Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Fatores externos tbem auxiliam no bom desempenho da maquina, aqui no RS tem dias no verão que a temperatura ultrapassa os 40 graus, um gabinete com sensores de temperatura seria uma boa para controlar chips e discos. Excelente tópico.

  2. #22

    Padrão re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    PessoALL, não seria recomendável uma placa-mãe com suporte a SATA3 (6Gbps), como esta GIGABYTE - Placa-Mãe - Socket AM3 - GA-870A-UD3 (rev. 2.0) ?

    Aqui no Rio um HD SATA3 está saindo por menos de R$200,00 (Western Digital :: WD5000AAKX :: Boadica)

    Ainda mais seguindo a recomendação do fabricante de usar RAID0, pode-se alcançar (na teoria) 4 x mais velocidade que um SATA2.

    O que acham?

  3. #23

    Padrão re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Citação Postado originalmente por ArilsonWestLink Ver Post
    PessoALL, não seria recomendável uma placa-mãe com suporte a SATA3 (6Gbps), como esta GIGABYTE - Placa-Mãe - Socket AM3 - GA-870A-UD3 (rev. 2.0) ?

    Aqui no Rio um HD SATA3 está saindo por menos de R$200,00 (Western Digital :: WD5000AAKX :: Boadica)

    Ainda mais seguindo a recomendação do fabricante de usar RAID0, pode-se alcançar (na teoria) 4 x mais velocidade que um SATA2.

    O que acham?
    Eu comprei justamente essa placa, mas na versão AM3+ Rev. 3.1, justamente com essa intenção e comprei dois hds de 1 TB WD Caviar Black SATA 3

  4. #24

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    E ai, Velhinho??? (parece desenho animado )
    Como ficou a performance da máquina com os HDs SATA3? Vc colocou em RAID0?

  5. #25

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Comprei para ligar em Raid 0 mas ainda não a configurei como servidor, estou usando como meu Desktop pessoal, mas posso dizer que a placa-mãe é simplesmente fantástica e barata.
    8+2 fases, boa de overclock e aceita o Raid 0 com o perfil XHD. Suporta oficialmente HDs de 3 TB.

  6. #26

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Fatores externos tbem auxiliam no bom desempenho da maquina, aqui no RS tem dias no verão que a temperatura ultrapassa os 40 graus, um gabinete com sensores de temperatura seria uma boa para controlar chips e discos. Excelente tópico.
    Boa ideia... Aqui no amazonas e sempre 30 a 46 graus.. friuuu friuuu!!!

  7. #27

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Como eu disse anteriormente cuidados especiais com as placas gigabyte... Ótima placa (tecnologia)... Mas muito frágil em altas temperaturas...
    Uma obs: quanto mais rapido os HDs melhor, quanto mais memorias ram melhor, quanto mais rapido o processador melhor...
    QUANTO MAIS RAPIDO TUDO... MELHOR!!! resumindo!!! kkkkkk

  8. #28

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Tem um aporte do MorpheusX que nunca tive como testar, uma placa Gigabyte submetida a altas temperaturas

  9. #29

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Citação Postado originalmente por Velhinho Ver Post
    Tem um aporte do MorpheusX que nunca tive como testar, uma placa Gigabyte submetida a altas temperaturas
    Quando eu falo de alta temperatura eu falo do processador... Se você tiver um bom cooler... recomendo nao usar o cooler em automatico... deixa ele na potencia total... entendeu? ae a placa gigabyte vai aguentar bem...

  10. #30

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Quando eu falo de alta temperatura eu falo do processador... Se você tiver um bom cooler... recomendo nao usar o cooler em automatico... deixa ele na potencia total... entendeu? ae a placa gigabyte vai aguentar bem...
    Ah tá, agora sim
    Mas se bem que temos uma "vantagem" com essa placa. Ela suporta processadores AM3 que são relativamente frios (desde que não estejam operando com um overclock forte), e se utilizarem-na com um Phenon II X6, que é um processador frio, até com o cooler box não há tanto problema, claro, no inverno, pois o verão no Brasil castiga até as regiões mais frias rss, ai sem acordo.

    Um case bem ventilado, uma boa fonte e um bom cooler já matam a parada.

  11. #31

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Vou postar daqui a pouco fotos do meu servidor... Pra voces terem uma ideia!!! ok?

  12. #32

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Boa
    Se eu conseguir organizar minha bagunça aqui, posto as fotos do meu (como ainda não o montei como servidor, estou usando como meu desktop pessoal).

  13. #33

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Fotos do servidor cache:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P14-12-11_11.31.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	25,3 KB
ID:      	31462
    Nessa foto frontal eu coloquei um super cooler de 110v no espaço das baias. Um vento muito forte entrando e saindo pela unica saida, "A fonte de energia".


