+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura para condominio vertical

    Olá a todos, Bom pessoal vou fazer a estrutura em um condominio em vertical cada bloco vai ter seu proprio radio, pois um bloco nao tem passagem para o outro, até aqui tranquilo o problema e com a autenticação doS clienteS pois minha rede é em IPxMac e PPPoE, não quero por ip no pc do cliente pra nao dar futuros problemas com a rede por causa de virus entre outras coisas, e a autencicação PPPOE vou ter que criar direto no pc do cliente, mesmo assim existe problemas tambem, minha intenção é colocar um roteador em cada apartamento fazendo a autenticação sendo assim virus entre outros fatores so fica no dhcp do roteador. Gostaria de opinião de vocês para obter mais idéias do que eu posso estar fazendo nessa estrutura, desde já agradeço apaciencia de vocês em ler meu post, obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Voce pode por uma rb 750 fazendo o servidor pppoe e pode utilizala fazendo o roteamento e o servidor dhcp

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    bom galera antes de responderem vou falar algo mais pra ficar mais claro.
    condominio 10 Torres (blocos)
    das 10 torres cada uma vai 1 nanobridge buscando de um rocket e basestation distancia de 1km. bom como já falei acima vou expor outra ideia que tive, no rocket como AP mandando para as blocos pensei em deixar um servidor mikrotik gerenciando somente o condominio mandando ip via dhcp. oq acham ?

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Fala samuel você fala em usar a RB em cada bloco ou como eu espliquei acima deixar direto no rocket gerenciando o comdominio inteiro ? lembrando tenho já um servidor mikrotik com 200 clientes cadastrados .. por iso pensei em deixar o condominio separado dele.

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Melhor vc deixar a Rb fazendo o gerenciamento no lado do Ap,nesse caso da Rocket + Basestation,vai ficar muito boa a estrutura dessa forma,poe a Rb 750 fazendo o PPPoE e autenticaçao dos clientes ou se comunicando com seu servidor Radius ligada diretamente na Rocket assim vc centraliza td sem precisar interligar os blocos do condominio que nesse caso seria inviavel.
    Abs.

  6. #6

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    amigo
    eu ja trabalho com edificios a uns 4 anos.

    recomendacao:
    NAO USE SWITCH COMUM, use somente Switch com VLAN (Fixa ou nao).
    vai evitar compartilhamento de arquivos, sniffer, virus na rede, etc...

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    rb 750 ou a 1100 com pppoe vai ficar bom

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Nosso amigo mascara Ja disse tudo, como as torres não se comunicam entre si, e vocÊ irá uitilizar um rádio para cada torre.
    Pensando neste cenário.
    1º - Utilize equipamentos qeu passe banda o suficiente e redundante, pode utilizar ubiquiti porém utilize bonding.
    2º - Use a autenticação o mais próximo dos seus clientes utilize uma RB com memório e bom processador para cada Torre.
    3º - trabalhe com Vlans, se for autenticar via pppoe não há necessidade de ativar dhcp ou configurar ipXmac nos cliente. E mesmo que eles configurem para utilizar de alguma forma sua rede não será possível pois estarão dentro de vlans.
    4º - swithes gerenciáveis ou com vlans fixas, existem uma séria destes modelos de baixo custo no mercado e de fácil configuração.
    --------------------------

    O que disse acima é o que estou montando para atender inicalmente um prédio com garatia de banda.
    Irei oferecer Planos a partir de 1M até 10 M.

    Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Ja tive blema fazendo dessa forma... o certo e cabear todos os blocos... e n diga que estes n são interligados.... pois são.... vç pode n ter acesso a eles, da mais trabalho mas vç fica livre de dor de cabeça....... o correto é vç ter um rb com um cabo para cada bloco se n tiver como faça o cascateaminto..... em cada bloco vç coloca SWITCH quem n travem...

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Mesma estrutura que eu indiquei cafejr, a diferença é que ficará concentrada num único gateway onde receberá o sinal.
    Eu iria por gateways por bloco desta forma se um cair não afetará os outros.

    abraços

  11. #11
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Amigo, não seria o caminho mais fácil receber via airgrid + switch 24 portas e levar cabo a cada apartamento aproveitando conduite do sistema de telefonia e autenticar via ppoe?

    cada bloco a mesma solução...

  12. #12

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Amigo, não seria o caminho mais fácil receber via airgrid + switch 24 portas e levar cabo a cada apartamento aproveitando conduite do sistema de telefonia e autenticar via ppoe?

    cada bloco a mesma solução...
    Switch de 24p seria bacana pois diminui o numero de equipamentos.
    porem, encontramos 1 problema:
    tubulacao.

    se passar muitos cabos, provavelmente ira entupir a tubulacao e podera receber reclamacao do condominio quando outros forem passar algum cabo (seja telefone, tv ou internet)

  13. #13

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Esse é o problema encontrado no condominio que estou montando para ter ideia o condomio nao tem 6 meses de funcionamento quase todos os blocos não passa o cabeamento de um lado para o outro pq fizerão favor de amaçar os conduites. As respostas acima era mesmo oq eu tinha em mente e agradeço a todos que deixaram sua opinião pra mim ajudar, nesse condomminio ate tem como fazer inteiro cabeado mas e uma volta imensa e não me autorizarão a fazer, so se for radio em cada bloco, mas ta otimo só fazer 100% que fica show de bola. Valeu galera por me ajudar.

  14. #14

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Oi Andrio,

    Que tipo de switch você recomenda para essa situação. Também trabalho com condominios e sempre tive essa preocupação com esses problemas que você citou.

  15. #15
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Complicado então... mas usa cabos utp 2 pares da multitoc, eles sao bem finos e facilita em tubulações estreitas.

  16. #16

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Cara uma outra ideia tbm,mas vai depender da disposiçao dos blocos,seria vc receber o link via ptp em um predio e enviar pra tds os outros com uma setorial assim vc poderia deixar a Rb fazendo o PPPoE dentro do condominio e interligaria os blocos via wireless centralizando td, um provedor aqui da minha cidade faz isso e fica bom.
    Quanto ao cabeamento pq vc nao tenta fazer com Hpna ? dependendo da estrutura pode ser bem interessante pois vc pode aproveitar o cabeamento de tv ou telefone existente no predio sem a necessidade de passar novos cabos.
    Abs.

  17. #17

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Caraca, cabo Multitoc. Só serve pra fazer varal. Nem é homologado.
    Multitoc não é recomendado nem para testes de bancada. Tire a capa de 1 metro de multitoc e me diga se os pares tem o mesmo diâmetro.
    Se o problema for o cabeamento use hpna por coaxial e seja feliz.

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Na verdade uma solução razoável para prédios, principalmente no caso do tópico, seria usar dslam. Aproveita-se a rede existente de telefonia e os modems são muito baratos atualmente. Dslam de pequeno porte existem da Dlink.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Estrutura para condominio vertical

    Meu receio de soluções Mesh sempre foi aquela história do cidadão querer acessar de qualquer lugar, ai ele se posiciona com seu note ou instala seu PC bem atrás daquela coluna de concreto de 50 cm... pronto mais um no suporte 24 horas. Mas sinceramente nunca configurei rede desta forma então não posso comentar sobre vantagens e/ou desvantagens.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Eu tentaria uma rede mesh. Mas tem que fazer direito.

    Pega internet até em laptop no quintal do prédio.