Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RocketM2 - usar só uma chain

    Amigos, procurei por tudo e não encontrei nada a respeito.
    Por exemplo, se quizer utilizar só uma das polarizações de uma basestation, teria que desativar uma das saidas do rocketM2

    Mas não encontrei nada no firmware para fazer isso. Deixar só desconectado na entrada da polarização vertical da basestation não acho legal pois poderá estar sobrecarregando a saida vertical do rocket já que não há carga nesta saida. O ROE deve ir lá em cima se fizer isso.

    SEi que dirão, para que usar só uma polarização? É que eu queria observar o desempenho com uma só polarização, já que tenho atualmente tudo com pol horizontal.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Pelo que vi no forum deles não foi projetado para tal Carlos.

    Rocket M2 with different antenna? - Ubiquiti Networks Forum

    O autor do post menciona uma coisa legal... está usando 2 antenas. Talvez seria uma saída.

  3. #3

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Valeu a indicação do tópico Sérgio.

    Lá o Dave diz que o Rocket não foi projetado para usar uma só chain.

    No meu caso que quero ver como fica só a pol horizontal o ideal então seria colocar um bulletM na entrada da pol horizontal da base station. Sei que é um desperdício. Mas queria ver o resultado já que atualmente todos os clientes estão com pol horizontal. Queria eliminar a emissão da pol vertical e deixar horizontal puro no rocketM

    Eu fiz um outro teste com uma RB com 1 cartão N onde coloquei duas antenas pol horizontal apontadas para o mesmo lado. Uma em cada saida do cartão. Fiicou muito bom.
    Só que os painéis eram de 90º e daí o conjunto sofreu uma deformação do lóbulo de irradiação e ficou com aproximadamente 180º. Não esperava que isso acontecesse. Mas foi uma grata surpresa.

  4. #4

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Amigo tive uma ideia boba mais "resolve". Coloca uma omni de 2dbi na chain vertical. Assim não vai estragar a saida e praticamente não vai polui!

  5. #5

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Amigo tive uma ideia boba mais "resolve". Coloca uma omni de 2dbi na chain vertical. Assim não vai estragar a saida e praticamente não vai polui!
    Pôw cara, que idéia genial.

    Um verdadeiro "ovo de Colombo".

    Vou fazer isso e ver o resultado. Eu fico imaginando que se todos os meus clientes estão com rádio em pol horizontal, esta polarização vertical não estará sendo usada e poderia até ser prejudicial, sei lá.

    E vou dizer uma coisa: para acertar uma melhor navegação tive que refazer remotamente a configuração de muitos clientes. Simplesmente com um ótimo sinal e CCQ, naõ navegavam.

    Creio que como os rádios são preparados para utilizar só uma polarização, poderia estar havendo alguma forma de interferência. Mexi na configuração do RTS e em muitos baixei mais ainda a potencia e começaram a navegar muito bem.
    Em todos os clientes houve um aumento do sinal recebido. E como recebem tanto horizontal como vertical, talvêz isso tenha causado esta dificuldade.

    Coloquei um rocket pois no futuro pretendo ir substituindo os rádios clientes por NanoLocoM. Daí sim justifica usar as duas polarizações.

  6. #6

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    voce pode colocar um terminador de 50ohms tambem.. tipo uma "tampinha" ..

    pode ser ate um pedaço do pigtail !!

    ja fiz esse questionamento para o suporte da ubnt, pediram para colocar um terminador de 50ohms ... e escrevendo aqui, lembrei que tambem pode ser um conector sma com um pedacinho de cabo.. :P


    colocar 2 antenas do rocket e apontar uma para cada lado é uma coisa que penso em fazer, mas não estou tendo tempo para fazer testes em campo.. Ja tentou algo assim ?!

    utilizar um rocket para fazer uma repetição mais longa.. talvez funcione !!

  7. #7

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    No radioamadorismo usamos uma carga não irradiante de 50ohms quando queremos ajustar equipamento sem sair emissão.

    O princípio é o mesmo e eu nem me lembrava mais disso.

