Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping Oscila apenas à noite

    olá galera!

    seguinte, temos aqui em nosso servidor um enlace de 10 km(aprox) em 5.8 com antenas zirok e RBs 433. Em uma das torres temos tres cartões engenius, dois para Ap Bridge e outro para o enlace. E na outra torre da cidade vizinha um com dois cartões, um para o enlace e outro para uma omni Ap bridge.

    Acontece q durante o dia, até umas 16:30 a comunicação fica perfeita (com pings de no máx. 4 ms e média de 2 ms.). Após esse horário,Ferro tudo (pings oscilando e cortando comunicação).

    As potencias dos cartões do enlace estavam setadas em 20 db. Depois mudei para 18 e de início voltou ao normal, porém passaram uns minutos e tudo Ferrou td de novo. Ja mudei canal, testei energia tbm... e aparentemente, estes estão OK.

    Pergunta: nessa distância, que potencia devo setar nos cartões dos enlaces?
    Há algum fato que ocorra a partir desse horário que possa estar interferindo na comunicação dos enlaces? WDS, estático ou dinâmico (esta como dinamico agora) ?

    qualquer ajuda, agradeço!

  2. #2
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Quantos clientes vc ten na ponta desse elnlace,, de quanto é o teu link, quais velocidades vc tá dando pros clientes?
    Assim talvez a gente possa de dar uma luz.

  3. #3

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    No enlace da cidade onde acabamos de instalar, por enquanto, apenas 7 clientes. Na outra ponta aprox. 20 para cada cartão. O link é de 4 Mb e não chega a usar 3. A maioria tem controle de banda de 250 Kbs.

    Mas repito, que o problema só ocorre após as 16:30, no outro dia de manhã tudo normaliza. Há a possibilidade de a fonte não estar aguentando ? Para um RB 433 com tres cartões, de quantos volts e ampere recomenda-se usar ?

  4. #4

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Tenta ficar de olho em quais clientes conectam após esse horário. Aqui eu resolvo esses problemas de lentidão em alguns horários, dando uma geral nos clientes que estão com sinal baixo, ruído alto, CCQ% baixo, etc, pois geralmente é antena de cliente que tá forçando a correção de erros no sistema e fazendo com que fique lento pra todos.

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Uma RB433 com tres cartões o ideal seria uma fonte 24 volts de no mímino 3 amperes. Como o amigo acima falou,, pode der um cliente teu que tá ferrando tua rede. Verifique quando fica ruim o sinal dos clientes, veja qual está com o pior sinal, bloqueia ele e veja os pings, vai bloqueando os com sinais mais ruins, lembrando, acima de -70 o sinal já é ruim. Boa sorte, se resolveu poste ai pra gente saber.

  6. #6

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    OK. A Fonte que estou utilizando é de 24 volts, porém de 2 amperes (1 ampere faz tal diferença?). Efetuarei os teste com os clientes então. Logo que solucionar o problema, posto aqui. Agradeço!

  7. #7

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Citação Postado originalmente por Bergcc Ver Post
    OK. A Fonte que estou utilizando é de 24 volts, porém de 2 amperes (1 ampere faz tal diferença?). Efetuarei os teste com os clientes então. Logo que solucionar o problema, posto aqui. Agradeço!
    Cada cartão exige 1A, e a RB 0.5A. Ideal seria fonte de 3.5A. Provavelmente seu problema é a fonte, já que começa no horário que a demanda de energia aumenta.

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Citação Postado originalmente por Bergcc Ver Post
    OK. A Fonte que estou utilizando é de 24 volts, porém de 2 amperes (1 ampere faz tal diferença?). Efetuarei os teste com os clientes então. Logo que solucionar o problema, posto aqui. Agradeço!
    Cara não sei se faria tanta diferença assim, acho mais um cliente ruin estragando os outros, qualquer coisa tenta usar uma fonte de Pc, usa os fio preto e amarelo que dá 12 volts, ai voce vai ter com uma fonte normal 10 amperes. Eu uso em uma rb só que com apenas 1 cartão. deve ter uns 50 clientes nela.

  9. #9

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Detalhe, os tres cartões engenius que estou utilizando estão com a potência em 20 dbm. Amanhã trocarei a fonte de 24v - 2A, por uma de 24v 4A pra ver se resolve.

  10. #10

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Amigo vo colocar minha experiencia aqui, tenho um rb433 e 3 cartões r52h com uma fonte de 18v 3,5a. Ela travou somente uma verz, e tenho quase certeza que seja fonte. Procure fonte acima de 4a, tem uma na linkteck de 18v 5a, vo ta adquirindo ela se voltar a travar aqui.

