Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Queria dizer uma coisa, melhorem e treinem melhor o suporte de vocês porque uma pessoa só, que tem que cuidar de trocentas outras coisas, chega uma hora que não vai dar conta! Até problema do setor financeiro vc tem qu resolver, oras! O senhor, Erick, não é uma máquina, aliás, até as máquinas pifam. Uma hora vc adoece, vc tem que viajar pra resolver um problema de familia ou Deus o livre e guarde, vc morre, sofre um acidente grave, fica em coma, perde a memória - Toc-toc-toc na madeira! Como que fica?? Como que ficaria seus clientes se só vc resolve os problemas numa empresa do tamanho da Krazer?

  2. #42

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Ola Raumaster,

    Sim, as coisas parecem centralizadas mas não é bem assim, a parte financeira da empresa não é comigo, eu resolvo apenas as coisas referentes a parte de tecnologia e suporte, tipo, voce vai fazer um teste de produto, eu faço a liberação financeira, nunca compra grande de cliente que efetuou testes eu até posso interferir na parte financeira, mas, minha interferencia nela é pequena, pois, não tenho essa alçada para financeiro e sim tecnologia, ai é encaminhado para o diretor financeiro, assim, ele verifica o que pode ser feito e retorna para o vendedor diretamente.

    Quanto a suporte ai que esta uma boa questão, a parte inicial de uso da tecnologia envolve poucas etapas, depois que você compra, tem o suporte inicial, depois, voce deslancha sozinho, isso, é muito rápido mesmo, não precisa tanto sofrimento, claro que tecnologias novas envolvem um pouco mais de cuidado na instalação e uso.

    Esta para entrar ao ar um sitema novo da Krazer, na parte de treinamento, com video-aulas, de configuração, optimização, da qual, vocês terão acesso a quase tudo para por um provedor em funcionamento.

    Desde a parte basica de roteamento, usando freebsd (pfsense) ou mikrotikm até as formas de tecnologia para rotear uma rede inteira!

    Vai ser algo show de bola!

    Quanto aos projetos, serão assinados por profissionais de rede, certificados.

    Veja que eu tenho toda essa capacidade e certificação tambem, porém, não estou fazendo nada disso, apenas monitorando o desenvolvimento disso, assim, não gasto tempo em cima disto, mas, gerencio um tipo para isso.

    Quanto a suporte e tecnologia, a UBNT só tem 1 engenheiro de suporte até hoje, antes era o Mike agora é um outro carinha, então, pelo tamanho não faz muita diferença!

  3. #43

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Ok. Quem sou eu pra contrariar!! Eu quero ver a Krazer como a UBNT do Brasil! Vamos aguardar!

  4. #44

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    O eric, porque eu gastaria 10 mil pra montar um pop com o seu equipamento em vez de gastar 3mil e montar um pop com os equipamentos da ubnt? Essa pergunta é genuína, pois estou migrando p/ 5.8 por questões principalmente de excesso de rádios 2.4 na minha área, e meu plano é montar uma rede 100% ubnt, mas estou aberto a sugestões.

  5. #45

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Essa realmente é uma pergunta que me chama atenção Gosulator, vou continuar acompanhando.

  6. #46

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Capacidade e resultado final.

    Tudo vai depender o que deseja fazer, um pop que voce gaste R$ 8400 (oito mil e quatrocentos reais) permite voce colocar cerca de 200+ mbps por setor, são 8 setores, cada setor permite conectar mais de 200 clientes simultaneamente, tem capacidade de mais de 400 mil pacotes por segundo.

    Isso permite voce colocar em um setor 70 clientes de 5 mbps cada, sem nenhum ficar sem velocidade, todos com latencia baixa.

    Assim, é um comparativo, mesmo com UBNT ou MK, ainda não é possivel num setor ter 70 clientes com 5 mbps cada, primeiro que ao fragmentar os dados o chipser AR724x morre em 60mbps, e outra que a latencia vai la pra cima, então é impossivel comparar a solução só por custo.

    Voce pode montar tambem com 3 setores apenas de 120 graus, ou 4 setors de 90 graus se quiser, porém, ainda não estão prontas as nossas antenas nesses modelos.

