+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alarme de sobrecarga de Link - Como fazer?

    Bom dia, amigos!


    Consegui fazer ja o mapa da minha rede com O Cara, inclusive com cada enlace de dados...

    Gostaria de saber se tem como monitorar tambem sobrecarga do link, do tipo: O enlace é de 100mbp/s, se chegar a 90% disso eu quero que ele alarme.

    Nas propriedades do link nao tem opcao de SNMP, entao fica a duvida de como fazer...

    Abracos.

  2. #2

    Padrão Re: Alarme de sobrecarga de Link - Como fazer?

    Olá!

    E qual o sentido disso? Quando alarmar você tem uma torneira auxiliar para aumentar a vazão? (rsss)

    Entendi o que quer, mas me explique qual a finalidade ?

  3. #3

    Padrão Re: Alarme de sobrecarga de Link - Como fazer?

    Pode usar um simples script pingando entre os enlaces, quando o ping aumentar vc pode
    acionar qualquer tipo de alarme, usando IF´s ou outros tipos de comandos em BASH.

    tipo assim:

    INICIO DO PROGRAMA;
    PING ENTRE "TORRE A" E "TORRE B"
    SE PING ENTRE "TORRE A" E "TORRE B" MAIOR QUE 100 FAÇA: BEEP
    SENÃO: CONTINUE A PINGAR
    FIM DO PROGRAMA

  4. #4

    Padrão Re: Alarme de sobrecarga de Link - Como fazer?

    Roberto,

    A ideia e saber se meus enlaces estao suportando o trafego de dados, ja que minha empresa esta em expansao. Assim eu saberia quando seriam os picos de uso, e necessidade de upgrade de velocidade.

    Alem disso, sabendo em tempo real quando meu link iria ficar sobrecarregado, eu poderei monitora-lo com sniffers para saber que tipo de pacotes estao gerando essa sobrecarga.



    Super

    Nem sabia que existia opcao de fazer scripts no Dude, como disse estou usando-o a 1 semana so! Onde fica isso?


    Abracos!

  5. #5

    Padrão Re: Alarme de sobrecarga de Link - Como fazer?

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Pode usar um simples script pingando entre os enlaces, quando o ping aumentar vc pode
    acionar qualquer tipo de alarme, usando IF´s ou outros tipos de comandos em BASH.

    tipo assim:

    INICIO DO PROGRAMA;
    PING ENTRE "TORRE A" E "TORRE B"
    SE PING ENTRE "TORRE A" E "TORRE B" MAIOR QUE 100 FAÇA: BEEP
    SENÃO: CONTINUE A PINGAR
    FIM DO PROGRAMA
    Amigo,
    poderia nos ensinar como que faz, para nós iniciantes e nem tão bons pesquisadores. rsrsr
    Grato.

  6. #6

    Padrão Re: Alarme de sobrecarga de Link - Como fazer?

    Acredito que para isso o cacti ou o proprio monitoramento no dude seja, suficiente, caso queira algo mais automatico no cacti tem um plugin chamado threshold que faz isso.

    Anderson

  7. #7

    Padrão Re: Alarme de sobrecarga de Link - Como fazer?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         thedude.jpg
Visualizações:	1442
Tamanho: 	38,9 KB
ID:      	30402Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         thedude2.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	52,1 KB
ID:      	30403Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         thedude3.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	42,0 KB
ID:      	30404Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         thedude4.jpg
Visualizações:	257
Tamanho: 	50,9 KB
ID:      	30405

    Olha amigo dá para monitorar muita coisa no Dude sim, criar funções com alertas consultando o snmp do dispositivo no caso o mikrotik.