+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Bom dia amigos do forum venho mais uma vez compartilhar essa aqui, fiz um enlace esse find de semana, e coloquei 1 antena de 33dbi aonde sai o link da geenge com rb433ah + xr5, e no outro lado 30dbi geenge, com rb433ah+xr5 estou com o sinal de -74 está passandro 12mb, queria saber o seguinte existe uma configuração no mk para melhorar isso, comprei outra antena de 33dbi para substituir lá onde tem a de 30dbi, alguém sabe me dizer se tem alguma configuração para melhorar algum macete aguardo.


    vlw

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Acredito que seja alinhamento, temos quer também as config que você esta usando, se tiver como postar posso dar uma olhada...

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por Renas Ver Post
    Acredito que seja alinhamento, temos quer também as config que você esta usando, se tiver como postar posso dar uma olhada...

    Ponta que sai o link bridge band 5.0ghz wds ignore ssid


    ponta que recebe link station wds


    vlw

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Bom dia amigos do forum venho mais uma vez compartilhar essa aqui, fiz um enlace esse find de semana, e coloquei 1 antena de 33dbi aonde sai o link da geenge com rb433ah + xr5, e no outro lado 30dbi geenge, com rb433ah+xr5 estou com o sinal de -74 está passandro 12mb, queria saber o seguinte existe uma configuração no mk para melhorar isso, comprei outra antena de 33dbi para substituir lá onde tem a de 30dbi, alguém sabe me dizer se tem alguma configuração para melhorar algum macete aguardo.


    vlw
    Bom Dia.
    42km é bastante distância pra somente 30dbi. No mínimo deves utilizar 33dbi (melhor se for dual a antenas) ok.
    Taambem há a questão da visada, precisas ter 100% da primeira zona de fresnell limpa, ok.Esse sinal precisa melhorar amigo, pra que possas utilizar canalizalação de 40mhz .

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bom Dia.
    42km é bastante distância pra somente 30dbi. No mínimo deves utilizar 33dbi (melhor se for dual a antenas) ok.
    Taambem há a questão da visada, precisas ter 100% da primeira zona de fresnell limpa, ok.Esse sinal precisa melhorar amigo, pra que possas utilizar canalizalação de 40mhz .

    Para utilizar canalização de 40mhz como qual seria o melhor sinal -60?

    vlw

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Para utilizar canalização de 40mhz como qual seria o melhor sinal -60?

    vlw
    Pra ficar 100% entre -51 e -61.
    Em meus enlaces deixo sempre nessa faixa.
    Abraço.

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    como amigo falou vc precisa melhorar seu sinal para pode usar 40mhz com nstreme ou nv2
    mais o sinal tem que estar muito estabel ja rodei nstreme com -64 a 49 km e passou 30mb
    outra vez foi a -62 a 37km passou 37mb
    usei antena de 34dbi

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Pra ficar 100% entre -51 e -61.
    Em meus enlaces deixo sempre nessa faixa.
    Abraço.
    Ok vou esperar chegar a antena de 33dbi, dai vou colocar o outro cartão para trabalhar nas duas polaridades.

    Alguém tem algumas dicas de configuração?

    Vlw

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    como amigo falou vc precisa melhorar seu sinal para pode usar 40mhz com nstreme ou nv2
    mais o sinal tem que estar muito estabel ja rodei nstreme com -64 a 49 km e passou 30mb
    outra vez foi a -62 a 37km passou 37mb
    usei antena de 34dbi
    Sim vamos melhorar quando ficar as duas antenas em 33dbi, só que todo mundo fala em NV2, mas ninguém posta uma configuração que tenha feito e usado tu já vez, se sim posta ai.