    Veja que esse equipamento é baseado em 3T3R 40MHz com Beamforming, assim, a penetração de sinal, nivel SNR e dados é extremamente alta. O que recomendamos é trabalhar em cobertura máxima de 3km, com potencial EXCELENTE em 1500 metros, mas, tudo depende do proprio provedor e localização de instalação.

    Esse é o melhor custo benefício a ser aferido, logo de imediato.

    Lançaremos as CPEs de beamforming também, logo, para final de junho começo de julho, o custo será por volta de R$ 249,90, com antena de 18dBi ceramica xpol de extrema performance, com beamforming, 2T3R, que permitirá ter taxa de dados de até 200mbps no lado do cliente também, a coisa é show de bola.

  7. #47

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    A solucao é legal, o problema maior fica no custo do equipamento do cliente. Aqui é uma guerra para vender algo melhor que ap + antena caseira + caixa hermética, imagine vender um CPE desses.

    Acho que o equipamento sim vale a pena, o complicado é fazer o cliente aceitar.

  8. #48

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Amigo, a CPE do cliente começa com valores a partir de 119,90 para 2.4 e 149,90 para 5.8ghz.

    Erick

  9. #49

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    É o Filzek,

    Vamos analisar o seguinte cenário, monto uma estrutura 100% Krazer, comprando em torno de 150 equipos cliente. Qual o suporte que a krazer daria? Qual o nível de SLA relativo aos produtos? Como que ficaria, caso o plano de marketing da minha empresa fosse por água a baixo com os equipamentos dando problema? Que garantia a krazer dá pra fidelização de quem quer comprar a briga de utilizar produtos nacionais na abertura de um provedor? Quais são as opções de pagamento e facilitamento? Têm alguma estimativa de ROI dos equipamentos aferida em algum cliente de vocês?

  10. #50

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Bom Dia,

    Vamor por etapa.

    Ao utilizar o sistema Krazer de forma pura (todos krazer) ou pelo menos da forma indicada (pura em N), você estará trazendo o maximo de performance a sua rede.

    A garantia dos equipamentos Krazer variam entre os modelos de 6 meses a 12 meses. A garantia não cobre queima, cobre defeito de fabricação, isso acho que todos ja sabem.

    O SLA de quem utiliza equipamento Krazer é tão alto ou maior do que quem usa equipamento UBNT, isso porque a Krazer existem bem antes da UBNT em relação as placas de rádio, e temos até hoje clientes com placas WR254 rodando em sua rede desde 2003/2004, assim, com quase 10 anos de estrada de Brasil e os equipamentos ainda em uso.

    Hoje em relação a montagem de PoPs e dos clientes, temos a solução de melhor custo benefício, melhor formas de pagamentos do mercado, menor taxa de juros final, e de ROI de mercado.

    Vamos a explicação simples:

    A Krazer possui 3 linhas de equipamentos, Entry Level (basica), Medium (mediana), e Carrier Level (extreme performance). Cada qual tem o seu valor e custo agregado de forma a ser compativel com o resultado final do seu ROI, assim, não adianta querer matar um elefante com um tiro de chumbinho e tão pouco uma mosca com uma bazuca.

    Os PoPs e Clientes seguem da mesma forma, sendo que é possivel misturar equipamentos na mesma rede, porém, terá uma performance degradada pela multiplexação de modulação e transporte.

    Veja o exemplo para o ROI:

    Radio (Krazer KR-WAP254G-N Duplo LNA)
    5 Torres em 2.4 GHz 1T1R com 8 Setores Cada: 40 x 189,90 = R$ 7.596,00
    400 Clientes (10 clientes por setor, suportando até 40 clientes): 400 * 119,90 = R$ 47.960,00

    Total Investido: R$ 55.556,00 (cincoenta e cinco mil e quinhentos e cincoenta e seis reais)***

    Forma de Pagamento: A Vista ou Cartão de Credito em até 3X sem juros (em compras acima de 20 mil reais a partir de 07/05/2012), ou BNDES, se usar cartão BNDES sofre acréscimo de 3%, sendo 48 parcelas de R$ 1.482,42.
    *** não computado custo com infraestrutura de torre, link ptp, link dedicado, custos operacionais, despesas operacionais, base principal, locacao de terreno/ponto de torre.

    Veja que a melhor forma de comprar é com cartão BNDES sempre, para um ROI perfeito.

