+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda - Reestruturação do POP

    Olá pessoal,
    Gostaria de abusar da experiência de vocês para conseguir um melhor resultado na reestruturação do meu pop.

    1°) Endentendo a atual estrutura 2.4:
    Bom, a atual estrutura é bem simples, estou começando e como de costume, tentando conseguir um melhor custo benefício.
    Atualmente tenho uma torre, com 3 painéis 17 dbi da Wirelink, tenho uma RB433AH gerenciando tudo, nessa RB uso 3 cartões, um Engenius 600mw (setado em 10 dBm, lí a respeito do erro que faz com que ele some +10 dBm), um cartão CM9, setado em 18 dBm e um outro cartão que comprei às pressas pq um dos Engenius morreu, não sei qual é, mas tem chip AR5213 e tem apenas 100mw, e só pra constar, é o meu melhor cartão, setado em 18dBm também.
    O link (por enquanto um ADSL 10Mega, já estou levantando um bom preço para dedicado) entra na RB, que está ligada a um modem, naturalmente em bridge. Os 3 cartões estão configurados em uma única bridge (algum problema nisso?).

    2°) O que pretendo fazer:
    Pretendo retirar os cartões da RB433AH, colocar 3 RBs 411 e gerenciar com uma outra RB, no pé da torre.
    Aí começam as dúvidas!

    1°) Posso continuar usando a RB433AH para gerenciar? Penso se seria possível ligar as 411 em um switch de boa qualidade e ligar o switch na 433AH, já que ela não tem portas suficientes pra gerenciar as 3 outras RBs. Sei que o certo seria uma outra RB, uma 450G, talvez, mas gostaria de gastar aos poucos.

    2°) É necessário que seja uma 411AH ou pode ser a 411 nível 3? Ela estando em bridge, precisa ter a licença nível 4?

    3°) Penso em trocar esses cartões pelo R52h, até desconfio que esse meu cartão bom seja o R52 (sem H).

    Bom, durante as respostas certamente surgirão mais dúvidas. Já agradeço de antemão.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    olha vc pode sim gerenciar essa rede com a rb433ah, até prq tem boa memoria e processamento, e tbm pode usar um switch de boa qualidade entre as rbs, para transmissão vc usa um conjunto tipo rb411ah + cartão de sua preferencia, tendo em vista q a rb411 sitada acima não faz ap, dessa forma vc teria uma restruturação dentro do que vc prentende...

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    Obrigado pela resposta, então é mais ou menos isso que pretendia. À primeira vista não muda muta coisa, mas na verdade já diminui a interferência interna, apesar de que não vem me prejudicando tanto assim, mas minha região é extremamente poluída. Também vou usar fontes individuais, quero maximizar cada ponto de acesso.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    estou querendo montar uma estrutura muito parecida com essa que vc tem atualmente
    so que estou meio na duvida e gostaria de saber quantos clientes vc tem nessa rb???e qual é o metodo de autenticação??e como fica o sinal em clientes com menos de 50 metros da torre?
    a minha ideia era colocar uma rb 433ah com 3 cartões r52h ligados em paineis de 17 dbi wirelink.para mandar sinal e fazer o controle por hotspot.mas vi que tem umas rbs novas:493g e 435g que tem mais memoria que a 433ah e por um preço bom.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    Bom, eu tenho apenas 30 clientes, nunca ficou mais de 20 online, sendo que um dos cartões é responsável por 80% dos clientes.
    Até que tá bom, clientes próximos à torre não estão dando muito problema pq a torre não é muito alta, tem uns 25 metros.
    Só não tá melhor pq peguei uns clientes que já possuiam kits, antenas velhas que mesmo com visada excelente estão com o sinal ruim e estão ferrando a rede em alguns momentos. Tenho uma cliente com visada perfeita mas tá conectando a -78! As vezes o throughput dela cai pra 600kbps, aí a rede senta! Vou tentar resolver isso amanhã, se for mesmo a antena (o que desconfio, já que troquei o cabo que estava com o conector estragado), e se eles não quiserem outra (penso em colocar um CPE OIW), vou cancelar o contrato.

