Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico



  1. #61
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Realmente Raumaster, precisaria de 2 antenas com polarização invertidas, ou seja uma na horizontal e outra na vertical, acredito que a hyperlink tenha ou até a própria oiw... quanto colocar uma abaixo da outra é para tentar diminuir a intereferencia que uma transmitiria contra a outra... mas acho que não irá gerar muito problema se colocar lado a lado pois a da mikrotik fica nesta posição... isso é só experimentos, eu mesmo não utilizei mas acredito que venha funcionar perfeitamente.

  2. #62

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    A OIW não tem Omni Horizontal, as que conheço são EMCTest e Pluton, mas instalar duas dessas é muito menos prático que uma Omni UBNT que já tem tudo integrado num unico corpo. Já viu o tamanho e largura de uma EMCtest de 15dbi?

  3. #63

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por labrbomfim Ver Post
    Bem, tenho aqui uma 2.4 de 10 dbi... dos 32 clientes que tenho nela, misteriosamente um que está a pouco menos de 300 metros está com CCQ entre 12% e 40%, latência de 30ms e sinal a -60... tenho clientes a 1,2km com CCQ a 92%, ~ 95%, sinal a -62 e pingando 3 ~5 ms... todos com nanoloco m2... já troquei o rádio, atualizei o firm dele... sim, todos com visada direta e sem obstáculos... tirando um que tem uma bananeira bem na linha de visada, instalei ontem mas, a penca de banana tá quase no ponto de tirar aí, o problema será resolvido e, mesmo assim, tenho um sinal muito bom com este cliente... minha rede trabalha com cache full a 4M... o resultado de 4 NS M2 é bem melhor, pelo menos aqui comigo... foi o primeiro e último PMP instalado... em breve, trocarei pelo conjunto de 4 NS M2.

    Abraço e boa sorte.

    Amigo, onde vc diz " trocarei pelo conjunto de 4 NS M2 " Vc se refere a 4 Nano Station M2? Vc vai coloca-las no lugar da omni? Se for isso, quantos Clientes vc vai poder colocar am cada NanoStation?

  4. #64

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    O rocket por exemplo, tomando uma situação ideal, tudo configurado como manda o figurino, segura 100 clientes de 1 mega, nunca vi pessoalmente, mas os experts dizem que sim. Mas ai tem fatores como canalização, onde vc pode ter melhor desempenho em 10MHz do que em 20MHz quem dirá em 40MHz, como se sabe, em 10MHz a banda disponivel fica em torno de 30Megabits se todos clientes tiverem taxando 65/65 e usando Airmax, claro, dá pra por bastante cliente, mas 100 clientes acho muito com 10MHz. Os Nanostation M basicamente tem o mesmo Hardware do Rocket, com menos memória, então por segurança vamos considerar que ele segura a metade dos clientes de um Rocket. Pessoalmente eu manteria estourando 35 em Airmax por NS M, apesar de que os Nanos não foram feito para funcionar como base e sim station mesmo, só no cliente, mas quebra o galho. Eu só não sei como eles se saem operando junto, interferência entre eles por exemplo...Por serem leves e facil de instalar, tem a vantagem de dar pra por vários numa estrutura barata, até num tubo de 6 metros ou mais, preso apenas com estaios, ao contrário de de setoriais com Rocket, não dá pra por apenas num tubo longo, por causa do peso do conjunto... Enfim, eu gostaria de ouvir também opiniões de quem tem estrutura de distribuição usando só nanos, como que fica o noise-floor de vocês, se tem perda de pacote, quantos clientes por nano...

  5. #65

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    O rocket por exemplo, tomando uma situação ideal, tudo configurado como manda o figurino, segura 100 clientes de 1 mega, nunca vi pessoalmente, mas os experts dizem que sim. Mas ai tem fatores como canalização, onde vc pode ter melhor desempenho em 10MHz do que em 20MHz quem dirá em 40MHz, como se sabe, em 10MHz a banda disponivel fica em torno de 30Megabits se todos clientes tiverem taxando 65/65 e usando Airmax, claro, dá pra por bastante cliente, mas 100 clientes acho muito com 10MHz. Os Nanostation M basicamente tem o mesmo Hardware do Rocket, com menos memória, então por segurança vamos considerar que ele segura a metade dos clientes de um Rocket. Pessoalmente eu manteria estourando 35 em Airmax por NS M, apesar de que os Nanos não foram feito para funcionar como base e sim station mesmo, só no cliente, mas quebra o galho. Eu só não sei como eles se saem operando junto, interferência entre eles por exemplo...Por serem leves e facil de instalar, tem a vantagem de dar pra por vários numa estrutura barata, até num tubo de 6 metros ou mais, preso apenas com estaios, ao contrário de de setoriais com Rocket, não dá pra por apenas num tubo longo, por causa do peso do conjunto... Enfim, eu gostaria de ouvir também opiniões de quem tem estrutura de distribuição usando só nanos, como que fica o noise-floor de vocês, se tem perda de pacote, quantos clientes por nano...