    Se você fizer um plano de marketing eficiente, com as torres montadas e em operação, é possivel realizar a instação facilmente de 10 clientes por dia sem sufoco, claro que dependerá da propaganda feita, preço do serviço cobrado.

    Analisando o seguinte perfil de ROI:

    Investimento Incial:
    Abertura de Empresa: R$ 800,00
    Documentos SCM: R$ 1000,00

    Investimento Parcelados:
    1 Moveis de Escritorio: R$ 3000,00
    3 Computadores Completos: R$ 3800,00 (dell)
    3 Laptops de campo atom 10": R$ 2100,00
    (acer/samsung)
    5 Torres: R$ 10.000,00 (4000 a torre principal, e 1500 as outras)
    5 Nobrakes/Banco de baterias com armarios: R$ 5000,00
    4 Ponto a Ponto: R$ 4000.00
    4 Ponto a Ponto em MPLS ligando todas as torres entre si: R$ 4000.00
    4 RB1200 nas torres: R$ 4000.00 (gerenciando o MPLS)
    1 servidor Mikrotik Dell Rack U: R$ 3000,00 (level 6)
    1 Rack U: R$ 800,00
    1 Kit 5 torres e 400 clientes: R$ R$ 55.556,00
    1 Servidor de Cache Full Transparente: R$ 3.000,00
    Total de Investimeno: R$
    98.256,00 via BNDES = R$ 101.203,68 em
    48 parcelas de R$ 2.621,80 11,71 % a.a.


    Esse kit completo pode ser comprado diretamente com a Krazer, as routerboards podem ser inclusas no BNDES desde que o sistema completo seja embarcado em SI (sistemas integrados, e o valor não ultrapasse a cota de nacionalização, pois, são equipamentos necessários ao funcionamento do SI, permitidos em lei)

    Despesas fixas do provedor:
    Aluguel: R$ 1000,00
    Energia/Agua: R$ 300,00
    Contador: R$ 500,00
    Engenheiro: R$ 500,00 (SCM)
    Secretaria: R$ 730,00
    Parcela SCM/Engenheiro em tempo 10x (que costuma ser o tempo da licença) : R$ 1.300,00 (13000,00 = 9000 scm pagos em 3x e 4000 da empresa que tira a licenca)
    Instaladores: ganham por instalação feita R$ 50.00 x 220 = R$
    8.800,00 ( se voce tiver 3 times de instação, são 6 funcionarios, que sairá pelo menos 1000 reais cada, mais férias e 13, totalizando um custo mensal de 1600 reais cada, dando R$ 9.600,00 por mês, assim, compensa tercerizar as instações e pagar os R$ 50,00 por cada instalação feita)
    20 Mbps Link Dedicado (400 clientes estimados / 1bmps cada = 400 mbps / 21 = R$ 6.000,00 (baseado em 300,00 o mbps, tem local que ja se compra a 80,00 o mbps com o PTT)
    Parcela Mensal de Compra dos Equipamentos: R$ 2.621,80
    Total de Custo Fixo Mensal: R$ 21.751,80 (vinte e hum mil e setecentos e cincoenta e um reais)


    1º Mês de operação: 220 clientes x 59,90 (entre 1 a 2 mbps, media de
    1.5mbps, ticket minimo mensal 50,00 1 mbps) R$ 13.178,00
    Resultado Operacional: R$ 21.751,80 - R$ 13.178,00 = -8573,8 + 1054,24 (impostos cerca de 8% sobre o bruto) =
    Prejuizo de R$ 9628,04

    2º Mês de operação: 400 clientes x 59,90 (entre 1 a 2 mbps, media de 1.5mbps, ticket minimo mensal 50,00 1 mbps) R$ 23.960,00
    Resultado Operacional: R$ 21.751,80 - R$ 23.960,00 = -2208,2 + 1916,8 (impostos cerca de 8% sobre o bruto) =
    Lucro Real de R$ 291,40

    Total necessários para fazer o investimento em dinheiro: R$ 40.000,00
    Total em credito para fazer o investimento: + - R$ 100.000,00
    Total Geral: R$ 140.000,00

    Aqui mostra-se que a margem de 10 usuarios por setor em 5 torres de cobertura de uma cidade, com ponto a ponto e tudo em mpls com a possibilidade de redundancia de links, equaliza o ROI em 400 clientes. Claro que o investimento em equipamentos clientes deverá ser maior que o apresentado aqui, pelo menos 800 equipamentos.