    Quanto a usar duas antenas painéis, uma para cada lado, acho que vai dar problema porque estarão no mesmo canal.

    Mesmo usando uma c/pol vertical e outra horizontal teria que ver como ficará o isolamento com relação a polarização cruzada entre elas.
    O Luciano da Computech tem batido muito em cima das basestation porque ele alega que este isolamento é muito pouco e isso já cria problemas mesmo usando em um só setor.
    Mas ele é fabricante. Pode ter razão ou então ser propaganda, hehehe

    Por isso quero fazer o teste, eliminando uma polarização mas sem prejudicar a saida não utilizada do Rocket.
    É que não tenho bulletM em casa para isso e me prometi não comprar mais bullet desde que um entrou água pelos Leds e vários outros simplesmente pararam de funcionar. Outros produtos Ubiquiti não aconteceram isso.

  8. #8

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Já que vocês estão usando o Rocket M2, queria saber algumas coisas. Estão utilizando AirMax nos clientes também? Queria uma solução para salvar as pencas e pencas de 8186, que estão sendo migradas para AirGrid M5. Esse sim sem problemas. Agradeço desde já os relatos!

  9. #9

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Grande Josué, depois que voce levantou aquela torre autoportante no morro, você deve ter alavancado muito bem os negócios, pois quase não aparece mais!

    Eu estou começando no M2. Tinha tentado em M5 mas não deu bom resultado por questões de visada. M2 é menos sensível. Daí deixei o M 5 só para ponto a ponto

    Gostei muito do RocketM2. O sinal nos clientes melhorou em todos sem excessão.
    Só que precisar dar uma "afinada" nos rádios b/g nos clientes senão fica ruim a navegação.
    A idéia é ir aos poucos tirando os rádios antigos e ir colocando NanoLocoM2 e daí sim ativar o airmax ou então colocar junto outros rádios N e não ativar o Airmax. Terei que fazer os testes para ver se existe tanta diferença entre o Airmax e o N puro.

    Mas quem tem só Ubiquiti relata bom êxito com Airmax ativado.

  10. #10

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Grande Josué, depois que voce levantou aquela torre autoportante no morro, você deve ter alavancado muito bem os negócios, pois quase não aparece mais!

    Eu estou começando no M2. Tinha tentado em M5 mas não deu bom resultado por questões de visada. M2 é menos sensível. Daí deixei o M 5 só para ponto a ponto

    Gostei muito do RocketM2. O sinal nos clientes melhorou em todos sem excessão.
    Só que precisar dar uma "afinada" nos rádios b/g nos clientes senão fica ruim a navegação.
    A idéia é ir aos poucos tirando os rádios antigos e ir colocando NanoLocoM2 e daí sim ativar o airmax ou então colocar junto outros rádios N e não ativar o Airmax. Terei que fazer os testes para ver se existe tanta diferença entre o Airmax e o N puro.

    Mas quem tem só Ubiquiti relata bom êxito com Airmax ativado.
    Carlos, os negócios vão bem, sim. As vezes apareço por aqui. Falta de tempo mesmo.

    Vou deixar meus relatos com a linha M5. Mais tenho grande interesse na linha M2, isso para poder usar os antigos 8186. Tenho tido sucesso usando o modo G, mais com Bullet2 nos clientes, com 8186, é raro ficar bom. Isso resolveu para min, em partes pois consigo mair banda nos pop's, e consigo entregar planos de até 2 megas, em clientes de 2,4 Ghz. E o melhor aproveitando as antenas de grade. Infelizmente isso só possível em locais onde se tem baixo ruido, e, em locais com muito ruido, migramos para a linha M5, com pleno sucesso, contudo com custo de migração de todos os clientes para AirGrid M5 e BaseStation, setorizado nos pop's.

    A grande questão para min, é quanto de banda se consegue com o RocketM2 setorizado atendendo clientes no modo B. Mais essa ai parece que ainda ninguém tem a resposta né! Mais não tenho muito esperança não.

    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pôw cara, que idéia genial.

    Um verdadeiro "ovo de Colombo".

