Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Olá Amigos do fórum!

    Acredito que as dúvidas que tenho nesse momento são as mesmas de vários colegas haja visto que estamos no meio de um momento crucial para a sobrevivência de nossas empresas. Todos nós sabemos das limitações existentes para as transmissões via rádio e por mais que os fabricantes embarquem novas funções em seus rádios nunca resolverão os problemas de poluição stectral exemplo do que vem acontecendo com a enxurrada de equipamentos ubiquit com o bendito airmax e 40mhz (dalhe potência nos nanos!!!) “o cara nem sabe o que significa mais configura o bendito nano em potencia máxima e lógico em 40mhz pra o bicho ficar tinindo”, pra vender um planinho de 256k a 512k, aja paciência, vamos ao que interessa...

    Acredito que todos que queiram manter-se no mercado deverão ter no mínimo redes mistas com wireless e redes cabeada. Tenho conversado com outros colegas a respeito porem ainda não cheguei a um consenso e dúvida maior é saber em que tipo de rede cabeada investir nesse momento já que existem várias possibilidades como UTP, HPNA, FTTX, DSL etc.

    Temos que ter em mente que fornecer somente internet não satisfará aos anseios dos nossos clientes e pensando nisso é hora de arregaçarmos as mangas e encarar um projeto inicial para cabeamento de nossas áreas. Quem já começou um projeto de cabeamento e principalmente aos que já tem suas redes em operação poderiam colaborar conosco e dar algumas dicas tais como...
    • Por onde começar o projeto de compartilhamento de postes junto à prestadora de energia local
    • Dicas de profissionais e empresas do ramo
    • Dificuldades encontradas no pré projeto e na execução do mesmo.
    • Custos com postes, projeto, equipamentos etc
    • Custo médio por cliente instalado
    • Fornecedores
    • Quais cursos vocês recomendam
    • Qual a tipo de rede que vocês optaram em implantar e por quê?
    Acredito que muitos aqui tem essas dúvidas, agradeço desde já a colaboração de todos!
    Última edição por Evilazio; 14-11-2011 às 00:24. Razão: Correções

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    estamos juntos nesta empreitada, estou a uma semana fazendo levantamento para viabilizar um projeto como este, ja pesquisei com a CIANET para coaxicial, e UDP, esta semana q entra esterei vendo custo por poste isto e que depende de regiao a regiao. mas vou acompanhar e postar resultados aqui.

  3. #3

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Estarei testando nesta terca posto resultados aqui.. obs.. cabeada utp cat 5 com energia direto no fio e hub a cada 100 metros...posto fotos do projeto de teste..

  4. #4

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Ok aguardamos os ressultados, vamos em frente companheiros!

    Valeu.

  5. #5

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Ferramentas de Tópicos >> Acompanhar este tópico !! Fica mais fácil !!

  6. #6

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Bom dia a todos.
    Vou falar por mim.
    Aqui em nossa região, tenho 3 localidades com rede cabeada UTP, coloco caixa hermetica com switch a cada 100/120mt nos postes, a energia utilizamos cabos FE (de telefone mesmo) que sai de nosso escritório onde sai a rede cabeada, colocamos um no-break que entra 220v (que é a que temos aqui) e saida 220v, porque como os switchs funcionam de 100 - 240v então temos uma capacidade de colocar mais switchs nessa rede.
    Ainda não temos nenhum problema com a utilização dos postes junto a fornecedora, não pagamos nada ainda...

  7. #7

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Desculpe, mas você joga 220v no drops e usa os postes e não paga nada ?

  8. #8

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Citação Postado originalmente por Evilazio Ver Post
    Olá Amigos do fórum!

    Acredito que as dúvidas que tenho nesse momento são as mesmas de vários colegas haja visto que estamos no meio de um momento crucial para a sobrevivência de nossas empresas. Todos nós sabemos das limitações existentes para as transmissões via rádio e por mais que os fabricantes embarquem novas funções em seus rádios nunca resolverão os problemas de poluição stectral exemplo do que vem acontecendo com a enxurrada de equipamentos ubiquit com o bendito airmax e 40mhz (dalhe potência nos nanos!!!) “o cara nem sabe o que significa mais configura o bendito nano em potencia máxima e lógico em 40mhz pra o bicho ficar tinindo”, pra vender um planinho de 256k a 512k, aja paciência, vamos ao que interessa...