    Amigo, obrigado pelas dicas, mas em seu comentário vc só leva em consideração equipamentos top, e da UBNT (acho que só ela tem airmax), só, que aqui onde tenho meu provedor, é muito difícil de conseguir esses equipamentos e o preço é muito elevado, só pra vc ter uma ideia, aqui em um DISTRIBUIDOR uma NS M5 custa R$400,00, compro kits clientes da Aquario http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=107 que são os melhores disponíveis. aí pergunto, será se é interessante usar OMNI da UBNT ou NanoStation na base com esses clientes?

  6. #66

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Eu acho interessante pelo fato do Airmax me possibilitar colocar mais clientes em um unico ponto. Coloque uma solução sem Airmax e com 30 clientes vc vai começar a ver a coisa feder, problema de hidden node e tudo mais. Ou então utilize solução da Intelbras, com Ipoll, não sei sei se é tão bom quanto, nunca testei.

  7. #67

    Padrão Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Naldo, testei em campo.. a OMNI essa semana com 40 users nela... So nano loco m5... raio de 200m a 2km... Mas tem uma dica que fuleira, que vou um dia passar para o povo... o sinal maior esta em -63 e o menor -54... CCQ entre 95 a 99%!!! Com 40 users!!!
    Vai encarar? Depois te conto a sacanagem que descobri!!! :/
    Boa noite!
    Vc Diz: " Mas tem uma dica que fuleira, que vou um dia passar para o povo... o sinal maior esta em -63 e o menor -54... CCQ entre 95 a 99%!!! Com 40 users!!!
    Vai encarar? Depois te conto a sacanagem que descobri!!! "

    Teria como vc compartilhar comigo esta dica ? estou com problemas com esta omni, segue abaixo meu dilema:

    * Preciso de ajudo urgente ! montei uma ANTENA OMINI 5.8 13 DBI UBIQUIT AIRMAX, com uma Rocket 5.8 m5 ubiquit em uma torre com altura de 20 mts, ligada a uma routerboard rb 450,link adsl 35 megas gvt.
    Tenho apenas 5 clientes com airgrid m5 23dbi agm5-1114, clientes com distância de 1 km a 2 km.
    Meu grande problema é que nos clientes não chega mais que 1 mega de velocidade, na routerboard em PPP-PROFILES, criei os planos de 1 mega até 4 megas, mas quando jogo a velocidade de 2 megas no cliente, só chega 1 mega,
    Portanto peço a ajuda de todos, se puderem me enviar a configuração correta para os clientes * airgrid, e demais configurações usada no ROCKET, que está instalada a antena omini, na routerboard acredito que está correto, mas se puderem me enviar as configurações, fico agradecido.
    * OBS: JÁ ATIVEI O AIRMAX na rocket e também ativei airmax nos clientes, mas nao teve efeito nenhum, a velocidade dos clientes não passa de 1 mega.
    Estou bem chateado, pois na minha região quase ninguém quer mais planos de 1 mega, sem contar no investimento em equipamentos q tive de fazer, já estou pensando seriamente em abandonar esta Antena Omni da ubiquit, e fazer um investimento pesado nos painéis setoriais linha titaniun da ubiquit de 5.8 ghz.
    Um grande abraço a todos !

  8. #68
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por geovane.torres Ver Post
    Boa noite!
    Vc Diz: " Mas tem uma dica que fuleira, que vou um dia passar para o povo... o sinal maior esta em -63 e o menor -54... CCQ entre 95 a 99%!!! Com 40 users!!!
    Vai encarar? Depois te conto a sacanagem que descobri!!! "

    Teria como vc compartilhar comigo esta dica ? estou com problemas com esta omni, segue abaixo meu dilema:

    * Preciso de ajudo urgente ! montei uma ANTENA OMINI 5.8 13 DBI UBIQUIT AIRMAX, com uma Rocket 5.8 m5 ubiquit em uma torre com altura de 20 mts, ligada a uma routerboard rb 450,link adsl 35 megas gvt.
    Tenho apenas 5 clientes com airgrid m5 23dbi agm5-1114, clientes com distância de 1 km a 2 km.
    Meu grande problema é que nos clientes não chega mais que 1 mega de velocidade, na routerboard em PPP-PROFILES, criei os planos de 1 mega até 4 megas, mas quando jogo a velocidade de 2 megas no cliente, só chega 1 mega,
    Portanto peço a ajuda de todos, se puderem me enviar a configuração correta para os clientes * airgrid, e demais configurações usada no ROCKET, que está instalada a antena omini, na routerboard acredito que está correto, mas se puderem me enviar as configurações, fico agradecido.
    * OBS: JÁ ATIVEI O AIRMAX na rocket e também ativei airmax nos clientes, mas nao teve efeito nenhum, a velocidade dos clientes não passa de 1 mega.
    Estou bem chateado, pois na minha região quase ninguém quer mais planos de 1 mega, sem contar no investimento em equipamentos q tive de fazer, já estou pensando seriamente em abandonar esta Antena Omni da ubiquit, e fazer um investimento pesado nos painéis setoriais linha titaniun da ubiquit de 5.8 ghz.
    Um grande abraço a todos !
    qual seria esta sacanagem que nossso amigo descobriu ?.....