    Vou fazer isso e ver o resultado. Eu fico imaginando que se todos os meus clientes estão com rádio em pol horizontal, esta polarização vertical não estará sendo usada e poderia até ser prejudicial, sei lá.

    E vou dizer uma coisa: para acertar uma melhor navegação tive que refazer remotamente a configuração de muitos clientes. Simplesmente com um ótimo sinal e CCQ, naõ navegavam.

    Creio que como os rádios são preparados para utilizar só uma polarização, poderia estar havendo alguma forma de interferência. Mexi na configuração do RTS e em muitos baixei mais ainda a potencia e começaram a navegar muito bem.
    Em todos os clientes houve um aumento do sinal recebido. E como recebem tanto horizontal como vertical, talvêz isso tenha causado esta dificuldade.

    Coloquei um rocket pois no futuro pretendo ir substituindo os rádios clientes por NanoLocoM. Daí sim justifica usar as duas polarizações.
    Usa somente G no cliente que melhora bastante!
    Testei N aqui com duas omnis fico muito bom so meu noise foi de -98 para -96 mesmo assim acho que ta excelente. So clientes com adaptador usb e pci fico muito ruim a navegação. Sempre instalei o driver pelo windows não pelo utilitário, depois de muito quebra a cabeça caiu a ficha e estava b/g. Instalei o programinha setei em G a 48mb testei e deu quase 13megas no cliente!
    Só uma coisa não resolvi no statos da placa de rede tava muito mais pacotes enviados que recebido, mas com ótima navegação!
    Penso que pode ser pelo fato do ap esta modulando a 300mb e baixando direto para 54mb. Estava setado em b/g/n!

  12. #12

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Olha nos meus teste foram assim um painel com Bullet2(sem iairmax), como cliente airgrid M2, não achei uma boa. Infelizmente (pra mim) se o produto é airmax, funcionara bem só com airmax na torre.

  13. #13

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Olha nos meus teste foram assim um painel com Bullet2(sem iairmax), como cliente airgrid M2, não achei uma boa. Infelizmente (pra mim) se o produto é airmax, funcionara bem só com airmax na torre.
    Qual foi o problema?

  14. #14

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Qual foi o problema?
    No fixar o data rate fica ociosa a velocidade..

  15. #15

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    No fixar o data rate fica ociosa a velocidade..
    Realmente a Ubnt deixo a desejar neste ponto!

  16. #16

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Vou fazer uns testes deixando os 8186 só em G.

  17. #17

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vou fazer uns testes deixando os 8186 só em G.
    Ta usando o 8186 cpe ou grade? Olha a potencia dele em G e baixa. Mas baixa de mais vai atrapalha!

  18. #18

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Normalmente por imposições técnicas em G ele não passa de 100mW mesmo que sete para mais. Mas com certeza não subirei a potencia. Eu olho antes como o rádio está chegando na base. Daí só subo se der -70 ou mais. SEnão vou baixando até ficar entre -55 -60.
    Tenho CPEe e GRades


    SERia mais ou menos a idéia do lençol digital ou magnético do Gilvan.
    Não deixar que o cliente sature o rádio base.

  19. #19

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Normalmente por imposições técnicas em G ele não passa de 100mW mesmo que sete para mais. Mas com certeza não subirei a potencia. Eu olho antes como o rádio está chegando na base. Daí só subo se der -70 ou mais. SEnão vou baixando até ficar entre -55 -60.
    Tenho CPEe e GRades


    SERia mais ou menos a idéia do lençol digital ou magnético do Gilvan.
    Não deixar que o cliente sature o rádio base.
    Isso 20db pra mim e o máximo no cliente! Uma grade a 20dbi e alto falante de festa!
    Pensei que vc ia seta no minimo, mais isso ai entre 17 a 20 foi que mais deu certo para mim!

  20. #20

    Padrão Re: RocketM2 - usar só uma chain

    No modo G aqui usando Bullet e Grade 24, geralmente não passo dos 15 db. Só consegui sucesso em ambientes com baixo ruido.