Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Alguém para interpretar os prints do companheiro?

    Não tenho muita experiencia com estas interpretações.

    Eu tenho a impressão que o canal 1 é o que está pior, não? Mas se ele sobe nos canais relata que aumenta o ruido. Não deveria, pois os gráficos mostram menos interferencia neles.

    No entanto os data rates que os clientes estão conseguindo estão todos numa faixa boa.

    Amigo, tem mais algum rádio na torre ou é só o rocket com a omini?



    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Opa galera excelente tópico. Me ajudou a escolher uma solução com baixo preço e com muita, mas muita qualidade.
    Estou usando a omni de 10 dbi e para as minhas singelas necessidades está perfeita. Ou melhor quase. Explico:

    O meu objetivo é fazer um ptmp com apenas 7 antenas clientes. Eu estava usando 1 nano loco M2 como se fosse uma omni (afinal é possível se conectar até pelas costas), medida provisória pela extrema falta de grana. Mas enfim, resolvi enfrentar o escorpião que habitava o meu bolso e comprar algo descente. O meu problema é que antes o noise floor na "NANO LOCO M2 - POP" marcava apenas -100. E agora no Rocket marca -92 e do nada vai para -84. Na prática não noto baixa de performance pois praticamente não existe tráfego na rede (ainda...).
    Testei todos os canais. Inclusive baixei a largura do canal para 10 Mhz, o que ajudou a manter o sinal abaixo dos -90 de noise floor. Percebi que quanto mais distante do canal 1 eu fico, mais aumenta o noise floor.

    Mas estou encucado. Sei que oma omni pega poluição de todos os lados, mas não imaginei que fosse tanto. Estou usando baixa potência, apenas 8 dbi e pretendo baixar ainda mais, apenas alinhando as antenas clientes. Gostaria de saber da experiência dos amigos com relação ao ruído e possíveis dicas de configuração para amenizar o problema.

    Seguem imagens para ajudar. E por favor entendam que sou apenas um novato e aprendi praticamente tudo o que sei aqui no fórum. Talvez eu esteja confundindo alguns termos, então por favor compreendam, estou aqui para aprender e quando possível ajudar.

    Obrigado.


    http://img849.imageshack.us/img849/6...canal12.th.pnghttp://img17.imageshack.us/img17/324...zcanal1.th.pnghttp://img560.imageshack.us/img560/3...ketmain.th.pnghttp://img836.imageshack.us/img836/7...ireless.th.pnghttp://img163.imageshack.us/img163/7...cketadv.th.pnghttp://img854.imageshack.us/img854/7...cliente.th.png
    Última edição por 1929; 12-12-2011 às 14:22.

  2. #42

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Andei pensando...
    Olha so... Quem esta em uma cidade onde tem muitas 2.4 (grades)... Fica a dica: Coloque omni 2.4 em airMAX, tente vender o maximo possivel de bullet m2... Ou tente rever o NANOLOCO... Outra dica e voce fazer em comodata!!

  3. #43

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Fala meu caro,
    Aqui estou usando apenas a Omni. Os data rates estão bons, mas me assustei quando vi uma diferença de mais de 10 dBm ao tirar a loco e colocar a omni. Eu só consegui "interpretar" a utilização de canais. Testei aqui novamente e não tem jeito. Nos canais 6 e 11 o noise floor aumenta, nem chega a oscilar, fica quase que constante em -86 ~ -85. No canal 1 fica muito mais estável, quase sempre abaixo dos -90 dBm.
    Estava pesquisando sobre o assunto e encontrei este produto da Computech:
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave Station Mini Router Rocket M5 - caixa com blindagem"Rocket blindado" na versão M5. Agora fico pensando que este seja um problema crônico dos Rockets. O pessoal que está usando a omni 2 ghz, estão sofrendo com "poluição" ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Alguém para interpretar os prints do companheiro?

    Não tenho muita experiencia com estas interpretações.

    Eu tenho a impressão que o canal 1 é o que está pior, não? Mas se ele sobe nos canais relata que aumenta o ruido. Não deveria, pois os gráficos mostram menos interferencia neles.

    No entanto os data rates que os clientes estão conseguindo estão todos numa faixa boa.

    Amigo, tem mais algum rádio na torre ou é só o rocket com a omini?

  4. #44

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Eu uso o rocketM com a omini 2.4.
    Não tenho problemas com interferencias.

    Jà experimentou deixar a escolha do canal em automático para ver como fica?

  5. #45

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu uso o rocketM com a omini 2.4.
    Não tenho problemas com interferencias.