    Se atualizar-mos a curva apra 800 clientes em média de 1.5mbps, precisariamos de 60 mbps de link dedicado, entretanto, o cache consegue um hit real de 30% onde, teria que dobrar o link para 40 mbps.

    Assim, seguindo a ampliação agora,

    Link para R$ 12000 mensal.
    Reinvestimento BNDES de R$ 47.960,00 = 48 parcelas de R$ 1.279,73 11,71 % a.a.
    Aumento do custo mensal de R$ 21.751,80 para: R$ 29.031,53 (vinte novel mil e trinta e um reais)

    3º Mês de operação: 600 clientes x 59,90 (entre 1 a 2 mbps, media de 1.5mbps, ticket minimo mensal 50,00 1 mbps) R$ 35.940,00
    Resultado Operacional: R$ 29.031,53 - 35.940,00 = -6908,47 + 2875,20 (impostos cerca de 8% sobre o bruto) =
    Lucro Real de R$ 4033,27

    4º Mês de operação: 800 clientes x 59,90 (entre 1 a 2 mbps, media de 1.5mbps, ticket minimo mensal 50,00 1 mbps) R$ 47.920,00
    Resultado Operacional: R$ 29.031,53 - 47.920,00 = -18888,47 + 3833,6 (impostos cerca de 8% sobre o bruto) =
    Lucro Real de R$ 15054,87 (quinze mil reais de lucro)

    Veja que esta perspectiva de crescimento é solida baseia-se em:

    Equipamento de cliente instalado GRATUITAMENTE E EM COMODADO
    Valor do Serviço prestado da seguinte forma:
    1 MBPS em R$ 50,00
    2 MBPS em R$ 70,00
    3 MBPS em R$ 99,00
    5 MBPS em R$ 119,00

    Se dividirmos os 800 clientes nos 40 setores teremos uma ocupação de 20 clientes por setor, sobrando ainda o dobro (20 clientes) por setor para crescimento.

    Estratégia usada:
    Marketing de guerrilha, os instaladores ja saem com o laptop, kit clientes nos carros, passam, de casa em casa ofertando o serviço de forma agressiva, verificando os dados dos clientes, consulta cadastral serasa, se não estiver negativado, se for aluguel mostra-se o contrato de aluguel, se for proprietário, apenas o registro do IPTU, faz-se a instalação de imediato, não cobrando NADA do cliente, apenas no vencimento do trigésimo dia de uso (mensal).

    Agrega-se ainda a propaganda de panfletagem e ainda o boca a boca, com agressividade do preço do MBPS e também, da qualidade nova do serviço a ser ofertado.

    A instalação das torres foi baseada em uma torre central e 4 torres circulares, todas vendo uma a outra, com distancia entre elas de 3km. O cliente mais distante ficará a 1500 metros da torre. Area de Cobertura do sistema de 36 km2, sendo 6km de raio a partir da torre central.

    Assim o ROI (retorno de investimento, e equalização mensal/ponto de equilibrio), se dá no 4º mês subsequente ao funcionamento do sistema, o investimento se paga dentro do próprio ano. Baseado nas condições acima e em cidade com pelo menos 100 mil habitantes com 25000 moradias.

    Bom é isso.

    Erick

  11. #51

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Amigo, a CPE do cliente começa com valores a partir de 119,90 para 2.4 e 149,90 para 5.8ghz.

    Erick
    Perfeito, bom dado e bom preço, dentro do que o cliente poderia pagar sem reclamação. Quando me referi ao custo mais alto, me referia a citação abaixo, do equipamento CPE com Beamforming que será lançado.

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Lançaremos as CPEs de beamforming também, logo, para final de junho começo de julho, o custo será por volta de R$ 249,90, com antena de 18dBi ceramica xpol de extrema performance, com beamforming, 2T3R, que permitirá ter taxa de dados de até 200mbps no lado do cliente também, a coisa é show de bola.

  12. #52

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Outra pergunta, e no caso do baseado em 3T3R 40MHz com Beamforming, pq tinha dito do 3T3R e no exemplo citou 5 Torres em 2.4 GHz 1T1R com 8 Setores

  13. #53

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    O custo não fica tão diferente, dependendo da aplicação.

    voces podem fazer as mesmas contas que eu propus, pois la tem todas as formulas basicas para isso, certo?

