado originalmente por overpower Ver Post
    Primeiramente, troque as antenas omni por setoriais, sendo uma vertical e outra horizontal, coloque canais distantes um do doutro, caixa de metal, 1 Rb com 1 cartão por antena, o interessante seria acoplar o radio direto na antena, pense um pouco e verá que é fácil desenvolver algo assim. Deixe a potência entre 12 e 14 db.
    Matenha o signal to noise dos clientes entre 45 e 50 db, não mais e nem menos.
    Trave o sinal dos clientes no "signal strength range" para alcançar um controle da parte dos técnicos para que isso não seja desrespeitado.
    Use banda G "sim" é possível usar, porém todos os seus clientes deverão estar em G também, no data rates do cartão marque entre 18 e 36mb, short preamble, use wpa2 individual se possível com radius.

    Banda G passar 36mb de trafego? o ambiente tem que estar limpo, ]

    joga os "LIX OMNIS" fora e compra painel invista pelo amor de Deus, nao detone mais a imagem do provedor,
    sou a favor da Anatel passar o rodo poderia dar é cana o cara quer colocar o provedorzinho dele e nao tem grana nem pra colocar um painel e enche o spectro de omni

  4. #4

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Agradeço aos que me ajudaram e trouxeram novas ideias para solução de meu problema, no momento não me desponho de muito dinheiro para investimento não sou provedor com 100 clientes não tenho nem perto de metade disso, resolvi meu problema apenas distanciando as antenas umas das outras, por enquanto esta tudo ok, vou investir em antenas setoriais mais quero anetnas de marca e de qualidade pois comprei uma generica que mais parece uma luminaria feita de cano de esgoto paguei 280,00 e minhas omni são muito superiores, minhas antenas omni não atrapalham ninguem pois a potencia esta em apenas 63mw, caso não quererem ajudar simplesmente ignorem o topico, que Deus seja justo com todos.

  5. #5

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Sou novo no ramo e não tenho curso de mikrotik nem nda de internet via wireless, caso queira ajudar, ajude, caso não queira e se sinta ameaçado pelos provedorzinhos, simplesmente não ajude. Obrigado!!!

    Agora como é que eu coloco [Resolvido] na frente do topico???.. rsrs

  6. #6

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Criticas são bem vindas, as vezes existe um pouco de maldade mais infelizmente existe.. Obrigado!!!

  7. #7

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Eduardo, não entendi o motivo pelo qual você colocou duas omini na mesma torre. Pelo que entendi não tem sobrecarga de clientes numa omini. Dai não precisaria de outra.
    Quando sobrecarregar daí parte para painel

    Eu também particularmente não gosto das omini pol vertical. Você não citou a marca só disse que uma delas é genérica.
    Uma boa omini homologada não faz tanto estrago como uma genérica.
    A Anatel nunca iria complicar com alguém por utilizar omini homologadas e nem iria fechar provedor por isso.
    Se fosse assim a Anatel nem liberaria estas homologações.
    Uma coisa que voce citou e mostra a preocupação com o espectro por estar usando baixa potencia, de 63mW.
    Quando voce desliga esta RB que não tem cliente, melhora tudo?

  8. #8

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Boa tarde, então a antena que tenho que é generica é bem pequena 12DBI, só para clientes bem proximos mesmo, o problema é que aqui forneço internet 600k e meu link é de 2mb e não tem nda melhor que esses 2mb adsl, então tenho dois links de 2mb com dois equipamentos, mais meu cliente mais longe é de 1,5km e esta funcionando normal para este cliente longe dexo ele na antena de 15DBI da aquarios, meus equipamentos até aguentão super de boa a quantidade de pessoas o problema é o link sendo que tenho uns 6 online ao mesmo tempo em cada equipamento e no total 27 clientes, agora que deixei a antena de 12DBI com a RB433 bem longe da antena da aquarius de 15DBI esta funcionando tudo normal jah faz mais de 1 dia que esta assim, com os canais bem distantes.. e com 63MW pois nem pensar quero colocar um amplificador... quero colocar umas 3 antenas paineis da hyperlink mais gastar 1200,00 agora não vai rolar pra mim.. queria atingir ao minimo 35 clientes.. que não esta longe.. a antena da aquarius é homologada certinho e a outra generica que nem lembro a marca mais comprei ela no mercado livre faz tempo jah.. é bem fraquinha.. parece ter sido feita no fundo do quintal mais pra frente vou troca-la conforme tiver necessidade.. rsrs..