    Jà experimentou deixar a escolha do canal em automático para ver como fica?
    Já usei. Infelizmente não é uma opção confiável, digo isto pq se eu colocar essa opção auto e aplicá-la 5 vezes em um espaço de 5 minutos, é capaz que ela escolha canais entre 1 e 11 como se fosse um jogo de dados. Totalmente ao acaso, não faço a menor ideia dos parâmetros usados para auto seleção de canais.

    Agora mesmo no canal 2 o noise está em -92 dBm eu setei em auto foi para o canal 8 e o noise subiu para -84.

    Como estão os seus valores amigo ?
    Última edição por chocobama; 13-12-2011 às 10:56.

  6. #46

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Nos prints que voce colocou, mostra que todos os canais, sem excessao, inclusive o 12, 13 e 14 estão saturados.
    Eu notei também que quanto menor a frequencia, melhor funciona.
    Mesmo tendo um ruído a -84, se voce estiver entregando um sinal bom, vai funcionar sem problema.
    Esse é o problema da omni. Capta tudo ao redor.

    Saudações,

  7. #47

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Grayfox, acabei chegando a esta mesma conclusão. Estou trabalhando com largura de 10 Mhz e está me atendendo muito bem. Mudei para o canal 4 e nunca mais passou dos -90. Vou continuar assim, para as minhas pretensões está excelente. Foi apenas o susto com a diferença de 8~10 dBm entre o ruído captado pela omni em relação a nano.
    Sem mais, obrigado pelos esclarecimentos.

  8. #48

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Tenho uma Omni 10dbi 2.4 UBNT e O noise floor fica durante o dia entre -88 e -91dbm, no canal 5, nunca consegui mais do que isso e acho normal por ser uma Omni. Recentemente comprei uma caixa de aluminio pra blindar o Rocket, a caixa é feita especialmente para fixar no conjunto Rocket + Omni e espero conseguir um ganho de pelo menos uns 2db fazendo isso, ou no mínimo manter na casa dos -91dbm o dia todo. Foi uma aquisição meio no impulso porque contando frete + dolar ficou em absurdos, R$ 345,00 uma simples caixa de aluminio, é uma aluminio de qualidade, maritimo, mas mesmo assim. Se não ajudar em nada a única coisa que vai valer é deixar o Rocket protegido do tempo. É uma caixa com bastante espaço e não é 100% hermética, então ventila. Creio assim que o Rocket ficará mais frio durante sol. Quem se interessar: www.rfarmor.com

  9. #49

    Cool Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Tenho uma Omni 10dbi 2.4 UBNT e O noise floor fica durante o dia entre -88 e -91dbm, no canal 5, nunca consegui mais do que isso e acho normal por ser uma Omni. Recentemente comprei uma caixa de aluminio pra blindar o Rocket, a caixa é feita especialmente para fixar no conjunto Rocket + Omni e espero conseguir um ganho de pelo menos uns 2db fazendo isso, ou no mínimo manter na casa dos -91dbm o dia todo. Foi uma aquisição meio no impulso porque contando frete + dolar ficou em absurdos, R$ 345,00 uma simples caixa de aluminio, é uma aluminio de qualidade, maritimo, mas mesmo assim. Se não ajudar em nada a única coisa que vai valer é deixar o Rocket protegido do tempo. É uma caixa com bastante espaço e não é 100% hermética, então ventila. Creio assim que o Rocket ficará mais frio durante sol. Quem se interessar: www.rfarmor.com
    A 5.8 de 13dbi é excelente estoucom cliente a 2 km com nível de ruído -92 a -93 e ccq entre 98%.

  10. #50

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por Thiagobiasotto Ver Post
    A 5.8 de 13dbi é excelente estoucom cliente a 2 km com nível de ruído -92 a -93 e ccq entre 98%.
    São fantásticas.
    Pena não serem homologadas!
    O que inviabiliza seu uso...

  11. #51

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Tenho uma Omni 10dbi 2.4 UBNT e O noise floor fica durante o dia entre -88 e -91dbm, no canal 5, nunca consegui mais do que isso e acho normal por ser uma Omni. Recentemente comprei uma caixa de aluminio pra blindar o Rocket, a caixa é feita especialmente para fixar no conjunto Rocket + Omni e espero conseguir um ganho de pelo menos uns 2db fazendo isso, ou no mínimo manter na casa dos -91dbm o dia todo. Foi uma aquisição meio no impulso porque contando frete + dolar ficou em absurdos, R$ 345,00 uma simples caixa de aluminio, é uma aluminio de qualidade, maritimo, mas mesmo assim. Se não ajudar em nada a única coisa que vai valer é deixar o Rocket protegido do tempo. É uma caixa com bastante espaço e não é 100% hermética, então ventila. Creio assim que o Rocket ficará mais frio durante sol. Quem se interessar: www.rfarmor.com
    E eu que tenho uma destas que fica em -110dbm? Por isso acho que a questao do ruído está mais para outros fatores do que propriamente o fato de ser omni. Até em setorial Ubiquiti nao consegui uma medida assim tao positiva.