    Usando o sistema 3x3 com o melhor da tecnologia, com antenas ceramicas/rogers, o melhor sinal, a melhor qualidade!

    Vou basear o sistema em 5.8GHz 3T3R Ultra Performance.

    Setor 3X3 UP 60 graus = R$ 1890,00 x 6 = R$ 11340,00 por torre (MicroCelula)
    Ao todo são praticamente 3 antenas x 6 setores = 18 antenas por BS.

    Cada Setor contém 3 Antenas em Ceramica de 18dBi 60graus.
    Uma MicroCelula contem 6 setores.

    Cada setor tem a capacidade de 240mpbs TCP/IP Full Duplex.

    Para Maxima Performance os Clientes devem ser Extrema Performance pelo menos, cada cliente deste custa R$ 399,90.

    Veja que esse sistema não é pra entregar 2, 3, 5, mbps, é pra entregar 10, 20, 40, 100mbps por cliente, para literalmente entregar IPTV, TV a CABO, Telefonia, e internet realmente Rapida.

    Não há degradação de sinal em até 1.5km de distancia do PoP.

    Suporta até 200 clientes simultaneamente conectados e navegando, claro que irão compartilhar de 240mbps.

    Estamos planejando lançar uma versão 2T3R na qual terá camada de enlace de 450mbps para manter os 240mbps da estação e da base. O custo ficará na casa de R$ 249,90 como dito acima.

    Assim, se você basear a venda neste sistema comparada a da Net, teriamos o seguinte cenário.

    5 Torres = R$ 56.700,00
    800 Clientes = R$ 319.920,00

    Parece um absurdo né, mas vamos aos fatos.
    Clientes NET (cabo) preços de mercado:
    512kbps = 29,80
    1mb = 29,80 assinando mais outros serviços
    10mb = 59,90 assinando mais outros serviços
    20mb = 99,90 assinando mais outros serviços
    100mb = 299,90 assinando mais outros serviços
    Veja que nesse sistema de vendas é agregado TELEFONIA e TV a CABO.
    O ticket médio da NET é de R$ 110.00 mês. O custo de decoders é de R$ 90,00 basico e R$ 240,00 o HD.

    Speedy ADSL Vivo SP
    1 Mbps = quem tiver casado sai a R$ 29,80 se não R$ 54,90
    2 Mbps = R$ 54,90
    4 Mbps = R$ 64,90
    8 Mbps = R$ 69,90
    Ticket médio speedy de R$ 59,90 e 2Mbps de velocidade.
    Lembre-se que ainda há uma taxa de assinatura ou minutos de telefonia de cerca de R$ 20,00 (mais barata possivel) e R$ 39,90 (basica), e empresarial de R$ 89,90, para ter a linha telefonica da vivo. Os combos baratos somente na TV a cabo ou Fibra da Vivo.

    Assim, o valor de quem tem speedy é muito mais caro. Você provedor deverá fornecer um NUMERO DE TELEFONE E UM ATA PARA SEU CLIENTE para ganhar os clientes nesse modelo de negócio.

    Vamos aos fatos.

    Você deverá ter um ticket médio de R$ 79,90 em sua rede do provedor, destinando pelo menos R$ 9,00 para pagar o número entrante de telefone ao seu cliente, veja que você pode montar um replicador asterisk para receber contas VONO, e replicar para o seu cliente sem ele saber que é vono, assim, você se torna um SVA sem pagar impostos, e revende o serviço de discagem por bem onde entender (terminadora) e usa o número VONO ou outros provedor de DID para entrada gratuita de ligação para seu cliente.

    Investimento adicional de R$: 376.620,00, sendo via BNDES de
    Assim, o custo mensal será adicionado de:
    48 parcelas de R$ 10.049,47 11,71 % a.a
    Naquela conta anterior então, teríamos um custo fixo de R$ 20.612,42.
    Agora temos 20612,42 + 10.049,47 = R$ 30.661,89 (trinta mil e seiscentos e sessenta e dois reais).

    Vamos ao resultado pratico.

    Temos 5 torres, com 6 setores cada. Cada setor suporta até 200 clientes, 1200 clientes por MicroCelula, suportando então até 6000 clientes nas 5 torres.