    vlw

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    assim amigo uma lida no manual do mikrotik tem tudo certinho mais vamos la
    vc configura um ptp normal uma lado apbridge outro statios wds
    ai na aba nv2 do apbridge vc marca o security e digita uma senha no preshared key o tDMA Period Size é o tempo que ele checa o ptp uso 5ms Call radius é a distancia do ptp
    resto não mudo ai na aba wireless no campo wireless protocol escolho nv2
    blz ai no station wds vo no nv2 marco o security e digito a mesma senha e na aba wireless no campo wireless protocol selecionar o nv2
    e sair para o abraço

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    assim amigo uma lida no manual do mikrotik tem tudo certinho mais vamos la
    vc configura um ptp normal uma lado apbridge outro statios wds
    ai na aba nv2 do apbridge vc marca o security e digita uma senha no preshared key o tDMA Period Size é o tempo que ele checa o ptp uso 5ms Call radius é a distancia do ptp
    resto não mudo ai na aba wireless no campo wireless protocol escolho nv2
    blz ai no station wds vo no nv2 marco o security e digito a mesma senha e na aba wireless no campo wireless protocol selecionar o nv2
    e sair para o abraço

    Puts veio as minhas duas rbs possuem a versão 4.11 e não tem o protocolo nv2 nem a aba, agora to ferrado.

    vlw

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    alem de ser 33 dbi,,teria de configurar nv2 2 aba ht,,e fazer varios testes de canal e banda ate encontrar melhor ganho e desempenho.,.,exemplo,,quando montei minha xr5 na 33 dbi em linkj 49 km inicialmente era -70 com 20 mb,,apos alinhamento e testes ficou -50 com 58 mb de trafico ,,posta sua configuração que compraro com as minhas

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    atualiza para versão 5.7 vai ter nv2 outra opção de regular canal baixo ou auto

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Para essa distância com antenas diferentes até que ficou bom. Ponha de 33dBi ou de 34dBi nas duas pontas, confira alinhamento e configurações que irá melhorar muito.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    atualiza para versão 5.7 vai ter nv2 outra opção de regular canal baixo ou auto
    Bom dia pessoal, só para constar, para atualizar a versão de 4.11 para 5.7, eu não preciso estar com a rb433 ah na bancada ou posso atualizar daqui mesmo sem precisar ir ao local, se der mande ai como faço, e se fizer perco as configurações existentes nelas depois da atualização?

    vlw

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Para essa distância com antenas diferentes até que ficou bom. Ponha de 33dBi ou de 34dBi nas duas pontas, confira alinhamento e configurações que irá melhorar muito.
    Bom dia, amigo sim vou colocar 33dbi nas duas pontas sim e vamos fazer mais um alinhamento, posto aqui os resultados conserteza.

    vlw

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    assim amigo uma lida no manual do mikrotik tem tudo certinho mais vamos la
    vc configura um ptp normal uma lado apbridge outro statios wds
    ai na aba nv2 do apbridge vc marca o security e digita uma senha no preshared key o tDMA Period Size é o tempo que ele checa o ptp uso 5ms Call radius é a distancia do ptp
    resto não mudo ai na aba wireless no campo wireless protocol escolho nv2
    blz ai no station wds vo no nv2 marco o security e digito a mesma senha e na aba wireless no campo wireless protocol selecionar o nv2
    e sair para o abraço
    Boa tarde amigo, fiz essa modificação ativei o nv2 ficou bom agora deu uma melhorada, agora uma pergunta não só a ti mas a todos aqui do forum eu posso usar o NV2 e o NSTREME ao mesmo tempo pois eu estou usando os dois?

    Vlw

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    não tem como usar os 2 não
    se vc selecionar nv2, nstreme funciona assim
    se um não fechar o outro fecha entende
    de falhar nv2 ele ativa nstreme

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 42km com visada usando geenge 33dbi com rb433ah + xr5

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    não tem como usar os 2 não
    se vc selecionar nv2, nstreme funciona assim
    se um não fechar o outro fecha entende
    de falhar nv2 ele ativa nstreme
    Bom dia pois é eu vi que ali em protocolo eu selecionei NV2 e NSTREME os dois junto nas duas pontas..


    to certo?


    vlw