Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Amigos tudo indica que vou conseguir um link de 10 megas por fibra (10 Mb + ou - 1500R$), porem distante + ou - 6km do provedor, o problema todo e que não tenho visada e nao existe a possibilidade de ter visada direta do provedor para o local de entrega do link! Consegui o mesmo link entregue no provedor por par metalico a 5500R$...... 4 mil de economia por mes!

    Fibra impossivel...... radios com frequencia licenciada Custo alto no momento!

    tenho sim como fazer ele chegar no provedor porem contornado a mata e os morros, ficaria assim

    Link)))))) enlace 1 ((((((((( predio ))))))enlace 2(((((((( predio)))enlace 3)))))))) provedor

    Mais ou menos 2km cada enlace, banda, o maximo que preciso passar são 10 megas de down e 5 megas de up apesar do link ser full.... 5 megas de upload ja atendem plenamente as minhas necessidades

    quais seriam os equipamentos que vao atender as minhas necessidades, tanto em PPS, quanto em trafego? e com qual equipamento eu teria estabilidade?

    qual seria o custo aproximado com equipamentos devidamente homologados?

    Obrigado amigos!

    aguardo opinioes

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    6 nano bridge dão conta ,10ms a media num enlace destes ,vai gastar ums 4k neste enlace

  3. #3

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Hummm eu aconselharia 3 pares de Sxt ou Groove + antena disco,aguentaria esse trafego/PPS e um futuro upgrade e como as distancias sao curtas acho que ficaria legal.
    Abs.

  4. #4

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Porque é impossivel você instalar sua propria fibra?
    +- 5k instalada uma unica vez.

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    hummm doi no borso mas funciona

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Faz com Nanobridge mesmo, num futuro pode ampliar refazendo a rota toda com SXT, tendo assim dois caminhos, duas tecnologias e uma garantia maior no seu link.

  7. #7

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    SXT? Nanobridge? alguem tem esses enlaces rodando com tantas repetiçoes!? ja ate comentei com o mattos, se fossem 50km direto nao teria medo o que mata sao o saltos.......

    com relaçao a fibra nao consigo passar pois e um morro grande bem grande para se ter ideia ate a Telemar da uma volta gigante para atender atras do morro, a companhia eletrica cobra 8 reais por poste, ainda estou trabalhando com parceria, ja juntei a papelada para dar entrada na SCM mais acho que ainda leva de 4 a 6 meses!
    ....
    Quem tiver um enlace parecido com esse e puder me ajudar agradeço demais!

  8. #8

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Ja dei a dica amigo,ai vai da sua pesquisa pelo forum adentro e vera que se for de Mk vai poder ter um futuro upgrade, eu recomendei a SXT por causa do baixo custo inicial,levamos um link com trafego medio de 10/6Mb com latencia media de 10ms na ultima ponta dos quatro saltos e isso que no primeiro ja trafega 30/10Mb,claro tds com Rb + cartao.
    Abs.

  9. #9

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    se com SXT vai funcionar, se eu colocar seis pares de xr5 com rb433, voce acha que faço esse enlace com a banda necessaria no inicio do topico?

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    10Mb? com xr5?

    se a visada for 100% e você usar antena que presta!
    Concerteza! e vai passar muito mais, 69km aqui passa 40mb!

  11. #11

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    10Mb? com xr5?

    se a visada for 100% e você usar antena que presta!
    Concerteza! e vai passar muito mais, 69km aqui passa 40mb!
    Quantos Saltos amigo tem seu enlace, como eu disse se fosse direto eu nao teria medo algum, o problema todo são as 3 repetiçoes? qual antena voce aconselharia? dupla polaridade? antenas simples? sao repeticoes muito pequenas maximo 3km cada, visada 100% para todos os enlaces!

    Parece uma coisa boba mais aqui nao posso brincar, por isso agradeço imensamente a todos os amigos que estao perdendo seu tempo tentando me ajudar!!!

    grande abraço a todos e aguardo opniioes de quem ja fez enlace parecido!

  12. #12
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Amigo, use a RB433AH para cada enlace, com o XR5 e com um nobreak DC.
    35mb full é garantido!

  13. #13

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Amigo, use a RB433AH para cada enlace, com o XR5 e com um nobreak DC.
    35mb full é garantido!
    amigo qual antena voce recomenda? posso colocar 2 cartoes em cada RB ou 1 para cada?

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Amigo, eu uso muito as Oiw/Hyperlink e sempre me atenderam muito bem!
    Justamente 2 Cartão em cada RB, desative o Tracking das rbs só faça elas em Bridge.

  15. #15

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Se puder ainda investir um pouco mais iria de rb 433ah + Ubiquiti SR71-15 e antenas Oiw dupla,fica profissional.

  16. #16

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    amigo faz um teste de bancada, coloca 3 repetições na bancada e cria o máximo de trafego que conseguir, ja vai ter uma ideia da latência pelo cascateamento de radio!

  17. #17

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    amigo faz um teste de bancada, coloca 3 repetições na bancada e cria o máximo de trafego que conseguir, ja vai ter uma ideia da latência pelo cascateamento de radio!
    Vou testar com nanos M5 tenho sobrando deles aqui.....para PTP seria melhor com airmax ativado ou nao? tenho nanos 5 e nano m5 qual seria melhor para teste?

  18. #18
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Amigo,
    sinceramente nanom5 não aconselho, fiz alguns enlaces pequenos (1km) não gostei muito do rendimento, acho que por ser uma área poluida e o anglo de abertura ser meio grande , não ficou dos melhores.

  19. #19

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Amigo,
    sinceramente nanom5 não aconselho, fiz alguns enlaces pequenos (1km) não gostei muito do rendimento, acho que por ser uma área poluida e o anglo de abertura ser meio grande , não ficou dos melhores.
    os nanos seriam so para teste em bancada! vou ligar 6 nanos aos pares e ver o que vai passar de banda no fim do 6 equipamento e vamos ver alguem sabe me dizer como testar pps?

    aguardo retorno

  20. #20

    Padrão Re: link de 10 megas, maximo de PPS, 3 enlaces de 2km

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Vou testar com nanos M5 tenho sobrando deles aqui.....para PTP seria melhor com airmax ativado ou nao? tenho nanos 5 e nano m5 qual seria melhor para teste?
    usa o M5 pois e o mesmo processador do nano bridge só para ter ideia como vai aumentar a latência pela passagem de vários rádios!
    O pps clica para mostra estações e depois encima do mac que vai aparecer os pps no caso o ap!