+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - interior
    Posts
    29

    Question Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    É uma torre bem simples onde só haverá uma antena setorial, o serralheiro ira colocar 2 tubos de ferros galvanizado de 6 M, um de '3/4' e outro de 'meia'.
    No estaio cabo de aço galvanizado de 3.2 - 1/8, sendo que vou usar o estaio em quatro lados, eu pensei em fazer apenas em 3( Y ) lados, mas como esse cabo de aço é fino eu preferi fazer em quatro lados formando uma "cruz, + ".

    Esse cabo de aço consegue segurar essa torre? Pois o segundo tubo é fino e sem estaio ele se partiria.
    E qual a distancia que devo prender o estaio da torre no “chão” .
    E a cada quantos metros devo deixar um estaio de outro, na torre?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    olha cabo de aço de 1/8 eu tenho em uma torre de 50 metros, vc só não esplicou como é sua torre se é triangular, quadrada, semi portante, medidas etc

  3. #3

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Montei um de 18 metros triangular, vou estaiar ela apartir dos 15 metros usando cabo de aço revestido de pvc bitola 5/32. vou usar reguladores,sapatilhas prisilhas e anilhas tudo galvanizados também. Ela tem a base em 60cm e vai afunilando fechando em 40cm nem balança mesmo assim vou colocar por segurança que nunca é demais.

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Amigo, pode-se usar o cabo de aço, já conhecido como Arame Ovaladro, que é o cabo de aço liso, mas é recomendado o uso de sapatilhas.
    Para torre desta altura 6 metros de distância da torre é o suficiente, porém deve-se estaiar apartir de 6 metros de altura e a cada 6 metros.

  5. #5

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Amigo use arame liso com esticador para cerca de gado... pronto não enferruja e vc vai gastar pouco....

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Citação Postado originalmente por alternativainfo Ver Post
    Amigo use arame liso com esticador para cerca de gado... pronto não enferruja e vc vai gastar pouco....
    Boa Dica utilizo e muito este arame fica muito bom

  7. #7

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Vou fazer um teste com esse arame se sair mais em conta, o preço do cabo de aco revestido de PVC 5/32 sai 1real o metro o arame custa 32 centravos o metro rolo com 1mil metros. Vou ao comercio amanhã procurar gostei da idéia.

  8. #8

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Citação Postado originalmente por alternativainfo Ver Post
    Amigo use arame liso com esticador para cerca de gado... pronto não enferruja e vc vai gastar pouco....
    Bom dia!
    Amigo nem sempre a solução barata, e mais segura.
    Utilize de preferencia cabos ou cordoalhas com mais de uma perna de fio.

    " Pense bem... nessa condições, de preferencia seguir as normas ABNT"

    Cordoalha de 01 Fio==100% romper e cair
    Cordoalha de 03===33,33% romper e cair

    Tipo se for so voce que for subir.. beleza.... fica por conta
    Mais se for outra pessoa....Primo,Amigo,Pai....
    Gastar um pouco no orcamento... voce ira dormir tranquilo... sonhando com com dinheiro quer voce ira lucra... e nao pagar para indenizar familia de quem subiu.

    Sucesso!

  9. #9

    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - interior
    Posts
    29

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Essas dicas foram muito boas eu já comprei os cabos de aço eu acho que ele suporte melhor a pressão que a torre vai sofrer, pois ela fica em um morro.

  10. #10

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    Pelo que entendi sua torre terá 24m, correto?

    Este ultimo módulo de 1/2 pol é arriscado.
    Voce mesmo já disse que acha fino.
    Outra coisa , voce disse que vai estaiar a partir dos 15 metros.

    Começe a estaia mais em baixo, nos 6 metros. Sobre a metade da altura ou seja nos 12 metros coloca um sistema anti-torção que vai evitar que a torre começe a oscilar com o vento e venha a girar sobre si mesma.
    Procure por anti-torção no forum que tem até fotos e desenhos.

    Se ela girar não tem cabo que segure, pode ser bem grosso que dobra igual. Por isso o anti-torção é importante.

    Cabo 3.16 ou então cordoalha de 3 fios é mais seguro.
    Já vi relatos de uso de arame de cerca, mas usando também dois ou 3 fios que são torcidos com a ajuda de uma boa furadeira. Mas acho que aí o custo não compensa.
    O fato é que um cabo de um só fio é arriscado. Este arame de cerca espicha quando tracionado.

  11. #11

    Padrão Cabo

    Qual cabo devo usar para estais de uma torre triângulo de 24 metros ?

  12. #12

    Padrão Torre

    Qual Cabo devo Usar para Estais de uma Torre triângulo de 24 m?

  13. #13

    Padrão Re: Torre

    arame de cerca Gerdau ovalado, coloca 2 fios e enrola ele, nao com furadeira, mas vai enrolando pela volta dele mesmo, uso em torre de 30m com arame dupolo, muito seguro, ja segurou uns bons ventos, com anti-torcao, se deixar sem pode por cabo de 1cm q cai com vento, eu uso pra anti torcao 2 cantoneiras com parede boa, fecho as 2 formando quadrado, coloca 1,5m de comprimento e puxa os fios no mesmo estaio, fica top

  14. #14
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Qual Cabo Usar para Estais de uma Torre de 12 m?

    aqui uso o arame ovalado, e apenas um fio por estaio, tenho torre de 30 metros com ele, e já tenho mais de 8 anos, so não pode ficar com dó de colocar grampo, pelo menos 6 em cada ponta

  15. #15

    Padrão Re: Torre

    Citação Postado originalmente por IsaqueSouza Ver Post
    Qual Cabo devo Usar para Estais de uma Torre triângulo de 24 m?
    Cordoalha 3fio é o mínimo..... Ainda mais se é você que sobe... Segurança sempre