+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto para implatação de rede mesh

    Olá amigos do under...
    Seguinte trabalho num empresa de tv a cabo, internet e telefonia voip.
    Pois bem estou tentanto montar um projeto onde o cliente possa chegar com seu notbook e conectar a internet de qqr lugar da cidade, ( claro que irei começar aos poucos e lugares limitados e depois conforme a demanda irei expandindo a rede),.
    MInha vantagem é que por a empresa fornecer tv a cabo, ja tenho licenças para utilizar os postaes da cidade, ai que entra minha ideia...
    Ja tenho uma estrutura wireless montada e funcionando perfeitamente 8 pops de acesso td em 5.8 até o cliente.. mais isso é isp normal, antenas torre, setoriais..
    MInha ideia é o seguinte, colocar aps nesses postes, em cada 100, 200, 300mtrs um do outro e ir espalhando esses aps pelas cidade, oferecendo assim mobilidade ao cliente.
    Gostaria de opiniões de quem ja fez rede mesh ou outro tipode tecnologia que funcione nesse projeto e jogasse suas opiniões.. desed já agradeço..vamos fazer isso dar certo amigos... aobrigado

  2. #2

    Padrão Re: Projeto para implatação de rede mesh

    Não entendi bem . Voce tem uma empresa que já usa cabeamento ou trabalha na empresa?

    O projeto do mesh é para integrar com os assinantes já existentes, ou é algo totalmente separado?

    Não sei qual a concessionária que atende sua região.
    Mas aqui fiz um contato e consegui todas as informações a respeito de compartilhamento de postes.
    primeiro precisa de um projeto detalhado, georeferenciado de cada poste. Projeto inclui até estudo de esforço sobre o poste e resistencia aos ventos perpendiculares sobre os cabos considerando ventos de 140km/h.
    E uma série de coisas mais.
    Não permitem nada fora do que está no projeto.

    Porque comento isso? Pois se voces já tem a liberação dos postes, devem ter também o projeto inicial. Para utilizar outros equipamentos vai ter que fazer novo projeto.
    Aqui tem outro empecilho com relação ao uso dos postes. Não é permitido fixação de caixas, equipamentos etc aos postes. Só isoladores fixados com cintas apropriadas . Estes isoladores são só para sustentar a cordoalha entre os postes. Tudo que for de equipamentos e cabos são sustentados diretamente pela cordoalha. Caixas devem manter uma distância de no mínimo 60cm do poste. Daí que obrigatoriamente precisa ter cordoalha para sustenta-las.

    Eu também estou numa parecida. Faz tempo que tenho perseguido a idéia de uma rede mesh.
    Acho mais viável a fixação dos rádios mesh diretamente em propriedades particulares. Nos postes vai ter ainda o problema da chegada de energia. Teria que colocar painel solar em cada um? Sei o que está pensando. Aproveitar a energia que corre junto com o cabeamento. Seria uma opção se conseguir este compartilhamento.

    Agora com relação a equipamentos. O que pensa em utilizar. Infelizmente as opções não são muitas.

  3. #3

    Padrão Re: Projeto para implatação de rede mesh

    Primeiramente obrigado 1929, por se prontificar a ajudar vamos lá.
    Eu trabalho em uma empresa de tv a cabo, internet e voip.
    Sim td isso que vc falow é extremamente correto em relação a projetos e modificação de estrutura, porem creio que tendo todo o regulamento e autorização creio que não teria problemas em relação a isso, num momento que estaria colocando os radio acoplados aos meus equipamentos que ja éstão lah no poste.
    O maior problema vc citou, que é a energia, pois as fontes da rede cabeada é de 60Hrtz, obrigando assim a colocar um transformador, isso me daria dor de cabeça..Mais tudo é questão de estudar e fazer projetos...
    E esse projetos seria pra interligar os assinantes dando a eles mobilidade de acesso.