  9. #9

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Banda G passar 36mb de trafego? o ambiente tem que estar limpo,

    Nem tanto.
    Basta fazer o serviço bem feito.

  10. #10

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Citação Postado originalmente por overpower Ver Post
    Banda G passar 36mb de trafego? o ambiente tem que estar limpo,

    Nem tanto.
    Basta fazer o serviço bem feito.
    Muita gente fala que não dá para usar b/g e tal.
    Testei quase tudo.
    Já deixei todo mundo em B. Só não deixei em G por segurança no caso de um sinal de alguém ficar fora do padrão. Mas um dia vou fazer um teste só com G.
    E cheguei a conclusão que b/g é o melhor. Porque? se o rádio do cliente está bombando ele vai na maior velocidade que conseguir. Assim vai liberar o caminho mais rápido.
    Já o cliente que não conseguir uma velocidade G mais alta, pelo menos consegue 11mbps. Vai demorar mais um pouquinho mas não chega a prejudicar a rede.

    Alguns entendem que se tiver um cliente em B, todos ficarão no B. Mas não foi isso que observei.
    Qual a vantagem maior que vejo em deixar em B/G? Posso liberar mais no cache pois a rede aguenta.
    Nimoc cache servindo a rede a mil.
    Isso é o que mais monitoro para ver se não está dando sobrecarga.

  11. #11

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Amigo uma omni é suficiente retira a que ta dando pau e pronto ta resolvido e outra o teu problema pode ser o cartão mini pci já que o problema é apenas em uma omni.
    Última edição por niltonjrcybernet; 31-10-2011 às 21:00.

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Muita gente fala que não dá para usar b/g e tal.
    Testei quase tudo.
    Já deixei todo mundo em B. Só não deixei em G por segurança no caso de um sinal de alguém ficar fora do padrão. Mas um dia vou fazer um teste só com G.
    E cheguei a conclusão que b/g é o melhor. Porque? se o rádio do cliente está bombando ele vai na maior velocidade que conseguir. Assim vai liberar o caminho mais rápido.
    Já o cliente que não conseguir uma velocidade G mais alta, pelo menos consegue 11mbps. Vai demorar mais um pouquinho mas não chega a prejudicar a rede.

    Alguns entendem que se tiver um cliente em B, todos ficarão no B. Mas não foi isso que observei.
    Qual a vantagem maior que vejo em deixar em B/G? Posso liberar mais no cache pois a rede aguenta.
    Nimoc cache servindo a rede a mil.
    Isso é o que mais monitoro para ver se não está dando sobrecarga.

    Tb jausei B/G mas em ambiente muito saturado ainda mais com omni G nao [e o melhor po que é muito largo então capta muita interferência, hoje uma omni 5.8 é pouca coisa mais cara que a 2.4 e o kit 5.8 ta barato, é o que recomendo, ou usar uma hyper com cartao xr2

  13. #13

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Cartao com problema faça teste com btest veja o limite de trafego ela da em bancada depois coloque na torre.

  14. #14

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Trabalhe apenas em G, preamble short, ou B premble long, nos radios também deve estar ou um ou outro, caso contrário não funcionará perfeitamente.

    Me pergunte o porque?

  15. #15

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Citação Postado originalmente por overpower Ver Post
    Trabalhe apenas em G, preamble short, ou B premble long, nos radios também deve estar ou um ou outro, caso contrário não funcionará perfeitamente.

    Me pergunte o porque?
    O por que de trabalhar G em short e B em long

  16. #16

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Aqui tudo em B/G e tudo em short e é só tranquilidade.
    Porque vou deixar só em B se a maioria está com sinal bom e modula G acima de 24mbps.?

  17. #17

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Aqui quando deixo em b/g o sinal cai bastante

  18. #18

    Padrão Re: Rb433 r52 antena 12 dbi ping alto e perda de pacotes intermitentes

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Aqui quando deixo em b/g o sinal cai bastante
    Uma coisa que notei nos clientes que tem ubiquiti. Só em B o CCQ fica em 100%. Com B/G o CCQ cai pela metade. Mas a navegação não é prejudicada. O Ping no rádio do cliente fica o mesmo. A variação do sinal é muito pequena.

    Configurado como B/G e data rates em auto. Mas tem uma coisa. Nenhum rádio nas torres está saturado de clientes. Está é uma das vantagens de usar várias células