    Sendo que teremos um ticket médio de 5 mbps vendido, será possivel ter:
    240 / 5 = 40 clientes x 3 (existe uma métrica de 3x o numero de clientes em mega reais disponivel no AP para o uso real de banda) = 120 clientes maximos por setor.

    120 * 6 * 5 = 3600 clientes com 100% de performance.

    Tendo em visto a instalação de 800 clientes, ao ticket médio de 79,90, com retorno de apenas R$ 69,90 (10 reais repasse do telefone)

    Veja que o link tem apenas 20mbps de saida no primeiro mês, não suporta os clientes, então vamos dar um up para 150mbps, nessa quantidade de mbps, aonde quer que voce pegue o custo não sairá mais caro do que R$ 130,00 o mbps, assim sendo, 150 * 110 = 16500 mensais. (veja 800 * 5 mbps = 4000 / 21 = 190 mbps necessários. 150 + 30% do cache = 195mbps) assim, mantemos a performance sempre em 100%.

    Custo mensal atualizado para: 30.661,89 + 16500 - 6000= R$ 41.161,89

    se dividirmos 41161,89 / 800 = R$ 51,46 por cliente.
    Impostos sobre o cliente = 6,40,
    resultado final = R$ 79,90 - 10,00 - 51,46 - 6,40 = 12,04 (LPC lucro por cliente) * 800 = R$9.632,00 (nove mil seiscentos e trinta e dois reais) de lucro liquido REAL.

    Se usarmos a taxa de quebra e rampup period, teremos que ter em caixa pelo menos 3 meses do custo fixo R$ 41.161,89 x 3 = R$ 123.485,67

    Investimento real financeiro (APORTE REAL DE CAPITAL) Menor que R$ 150.000,00 (cento e cincoenta mil reais), fiança de capital BNDES de R$ 400,000,00. Risco negócio de 550.000 (quinhentos e cincoenta mil reais).

    Vimos que nessa plataforma 800 clientes sem retorno de telefonia, apenas equilibram as contas, precisam ser agregados telefonia, tv a cabo, e outros serviços de link dedicados, empresariais, redes privativas de dados e outros, para dar lucratividade a rede, ou ampliar o numero de clientes, veja que a capacidade do link esta restrita e quase no limite, devendo ser ampliado em breve no crescimento. Um jeito de fazer as coisas ficarem mais light, conseguindo mais de 40% de banda, seria bloquear ou reduzir a velocidade para uma mais baixa se tal limite de download for excedido, o que não recomendamos.

    Assim, a rede tornar-se-á muito lucrativa com mais de 1200 usuários, Veja que no sistema com o MPLS, o link esta dividido por um anel, podendo ser alimentado em qualquer uma das torres bastanto habilitar a capacidade de saída de rota zero ao mpls/mesh no mikrotik.

    Então, seja o provedor pequeno, ou grande, a diferença será apenas no tipo de serviço e qualidade a ser ofertada.

  14. #54

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Filzek, o projeto vendo assim é lindo, sem contar que as ideias sao animadoras, e pela estrutura, tem como agregar servicos, mas infelizmente, para a nossa realidade meio milhao de reais ai é complicado investir rss.

    Pela tua experiência, o BNDES financia isso tranquilo ou coloca muitos empecilhos?

  15. #55

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Tudo depende do seu perfil, do quanto tem de bens, para um aporte deste, quem libera credito do cartao bndes é o teu gerente do banco, voce faz o pedido online, mas, quem da o aval é a gerencia aonde voce tem conta, um projeto bem feito, pode receber o aval direto do SEBRAE de sua região, e recebendo um estudo de viabilidade economia, recebe tambem um aval financeiro-economico, o que precisa ter então é o fiador, que deve possuir em garantias algo perto ou de maior valor do capital pretendido.

    Por isso usei o exemplo basico inicialmente, no qual, um provedor pode começar e se estruturar, a rede dele, em funcionamento, sem dividas, e toda estruturada, com 800 clientes, valera perto de 10x o que arrecada, assim, terá um valor estimado em R$ 500 mil reais. Em um aporte de R$ 100.000,00 reais.