  9. #69

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Acho q a dica ele falou aí pra trás, pessoal. Colocar a Omni mais baixa na torre, mais proximo possivel do nível da antena clientes, desde que não prejudique a zona de fresnel demais. A abertura do sinal de 10dbi 2.4 é de 12 graus se não me engano...

    Eu estou com 50 usuários cadastrados numa Omni UNBT, em 10MHz, querendo levar pra 60 no maximo, mas atualmente ta com no máximo 45 online simultaneo e tá show de bola, tudo depende do canal usado, se tiver canal sendo compartilhado e se sobrepondo com outros, o desempenho irá ser menor, não tem jeito! Ao amigo que ta tendo problemas aí, poste um teste com Airview aí por uns 10 minutos, pra gente ver como q ta o uso de canais na sua região. Seu problema de passar apenas 1 mega aconteec tb no Speedtest interno do AirOS?

  10. #70

    Padrão Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    qual seria esta sacanagem que nossso amigo descobriu ?.....
    Bom dia !

    O nosso amigo escreveu:

    Mas tem uma dica que fuleira, que vou um dia passar para o povo... o sinal maior esta em -63 e o menor -54... CCQ entre 95 a 99%!!! Com 40 users!!!

    * Ele diz que tem uma dica, e é esta dica que estou correndo atrás, nos clientes só está chegando 1 mega, já setei na routerboard 2 mega, mas nos clientes não chega, preciso ver uma configuração para as airgrid, pra comparar com a minha e também a configuração na ROCKET M5, que está instalada a antena omini da ubiquit.

    Obrigado!

  11. #71

    Padrão Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por EmanuGomes Ver Post
    Amigo, obrigado pelas dicas, mas em seu comentário vc só leva em consideração equipamentos top, e da UBNT (acho que só ela tem airmax), só, que aqui onde tenho meu provedor, é muito difícil de conseguir esses equipamentos e o preço é muito elevado, só pra vc ter uma ideia, aqui em um DISTRIBUIDOR uma NS M5 custa R$400,00, compro kits clientes da Aquario http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=107 que são os melhores disponíveis. aí pergunto, será se é interessante usar OMNI da UBNT ou NanoStation na base com esses clientes?
    * Emanuel Gomes ! Rapaz o seu fornecedor ai tá enfiando a faca de acordo hein ! Aqui na minha região tem um fornecedor com preços muitos bons, comprei 5 airgrid m5 5.8, paguei r$ 225,00 as NSM5 - Nano Station MIMO 5 GHz..> 220,00, liga lá tel (62)3315-2795, nome do proprietário Gil, mas pode falar com as vendedoras atendem muito bem, sobre frete pelo correio via pac fica barato.

    Valeu !

    um grande abraço a todos

  12. #72

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Pessoal, A DICA (A "sacanagem", TA AI PRA TRAS!!! Ele simplesmente colocava a Omni muito alta na torre e conseguiu sinal melhor baixando ela na torre, o que é bem lógico, ja que o a abertura dessas Omnis são bem reduzidas...:

    https://under-linux.org/showthread.p...871#post589871

    Citação Postado originalmente por geovane.torres Ver Post
    Bom dia !
    Citação Postado originalmente por geovane.torres Ver Post

    O nosso amigo escreveu:

    Mas tem uma dica que fuleira, que vou um dia passar para o povo... o sinal maior esta em -63 e o menor -54... CCQ entre 95 a 99%!!! Com 40 users!!!

    * Ele diz que tem uma dica, e é esta dica que estou correndo atrás, nos clientes só está chegando 1 mega, já setei na routerboard 2 mega, mas nos clientes não chega, preciso ver uma configuração para as airgrid, pra comparar com a minha e também a configuração na ROCKET M5, que está instalada a antena omini da ubiquit.

    Obrigado!


    To querendo ajudar, mas meu post atrás passou batido parece! Vou perguntar novamente. Quando vc faz um speedtest pelo proprio firmware do AirOS, qual resultado que dá? Coloca pra gente uma print do teste do Airview, coloca tb uma print do sinal dos clientes, das estações.

  13. #73

    Padrão Re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Ta, ja me ligaram aqui pra saber... ok... Manolo!!!
    Que fazer a OMNI gritar longe? Não da, que fazer ela mostra qualidade e sinal? Da...
    Agora olha so que legal... coloquei ela no lugar mais baixo possivel da torre... olha que ela tem 33 metros... as bases ficam a 32... eu coloquei ela apenas 21 metros... primeiro ela estava em cima das bases... ae fui descendo 2 metros (1 gomo)... E testando os sinal, quando fico a 21 metros nao teste menos por causa das arvores, mais ficou gritando muito longe... tanto que ela ta configurada em 10dbm!!! legal ne... La em cima o cliente A ficava com sinal -76... agora o mesmo cliente fica com sinal -54!!!
    Boa noite, quantos megas VC tá conseguindo passar nessa antena omni ubiquit com rocket m5 ? A minha só foi a 10 megas ?