  12. #52

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    vontade tambem tenho de usar, mas a pergunta???? alguem homologou a bendita??? alguma empresa?
    sem homologar e complicado, na cidade e complicado, talves no interior mas na base principal, e um tiro no pé.

  13. #53

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E eu que tenho uma destas que fica em -110dbm? Por isso acho que a questao do ruído está mais para outros fatores do que propriamente o fato de ser omni. Até em setorial Ubiquiti nao consegui uma medida assim tao positiva.
    110?? só existe você usando 2.4Ghz na região, né? Coloquei a blindagem no Rocket, mas nunca vou saber se ajudou pq elevei a altura de antena e mudei de posição no mesmo momento. Neste instante está em -94dbm, mas sem a armadura chegava a -93dbm em 10Mhz e ja vi -94dbm tb. Meu post anterior falando de valor -88 a -91 era em 20Mhz. Pelo menos acho que o Rocket agora tá mais protegido.


    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    vontade tambem tenho de usar, mas a pergunta???? alguem homologou a bendita??? alguma empresa?
    sem homologar e complicado, na cidade e complicado, talves no interior mas na base principal, e um tiro no pé.
    È foda essa Anatel, pra exigir é boa, mas pra ajudar! Já deviam ter homologado essas antenas daí há muito tempo!

  14. #54

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    È foda essa Anatel, pra exigir é boa, mas pra ajudar! Já deviam ter homologado essas antenas daí há muito tempo!
    A iniciativa da homologação não é da Anatel: é dos fabricantes, distribuidores ou revendedores. A Anatel só homologa a pedido.

  15. #55

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Não sabia, mas será que a Ubiquiti já não entrou com o pedido de Homologação e a Anatel tá demorando a liberar? Tem como saber isso?

  16. #56

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Amigo como vc fez a instalação ja que o rocket tem duas saidas e as antenas omni normais apenas uma entrada ou foi em antenas ubiquiti mesmo?

    Grato


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu uso o rocketM com a omini 2.4.
    Não tenho problemas com interferencias.

    Jà experimentou deixar a escolha do canal em automático para ver como fica?

  17. #57

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Acho q ele tava falando da Omni UBNT.

  18. #58
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Pessoal, vai aqui uma dica para os irmãos... se quer um equipamento para este fim homologado, então coloca 2 antenas da oiw paralelas que irá funcionar sem problemas, preferencia colocar uma abaixo da outra uns 30 cm... pode ir na fé que funfa legal.

  19. #59

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Tá, mas uma antena é polarização horizontal e a outra vertical, como que faz com duas OIW Vertical??? Provavelmente funciona, mas uma das polarizações no cliente que use 2x2, Loco M, Nanostation M... uma polarização ficará com sinal comprometido, irá ficar funcionando praticamente 1x1. Outra coisa, mesmo que as antenas fossem uma horizontal e outra veritical, colocar em niveis de altura diferente tb daria diferença no sinal horizontal e vertical medido no radio do cliente.

  20. #60

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    110?? só existe você usando 2.4Ghz na região, né? Coloquei a blindagem no Rocket, mas nunca vou saber se ajudou pq elevei a altura de antena e mudei de posição no mesmo momento. Neste instante está em -94dbm, mas sem a armadura chegava a -93dbm em 10Mhz e ja vi -94dbm tb. Meu post anterior falando de valor -88 a -91 era em 20Mhz. Pelo menos acho que o Rocket agora tá mais protegido.
    Faz um ano que postei, usava o Rocket, mas hoje uso RB. O Noise até ficou mais baixo do que era.

    E pelo scan dá para ver que tem bastante gente na área.

    Atribuo isso a polarizacao horizontal que uso. Quando usava Rocket, como nao tinha como escolher uma só polarizacao, eu coloquei uma anteninha destas que acompanham os roteadores de mesa , para nao deixar uma das portas do rocket sem carga irradiante. Assim só uma das saidas eu conectei na entrada de pol horizontal na antena.

    Entao nao dá para dizer que omni complica. Pelo menos nao com a pol horizontal. Tem um vídeo da Computech que mostra que o problema nao é o número de estacoes que chegam no rádio, mas sim a relacao sinal ruido tanto na recepcao do AP na base como no rádio do cliente. SNR baixo é problema.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem-1.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	176,3 KB
ID:      	40324   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	90,9 KB
ID:      	40325