+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Restaurar Backup

    Ola gostaria de saber se alguem pode mi ajudar pois, fui fazer uma restaução do backup e ae não sei qual foi a senha que coloquei e ae meu servidor esta parado e não queria ter que formatar e fazer tudo novamente pois mim deu um tremendo trabalho serar que tem como eu saber qual e a senha do backup por algum programa que lê este arquivo socorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooo...

  2. #2
    Avatar de paulete
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    2

    Thumbs up Re: Restaurar Backup

    Caro,

    Durante o processo de inicialização do Boot Loader, pressione "ESC" para que o mesmo acesse as opções de boot, será exibido algo parecido com:

    "Nome da distribuição", Kernel 2.6.24-16-generic
    "Nome da distribuição", Kernel 2.6.24-16-generic (Recovery Mode)
    "Nome da distribuição", memtest86+

    Se em sua distribuição exibir somente a primeira opção não há problemas, pois é exatamente ela que utilizaremos, a versão do kernel que é exibida também não afetará o procedimento. Com o foco na opção de boot normal, pressione a tecla "e" (sem aspas), será então exibido algo parecido com:

    root (hd0,1)
    kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak
    initrd /boot/initrd.img-2.6.24-16-generic
    quiet

    Se em sua distribuição aparecer de forma diferente também não há problemas, pois estaremos utilizando a linha que contém os parâmetros ao kernel e com certeza estará lá, em nosso caso deixaremos o foco em "kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak" e pressionaremos a tecla "e" (sem aspas) novamente, você então estará com o cursor no final da linha que define os parâmetros do kernel doLinux, bastando somente acrescentar ao final da linha a seguinte instrução: "init=/bin/bash" (sem aspas) conforme o exemplo abaixo:

    kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak init=/bin/bash

    Após inserir o parâmetro, pressione enter para confirmar, você notará que o mesmo voltará para o menu anterior, bastando somente com o foco ainda em "kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak init=/bin/bash" pressionar a tecla "b" (sem aspas). Será então dado início ao processo de boot, aguarde o término do mesmo.

    Este parâmetro faz com o que o kernel seja inicializado, porém desviando o init a um bash com poderes de root, porém ainda sem permissões para escrita. Para que isso seja permitido é necessário remontar a raiz (/) com tais permissões, utilize então o seguinte comando no terminal que foi inicializado:

    # mount -o remount,rw /

    Pronto! Já estamos com permissões de leitura e escrita. Agora vamos literalmente efetuar a alteração da senha, digite:

    # passwd root

    Entre com a senha desejada e repita a mesma novamente quando solicitado. Então reinicialize o sistema utilizando o comando:

    # reboot

    Ao reinicializar o computador os parâmetros inseridos do boot loader serão descartados, voltando somente os parâmetros originais, o que faz com que o sistema operacional seja inicializado normalmente.

    Agora é só logar com o usuário root e a nova senha.

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Restaurar Backup

    Para não ter novos problemas alem do backup é importante ter um script geral basta criar usando o comando export file=NOME Tambem voce pode usar software Keepass 2 para gerenciar todas suas senhas

  5. #5

    Padrão Re: Restaurar Backup

    Eu fiz um backup utilizando o comando backup mesmo e um outro backup utilizando o comando export. E verifiquei uma diferença entre os tamanhos dos arquivos, o arquivo resultante do comando backup teve um tamanho de 176 Kbytes enquanto que o arquivo resultante do comando export teve um tamanho de 80,9 Kbytes. Gostaria de frizar que eu executei o comando export na raiz do mikrotik, ou seja, fora de qualquer nível de estrura. Gostaria de saber o porque desta diferença de tamanho, sendo que ambos os backups representam o mesmo mikrotik.
    Desde já, obrigado a todos.

  6. #6

    Padrão Re: Restaurar Backup

    Citação Postado originalmente por Flechaus Ver Post
    Gostaria de saber o porque desta diferença de tamanho, sendo que ambos os backups representam o mesmo mikrotik...
    Boa tarde.

    O comando /system backup gera backup binário, de conteúdo com dados mais sensíveis[1], não exportados com /export. Um exemplo desses dados é a senha dos usuários de acesso ao RouterOS (não confundir com usuários PPP ou HotSpot).

    Com isso, /export acaba sendo bem menor. E ficará menor ainda, se usar o comando /export compact[2], que retorna apenas a diferença entre o que é padrão e o que você realmente modificou, tornando o código mais legível, sem sobras irrelevantes.

    Lembrando que o comando /export compact está apenas disponível nas versões 5.12 (ou maior) do RouterOS.

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...nt#Description
    [2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...Compact_Export

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  7. #7

    Padrão Re: Restaurar Backup

    Obrigado pelo esclarecimento trober.