Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Boa Noite Galera,

    Bom, como eu ja havia falado antes sobre IPTV e solução para prover banda até 100Mbps real para o usuário via WiFi 3X3 com BeamForming, agora chegou a noticia que todo mundo nao queria acredita, e literalmente FUD.....

    A Telefonica ira lancar o servico de IPTV HD Digital via WiFi, uma forma barata e funcional para implementar IPTV via WiFi com MicroCelular BeamForming 3x3 ou 4x4, isso mesmo via WIFI, esse mesmo que voce usa!

    A Krazer ja lançou a solução de TORRE e de Cliente para isso, e agora a Telefonica publica oficialmente que vai usar um equipamento semelhante ao nosso, então, vejam que isso vai comer todo o mercado.

    A noticia esta aqui:

    Telefônica vai oferecer IPTV sem fio - Negócios - COMPUTERWORLD
    Isso chegou em boas horas, pois, a Krazer JA TEM A SOLUCAO IGUAL PARA VOCE E COM BAIXISSIMO CUSTO DE INSTALACAO E USO!

    Vejam e comentem sobre isso.

    Erick

  2. #2

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Filzek,

    Na NETCOM 2011 vimos em seu Stand a célula que estava em exposição,
    É essa célula que está em questão aqui no fórum? Ou é outro produto?
    Caso seja, gostaria de maiores informações sobre o assunto, e caso possivel também me contate pelo MSN, (vc teu eu no msn, paulo_massa) para maiores informações e um possivel teste de campo!
    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Vamos ver no que vai dar.
    Acompanhando...

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Opa, gostaria de saber mais sobre este produtos e possivelmente se necessario me cantidato a testes em campo para fazer um piloto e ver o funcionamento.

  5. #5

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Bom dia, seria aquele que vc estava mostrando no Stand na NetCom.

  6. #6

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    apesar de a tecnologia (beamforming) ser praticamente a mesma... a forma de trabalho é totalmente diferente.

    no modelo da krazer sao utilizados 8 AP na mesma torre, na qual, dependendo do tamanho do canal (5, 10, 20 ou 40 mhz) podera trazer serios problemas posteriormente... pois se usar 40 mhz, simplesmente estara usando TODOS os canais disponiveis em 5 Ghz em uma UNICA torre... ai quando precisar fechar um novo enlace ou levantar outra torre, devera fazer reaproveitamento de canal, o que ira gerar sobreposicao e consecutivamente gerar interferencia em voce mesmo.

    ja esse outro equipamento, na qual a Telefonica quer usar... ele trabalha em mesh.
    opa, mesh, o cenario ja muda.
    vamos supor que eles coloquem uma base a cada 500m (acredito que vao colocar a cada 1km ou 1,5km)...
    usando o canal em 40 mhz, possibilitaria 8 bases sem reaproveitar/sobrepor canal...
    usando 20 mhz, possibilitaria 16 bases sem reaproveitar/sobrepor canal.

    agora vamos aos calculos da distancia atendida...
    se a distancia entre cada base for de 500m a 1km... quantos KM quadrado essas 8 bases (em 40 mhz) ou as 16 bases (em 20 mhz) atenderia?
    veja que voce so iria usar o mesmo canal, no minimo 4km depois...
    diferente da solucao proposta pela Krazer, na qual, voce acaba usando o mesmo canal na mesma torre.

    enfim, com esse equipamento que a Telefonica vai usar... vai permiti-la atender uma grande distancia (devido ao mesh), ter qualidade (ja que estara proximo ao cliente) e ter um alto throughput (por usar beamforimg).
    outro detalhe a se levar em consideracao é que eles usaram essa tecnologia unicamente para IPTV... dedicando toda a largura de banda para o IPTV.

    usando o multicast, é possivel entregar o mesmo conteudo para multiplos clientes.
    diferente do nosso cenario, onde o conteudo é diferente para cada usuario.

  7. #7

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Boa Noite Pessoal,

    A Solução é a apresentada a vocês na NetCom e esta semana na MUM Brasil 2011, o que foi um sucesso total.

    A Nossa solução também trabalha em MESH NATIVO que é a capacidade de fazer TRAFFIC-FLOW-CONTROL sobre WIFI sem precisar usar nenhum protocolo de roteamento a parte, porém, o custo da licença é por projeto, assim, devemos avaliar cada caso, ja esta disponivel e funcionando.

    NÃO PRECISA TER 8 SETORES COM CANAIS DIFERENTES, isso é para quem precisa entregar 100MBPS para 1020 usuários SIMULTANEAMENTE, com origem e distino DIFERENTES.