    Sobre equipamentos, pesquisei varios, mais nenhum 100% aprovado... estava pensando no picostation 5, por ser um equipamento discreto e em 5Ghz.

    Obrigadoo

  4. #4

    Padrão Re: Projeto para implatação de rede mesh

    PicoStation, é uma boa pedida pelo que também pesquisei. Tem uma empresa multinacional que tem escritório em Londrina, a North Star Network que homologou o pico e no site deles deu a entender que é para formar redes mesh. Mas o contato não consigo retorno faz dias que tento.
    É isso mesmo, amigo, o PicoStation já está homologado. Os distribuidores tradicionais não deram nem bola para o equipamento e precisou alguém correr por fora para homologar.

    Os rádios da Elsys segundo eles , fazem o mesh. Mas em contato com o suporte me disseram que o mesh só está trabalhando bem em 2.4. O 5.8 ainda não está redondo.
    Mas tem um problema. Eu creio que todo rádio para trabalhar em mesh precisa ter antena omini, pois a conexão entre os nós não se dá sempre na mesma direção. Como um rádio como o Elsys irá conectar com outro que está atrás, por exemplo, se a malha estiver congestionada para o lado que ele está virado? O mesh precisa ter esta liberdade.


    No site da Ubiquiti tem um wiki sobre o uso do picostation com mesh.
    Precisa trocar o firmware para o Open-Mesh. Este é considerado um dos melhores dashboard pra mesh.
    Eu nunca tinha lido a respeito pois tinham me dito que era tudo por linha de comando.
    Mas não é o que está lá. é configurável via WEB e parece muito fácil
    E é firmware gratuíto.
    Já o DD-WRT é 20 e poucos dolares a licença por aparelho. Este firmware também é poderoso.

    Quanto a energia, por isso que disse que o poste não é o mais indicado no nosso caso.
    No caso de uma prefeitura por ex. eles tem mais cacife para negociar a utilização da rede pública. Parece que a North Star Network está focando neste mercado das prefeituras e nos deixando de lado.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto para implatação de rede mesh

    Sim amigo, é a pico está bem legal, apesar de não ter testado nenhum apenas visto funcionar em um curso, fiquei com boas expectativas sobre ele. a questão da firmware tbm esta correto , tem um radio com o DD-WRT é mto robusto sim, mais pra mesh o open-mesh promete ser melhor e mais robusto.. sobre os radios usarem antenas omnis é até melhor pela cobertura do espectro.. sobre a energia ainda estou com duvidas.. é possivel sim ver com a prefeitura aqui a utilização de cx d'agua por exemplo... Estou sim pretendendo fazer a estrutura da mesh tudo em 5.8 para não sair do meu padrão aqui, e outra mto menos poluição, pois o expectro aqui é poluidissimo em 2,4 e os aparelhos ficariam expostos a esses ruidos, vou ver se consigo algo .. e vou compartilhando aqui.. obrigado pela atenção meu amigo... vamos trocando ideia..

  6. #6

    Padrão Re: Projeto para implatação de rede mesh

    Mas fazer mesh para cliente final em 5ghz? Tem muitos notebooks que não vão suporte e principalmente os celulares não vão funcionar.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto para implatação de rede mesh

    Citação Postado originalmente por victormota Ver Post
    Mas fazer mesh para cliente final em 5ghz? Tem muitos notebooks que não vão suporte e principalmente os celulares não vão funcionar.
    É algo que pode acontecer. A base de consumidores, a maioria é b/g.
    Mas.... cada caso é um caso.
    Vai depender do planejamento do provedor. Pois não vai demorar muito para que o 5.8 se torne corriqueiro nos note e telefones.

    Eu particularmente ainda prefiro o 2.4.

  8. #8

    Padrão Re: Projeto para implatação de rede mesh

    Gostaria de mais informações sobre configurações de redes mesh dos amigos usando por exemplo o PicoStation

    Fiquem na Graça de DEUS Maravilhoso e Perfeito!