    Acredito que todos que queiram manter-se no mercado deverão ter no mínimo redes mistas com wireless e redes cabeada. Tenho conversado com outros colegas a respeito porem ainda não cheguei a um consenso e dúvida maior é saber em que tipo de rede cabeada investir nesse momento já que existem várias possibilidades como UTP, HPNA, FTTX, DSL etc.
    Ta ai um cara que pensa exatamente como eu, exatamente como eu venho tentando dizer aqui no Forum.
    Nao adianta inventar tecnologia nova para o Wireless, sempre iremos sofrer com Interferencia...
    Se tivermos conciencia de ter os minimos Cuidado possivel, podemos trabalhar por um pouco mais de tempo com um pouquinho de qualidade... mas nao tem jeito, o futuro vai ser cabo.

    eu cheguei ate de discutir com o Filzek (Krazer) aqui no forum.
    a procura/disposicao por nova tecnolgia.
    Seus novos equipamentos em N com BeamForming é louvavel.
    mas seu marketing, o projeto para como foram confeccionados para trabalhar é de dar desanimo.

    8 AP em 40 Mhz em uma unica Torre... isso mesmo 8 AP
    simplesmente usaram TODOS os canais disponiveis em na frequencia 5 Ghz... para que?
    para poder oferecer ate 20 mega por cliente...
    pergunto, para que isso? se 90% dos provedores mal tem link para atender 5 mega por cliente... se 90% dos provedores tem plano maximo de 1mega...
    somente para ficar bonitinho? somente para gerar e sofrer mais com interferencia?
    realmente, é de ficar desanimado.

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Bom dia a todos.
    Vou falar por mim.
    Aqui em nossa região, tenho 3 localidades com rede cabeada UTP, coloco caixa hermetica com switch a cada 100/120mt nos postes, a energia utilizamos cabos FE (de telefone mesmo) que sai de nosso escritório onde sai a rede cabeada, colocamos um no-break que entra 220v (que é a que temos aqui) e saida 220v, porque como os switchs funcionam de 100 - 240v então temos uma capacidade de colocar mais switchs nessa rede.
    Ainda não temos nenhum problema com a utilização dos postes junto a fornecedora, não pagamos nada ainda...
    CREDO parceiro
    jogar 220v diretamente na rede pode ocasionar problemas... se algum cabo desse rompe ou algum moleke soltando pipa relar nesse cabo e morrer eletrecutado, voce podera ser penalizado... a potencia maxima deve ser de 64v (senao me engano)
    outro problema que pode ter é com a concessionaria de energia, utilizar os postes sem a permissao da concessionaria pode ocasionar uma multa altissima, alem de ser obrigado a retirar todos os cabos.

  9. #9

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Isso mesmo.
    Jogo na rede 220v para poder usar um número maior de switchs e ainda não tive nenhum problema com a concersionária.
    Aqui em nossa região não conheço nenhuma empresa que paga pela utilização dos postes.


    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Desculpe, mas você joga 220v no drops e usa os postes e não paga nada ?

  10. #10

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Quais são os problemas para quem usam os postes sem a prévia autorização? qual o valor da multa? alguem aqui ja foi autuado pela companhia de energia?

  11. #11

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    que companhia seria , cpfl ?

  12. #12

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Citação Postado originalmente por Evilazio Ver Post
    Quais são os problemas para quem usam os postes sem a prévia autorização? qual o valor da multa? alguem aqui ja foi autuado pela companhia de energia?
    teve um caso aqui no forum, mas nao consegui achar o link do topico.
    o cara tinha mais de 50km de cabeamento.
    a concessionaria de energia entrou em contato: ou ele fechava contrato ou rancava o cabeamento, sob pena de sofrer processo (ao meu ver, mais do que certo... apropriacao indevida de bens de terceiro é CRIME, passivo de prisao e processo).

    o fato é que naquele momento, a concessionaria estava pedindo um absurdo pelo aluguel... o que inviabilizava totalmente a operacao.... ai ele nao sabia o que fazer...
    se ele tivesse entrado em contato desde o inicio, talvez poderia brigar pelo valor.

    Edit:
    Achei o topico:http://https://under-linux.org/f274/provedor-grande-beira-da-falencia-[explico]-143775/

  13. #13

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    O amigo ai passa 220v em corrente alternada!??? Em cabo de telefone!???
    Desculpe amigo, mas você esta fora de qualquer padrão, norma de segurança e sei la mais o que!! esta completamente louco!!
    Corrente para poste tem que ser baixa e continua... com 90v continua tu alimenta mais de 10 Switchs..
    Imagino que você não tem desarme por sobrecarga nem por curto ne??
    Um outro tecnico de uma empresa pode MORRER nos seus cabos!!
    Ta na hora de você rever seu conceito...!!!