    Veja que o projeto depende de inúmeros fatores economicos-financeiros, listando alguma coisa abaixo:
    1) Estudo de Viabilidade Economica
    1.1) Definição da zona de atuação
    1.2) Micro e Macro-zona
    1.3) tipo de serviço a ser efetuado
    1.4) definição de perfil e densidade de penetração
    2) Pesquisa direta sobre potencial de novos clientes
    2.1) entrevista pessoal numa relação de pelo menos 30% de entrevistados (800 * 30% = 240) divididos entre as categorias de serviços a serem ofertados, proporcionalmente ao estudo de viabilidade
    3) Analise completa da concorrencia:
    3.1) tipo de serviço
    3.2) valores
    3.3) formas de pagamentos
    3.4) tipo de suporte
    3.5) nivel de satisfação de serviço

    Assim, vai, com o projeto feio minuciosamente, será possivel encontrar qual o tipo de serviço que o cliente QUER e o quanto QUER pagar.

    Com estes dados, você descobrirá o local de ancoragem da torre, onde dará sequencia ao projeto de viabilização de estrutura.

    E assim por diante, é um projeto que envolve inumeros items, para isso, tem que contratar uma consultoria, normalmente, você pagará cerca de 5% do valor do projeto para um consultor fazer isso junto de você (praticamente quem faz é você mesmo, o consultor apenas o guiará em todas as etapas)

  16. #56

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Não entendi muito bem essa parte do Voip Filzek, tem como explicar melhor? Colocando Voip o ROI é mais rápido

  17. #57

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    Não entendi muito bem essa parte do Voip Filzek, tem como explicar melhor? Colocando Voip o ROI é mais rápido
    Sim, porque voce tem um servico agregado na tua rede que voce nao tinha. Aumenta o custo com aquisicao e contratacao, mas ao mesmo tempo, aumenta o faturamento com um servico novo.

  18. #58

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    Hoje se o provedor for viver somente de interner e telefonia basica, se a internet nao for passar de 5mb da pra utilizar o sistema basico, e ser muito feliz mesmo.

    Veja que montamos um sistema para entregar até 1200 clientes simultaneamente, usando até 1.5mbps cada, distribuidos em 5 torres, em 6 setores, com até 40 clientes por setor. todos modulando N puro em 40MHz e em 135/150Mbps (podendo cair ao maximo de 65Mbps de camada de transmissão), que o sistema permanece funcionando perfeitamente.

    Isto estamos falando em uso SIMULTANEAMENTE, mas é FATO que o uso em cadastro em torre, e de real situação de fato, é de 3:1, ou seja, 3 Clientes Cadastrados pra 1 Cliente navegando, assim, desta forma da até para chegar a 3000 clientes na cobertura com 5 torres conforme apresentado.

    Se voce partir nesse pre susposto e sua regiao tiver condição de receber essa gama de clientes, o ROI se dará em 5 MESES, ISSO MESMO CINCO MESES, somente com acesso condicionado a internet, se você adicionar a telefonia (um kit ata + aparelho de telefone) sair por R$ 99,90, com mais esse investimento, voce mata o ROI em 8 MESES.

    Negócio mais lucrativo que este, nesta estrutura e forma, é impossivel de ser alcançado.

  19. #59

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    O Voip voce vende o SVA (serviço de valor agregado), ou seja, voce pode vender o chanelling da comunicação, ou seja, é o intermediario do cliente e da operadora, assim, seu cliente, no contrato lhe da a condição de adquirir o minuto mais barato de ligação e repassar para ele, assim, você apenas irá lhe encaminhar a ligação e tarifar pelo uso de rede, isso chama-se SVA, porque na realidade você não prestou serviço algum, mas, isso deve estar em contrato.

    Ai voce no seu servidor voip, escolhe o melhor canal de saída, e termina a ligação para seu cliente, exemplo, ele ligou de sao paulo para a bahia, o custo final da ligação com impostos foi de 0.08 centavos, voce cobrou 0.03 centavos pelo transporte, cobrados do cliente 0.12 centavos, na qual ira constar na contabilidade sua REPASSE DE PAGAMENTOS A TERCEIROS 0.08, SVA 0.03, isso por minuto, assim, o SVA não paga impostos algum, se o teu cliente gastar 50 reais de telefonia, praticamente voce lucrou R$ 15,00 e não precisa pagar imposto algum sobre ele.

  20. #60

    Padrão Re: Investimento em Wireless ou Famoso Cash out?

    E os testes?