+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aumentar velocidade Link de 70km

    Gostaria de opiniões para nessa situação, tenho um Ponto a Ponto de 70km com boa visada funcionando a uns 2 anos, com throughput de uns 4MB, usando rb600 com XR5 e antena Hiperlink de 33DB, em cada ponta, e sinal de -77.

    Quais opções me indicam para melhorar a velocidade?
    Se usar Rocket quanto teria de Throughput?

    Aguardo opiniões


    Abraço a todos

    Ricardo Origuela

  2. #2

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Citação Postado originalmente por cleuter Ver Post
    Gostaria de opiniões para nessa situação, tenho um Ponto a Ponto de 70km com boa visada funcionando a uns 2 anos, com throughput de uns 4MB, usando rb600 com XR5 e antena Hiperlink de 33DB, em cada ponta, e sinal de -77.

    Quais opções me indicam para melhorar a velocidade?
    Se usar Rocket quanto teria de Throughput?

    Aguardo opiniões


    Abraço a todos

    Ricardo Origuela
    Amigo ... que banda pretende passar? Para essa distância com equipamentos convencionais vai ser um pouco dificil conseguir muito mais troghput, pois a maioria das especificações dos equipamentos (Rocket ou XR5) nomeiam até 50km, ou seja, você pretende utilizar 40% a mais da distância.

    Acredito que vá conseguir fechar com XR5, Rocket (talvez) ... acredito que o grande diferencial para seu enlace sejam as antenas .. Dupla polarizadas de excelentes marcas ...

    eu tive a experiencia com as Xwave da Computech (Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Kit Ponto-a-ponto Xwave Mini Router N + Antena Xwave 5831DR com Radome Shield -) não é propaganda, simplesmente substitui um par de Rocket Dish de 30db (que esta com sinal -67) pelo par da computech 31 db com Radome (que ficou com -55) ... sem dúvidas existem antenas melhores, mas essa foi excelente para meu enlace de 30km.

    Att.

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    amigo aconselho usar radio profissionais para essa distancia se tiver interesse em gastar ...
    ao contrario poderá usar antenas maiores para melhorar seu enlace ,,,
    e ativar o nv2 que aumenta bem a banda .....

  4. #4

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Parceiro com esses equipamentos que voce tem hoje com um pouco de paciencia e uma dose de conhecimento da pra chegar a uns 25mb half ou mais nessa distancia. conheço link de 136km direto com antenas 90cm com 70mb half de trafego usando mimo.

    1 dica melhore o alinhamento das antenas, com essa sua antena e possivel chegar a -60 -65 de sinal,isso ja lhe da um up no link. depois e so ajuste fino de configuraçoes. usa nstreme best fit 3200 frame. boa sorte

  5. #5

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Ola amigo te indico usar xr5 e antenas hyper de 33,possuo um enlace de 74 kiloetros e consigo passar 25 megas full duplex com pings de 1 a 2 ms, nao sugiro usar nv2 porque nao ira fucnionar pra esta disatancia , o uso de nv2 so e aconcelhavel em pequenas distancias .Tenho algumas configuracoes que que posso te passar para que desde que alinhnadas suas antenas ter uma qualidade na banda de passagem. msn [email protected].

  6. #6

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    acompanhando.

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    tem como fazer uma repetidora no meio desse enlace?

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    olha com rocket acho dificil fecha ,a não ser que use antena de 34 dbi rocket dish se fechar acho que voce passa bem mas banda ,mas so alguem que tenha um enlace deste tipo com rocket para te dar uma mão de verdade

  9. #9

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Não tem como colocar repetidora.

  10. #10

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Desculpa ai por descordar mas Rocket e fumo pra longas distancias o protocolo e fraco da muita latencia, somente curta distancia e nao da mais que 20mb half e latencia de 40 a 50 ms .isso com muito custo. vai de antena dual pol. 30 db e radios mimo com 411ah e nv2 funciona muito bem com longa sim . basta ajuste fino e consegue acima de 50mb half esquece se for pra link full duplex .se tiver necessidade compra radio digital Siae pra cima. boa sorte

  11. #11

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Pelas experiencias que tive quando ativei o nv2 a latencia aumentou muito , nao obtive sucesso , quanto a afinamento das antenas , creio eu que ninguem vai mirar a antena pro rumo e linkart mais ou menos . em todos os enlaces de longa distancia que tive ate hj ,apesar de ficar up , se se desconectar o ptp mostrou se "mentiroso", tipo fazia teste de banda passava 40 megas, quando jogava trafego nao passava de 15 megas e os pings normais, por isso na minha opiniao nao usaria o nv2 neste caso.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Citação Postado originalmente por cleuter Ver Post
    Gostaria de opiniões para nessa situação, tenho um Ponto a Ponto de 70km com boa visada funcionando a uns 2 anos, com throughput de uns 4MB, usando rb600 com XR5 e antena Hiperlink de 33DB, em cada ponta, e sinal de -77.

    Quais opções me indicam para melhorar a velocidade?
    Se usar Rocket quanto teria de Throughput?

    Aguardo opiniões


    Abraço a todos

    Ricardo Origuela
    Boa Noite Ricardo.
    Tem um bom equipamento ,porém ultrapassado.
    Pra essa distância, se tiver visada fulll, te aconselho a trocar pra Ubnt Rocket M5 + Antenas Rocket Dish 34dbi nas duas pontas. Vais passar em média uns 20 a 40mbps full ou mais.
    O equipamento utiliza tecnologia que permite a utilização de canais em 5 10 20 ou 40mhz de canalização. Posso te dizer que em cases de provedores que atendo, o ganho de banda foi de considerável para ótimo.

    Grande Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Tô com o Leandro. Eu tenho usado bastante o Rocket. Se o seu case não exigir muitos PPS, então, é uma ótima alternativa. Eu nunca fiz um enlace nessa distancia, mas talvez o próprio Leandro ou o Zé Alves possam te indicar cases que eles mesmo fizeram.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Tô com o Leandro. Eu tenho usado bastante o Rocket. Se o seu case não exigir muitos PPS, então, é uma ótima alternativa. Eu nunca fiz um enlace nessa distancia, mas talvez o próprio Leandro ou o Zé Alves possam te indicar cases que eles mesmo fizeram.
    Valeu uesley pelo entendimento do caso.
    O Rocket M5 realmente é um rádio com custo baixo perto de equipamentos de 20k ou 40k e passa muita banda , mesmo em 40,50 70 ou 80km.
    A única coisa que sempre indico é um estudo detalhado milimétrico do enlace a ser executado. somente assim seu projeto começa e termina 100% perfeito.
    Precisando de ajuda estou a disposição sempre no forum.

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Falando no caso do rocket para longas distâncias......temos um exemplo dentre muitos.
    https://under-linux.org/f169/caso-de...direto-151084/

    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    eu faria uma das 3 opcoes
    1 - colocaria uma antena rocket, com rádio rocket m5
    2 - só trocaria sua antena atual por uma rocket
    3 - colocaria uma antena rocket, com rádio rocket m5 em bridge com uma rb fazendo gerenciamento

  17. #17

    Padrão Re: Aumentar velocidade Link de 70km

    Olá pessoal, obrigado a todos pelas dicas, estou analisando tudo, mas esta dificil de decidir, vou tentar procurar algum rádio profissional, e ver se o valor compensa.

    Estou mandando uma foto do status do link tambemClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal Link.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	52,5 KB
ID:      	30996