Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão rocket + rb750g

    boa tarde amigos


    eu ja estava com saudades rsrsrs .bom fis o treinamento de roteamento dinamico e agora vou por em pratica o ospf na rede .
    mas como não uso nada de mikrotik na rede ,vou colocar uma rb 750g em cada torre para rodar o ospf .
    mas estou na duvida de como configurar os pontos de acesso que estão em bridge hoje para que o cliente em casa receba ip de dhcp automaticamente do servidor principal .
    alguem pode me dar uma luz de como endereçar os aps para ir buscar dhcp no servidor principal .
    agradeço a atenção de todos .

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    Naldo, pelo manual você poderá ter uma ideia de como fazer:

    Manual:IP/DHCP Relay - MikroTik Wiki

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    hum achei interressante o pppoe com radius vou fazer mas testes e talves mudar toda estrutura .

  4. #4

    Padrão Re: rocket + rb750g

    O ideal, em minha opinião (e nisso não tenho experiência mas um leitura rasa), seria combinar OSPF + MPLS/VPLS, todavia, alguém comentou que MPLS consome muito processamento (não testei). O legal desse sistema é que, pelo que entendi, você fará uma espécie de roteamento da camada 2, podendo fazer anel redundante etc tendo até mesmo PPPoE nos clientes.
    Aqui não consegui trafegar PPPoE numa MPLS/VPLS através dos ubnt m5.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    Nada de MPLS aumentar processamento... A carga é inexpressiva diante das funcionalidades.

    Problema de Ubnt é que encrenca com uma pá de protocolos de camada 3. Algum dia, quem sabe, darão solução.


    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    O ideal, em minha opinião (e nisso não tenho experiência mas um leitura rasa), seria combinar OSPF + MPLS/VPLS, todavia, alguém comentou que MPLS consome muito processamento (não testei). O legal desse sistema é que, pelo que entendi, você fará uma espécie de roteamento da camada 2, podendo fazer anel redundante etc tendo até mesmo PPPoE nos clientes.
    Aqui não consegui trafegar PPPoE numa MPLS/VPLS através dos ubnt m5.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    sergio gostei muito do pppoe aqui na bancada ,tem como eu criar um concentrador so pppoe na base digamos com uma rb 1200 ou 1100 e mandar todos os mikrotiks da rede encaminhar os clientes para se conectar no pppoe principal ,tem como ,como eu faria ?

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    Bom, como usa Ubnt, deixa tudo em bridge mesmo e autentica na base. Sei que gostaria de usar roteamento, mas devido aos equipamentos que utiliza, acredito ser desnecessário (após o PPPoE configurado, poderá filtrar qualquer tráfego de camada usando filtros de bridge, todos os clientes terão túneis até seu concentrador, onde poderá usar filtros de fw para evitar tráfego em camada 3 entre os mesmos).

    Se usasse tudo ROS ou outro sistema qualquer roteado que suportasse protocolos de roteamento dinâmico, deixaria tudo roteado, com o OSPF como IGP da rede e depois criaria VPLS para se conectarem ao concentrador.


    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    sergio gostei muito do pppoe aqui na bancada ,tem como eu criar um concentrador so pppoe na base digamos com uma rb 1200 ou 1100 e mandar todos os mikrotiks da rede encaminhar os clientes para se conectar no pppoe principal ,tem como ,como eu faria ?

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    ai não adianta nada como vou crescer uma rede sendo tudo brige ,não acredito que não tenha solução so por que uso ubiquiti.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    Solução tem, mas hoje, diante do seu cenário, você só vai impor um fator complicador a mais na sua rede.

    Mas se quer usar roteador, configure as 750G ou 450G como roteadores, configure o OSPF e depois execute os VPLS para transportar camada 2 até o concentrador.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    ai não adianta nada como vou crescer uma rede sendo tudo brige ,não acredito que não tenha solução so por que uso ubiquiti.

  10. #10

    Padrão Re: rocket + rb750g

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Nada de MPLS aumentar processamento... A carga é inexpressiva diante das funcionalidades.

    Problema de Ubnt é que encrenca com uma pá de protocolos de camada 3. Algum dia, quem sabe, darão solução.
    Bom saber.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    se eu so ligar o mpls ja não fas isso ?

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    não quero me meter com estes tuneis agora acho que não tenho experiencia o bastante

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    Lógico que não. Tem que configurar os túneis fim a fim, lembrando que os túneis estabelecidos através do MPLS são unidirecionais, então será sempre um de cada lado.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    se eu so ligar o mpls ja não fas isso ?

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    Os VPLS são bem simples de configurar. Leia os exemplos da apostila. O que eu demonstro lá, serve para qualquer cenário.

    Como te falei, monte seu lab o mais semelhante possível com sua infra. Faça testes, leia os manuais, os exemplos e assim aprenderá colocar tudo em prática.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    não quero me meter com estes tuneis agora acho que não tenho experiencia o bastante

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    humm não quero criticar mas acho que a mikrotik deveria repensar o treinamento em 2 modulos 1 para ospf de pelo menos 4 dias e outro de 4 dias para tecnicas avançadas,ninguem e genio e entende de primeira e olha que eu não me acho tão burro.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    tudo e facil quando se sabe .

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    O modelo de treinamento, sim, poderá ser mudado, mas não se esqueça o propósito do mesmo não é ensinar os protocolos fundamentais e conceitos básicos de rede, mas apresentar os recursos "avançados" dos mesmos em uma interface chamada ROS.



    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    humm não quero criticar mas acho que a mikrotik deveria repensar o treinamento em 2 modulos 1 para ospf de pelo menos 4 dias e outro de 4 dias para tecnicas avançadas,ninguem e genio e entende de primeira e olha que eu não me acho tão burro.

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    E como é que você acha que eu e vários outros aprenderam? Tem que ler, ler, ler, ler e depois que achar que entendeu, ler mais umas 10 vezes. A partir deste momento poderá ir para o Laboratório e testar, testar, testar, testar e depois disto, sim terá aprendido.

    Só funciona assim Naldo e olha que às vezes ainda falamos/cometemos erros crassos devido ao excesso de confiança e achar que sabemos.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    tudo e facil quando se sabe .

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: rocket + rb750g

    afff eu falo uma coisa voce entende outra ...deixa para la eu me viro aqui.

  20. #20
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: rocket + rb750g

    uai... o que eu perdi? Se explicar, eu respondo de maneira mais eficiente e clara.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    afff eu falo uma coisa voce entende outra ...deixa para la eu me viro aqui.