  14. #14

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Amigos sobre a questão de uso do poste, estava conversando uns tempos atrás com o ex-prefeito da minha cidade que é muito meu amigo, e estava comentando sobre esse assunto, e ele me disse que se a prefeitura autorizar a concessionária de energia não pode fazer nada com o provedor, visto que, eles também necessitam de autorização da prefeitura para poder utilizar os postes, porque afinal, o local onde está o poste pertence ao municipio, e pelo principio de concessão, a concessionária de energia não "poderia" sub-locar os postes a outras operadores, isso na teoria.. legal pra quem não quer pagar por aluguel seria conseguir junto a prefeitura uma autorização assim estaria calçado quanto a isso.

  15. #15

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    Citação Postado originalmente por xXNeoXx Ver Post
    Amigos sobre a questão de uso do poste, estava conversando uns tempos atrás com o ex-prefeito da minha cidade que é muito meu amigo, e estava comentando sobre esse assunto, e ele me disse que se a prefeitura autorizar a concessionária de energia não pode fazer nada com o provedor, visto que, eles também necessitam de autorização da prefeitura para poder utilizar os postes, porque afinal, o local onde está o poste pertence ao municipio, e pelo principio de concessão, a concessionária de energia não "poderia" sub-locar os postes a outras operadores, isso na teoria.. legal pra quem não quer pagar por aluguel seria conseguir junto a prefeitura uma autorização assim estaria calçado quanto a isso.
    na realidade nao é bem assim...

    a concessionaria tambem paga pelo uso do solo. Alem do mais, ela teve custos para implantacao e tem custos para manutencao... Logo, a concessionaria tem o direito de cobrar sim.
    Contudo, os postes possuem 5 ou 6 niveis, sendo 1 desses niveis destinado para uso publico. Entao, creio que se a prefeitura quisse-se, ela poderia autorizar o uso desse nivel.

  16. #16

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    É isso mesmo Andrio. Wireless por melhor que seja, já deu o que tinha que dar.
    Com a queda nos preços, os custos de manutenção de rede wireless poderão inviabilizar o sistema. Além disso a instabilidade de uma rede wireless é conhecida de todos. Mesmo os que dizem que sua rede está filé, sempre terão um alto índice de manutenção.
    É incrível como um cliente que normalmente está bem, de uma hora para outra, acusa que está com lentidão. Vai lá e não acha nada. Dali a pouco ele já está normal.
    Eu já cheguei a conclusão que esta instabilidade é uma característica dos protocolos que utilizamos. O protocolo 802.11 não foi feito para este tipo de uso que temos. Nós é que por teimozia continuamos.
    Senão as operadoras já teriam utilizado em larga escala. Mas eles sabem que wi-fi não é tudo aquilo que gostaríamos.
    Microcélulas pode ajudar um pouco mas não vai resolver tudo.

    Por isso que eles se concentram no cabeamento. Até os projetos de 3G eles levam com muita calma, talvêz esperando uma tecnologia mais atraente.

    Para implantar uma rede cabeada precisa de um planejamento muito bom. Eu ainda não cheguei neste estágio. Mas já comecei o meu planejamento.
    Alguns pontos a levar em consideração:

    1- O que se pretende agora e no futuro? Levar só internet e talvêz voip? UTP.
    Se pretende algo como TV, VOD, dai então HPNA3 ou Fibra. Mas não adianta só querer levar o sinal de vídeo. Tem que analisar o mercado para ver se compensa. Direitos de retransmissão de tv é caríssimo.
    Mesmo no UTP , a concentração de clientes é importante, pois voce pode passar cabo por dois ou 3 quarteirões e não ter assinantes ali. Já começa a ficar inviável.

    2- No meu caso só me sobrou levar internet mesmo. Daí que cabeamento UTP resolve. Mas não é tão fácil assim. Continuando com o planejamento.