    O que o pessoal quer fazer aqui é TERRORISMO contra o crescimento correto do N puro em 40MHz, o FUTURO chegou, fim a passado, enterro ao ABG como propomos e uso correto e MASSIVO do ESPECTRO como a legislação permite e de forma a dar BANDA real aos clientes!!!

    Veja que o que massificamos aqui é cobertura MicroCelular (EXATAMENTE IGUAL as TORRES de CELULAR) de raio máximo de 2Km, com PRIMAZIA.

    Nosso equipamento é o único que faz isso hoje e a um custo extremamente baixo.

    MAIS UMA VEZ AFIRMO:

    TESTES LIBERADOS DESTA SOLUÇÃO A TODOS OS PROVEDORES DO UNDER-LINUX!
    (PROVEDORES COM ASSINANTES, SÓLIDOS, COM SCM OU SVA EM CONTRATO, OU QUE TENHAM PELO MENOS TEMPO DE FORUM SUFICIENTE PARA AVALIAR QUE É UM PROVEDOR MESMO E NÃO UM CURIOSO APENAS!)

    E AGORA VENHO QUESTIONAR O SEGUINTE:

    QUAL FOI A EMPRESA QUE COLOCOU EQUIPAMENTOS A PROVA AQUI E SEM CUSTOS DO TESTE COMO ESTAMOS COLOCANDO E NA ESCALA QUE ESTAMOS COLOCANDO???

    Por isso é que a diferença agora é grande, basta entrar em contato comigo diretamente que libero o teste!

    Todos bem vindos para esse teste!

    Erick Filzek
    (19) 7804-6741
    (19) 3256-5557
    (19) 3245-0708

    Podem falar com o FERNANDA STEFEN, diretamente no msn: [email protected] ou pelos telefones acima, e fazerem o cadastro com ela, enviarem a documentação, e solicitar que ela libere comigo o pedido de testes, ai entro em contato com vocês por telefone e libero o teste dos equipamentos.

    Coloque na PRATICA a entrega para 100 clientes simultaneamente de 40Mbps continuamente em sua torre!

    Erick

  8. #8

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Pessoal, para quem quiser vender a TV por IP em banda de MULTICAST IGMP PROXY que praticamente usa todo o sistema apenas como um grande HUB em BROADCAST de todos os canais, a nossa solução FAZ EXATAMENTE O MESMO QUE O DA TELEFONICA, IGUALZINHO!

    O andrio o da telefonica usa 4 canais, 2 canais em 40MHZ para AP's e 2 canais em 40MHz para o Mesh, é o double-dash no mesma solucao. Porque se usar em 40MHz para receber e broadcastear a banda cai pela metade, 284Mbps caem para 142Mbps, dai não passam todos os canais em HD como esta proposto no artigo, isso é fisica e sabemos.
    Quem colocar nossa plataforma em comodato de teste, verá que podem passar cerca de 200~240Mbps reais TCP entre dois setores via WiFi e por teste de dados de um:

    PC porta Giga -> Krazer Extreme - WiFI - WiFi - Krazer Extreme -> PC porta Giga

    Dados TCP/IP vindos do PC 1 até ao PC 2!

    Podem usar para simular vários chains simultaemente de pacotes e transmissões o JPERF ou até mesmo o IXIA Chariot, simulando a quantidade dos pacotes por segundos que quiserem, vejam que um PC porta Giga Core i7 consegue mandar a simulacao de 1000 clientes mandando 300 pacotes cada por segundo, assim, da pra formar dados de 280Mbps continuamente!

    Abracos e no aguardo de quem quer testar os equipamentos para que eu possa entrar em contato.

    Me mandem mensagem privada com o telefone de voces!

    Erick

  9. #9

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    O que o pessoal quer fazer aqui é TERRORISMO contra o crescimento correto do N puro em 40MHz, o FUTURO chegou, fim a passado, enterro ao ABG como propomos e uso correto e MASSIVO do ESPECTRO como a legislação permite e de forma a dar BANDA real aos clientes!!!
    Filzek
    nao é TERRORISMO.
    o modo "N", o Beamforming.... ajuda e muito a ter bandas maiores, mas querendo ou nao, ainda é Wifi e assim sendo, esta sucetivel a todos os mesmos problemas que encontramos no modo "A".
    PS: suportar mais ou menos PPS esta diretamente ligado ao processamento do equipamento.

    as Micro celulas das Operadoras de celular possuem no maximo 4 AP na torre.. nao 8.
    - Usar 8 AP em uma torre é loucura... pega um analisador de espectro e faça a analise no meio desses 8 AP... por mais que estejam em canal diferente, o Ruido de fundo é ASSUSTADOR.
    - Sem contar que se voce usar esses 8 AP em 40 Mhz, simplesmente ira usar TODOS os canais disponiveis na frequencia 5 Ghz (todos os canais do 5.4 e todos os canais do 5.8), nao sobrando mais nenhum canal disponivel para uso OUTDOOR... ai voce vai ser forçado a reaproveitar os canais na mesma torre, gerando assim uma sobreposicao dos canais, logo, diminuindo a performace que os AP teria.
    - isso sem levar em consideracao que usando 40 mhz, seu sinal tem que estar perfeito... caso contrario sua rede (CCQ, Data Rate) ficara instavel.

