Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Olá galera do Under, beleza?

    Então, venho aqui saber se alguém enfrenta problema parecido e se tem solução.

    Bom, tenho um enlace com 55Km usando um par de rocket m5 e dish de 34, sinal ta em -56 ~ -59, usando canal de 20MHz 130Mb/130Mb, Airmax quality 98%, Airmax Capacity 90%, CCQ 98% ~ 100%, firmware 5.3.3, ping 1ms, 2ms, um brinco...

    Só que, de uns tempos para cá, esse enlace está me dando dor de cabeça. De uma hora para outra o enlace simplesmente para, somente o enlace para. Fico sem acesso ao rádio que está na outra ponta, mas o rádio que está na minha ponta está sendo acessado normalmente. Quando eu vou olhar se tem sinal... tem sinal, sinal perfeito, capacidade e qualidade também, mas não há tráfego entre as pontas, mas existe sinal. Para voltar a funcionar é só reiniciar o rádio da minha ponta. Detalhe, o rádio da minha ponta já foi trocado e o problema continua

    Alguém já passou por isso? Essa semana estaremos trocando esse enlace para RB, pois estou bastante desconfiado com o processamento das rockets.

    Se alguém poder dar uma luz. Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Rapaz tive um problema parecido mais em 3.5km mais o radio com defeito era o outro e não o que eu perdia acesso o radio que tava com defeito eu conseguia acessalo so que ele não envia os dados para a outra ponta e sim o sinal qualidade etc... como você informou do mesmo geito faz um teste na outra ponta e outra ainda uso esse radio com defeito pra continuar usando sem ter que trocalo desativei o airmax e coloquei canais automáticos so assim ele funcionou normal ja faz 3 meses obrigado a todos

  3. #3

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Amigo veja se a fonte é original, e se está em perfeito estado... já tive um problema parecido só que com Bullet xD

  4. #4

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Sim, a fonte é original e é nova, tudo novo. :/

    Obrigado!

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Amigo enfrentei um problema parecido,
    fui conferir os cabos estavam cheios de agua e tinha dado curto em uma ponta (pouca coisa oxidada), troquei o cabo e fonte, coloquei uma saida pra agua e fiquei feliz.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Amigo ... possuo muitos enlaces ubiquiti em minha rede (de equipamento diversos - Bullet, Rocket, NanoBridge, AirGrid..) e já me deparei mais de uma vez com esse tipo de problema, geralmente é o rádio com problema.
    Mas estou com um enlace que vem instável e tive conversando com alguns companheiros aqui do Under, e eles tem orientado em relação ao tamanho do cabo POE, você os utiliza muito comprido? Pois tenho um com 35m e vou ter que fazer um teste colocando a fonte o mais próximo possível do rádio.

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Olá galera do Under, beleza?
    ...

    Essa semana estaremos trocando esse enlace para RB, pois estou bastante desconfiado com o processamento das rockets.
    ...
    Também estive pensando em fazer um teste com RBs nos meus enlaces devido processamento ... mas você acha que com distâncias altas ela vai dar troughput equivalente ao do rocket mas com processamento maior?

    Grato

  7. #7

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo ... possuo muitos enlaces ubiquiti em minha rede (de equipamento diversos - Bullet, Rocket, NanoBridge, AirGrid..) e já me deparei mais de uma vez com esse tipo de problema, geralmente é o rádio com problema.
    Mas estou com um enlace que vem instável e tive conversando com alguns companheiros aqui do Under, e eles tem orientado em relação ao tamanho do cabo POE, você os utiliza muito comprido? Pois tenho um com 35m e vou ter que fazer um teste colocando a fonte o mais próximo possível do rádio.



    Também estive pensando em fazer um teste com RBs nos meus enlaces devido processamento ... mas você acha que com distâncias altas ela vai dar troughput equivalente ao do rocket mas com processamento maior?

    Grato
    Opa, rapaz... obrigado pela dica. Realmente essa ponta do enlace tem de 25 ~ 30 mt. Vou encurtar o cabo e ver o que dá.

    Quanto a banda de rocket e rb... vou fazer testes com o r52hn e, se não der, vamos de xr5.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Opa, rapaz... obrigado pela dica. Realmente essa ponta do enlace tem de 25 ~ 30 mt. Vou encurtar o cabo e ver o que dá.

    Quanto a banda de rocket e rb... vou fazer testes com o r52hn e, se não der, vamos de xr5.
    Ok ... posta o resultado depois sobre os dois teste (RB e o cabo POE) será de muita valia para todos (pelo menos sem dúvidas será para mim) ... e só lembrando, o teste do cabo POE eu ainda não fiz, foi uma orientação de um Engenheiro de telecomunicações aqui do Under.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Opa,já tive um problema assim e era a fonte com problema quando tinha um trafego alto travava.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    amigo, pode ser o cabo poe, porem em relação ao cabo veja a qualidade do cabo, se é uma marca boa, se o cabo não é muito fino ou flexível, tive um problema com cabo na minha rede uma vez , o cabo era fino e de baixa qualidade, não suportava a voltagem do poe por dias seguidos, dai o radio era que travava e não foi corrigido antes: resultado queima do radio e fonte , a perda do cabo foi por curto-circuito, pois os fios derreteram e se uniram.
    para solucionar, colocamos um novo radio no local e com um cabo de maior qualidade ( cerca de R$ 5,00/metro.


    pode ser tambem o firmeware, de uma olhada, pois eu tive um cliente que também travava o radio na casa dele, o radio dele não era ruim, era da engenius, porem o problema era o firmware que estava com erro, depois da troca ficou uma maravilha,

    ADEUS PROBLEMAS.


    bem, faça os testes nescessários ai e veja se consegue um resultado significativo, veja meus exemplos sobre o cabo/firmeware, concerteza é um dos dois, tente trocar o cabo ou encurtalo, se nao resolver, vá para o firmeware.


    boa sorte!!!!

