+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    Tenho pouco conhecimento em configuração de rádios e gostaria de saber ser é possível fazer o seguinte: Usar dois Mimo5 num enlace

    1 só enviando Provedor -> Torre
    1 só recebendo Provedor <- Torre

    Imagino que dessa forma seja mais fácil manter a estabilidade e transferir uma quantidade de Mbs maior, pois tenho um link de 60 mb e quero por a Rb na torre.

    Grato

    Gerson

  2. #2

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    Acho que não sou me fazer entender:

    Fazer configuração de dois radios ap/client eu sei, configurar dois (ou mais radios Apwds) eu sei, o que eu não sei e não achei pois procurei diversas vezes é: montar dois rádios no provedor e dois rádios na torre, sendo que A) dois estejam conectados só enviando a partir do provedor e B) dois conectados só recebendo a partir da torre:

    A) Tx -----> Rx
    B) Rx <---- Tx

    Mais um detalhe fiz conexão com dois rádios para balancear a carga e derrubei a rede (a algum tempo atrás), e percebi que não era possivel, a não ser que ussasse um sistema de redundância.

    Mesmo assim grato pela resposta, e pelo o interesse em ajudar.

    Gerson.

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    vc pode usar tambem routerboard com mikrotik e em nstreme v2 e configurar 2 cartoes um para tx e outro para RX, pode usar duas antenas distintas ou uma antena de dupla polarizacao para fazer isto.

  4. #4

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    Sim amigo é totalmente possivel utilizando uma rb de cada lado (pode ser uma rb 750) para realizar uma tecnica chamada bonding em que vc separa quem é Tx e quem é Rx,podendo se usar 2 nanos pra fazer o enlace,pesquise por Bonding aqui no forum ou no Google e vai achar o que esta procurando ok.
    Abs.

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    acho que o que voce quer e isto :

    Dual Setup with OSPF - MikroTik Wiki

  6. #6

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    só toma cuidado com esta técnica, pois se você fizer errado vai criar um looping em sua rede, pois seria a mesma coisa que um cabo de rede conectando as 2 pontas no mesmo switch (por isso derrubou a rede quando colocou 2 rádios), para esses testes é melhor usar apenas um note de cada lado, desconectado do resto da rede para evitar instabilidades em seu provedor.

  7. #7

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    voce pode controlar isso com OSPF !! bonding nao fica muitoooo bom em wireless.. mas funciona ..


    com ospf vc liga os 2 enlaces em wds.. e coloca uma rb750 de cada lado..


    ativa ospf e altera os custos das interfaces..


    lado01:

    ether1 custo 10
    ether2 custo 20

    lado02:

    ether1 custo 20
    ether2 custo 10


    sendo assim.. o TX vai por um lado.. e o RX por outro... se cair um link, o ospf, provavelmente vai usar 1 enlace apenas.. ficando fail-over !!

    lembrando que, eh bom voce fechar /29 em cada interface (para usar /30 voce nao teria ips para colocar nos radios)


    lado01:

    ether1 10.10.10.1/29, radio na ether1 10.10.10.2/29
    ether2 10.10.11.1/29, radio na ether2 10.10.11.2/29

    lado02:
    ether1: 10.10.10.4/29, radio na ether1: 10.10.10.3/29
    ether1: 10.10.11.4/29, radio na ether2: 10.10.11.3/29



    ai eh so tivar o ospf, acertar os custos, cadastrar os blocos /29 em networks ..

  8. #8

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    Com certeza 60 mega passa tranquilo com a colocação do alexandre, e no caso de 1 link parar talvez fique mais lento por estar passando somente em 1 link, mas nao ira ficar sem internet, usando o dude fica facil de monitorar a rede.

  9. #9

    Padrão Re: Usar dois Mimo5 num enlace 1 só enviando e outro só recebendo, é possível ?

    outra coisa que lembrei .. se nao quiser utilizar rb.. pode colocar um switch.. um 3com 2226sfp plus da conta...

    coloca um switch desse em cada ponta.. e ativa o LACP .. vai funcionar melhor que bonding provavelmente..