    3- Próximo passo é contatar a concessionária de energia. Por mais que a prefeitura diga, quem detém a posse dos postes é a concessionária.
    Com a nossa concessionária não teria problemas. Eles cobravam até 15 reais por poste.Mas com a movimentação da Anatel e Aneel, eles mudaram a política de preços. Eu conversei com o responsável pelo setor no Estado e o cara me deu uma aula.
    O último contrato que eles firmaram ficou em 3.68 reais por poste independente do número contratado. Porque baixaram tanto? Para tentar evitar um tabelamento por parte da Anatel e Aneel. Eles fizeram um custo de manutenção para chegar neste preço. Se a Anatel tabelasse em 2.50 como era a notícia corrente, eles teriam prejuízo.

    4- Estudar bem o manual de normas para compartilhamento de infraestrutura. Tem muita exigência que vai surpreender . Por exemplo, aqui é exigido o uso de cordoalha. Não pode fixar nada nos postes a não ser o suporte para os cabos e cordoalha. Tudo o mais tem que ser fixado na cordoalha pelo menos a 60cm do poste. O projeto elaborado por um engenheiro da área, inclui desde posicionamento georeferencial dos postes até estudo de ventos laterais de 140km nos cabos. Não pode injetar corrente alternada. ( ísto é muito compreensível. Vai que dá um acidente e um poste cai. A concessionária desliga a rede para manutenção, mas os cabos do provedor estando energizados com AC, já viu né? )
    Com o projeto de engenharia aprovado pela concessionária, vai tudo para a Anatel e Aneel incluindo o contrato entre as partes, para que seja homologado pelas agências.
    Só daí então é que pode começar a execução. E se eles encontrarem algo fora do projeto as multas são pesadas.
    Só nisso já deve ir mais de 6 meses.

    Neste meio tempo.....

    5- treinar pessoal para instalação e manutenção. Existem normas técnicas para isso.
    Não só a instalação em si, mas também como montar o cenário de trabalho, com uniformes sinalizados, cones de alerta ao trânsito, não bloquear calçadas, etc etc. Todo equipamento deve ter certificação EPI.

    6- Falar em custo por assinante é um pouco genérico no caso de usar cabeamento UTP.
    Eu encaro a implantação da rede como um investimento, assim como um outro negócio qualquer que precisa de investimento em mobiliário, maquinário ou mesmo produtos para revenda. Qualquer comércio para iniciar hoje vai precisar deste investimento. Então encaremos o custo de implantação como se fosse uma máquina que vai trabalhar para lhe dar o retorno.
    Assim que o custo por assinante seria só o cabo de rede desde o switch até a residência.
    Dificilmente vai utilizar mais que 50m de cabo.

    Quanto a injeção de energia DC e dados, tem algumas boas opções no mercado. Um equipamento composto de fonte 800W , nobreak para 10 baterias de 7A, com entrada para fibra, coaxial ou Rj45 fica em 1800 a 2500 reais dependendo do fornecedor. Mas já tudo prontinho. Nestes projetos não dá para improvisar. Tudo precisa ser homologado. Num acidente, se teu equipamento não atender as normas, a responsabilidade cívil pode causar um estrago no teu bolso.
    A cada 100 metros no máximo precisa de um ponto de regeneração da corrente 12V. Neste ponto é que vai incluido um switch. Se for de 8 portas, duas vão ser utilizadas uma para receber os dados e a outra para dar continuidade a rede. Assim só vão sobrar 6 portas para clientes. E pelo que vi nas enclosure dos sistemas homologados, não cabe um switch de mais portas. Poderia até colocar um Compex de mais portas que é bem pequeninho e gerenciável, mas não é homologado.

    Assim que uma coisa aparentemente simples como esticar cabos UPT que já estamos acostumados, pode se tornar uma encrenca bem grande se não for feito dentro dos padrões.

    E agora, esperar por melhorias no wi-fi, que como o Andrio disse, é dificil acontecer, ou partir para cabeamento?

  17. #17

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    as novas tecnologias wireless que vem surgindo podem dar um UPGRADE no throughput da rede, assim como no plano maximo que podemos oferecer para os clientes.
    mas, mesmo que essas novas tecnologias sejam fantasticas, elas nao fazem milagre... se nao souber fazer um bom uso, so vai acabar gerando e sofrendo mais interferencia.

    Eu aqui tenho uma rede muitoo estavel, nao tenho problemas com o sinal.
    Ja ouviram aquele proverbio: Antes de sair para mudar o mundo, dê três voltas dentro de sua própria casa"?"

