+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    Bom dia!

    Não tenho muito conhecimento em redes wireless e por isso gostaria da ajuda de vocês, preciso ligar meu serviço a minha casa com o menor custo possível. O problema é que no meio do trajeto existem pés de eucaliptos e um armazém de grãos.

    Na empresa tenho uma caixa d'água de 12 metros e sob a mesma uma torre de 8 metros, totalizando 20 metros.

    Dados da localização dos pontos:

    Empresa - LAT 15 34 44.2800 S / LONG 54 19 56.1100 W
    Casa - 15 34 1.9900 S / LONG 54 20 9.1700 W

    Se alguém puder dar uma dicas ficarei grato.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    Bom dia amigo não testei suas coordenadas, mas vou pegar o meu notebook depois e testar oque posso te adiantar, tenta usar 900mhz custo não é barato mas é o mais barato e vai funcionar, passa até 10mb de internet claro isso em teoria na pratica eu acho que não passa mesmo, mas 900mhz dá sim, da uma olhada em www.compredosul.com.br.

    ok depois testo as coordenadas e posto aqui.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Bom dia amigo não testei suas coordenadas, mas vou pegar o meu notebook depois e testar oque posso te adiantar, tenta usar 900mhz custo não é barato mas é o mais barato e vai funcionar, passa até 10mb de internet claro isso em teoria na pratica eu acho que não passa mesmo, mas 900mhz dá sim, da uma olhada em www.compredosul.com.br.ok depois testo as coordenadas e posto aqui.
    Então, na torre da empresa tenho uma rb 400 para receber Internet do centro, fiz orçamento para usar mikrotik com 900 MHz e ficou caro, os dois kits ficaram em torno de 1200,00. Preciso de uma solução mais em em conta.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    Amigo ja foi falado inumeros post sobre o mesmo assunto, quer sem visada se gasta mais em 900, nao adianta colocar uma antena de grade e querer qualidade ou sinal, ou vc coloca repetidora ou se gasta em m900, não adianta se cadastrar pra pegar uma receita de bolo barata pra sua solução

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    bom amigo para vc calcular este ptp pode usar o airlink da ubiquit ou o radio mobile
    no airlink e mais facil e vc vai testando as possibilidade dos equipamentos talvez como e meio perto ate em 2.4 funcione

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo ja foi falado inumeros post sobre o mesmo assunto, quer sem visada se gasta mais em 900, nao adianta colocar uma antena de grade e querer qualidade ou sinal, ou vc coloca repetidora ou se gasta em m900, não adianta se cadastrar pra pegar uma receita de bolo barata pra sua solução
    Perfeito! Que tipo de repetidora você indica? Usar dois rádios em modo wds?

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom amigo para vc calcular este ptp pode usar o airlink da ubiquit ou o radio mobile
    no airlink e mais facil e vc vai testando as possibilidade dos equipamentos talvez como e meio perto ate em 2.4 funcione
    Acho que será a melhor solução. Fui em uma oficina que fica entre os dois pontos, só que fugindo dos obstáculos e falei com o dono, o cara deixou eu colocar equipamento no local. Como da empresa até essa oficina são 800 metros e da oficina até a casa são 900 metros, vou comprar 4 nano de 2.4Ghz e montar o link.

    Existe alguma solução para não ter que por dois nano na oficina? Acho que uma omini daria certo, mas o sinal seria espalhado, é isso mesmo?

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    Citação Postado originalmente por mayconcf Ver Post
    Acho que será a melhor solução. Fui em uma oficina que fica entre os dois pontos, só que fugindo dos obstáculos e falei com o dono, o cara deixou eu colocar equipamento no local. Como da empresa até essa oficina são 800 metros e da oficina até a casa são 900 metros, vou comprar 4 nano de 2.4Ghz e montar o link.

    Existe alguma solução para não ter que por dois nano na oficina? Acho que uma omini daria certo, mas o sinal seria espalhado, é isso mesmo?
    sim a omni tem a irradiação de 360 graus e vc iria economizar em apenas uma nano eu não faria isto

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    O bom mesmo é como vc falou, colocando 4 nanos 2.4.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    com quanto metros é a torre?

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 1,36KM sem visada.

    Citação Postado originalmente por ediekes Ver Post
    com quanto metros é a torre?
    20 metros.

  12. #12

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    usa o air link, vai te dar uma noçao do que tem que fazer ai
    AirLink | Ubiquiti Networks, Inc.

  13. #13

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    Galera, estava conversando com um amigo e ele me disse para comprar nano 5.8 porque posso ter problemas com interferência. Agora estou na dúvida, já tenho o fornecedor e só não fechei a compra porque fiquei sem saber se terei ou não problemas com o 2.4.

    Alguém poderia tirar essa dúvida?

  14. #14

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    Citação Postado originalmente por mayconcf Ver Post
    Galera, estava conversando com um amigo e ele me disse para comprar nano 5.8 porque posso ter problemas com interferência. Agora estou na dúvida, já tenho o fornecedor e só não fechei a compra porque fiquei sem saber se terei ou não problemas com o 2.4.

    Alguém poderia tirar essa dúvida?
    So se for interferencia sua mesmo ...mas com as nanos em 5.8 ficaria melhor mesmo
    ja fez um planejamento desse enlace ai ... quantos metros de altura de antenas tals...
    e bom usar algum programa para calcular esse enlace ..

  15. #15

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    2 nanoloco m5 fecha tranquilo;....

  16. #16

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    Citação Postado originalmente por ediekes Ver Post
    2 nanoloco m5 fecha tranquilo;....
    Você conferiu as coordenadas? Tem eucalipto e um armazém gigante entre os dois pontos.

  17. #17

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    qual é o tamanho da torre?

  18. #18

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    Citação Postado originalmente por ediekes Ver Post
    qual é o tamanho da torre?
    Na empresa tem uma de 20 metros.

  19. #19
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Configurar Enlace Acima de 1 KM com Visada Obstruída

    Citação Postado originalmente por mayconcf Ver Post
    Bom dia!

    Não tenho muito conhecimento em redes wireless e por isso gostaria da ajuda de vocês, preciso ligar meu serviço a minha casa com o menor custo possível. O problema é que no meio do trajeto existem pés de eucaliptos e um armazém de grãos.

    Na empresa tenho uma caixa d'água de 12 metros e sob a mesma uma torre de 8 metros, totalizando 20 metros.

    Dados da localização dos pontos:

    Empresa - LAT 15 34 44.2800 S / LONG 54 19 56.1100 W
    Casa - 15 34 1.9900 S / LONG 54 20 9.1700 W

    Se alguém puder dar uma dicas ficarei grato.
    Caro maycon, boa noite.
    Segue abaixo algumas considerações e imagens sobre o ptp que desejas implementar.
    Visto nas imagens, existe uma área de NLOS (falta de visada) entre o ponto A e o ponto B sua casa.
    Conforme comentasse, seria interessante e prudente, que uses um ponto de repetição de sinal para que tenhas visada 100% entre os locais. O ponto ideal seria em um cilo alto que há no meio do trajeto,ok.
    Calculei usando antenas de 16dbi apenas e 21dbm máximo de potencia e fecha sinal em 5.8ghz.
    Lembre-se sempre de configurar os radios com a menor potencia possivel e em um canal correto dentro da faixa permitida pela Anatel.
    Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         area.jpg
Visualizações:	119
Tamanho: 	48,1 KB
ID:      	31370Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP NLOS.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	70,5 KB
ID:      	31371Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto link by superlinkwifi.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	46,4 KB
ID:      	31372