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P14-12-11_11.31[01].jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	32,7 KB
ID:      	31463
    Essa e a tampa do PC, obeserve que esta fechada com papel branco, para evitar a saida de ar. Todos os orificios do GABINETE eu fechei, não deixei nada aberto, nem um pequeno buraquinho... Usei papel comum com fita dupla face, e alguns lugares eu usei papel filme.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P14-12-11_11.32[02].jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	40,4 KB
ID:      	31464
    Essa e a baia de HDs... Começando de cima para baixo:
    HD SSD 64gigas (sistema)
    HD SSD 128gigas (arquivos de 0 a 199kb)
    HD Sata 1 tera (arquivos de 200kb a 10 gigas)
    HD Sata 1 tera (arquivos de 200kb a 10 gigas)
    HD Sata 1 tera (arquivos de 200kb a 10 gigas)
    HD Sata 1 tera (arquivos de 200kb a 10 gigas)


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P14-12-11_11.33.jpg
Visualizações:	238
Tamanho: 	48,7 KB
ID:      	31465
    Placa mãe ASUS, com suporte a AHCI, 16 gigas de ram, AMD Phenom II X6, placa de video OFF, Placa de REDE OFF (10/100/1000).


  14. #34

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Gostei da montagem MorpheusX

    Eu tenho um gabinte TT Armor A60 separado para o servidor rss. Posso colocar 2 ventoinhas para refrigerar os HDs, uma na parte inferior para jogar ar frio para dentro, uma ventoinha de 120 mm na parte superior como exaustor (posso colocar 2 de 80 mm tirando essa), e uma de 80 mm como exaustor na parte de trás.

    Tenho um Aerocool Strike-X Red, que suporta uma ventoinha por HD e você pode montar algumas na frente, soprando ou puxando o ar, fora uma na parte superior e as da lateral e do fundo.

    Em ambos cases a fonte vai embaixo com o cooler da fonte jogando o ar quente para baixo, o qual não ajuda a esquentar o gabinete, pois não "se mistura", com o ar do gabinete.

    Vi que você tems 6 HDs, tirando os SSD, você ligou os Sata em Raid? Vale a pena mais HDs? Comprei 2 de 1 TB para fazer cache e colocar em Raid 0. É melhor deixar cada um como "single" ou colocar em Raid mesmo?

  15. #35

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Como eu uso um cache pago (speedr) ele pede para ser em AHCI os HDs... Nao em RAID... Mas sim, quanto mais HDs melhor, mais rapido para fazer a leitura e escrita!!! Eu vejo que a quantidade HD tem que ser boa e nao o tamanho dele...

  16. #36

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Como eu uso um cache pago (speedr) ele pede para ser em AHCI os HDs... Nao em RAID... Mas sim, quanto mais HDs melhor, mais rapido para fazer a leitura e escrita!!! Eu vejo que a quantidade HD tem que ser boa e nao o tamanho dele...
    Bom comentário.
    Por exemplo, um Thundercache, ou outro, teria melhor desempenho com Raid 0 ou com vários HDs?
    No meu caso como ainda não montei, poderia montar mais alguns WD Caviar Black no futuro.
    Vale a pena investir em SSD para arquivos pequenos?

    Agradeço desde já as dicas

  17. #37

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    SSD sim vale sim... E muito... Se o SSD fosse barato eu tinha era colocado tudo em SSD... Mas como nao e... fazer o que...
    Sobre o RAID, quanto mais HDs melhor, mas tem um porem cada cache trabalha de uma forma...
    o SpeedR trabalha em AHCI (pode trabalhar em RAID)
    o NIMOC trabalha em RAID (me corrija se eu estiver errado)
    O thunder trabalha em RAID,

    Cada caso e um caso... Eu prefiro usar o speedr por alguns motivos pessoais... Mas o NIMOC esta sendo bem falado e bem cuidado.

  18. #38

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Uma outra opção seria recompilar o kernel para especificamente para a arquitetura do processador e colocar o módulo das placas de rede como built-in.

  19. #39
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Citação Postado originalmente por GeekWarMachine Ver Post
    Uma outra opção seria recompilar o kernel para especificamente para a arquitetura do processador e colocar o módulo das placas de rede como built-in.
    Colocar o módulo built-in não creio que dê tanta vantagem. Afinal, ele carrega uma vez e pum, nunca mais.
    Já recompilar o kernel é, digamos, discutível.
    Geralmente não se dá tanto ganho assim, depende muito do compilador, da arquitetura. Mas é bom testar.

  20. #40

    Padrão Re: Servidor Cache, Equipamento Bom e Barato de Médio Porte

    Dando uma atualizada no tópico, tenho alguns pareceres:

    A placa GA-870A-UD3 Rev. 3.1 (a minha), vai bem obrigado, aceita fazer o fake raid de boa (não sei como testar a velocidade dele no Linux), e o cooler bem sujo, chegando a 50° C facilmente, e está trabalhando bem. Vou deixar o pc funcionando com o folding@home uns dias para testar a estabilidade (mesmo sujinho).

    Essa semana ele já fica oficializado como proxy e só entrarei nele via ssh ou switch KVM rsss.

    Alguém sabe como instalar o lm-sensors no Debian Squeeze e fazê-lo funcionar? Segui um tutorial, mas nao mostra a temperatura do processador

    Outro teste que gostaria de fazer é ver se o Raid 0 está rendendo alguma coisa ou nao, do contrário, tiro os hds do Raid e deixo os 2 individuais, cada um cacheando um grupo de coisas.

    Acho que é só.

    Velhinho.