Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RocketM5 ou Router Board?

    Amigos ...

    tenho um enalce de 30km que havia sido feito com Rocket Dish de 30 dbi + Rocket M5, mas não ficou muito bom ...
    então comprei outras antenas da Computech com Radome de 31 dbi e vou novamente utilizar os Rockets para instala-la ...

    Mas o grande lance é que esse enlace é um backbone para trafegar cerca de 60Mb half e quando (por motivo de redundância) necessário 50Mb/15Mb .... sei que os Rocket M5 podem me entregar isso, mas o detalhe é que possuem somente 400Mhz de CPU, dando de certa forma uma limitação em PPS.

    Gostaria de saber dos nossos amigos, se existe alguma combinação de equipamento (ex: RBxx + cartão xx) que me ofereça troghuput semelhante porém com maior processamento para aguentar maior numero de PPS?

    Tive pesquisando, a RB800 possui 800Mhz de CPU, só aí já é o dobro de CPU de um Rocket M5 (de certa forma animador)!!!

  2. #2

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    mesmo uma RB com 800 mhz nao fara tanta diferenca no througput, pois o wireless tem uma certa limitacao: nao consegue falar e ouvir ao mesmo tempo.

    o certo é voce fazer esse enlace duplo e colocar uma RB embaixo para gerenciar, fazendo com que o TX va por um enlace e o RX por outro.
    dessa forma, voce podera usufruir de toda a capacidade do radio e ainda tera uma redundancia (caso de algum problema)

  3. #3

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    procure por Nstreme dual ... padrão proprietário mikrotik

  4. #4

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    mesmo uma RB com 800 mhz nao fara tanta diferenca no througput, pois o wireless tem uma certa limitacao: nao consegue falar e ouvir ao mesmo tempo.

    o certo é voce fazer esse enlace duplo e colocar uma RB embaixo para gerenciar, fazendo com que o TX va por um enlace e o RX por outro.
    dessa forma, voce podera usufruir de toda a capacidade do radio e ainda tera uma redundancia (caso de algum problema)
    Caro amigo ... mas no meu caso esse enlace somente fara Tx, pois já possuo outros enlaces que transportem o Rx, somente em caso de queda de algum outro enlace este fara TX/Rx ... nesse caso, sua tese continua a mesma? De que forma consigo maior desempenho (tanto em Troughput quanto PPS) , 2 RBs com Nstreme dual ou 4 RBs (cada par em uma polarização)?

  5. #5

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Amigo, Utilize 1 RB433AH + cartão Rx5 em cada ponta, pode ser com a antena de 30 Com certeza irá superar a Rocket M5.
    Se quiser melhorar ainda mais, poderá utilizar o cartão R52Hn no lugar dos RX5 + RocketDish

    Tem também o Dual-nstreme, como os colegas aí falaram, o único incoveniente seria utilizar fontes melhores para alimentar as Rb´s pois só um cartão consome 1,8A, ou seja, dois cartões consomem 3,6A sem contar a RB. Essas fontes de 24v/3A, esquece...

  6. #6

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Mascara não conheço como elaborar isso vc poderia explicar melhor

    Obrigado
    Da uma olhadinha nesse topico:
    https://under-linux.org/f105/qual-o-...seguiu-151862/

    1 unico par de radio (seja mikrotik ou ubnt) nao vai resolver...
    tem que fechar enlace duplo e mandar tx por um lado e rx por outro lado, dessa forma, voce conseguira tirar maior proveito do enlace

  7. #7

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Amigo ... no meu caso que quero trafegar somente Tx no enlace ... também vale essa idéia de 2 Radios por antena?

  8. #8

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, Utilize 1 RB433AH + cartão Rx5 em cada ponta, pode ser com a antena de 30 Com certeza irá superar a Rocket M5.
    Se quiser melhorar ainda mais, poderá utilizar o cartão R52Hn no lugar dos RX5 + RocketDish

    Tem também o Dual-nstreme, como os colegas aí falaram, o único incoveniente seria utilizar fontes melhores para alimentar as Rb´s pois só um cartão consome 1,8A, ou seja, dois cartões consomem 3,6A sem contar a RB. Essas fontes de 24v/3A, esquece...
    Amigo entendi ... hoje estou com uma antena de 31 bi da Computech que possui Ramode (2x2), aparentemente esta se mostrando superior à RocketDish de 30 que estava antes usando os Rockets ...

    O pessoal tem falado muito bem dos SR71.15 (2x2), você já utilizou deles?
    Será que ao invés de utilizar a 433AH (680Mhz) eu utilizar uma RB800 (800mhz) não terei melhor desempenho?

  9. #9

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Aguardando ...

  10. #10

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Mais alguma opinião?

