+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Rotinas para gerenciamento ISP

    Pessoal,

    Primeiramente gostaria de agradecer a todos os usuários e moderadores desse fórum que hoje é um dos melhores no quesito qualidade, depois de receber tanta ajuda dos amigos, resolvi deixar minha contribuição ainda que seja um pouco tímida (simples), mas a intenção é a melhor.

    Vamos ao que interessa...

    Vou contar uma história até engraçada, imagine... sua rede de clientes andando para casa dos 130 clientes ou mais, 5 repetidoras, tudo perfeito, perfeito mesmo... (rs), qndo as coisas estão indo a vento em popa a tendência do ser humano é apenas conduzir o barco, isso é comum, nesse ponto que devemos acender a luz de ATENÇÃO!

    Pois vejamos, o mercado está se fechando e não pensamos em momento algum ficar de fora, pois tantas noites em claro não pode de maneira alguma ir por corredeira abaixo. Então Leia!

    Será que estou adotando alguns procedimentos para manter a qualidade no meu provedor?

    1º - Monitoramento.

    Como está a saúde da sua rede(protocolos, segurança, alertas e prioridades) ?
    Quanto de banda seu PTP suporta?
    Como está o uso da banda do PTP?

    2º - Link (PTPM e WAN).

    Tenho link suficiente para atender?
    Meu POP tem disponibilidade para mais clientes?

    3º - Backup/Restore.

    Estou conduzindo corretamente a rotina de backup da minha rede?
    O restore é confiável, já foi testado?
    Quanto tempo levo para subir um restore?
    Estou habilitado para subir um restore (Aos provedores que depende de consultoria)?

    4º - Equipamentos reservas.

    Quantos equipamentos tenho para suprir uma pane?
    Cartão reserva do mesmo modelo que o backup?

    5º - Sistema de contingência (Links).

    Meu link parou e agora?
    Tempo de retorno (Operadora)?
    Medidas para assegurar que sua rede funcione no mínimo de link?

    Todas essas informações olhadas com calma tem muita eficiência, e se conduzidas de forma correta pode-se obter um melhor gerenciamento da rede, as grandes operadoras possuem ótimos sistemas de gerenciamento caríssimos, e equipe técnica qualificada para monitoramento da mesma, e mesmo assim acontece alguns imprevistos e o sistema é paralisado por alguns instantes, hoje se sua rede fica paralisada por horas e dias o valor perdido é considerável alto, porque? Vejamos:

    - Cliente: Esse vai conduzir a opera, dizendo a todos que o serviço é ruim.
    - Concorrente: Esse já se encontra alerta esperando uma falha.
    - Cliente novamente: Não indica o serviço, com isso a empresa deixa de absorver novos clientes e a formula seguinte não funciona.

    1 Cliente + Indicação = 2
    2 Clientes + indicação = 4
    4 Clientes + indicação = 8
    ...

    E olha que tem cliente que indica logo de inicio quase a família inteira (esse é clientes), rs..
    E assim por diante!

    É isso pessoal espero de alguma forma ter contribuído com o fórum, meu objetivo aqui não é dizer que esse é o melhor sistema para um padrão de qualidade, muito pelo contrário, espero que apartir desse simples modelo muitos outros venham a se iniciar e assim os provedores possam levar qualidade aos serviços prestados!

    Em breve estarei voltando com o meu blog, só passar essa certificação da cisco que tudo volta ao normal. \o/

    Vejo vcs no próximo post!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    Muito bom sua contribuicao, amigo comecei a fazer isto quando no inicio do meu provedor ouve uma queda de raio q danificou 100% dos meus equipamentos em um vespera de carnaval, foi o inferno eo tempo de reparo subio muito por que nao tinha todos os equipamentos de reparo, hj adotei por que backup de todos os equipamentos principais, cardoes, rb's, bullets e rocket para nao ocorrer isto novamente, seu caminho e o correto por que vc disse o concorrente esta ai na porta, a unica coisa ainda e um link redundante que ainda nao foi possivel, por que teria q ser de operadores diferentes, mas estamos trabalhando para isto.

    Muito boa sua dica

    abrasos amigo

  3. #3

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    Parabéns pelo o post.

  4. #4

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    Muito bom o post. De vez em quando é bom surgir um "alerta" para que lembremos exatamente de reavaliar tudo.

  5. #5

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    Muito bom mesmo,valeu pela ótima contribuição!!!

  6. #6

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    Olá pessoal,

    Bom tenho conhecimentos sobre ITIL (melhores práticas para gerenciamento de TI), então pensei em contribuir um pouco com os caros colegas aqui do fórum, espero que ajude, nessa mesma linha estou estudando algumas possibilidades em melhorar o atendimento ao meu assinante... [EM BREVE]

    ...loading (Blog)

    Até logo.

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    Quem ir por essa linha de raciocinio esta no caminho certo.

    Obrigado pela contrbuiçao.


    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    Hoje exatamente as 20:00hs quando estava lendo este topico, caiu alarme no meu celular avisando perca de comunicacao de uma de minhas torres.
    Peguei todo material e fui lá pra ver o defeito.
    Estava pensando o quanto é importante ter material de reserva, e principalmente quanto tempo irá demorar para IDENTIFICAR e para restabelecer o sinal.

  9. #9

    Padrão Re: Rotinas para gerenciamento ISP

    muito bom!

    Ja vi muito em provedores que penduram o maximo de clientes em uma unica RB, eu ja gosto de dividir no POP os clientes de forma que em um problema com a RB o numero de clientes parados serão poucos.

    Rede agora roteada com duas rotas de saida para a internet. Parar 100% o POP só se for roubo dos equipamentos.