    Voce sabe que isso nao é TERRORISMO, isso é FATO.
    Ja ouviu aquele proverbio: "quer mudar o mundo? comece pela sua casa"
    em outras palavras: antes de culpar seu concorrente pela interferencia, analise sua rede...

    ------
    bom, acredito sim no N, acredito sim no Beamforming.
    mas desde que usado com cuidado.

    na minha opiniao, para usar 40 Mhz para atender clientes:
    - ter no maximo 4 AP na torre e a area de atendimento ser de no maximo 1,5km

    eu aqui pretendo usar a tecnologia N com 6 AP na torre, mas em 10 Mhz.
    se com 5.4a (que é 1x1) eu consigo entregar ate 2mb com qualidade e estabilidade (meu pior sinal é -60, meu pior noise é -87... SNR perfeito.)
    entao, acredito que com 5.4n (que é 2x2, 3x3 ou 4x4) eu consiguirei entregar uns 4 ou 5mb com a mesma qualidade e estabilidade.
    e ainda me sobrara canal disponivel para fechar novos enlaces ou abrir novas torres.

  10. #10

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Acompanhando.

  11. #11

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Eu não pretendo vender TV por WiFi, eu na realidade não pretendo vender pacotes de canais com IPTV por tecnologia nenhuma, pois acredito que o nosso maior desafio não é criar uma rede capaz de trafegar a quantidade de dados necessária para dar suporte a esse tipo de serviço.

    Eu acredito que nossa maior dificuldade é fazer o negócio ter viabilidade econômica, pois esses pacotes de canais devem ser muito caros para se comprar em pequena escala, o que nos deixaria em uma desvantagem muito grande em relação às grandes operadoras que tem grandes contratos com as produtoras, empacotadoras e distribuídoras de conteúdo.

    Talvez uma alternativa fosse adquirir esses pacotes de canais por meio de uma Cooperativa de Pequenos Provedores e assim conseguir melhores condições, mas mesmo assim não me parece muito agradável ter que investir muito dinheiro numa rede de altíssimo desempenho, somente para tentar entrar no negócio de TV por assinatura, via IPTV.

    Mas de qualquer forma, eu pretendo sim melhorar minha rede, não para vender TV, mas para continuar vendendo Acesso a Internet de alta qualidade. E essa sua tecnologia me parece interessante, para conseguir essa melhoria. Por isso, peço que entre em maiores detalhes sobre o produto que desenvolveu, para que possamos entender melhor, citando inclusive alguns cases e valores de referencia.

  12. #12

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    verdade, precisamos de mais especificações dos equipamentos,
    eu mesmo estou querendo montar uma rede em alguns meses para atender a totens multimedia, apesar de nao ter conseguido achar uma solução multimedia para transmissao iptv ainda, ja estou analisando os equipamentos necessarios e me interessei por estes da krazer, mas quero alguns detalhes a mais deles...

  13. #13

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Como um dos desenvolvedores do servidor DLNA, posso dizer algumas coisas sobre isso...
    IPTV, DLNA, WiFiTV, 4gTV e etc... Para uns não parece ser o futuro, mas para outro sim...
    Uma coisa, e você ja ter seu equipamento na torre, nos clientes e etc... Agora eu pegunto ao ERICK
    Digamos que eu tenho 900 cliente todos em tecnologia da UBNT m5... Torres e etc...
    So de equipamento em cliente e 180 mil reais... Vamos arrendondar tudo para 200 mil...

    Ae voce me mostra um novo equipamento. Que posibilita o IPTV e etc... Mas ae vem a questão simples, o que eu vou fazer em relação aos equipamentos dos clientes? Tirar tudo e jogar fora???

    Trocar pele seu? So de trocar pelo seu equipamento, qual vai ser meu prejuizo? Ja pensou? Sera gigante, terei que formar outra equipe de tecnicos, sair de casa em casa trocando equipamentos e etc... Olha so o valor que vai me custar isso, sem contar com a compra de 900 equipamentos de clientes da krazzer...

    No final das contas eu ja devo ter gastado aproximadamente de 200 a 300 mil reais... Somando um montante proximo aos 500 mil reais...

    Por isso que sempre digo e repito, "O que tem que ser criado e tecnologias novas, para que se possa usar nas antigas".