  11. #11

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Saudações amigos ... consegui fechar meu enlace com sucesso com XWave (computech) com Radome de 31 db + Rocket M5... 30 km ... sinal -55 (em potência máxima)... teste de banda (Bandwidth teste - mikrotik) passou 90Mb Half e 55Mb full ... fiz um teste simples de download por ele passou 50Mb, mas ainda vou fazer alguns teste melhores e posto os resultados ....

    Agradeço a todos os que colaboraram, e ainda aguardo alguma outra opinião sobre o Tópico, pois ainda quero fazer um teste com Router Board, só queria algumas dicas do que o pessoal tem usado para saber se consigo aumentar o Troghput ou simplesmente melhorar sua qualidade em pps (com o mesmo troghput)

    Abraços

  12. #12

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, Utilize 1 RB433AH + cartão Rx5 em cada ponta, pode ser com a antena de 30 Com certeza irá superar a Rocket M5.
    Se quiser melhorar ainda mais, poderá utilizar o cartão R52Hn no lugar dos RX5 + RocketDish

    Tem também o Dual-nstreme, como os colegas aí falaram, o único incoveniente seria utilizar fontes melhores para alimentar as Rb´s pois só um cartão consome 1,8A, ou seja, dois cartões consomem 3,6A sem contar a RB. Essas fontes de 24v/3A, esquece...
    XR5 que nem é N ainda melhor doque Rocket M5? ta brincando neh?

  13. #13

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    XR5 que nem é N ainda melhor doque Rocket M5? ta brincando neh?

    Pra Ficar melhor que os rocket tem solução sim e com XR5..
    E so usar RB 800 com 2 cartão XR5 e dish de 30 ou 34 dependendo da distancia.. Usar um cartão para TX e outro para RX.. vc consegue uns 60Mb full com bem mais PPS que o rocket..
    So que o custo disso vai la em cima nhe...

  14. #14

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Pode ter custos sim, mas os custos e benefícios vai muito além
    Com Certeza Amigo Principalmente pra trazer link principal..

  15. #15

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Pra Ficar melhor que os rocket tem solução sim e com XR5..
    E so usar RB 800 com 2 cartão XR5 e dish de 30 ou 34 dependendo da distancia.. Usar um cartão para TX e outro para RX.. vc consegue uns 60Mb full com bem mais PPS que o rocket..
    So que o custo disso vai la em cima nhe...
    Amigo ... mas no nesse caso seria utilizar um canal diferente para cada cartão?
    Também pensei na RB800 pelo dobro de processamento do Rocket M5, mas no meu caso, vou passar somente Tx (Download), dessa forma, seria melhor usar 2 cartões XR5 ou r52Hn ou até SR71.15 (ubnt) no qual o pessoal tem falado muito bem?

    Abraços

  16. #16

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Ola Godoy Bom Dia!!
    Amigo nunca usei esses cartão mas o pessoal tem falado muito bem deles... estou pensando em comprar dois SR da UBNT pra testar em um ptp que tenho de 10km vamos ver no que vai dar...
    No caso de usar 2 XR5 se usa em canais diferentes sim..

  17. #17

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Saudações amigos ... consegui fechar meu enlace com sucesso com XWave (computech) com Radome de 31 db + Rocket M5... 30 km ... sinal -55 (em potência máxima)... teste de banda (Bandwidth teste - mikrotik) passou 90Mb Half e 55Mb full ... fiz um teste simples de download por ele passou 50Mb, mas ainda vou fazer alguns teste melhores e posto os resultados ....

    Agradeço a todos os que colaboraram, e ainda aguardo alguma outra opinião sobre o Tópico, pois ainda quero fazer um teste com Router Board, só queria algumas dicas do que o pessoal tem usado para saber se consigo aumentar o Troghput ou simplesmente melhorar sua qualidade em pps (com o mesmo troghput)

    Abraços
    Aguardando mais alguma opnião ...

  18. #18

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    o bom mesmo era poder fazer nstreme-dual com as ethers, ai sim ficava filé, pois dava pra usar BulletM5 em cada polaridade, e fechar o nstreme-dual em uma RB450G ou RB 1200 em baixo.
    ai eu dava valor

  19. #19

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    o bom mesmo era poder fazer nstreme-dual com as ethers, ai sim ficava filé, pois dava pra usar BulletM5 em cada polaridade, e fechar o nstreme-dual em uma RB450G ou RB 1200 em baixo.
    ai eu dava valor
    Amigo ... explique melhor sua ideia, pois minha rede tem de um lado (AP) dua RBs 1100 e no lado cliente um RB450G recebendo ...

    Talvez consiga implementar em minha rede ...

  20. #20

    Padrão Re: RocketM5 ou Router Board?

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo ... explique melhor sua ideia, pois minha rede tem de um lado (AP) dua RBs 1100 e no lado cliente um RB450G recebendo ...

    Talvez consiga implementar em minha rede ...
    Fazer TX pela ether1, e RX pela ether2, mesmo principios do nstreme-dual, porem com ethernets.

    tipo o bonding até da pra fazer com ethernets, só que ele não separa TX do RX