  11. #11

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    A RB com tres cartões suporta uma fonte de 24v - 5a ? ou adquiro uma de 5a ou de 3a, pois só tenho estas a disposição aqui agora...

  12. #12

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Creio que não seja a fonte. A RB travaria por completo antes de dar esses problemas "fantasmas". Digo isso pq já tive esse problema em torres com PC-AP e fonte de 350W RMS. Tenta dar uma atenção especial aos clientes com o sinal meio duvidoso.

  13. #13

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Citação Postado originalmente por Bergcc Ver Post
    A RB com tres cartões suporta uma fonte de 24v - 5a ? ou adquiro uma de 5a ou de 3a, pois só tenho estas a disposição aqui agora...
    Pega a de 5A, é mais garantido.

  14. #14

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Acho difícil ser algum cliente. Pois o problema ocorre apenas da tarde pra noite e o ping q oscila é apenas o da cidade vizinha (um enlace de 10km) que, por enquanto, está com apenas 7 clientes.

  15. #15
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    O teu enlace está certinho, ou será que com algum problema, e quando precisa passar dados ele capenga, quanto está passando nele. talves ele não esteja suportando o trafego. Eu também já tive esse probema com RB e PCAP, o problema era cliente, achei os ruins e reconfigurei equipamento, de alguns e troquei o dipolo da antena que estava com problema. Quanto a fonte se for comprar aproveita e compre a de 5A. Assim vai ter certeza que a fonte sempre vai estar sobrando.

  16. #16

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Bom galera. Na segunda troquei a fonte de 2A por 3A (só deu isso por enquanto). Porém o problema continuou igual, é bater la pelas 16:30 até umas 20:30, para tudo. O interessante q quando volta nesso horário, volta normalmente, pingando na boa (média de 2ms), logo penso: "se fosse a fonte teria de variar em outras horas ou quando voltasse ele ficasse no início com o ping meio alto", mas não é só nessa hora. Cliente tbm acho difícil pelo mesmo motivo. E outra coisa, somente o enlace fico comprometido, os outros dois cartões fica numa boa.

    Por isso queria saber de vcs que ja fez esse tipo de configuração, se eu posso estar errando na parte da configuração do mikrotik. Em um enlace de 10 km, visada limpa, que potencia devo colocar nos cartões? visto que está em 20 dbm nesse momento. Detalhem as configuração se possível, agradeço mais uma vez!

  17. #17

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Amigo, qual a qualidade do link q ta chegando ai e ruido, quais a antenas que você ta usando é 2.4 ou 5.8ghz ?

  18. #18

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo, qual a qualidade do link q ta chegando ai e ruido, quais a antenas que você ta usando é 2.4 ou 5.8ghz ?
    o enlace é 5.8 e as APs 2.4.
    Hj a tarde quando começar a oscilar o ping, vou subir na torre e ver se a temperatura dos cartões estão muito altas. Caso estiverem muito quente, pode ser amperagem que falta ainda, pois coloquei uma de 3A e não de 5A.

    Pergunta: Quantos amperes cada cartão engenius consome? o de enlace consome mais que os outros?

    Grato!

  19. #19

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Bom, pra variar, exatamente as 16:30 o ping começous a ficar alto e tres minutos depois parou de comunicar.
    NA mesma hora subi até a torre e fiz o seguinte: tirei uns dos cartões AP para ver se voltava ao normal, de pois tirei o outro. E nada. Continuou parado nunhum ping de resposta.

    Se fosse algum cliente quando eu tirasse um cartão, certeza q ele cairia, e assim devia voltar ao normal. Se fosse a fonte, 3A seria o bastante pra funcionar com dois. Então estou excluindo estas duas possibiliadades.

    O horário é muito exato, 16:30 e para tudo. Muito estranho. Alguem passou por algo parecido? será que alguma outra conexão efetuada todos os dias nesa mesma hora está causando isso? ja troquei os canais e msm assim não muda. PQP, to ficando doido já! hahaha ... Amanhã vou colocar o enlace em 2.4 e ver o que acontece de novo... Alguemmmmm?

    grato!

  20. #20

    Padrão re: Ping Oscila apenas à noite

    Infelizmente ainda não consegui resolver o problema. Conversei com pessoas que já tem uma certa experiência na área (os conhecidos como "phodões"), por telefone, e eles me disseram que pode ser uma interferência nesse horário, alguém que abre uma conexão somente nesse horário(transação, envio de relatório, coisas dos tipo). Só que fica uma dúvida, se fosse isso não bastava eu mudar de canal ? ou há a possibilidade desta transmissão usar vários canais ao mesmo tempo ?

    Alguém teria passado por algo parecido, Dicas ?? (PQP, to ficando doido já)

    Grato! Help!