  11. #11

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Amigo tive este problema, e para resolver o que fiz foi coloca o cabo do rádio até a fonte o mais curto 1,5m ou 2m no máximo, colocar fontes de 24V, cabos de rede de blindado, e o principal que considero é a ligação eletrica da fonte, ou seja, ligar corretamente o fase, neutro e terra e se possível usar estabilizador ou nobreak onde tenha energia com muita ocilação.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    aqui acontece, quando a energia do rádio não esta sendo suficiente...

    neste caso, tenho uma torre que alimentação é solar, e meu banco de baterias estava com problemas, então, no horario de "parada", nao consigo acesso, mas no radio mostrava sinal, porem é so um "sinal falso", como a outra ponta nao enviou um DEAUTH.. verifique no log qual a mensagem de erro...

  13. #13

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    aqui acontece, quando a energia do rádio não esta sendo suficiente...

    neste caso, tenho uma torre que alimentação é solar, e meu banco de baterias estava com problemas, então, no horario de "parada", nao consigo acesso, mas no radio mostrava sinal, porem é so um "sinal falso", como a outra ponta nao enviou um DEAUTH.. verifique no log qual a mensagem de erro...
    Exatamente mesmo problema que já tive... alimentação.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Velho testando a meu ptp a 1 semana ele só trava com o airmax ativado ou seja o ap wds acessa blz, quando ia pro cliente wds ai podia esquecer acessava a pagina legando mais nao conseguia mexer em nada ai desativei o airmax e funcinou blz, tinha 42.6 km de ack, -65 dbm e passou 39 mbps, porem com antena de 30 dbi.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    A linha ubiquit tem muitos problemas no que diz respeito à alimentação, mas isso na teoria só aconteceria com equipamentos alimentados por 110V, pois no caso de uma queda de tensão, baixa facilmente abaixo do limite aceitavel, que é de 100V, em 220V não teriamos este problema, pois ja que o aceitavel esta dentro de 100V a 240V, ou seja, qualquer coisa dentro deste valor seria aceitavel, desde que não ocorram oscilações bruscas demais, levando ao travamento do radio. Verifique se a energia não está ficando abaixo deste valor (100V), coisa muito comum de acontecer em áreas rurais. Caso seja esse o problema, verifique se existe a possibilidade de trabalhar com 220V e coloque um nobreak que aceite entrar e sair 220V (como eu disse acima, as fontes da linha Ubiquit são bivolt).
    No mais, vale o que o pessoal falou acima sobre o cabo que leva a limentação da fonte até o aparelho. Vale lembrar que a bitola dos dois pares que levam a alimentação PoE até o aparelho não foi feito para levar alimentação eletrica em corrente continua e sim apenas o sinal de dados, portanto a perca é muito grande nesses cabos.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Se quer processamento coloca ao invés do rocket substitui por 2 rb 411ah e sr7115, fica filé!

  17. #17

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    boa noite, eu tive um problema desse, ai au troquei o firma para o 5.2.1 pronto parou de travar,

  18. #18

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Acompanhando...

  19. #19

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Estou com um problema desses aqui em um rocket, vou fazer ums testes.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace travando com Rocket M5 + Dish 34, mas tem sinal.

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Olá galera do Under, beleza?

    Então, venho aqui saber se alguém enfrenta problema parecido e se tem solução.

    Bom, tenho um enlace com 55Km usando um par de rocket m5 e dish de 34, sinal ta em -56 ~ -59, usando canal de 20MHz 130Mb/130Mb, Airmax quality 98%, Airmax Capacity 90%, CCQ 98% ~ 100%, firmware 5.3.3, ping 1ms, 2ms, um brinco...

    Só que, de uns tempos para cá, esse enlace está me dando dor de cabeça. De uma hora para outra o enlace simplesmente para, somente o enlace para. Fico sem acesso ao rádio que está na outra ponta, mas o rádio que está na minha ponta está sendo acessado normalmente. Quando eu vou olhar se tem sinal... tem sinal, sinal perfeito, capacidade e qualidade também, mas não há tráfego entre as pontas, mas existe sinal. Para voltar a funcionar é só reiniciar o rádio da minha ponta. Detalhe, o rádio da minha ponta já foi trocado e o problema continua

    Alguém já passou por isso? Essa semana estaremos trocando esse enlace para RB, pois estou bastante desconfiado com o processamento das rockets.

    Se alguém poder dar uma luz. Obrigado!
    Tive um problema parecido porem nao foi com o rocket foi com o nano bridge m5 descobri que na versão de firm 5.3.3 ele vem desmarcado auto negociação de velocidade de placa de rede e muda o tamanho do mtu o enlace do nada parava de trocar dados e eu perdia acesso nas rbs interligadas pelo enlace ai alterei pra auto negociação na config do nano bridge m5 e o mtu coloquei 1500 resolveu o problema !