    Pois é o que eu fiz:
    antes de culpar seu concorrente pela instabilidade de sua rede, antes de culpar seu concorrente pela interferencia sofrida.
    Olhe para sua rede e veja o que poderia fazer, os conceitos que poderia aplicar.


    Aqui uso 5.8 para enlaces e 5.4 para atender clientes, micro-celulas (atendo no maximo 1,5km) e para completar, uso o canal em 10 mhz para atender clientes.
    Com isso tudo, tenho um sinal perfeito nos clientes (mesmo com potencia baixa), um Noise bom, um SNR perfeito... resumindo: qualidade e estabilidade.
    (em 1 mes, se tive 4 chamados nessa area... foi muitooo...)

    Mas sei que nem tudo é um mar de rosas.
    Sei que mesmo com todo meu Cuidado, a estabilidade alcançada na minha rede wireless nao chega nem perto da estabilidade de uma rede cabeada.

    E agora, fazer o que?
    Esperar que o mesmo Cuidado que tenho, seja o cuidado que os terceiros terao (inclusive meu concorrente)? Ou partir para Cabeamento?

    Acredito que no Wireless ainda vai demorar a chegar o dia em que poderemos oferecer Internet, Telefone e TV para cada um dos nosso clientes com Qualidade e Estabilidade.
    Nos resta apenas o Cabeamento (seja HPNA, HFC, com Fibra ou com UTP), onde mesmo que seja com UTP (que é bem usado por todos nos), poderemos oferecer facilmente Internet, VoIP e IPTV.

    Porem, O Cabeamento pode parecer facil (a principio)
    mas tem que planejar muito bem ou a operacao pode inviabilizar o negocio.

    sem contar que nao é somente chegar e esticar o cabo no poste, existem normas que se deve seguir, alem de cursos que se deve ter.

    Falando em cursos, é imprenscidivel o curso NR 10, alem dos EPIs (Equipamentos de Protecao Individual).
    Ja pensou um funcionario seu sem esse Curso e sem os EPIs... encosta em um fio desencapado ou em uma cordoalha energizada? a Empresa esta $@!#%#&*

    Mas como Carlos (1929) e eu dissemos, o cabeamento tem que ser bem analisado, estudado.
    Senao pode ficar inviavel ou ter surpresas futuras que podem desfazer o negocio.


    No meu caso ainda esta compensando usar Wireless, pois nao tenho custos altos para abrir um novo POP. Uma vez que nao tenho custos elevados para levantar a Torre... so preciso do local e dos Equipamentos.
    Com 2 mil de inicio e R$ 190 mensal eu levanto uma nova torre com 24m para atender ate 1,5km...
    (mas essa é outra estoria).

    De qualquer forma, ja estou pensando no futuro:
    - Sou formado em redes
    - Possuo o NR 10 e todos os EPIs, alem das ferramentas para trabalho em postes (alem das ferramentas conhecidas, tenho que citar a escada de 6M em fibra)
    - E estou adquirindo experiencia com a Via Embratel.
    Um dia (quem sabe nesse proximo ano que se entra), dou inicio ao cabeamento da minha propria rede.

  18. #18

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    melhor coisa.
    cabeia com coaxial o mundo todo, só transmitindo internet pelo coaxial.

    ae cola com alguma operadora de tv a cabo, e aluga a infraestrutura para ela, ela terá de graça os seus clientes, e vc ainda de quebra presta serviço para ela.
    showw

  19. #19

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    No provedor em que trabalho estamos iniciando um projeto de rede cabeada, ja estamos com 6mil clientes com 2.4 e 5.8 e ja nao esta dando pra fazer mais nada, interferencia ta matando a gente de raiva. a soluçao seria FTTH, equipamentos todos da Furukawa. em relaçao aos postes, somos de Goias, e pelo que ja ficamos sabendo a consecionaria vulgo quebrada CELG, cobra 7 reais por postes, entao estamos com projeto para implantar novos postes, ao lado dos de energia ja existentes, o projeto ficaria mais caro e demorado, mais por outro lado nunca mais iriamos preocupar com aluguel. o projeto esta na fase de construçao passando para fase de financiamento do projeto. qualquer novidade posto aqui pra vcs.

  20. #20

    Padrão re: Qual Rede Cabeada é mais Vantajosa em Custos e Beneficio e a Prospecção de Futuro?

    mas pela quantidade de postes vc consegue comprar barato
    e com o tempo seu investimento retorna em 2 anos tranquilo.