    A questão dos 3 cartões na mesma RB é que pode gerar interferência, e eu acho que gera mesmo, as vezes pego o sinal de um painel que está de costas pro local onde estou, isso a uma distância razoável, acho que não é a antena que está vazando, acho que o sinal se irradia pelo pigtail dentro da caixa hermética, afinal, são apenas centímetros de distância.

    Apesar de que não percebi nenhum problema relativo à minha própria interferência, mesmo pq uso potências baixas.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    amigo, não tava entendendo porque você quer mudar seu pop, mas agora lendo sua ultima descriçao entendi que e por interferencia dos seus próprios cartão, e isso mesmo?
    se caso for digo que estarás fazendo um investimento desnecessário pois você pode usar os canais 1 5 11, mesmo estando perto um do outro não vão causar interferência, se eu fosse você colocaria uma RB450 pra gerenciar e a RB433 com os cartões porem roteados e não em bridge, ou faria um filtro de bridge, e a autenticação em PPPoE. hoje sua rede estar em bridge não e problema mas a medida que ela vai crescendo seus problemas vão aumentando.
    enfim esta e minha visão claro que vão surgir varias outras. se ajudei agradeça. abraço e boa sorte...

  7. #7
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    Diogotrc, não entendi o porque de tirar a RB 433AH já que é uma das melhores opções que dispomos, é uma excelente opção, quanto as RB 411 existem sim com level 4 que funcionam como ap, porém vai usar mais equipamentos aumentando assim as probabilidades de problemas pois esta usando mais equipamentos... quanto a insterferencias, nao se preocupa com isso, estes equipamentos foram projetados para utilizar todos todos os slots com cartões, vc precisa apenas analisar o canais disponiveis ai e setar canais distantes uns dos outros, inclusive eu tenho umas 3 ou 4 rodando. se pretende atender até uns 150 clientes sugiro usar uma RB 450G fazendo ppoe com um servidor proxy junto, isso vai te dar uma boa qualidade no serviço, de preferencia link dedicado, pois adsl é proibido e alem de tudo não tem banda garantida. espero ter ajudado em algo.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    No caso eu uso canais bem distantes um do outro, tentando evitar a interferência.
    Eu uso hotspot, seria um tanto trabalhoso trocar tudo pra pppoe.
    Qual a vantagem em retirar os 3 cartões da bridge e colocar eles roteados?

    Tá assim atualmente:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mkt.jpg
Visualizações:	124
Tamanho: 	46,6 KB
ID:      	29512

  9. #9
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    Amigo Diogotrc, só configurar alguns parametros... se quiser posso te dar acessoria nisso, porém existe um custo... nada muito caro, por volta de 100,00. tambem você irá encontrar muita coisa no fórum e possivelmente fará tudo sozinho.... mas se precisar posso olhar isso pra vc, basta pagar pelo tempo... fariamo isso a noite remotamente sem problemas. aproveitaria até para fazer uma analise e ver o nivel de poluição e os melhores canais pra ti.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    Obrigado amigo OSNIR, eu vou pensar nessa possibilidade, mas eu sou do tipo do cara que quebra as coisas algumas vezes mas que gosta de aprender como se faz :-)

    Agora uma coisa na qual ainda não consigo ter uma opinião formada é quanto ao uso de bullets no lugar de cartões. Alguns dizem que é uma maravilha, outros dizem que não presta.

    Acredito que se for usar uma rede toda UBNT seria o caso, mas minha rede é bem diversificada, tem gente com nanoloco e tem gente com USB, placa PCI, etc. Ser´q ue usar Bullet em bridge ligado no MK, deixando que ele controle tudo, usando a rede em modo B, pode mesmo ser melhor que cartões?
    Estou perto de comprar os R52H pra colocar no lugar desses que tenho.

  11. #11
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    São 2 boas soluções, os equipamentos da ubiquit são excelentes, mas prefiro mikrotik como ap em bridge por conta do gerenciamento e versatilidade. mas fica a vontade para realizar seus testes.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda - Reestruturação do POP

    Pelo que li por aí, tenho a mesma ideia de acabar tendendo pro Mikrotik mesmo.