    Sem gerar gastos imensos, pra mim cartão BNDES e um cartão de socorro as vitimas!!!

    Se a KRAZZER fizer um SETBOX para IPTV para ser usada nas tecnologias ja dentro dos provedores, garanto que serei o primeiro a comprar.

    Mas não serei o primeiro a comprar uma tecnologia do zero, para começar tudo de novo...

    Essa e minha opnião!!!

  14. #14

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Filzek,

    Poderia postar algo, de como seria o ideal para usar o que esta sugerindo com seus equipamentos. A ligação entre as micro-células, como seria, qual o firmware que vem nos equipamentos. O valor do kit para o cliente, qual seria.

  15. #15

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Sem querer colocar lenha na fogueira o falar Mer.., aqui no RS existem muito os chamados azbox e azamerica, nós inicialmente instalamos cerca de 200 clientes com azbox e como o serviço aumentou graças a deus, paramos de instalar e passamos para outros continuar as instalações para isso, acredito que muitos condenam isso, mas segundo a policia federal em santana do livramento, divisa com rivera no uruguai, disse q nao barraria a entrada para consumo deste tipo de equipamento e que era problema das operadoras de nao cuidar de alguma coisa que entra involuntariamente em seu patia de sua casa, salvo q isso é diferente de fazer gato na net ou fazer gato de agua ou energia eletrica. Ainda bem que o pessoal prefere internet via rádio e azbox do que os combos da net ou combo da gvt com iptv.

  16. #16

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Bom Dia,

    A questão é:

    1) Seu equipamento cliente consegue passar 150mbps TCP/IP real?
    2) Sua torre consegue mandar 200+ Mbps TCP/IP?

    Se as respostas são não, então, tem que troca, ou então esquece, você nunca via entregar IPTV/TV a Cabo pro cliente, nunca, pode no maximo colocar um VoD, e olha lá.

    O problema que o provedor quer fazer é milagre da onde não tem nem funcionamento de wireless, ai amigo, esquece, continua do jeito que esta.

    Voce esta comparando um provedor de 900 usuarios com a Telefonica, ai, amigo, melhor continuar a pensar como um provedor de 900 usuario, e não como uma Telefonica.

    O que apresentamos a vocês é uma solucao de entregar 40mbps para cada cliente normalmente, o que nenhum provedor aqui hoje faz, nem chega nem perto disso.

    Para TV hoje em 150 canais são necessários uma rede de pelo menos 150mbps continuos em broadcast pleno.

    Quanto a melhorar a rede, só imaginar.
    1 torre, mudar 1 setor atual, de 90 graus, gastara:
    1 Equipamento KRazer KR-WAP5450N-A-EP 3X3 BeamForming - R$ 1300,00
    2 Paineis Setoriais de 90 Graus 17dbi - R$ 260,00 x 2 = R$ 520,00
    2 Pigtails LMR400 1,20 metro - R$ 40 x2 = R$ 80,00

    Custo total de R$ 1900,00

    Voce pode manter suas Nanos M5, SXT ou qualquer equipamento que seja N real na rede, sem problema, e de cara passar 20mbps em cada um.

    Suporta throughtput maximo de 240Mbps compartilhado, algo como 100 clientes simultaneamente no setor, passando de 10mbps a 20mbps cada um sem problema TCP/IP, podendo chegar até 40Mbps.

    Se usar nosso Kit Cliente Krazer Soft 5.8GHz 18dBi passa de 20 a 60Mbps TCP/IP garantido, custo entre R$ 139,90 a 169,00 dependendo da quantidade.

    Abracos e como dissemos antes, abertos a Try and Buy para provedores com SCM ou SVA.

    Erick

  17. #17

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Sera que agora iremos fazer Apologia ao CRIME vendendo AZBOX/CS/SS???

    aff, acho que tem que proibir mesmo SCM geral e pedir igual SFTC pelo menos 1.5 milhao de reais de patrimonio, porque olha so o que aparece no forum!

  18. #18
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    fazer é uma coisa, funcionar e dar assistencia é bem outra....

  19. #19

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    Filzek poderia postar imagens dos equipamentos, estou interessado mas no site não tem nada!

  20. #20

    Padrão Re: IPTV sem fio - Telefonica vai Colocar em Pratica via WIFI 3x3 ou 4x4 com BeamForming??? E ai???

    um settop box de qualidade, ou mesmo que funcionasse adequadamente, e facil de configurar, junto com uma solução para servidor do IPTV, seja por streaming, DLNA, ou qualquer outro protocolo funcinal, eu seria o 2º a comprar ja que o MorpheusX vai ser o 1º.
    ai sim faria sucesso....