Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Eu estou iniciando o meu também, e com sorte em mais algumas semanas me livro da burocracia para começar a trabalhar (ou ao menos instalar os equipamentos).

    No meu projeto fiz assim:
    Link de fibra ótica dedicado (já inclui aluguel do circuito, conversor de meio e roteador), servidor para cache, Switch Gigabit 24 portas full administrable, transmissores Rocket M2, antenas Base Station 90º, switch 8 portas na torre, e para os clientes Nanostation Loco M2 e Airgrid M2. (acho que faltou alguma coisa).

    Também tenho essas dúvidas de como começar, mas se entrar de cabeça, estudar a beça você aprende e avança.

    Nem vou falar de SCM porque já foi dito, só reforço algo que é consenso aqui no Under-Linux: use equipamentos de qualidade, escolha o seu provedor e o equipamento de preferência, mas faça instalações lindas, que o teu retorno será mais recompensado.

  2. #22
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Amigo quando se fala em usar pc, nao é dessa forma que essa pensando, como falei pra vc no msn, vc usa um pc como cache, pois rb 1100 não faz cache nela mesa, procure sobre ThunderCache ou AgilityCache

    aki uso sim pc como mikrotik na central, um core 2 duo com 2 de ram, e compact flash de 1gb, com o sistema mikrotik 4.17 instalado e licenciado, e em paralelo usamos um bom servidor com o agility cache,
    não adianta querer colocar 2 rb 1100, pra que? sendo que com 200 clientes uma rb 450g resolve seu problema, ou ate mesmo um Pentium com 512 servindo como mikrotik tb vai resolver, pesquise, vc ta pesquisando sobre sistema, existe muitos como Ikarus StarOS, servidores pode ser até mesmo um Myauth3 e um radio na sua torre vc vai ter um sistema, pois o myauth3 é um excelente sistema, eu mesmo dou nota alta pra ele, pois ja usei muito hoje optei pelo Mk-auth, do Pedro Filho,

    se colocar uma rb 450g para hotspot, um cabo até um PC que será gerenciador e cache, e o outro cabo até sua rb na torre em bridge, com carteos e paineis vc tem um provedor, bom, mas se quiser postar aki, que ta em duvida e ir por ideias que o bom é se gastar vai em frente tb, uma vez me falaram uma coisa e usei isso palavras do grande engenheiro Nicola Sanchez

    "pra que usar uma bazooca pra matar uma raposa sendo que um 32 resolve seu problema"

    se tiver disposto a gastar, coloque um servidor de uns 12 mil, uma rb 1200, e utilize sistmea de micro ondas, e frequencia privada, agora quer montar provedor, use algo que seja simples e não complexa, ja que nao entende, procure aprender senão ficará na mão dos outros,

    não irei mais postar aqui, ja falei até demais, fica seu critério querer gastar com soluções caras, ou querer montar um provedor com o que se pode montar,

    mais uma vez lhe digo, um mikrotik pode ser em PC e pode ser em RouterBoard tb, opto em utilizar pc, pelo auto poder de processamento, e por ficar mais em conta, e estável, uso sim pc como mikrotik instalado e outro em paralelo com sistema de cache e estou no ramo a 8 anos com qualidade concorrendo com as teles,

  3. #23

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Acronimo, aproveitando o embalo, quero tirar uma dúvida (fica a resposta para vários que estão iniciando).

    Dentro do meu projeto, fiquei com dúvidas se uso uma RB também e onde devo colocá-la, se na torre ou na base, e se devo usar uma RB, qual usar?
    A ideia é que o provedor tenha seus 1000 clientes no futuro, mas de início estou trabalhando com uma previsão de até uns 400 clientes, vou de RB 450G ou já apelo para algo mais forte?

    Abraços.

  4. #24
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por Velhinho Ver Post
    Acronimo, aproveitando o embalo, quero tirar uma dúvida (fica a resposta para vários que estão iniciando).

    Dentro do meu projeto, fiquei com dúvidas se uso uma RB também e onde devo colocá-la, se na torre ou na base, e se devo usar uma RB, qual usar?
    A ideia é que o provedor tenha seus 1000 clientes no futuro, mas de início estou trabalhando com uma previsão de até uns 400 clientes, vou de RB 450G ou já apelo para algo mais forte?

    Abraços.
    Amigo Velhinho, se quiser gastar coloque uma rb 1100, mas se quiser ter a mesma qualidade use uma rb450g, ou ate mesmo um pc com mikrotik, faça nele o hotspot,
    use um cabo de rede, e na sua torre coloque, uma rb 433 em bridge, com bons cartoes seja ele 2.4 ou 5.8 mas que seja bom, use conjunto de 3 paineis de 120graus cada,
    junto ao mikrotik da sua base coloque uma maquina melhor pra cache, pode usar um core 2 duo com 4 d ram e 1 hd de 1 tera, assim terá mais economia de link,
    agora se quiser logo de inicio gastar coloque base station na sua torre, use uma rb 1100, um switch gerenciavel (em anos de pratica, nao vejo o motivo de usar isso no começo)
    precisar de alguma coisa entre em contato comigo, e depois poste todas as melhorias aqui no forum

  5. #25
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Amigos lembre-se que nem sempre o que serve pra um serve pro outro, nao adianta postar aqui sobre "a minha rede é assim faça igual que ficará bem" ja vi muitos entrarem nessa de "imitar" o outro e se lascarem depois vir correndo até mim pra sanar o problema, nao façam isso, cada projeto é um projeto que deve ser tratado de forma singular, não imitativa,

  6. #26

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo Velhinho, se quiser gastar coloque uma rb 1100, mas se quiser ter a mesma qualidade use uma rb450g, ou ate mesmo um pc com mikrotik, faça nele o hotspot,
    use um cabo de rede, e na sua torre coloque, uma rb 433 em bridge, com bons cartoes seja ele 2.4 ou 5.8 mas que seja bom, use conjunto de 3 paineis de 120graus cada,
    junto ao mikrotik da sua base coloque uma maquina melhor pra cache, pode usar um core 2 duo com 4 d ram e 1 hd de 1 tera, assim terá mais economia de link,
    agora se quiser logo de inicio gastar coloque base station na sua torre, use uma rb 1100, um switch gerenciavel (em anos de pratica, nao vejo o motivo de usar isso no começo)
    precisar de alguma coisa entre em contato comigo, e depois poste todas as melhorias aqui no forum
    No meu caso, não vou usar a rb 433 e sim os Rockets M2 + Base Station (vou gastar para deixar a estrutura pronta), então posso optar pela RB 450G ou rb 1100 direto. Para cache já tenho um Atlhon II X3 (com a possibilidade de upgrade para BDZ - se melhorarem - ou Phenon II X6).

    A minha maior dúvida ficou sobre a RB mesmo, onde coloca-la e que utilidade dar a ela.
    Gastar muito ninguém quer ou não pode, mas quero fazer o investimento certo já pensando que vou ter uma rede de 400 clientes em curto a médio prazo.

    Acho que o conjunto Rocket M2 + Base Station na torre e NanoStation Loco M2 nos clientes está bem, o que você acha?

  7. #27
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    vc irá colocar base station nas suas torres, e nos clientes tem em vista o que vai colocar?
    ja vai começar com base station?
    é que ja vi inumeros provedores, no inicio falando que vai colocar isso, colocar aquilo, gasta onde nao precisa e deixa onde precisa defasado, servidor de cache recomendo i5 com 8 de ram, ou um xeon com 8 de ram minimo, torres, paineis 5.8 com cartoes padrao N, autenticação uma rb450G mas como vc disse vai começar ja investindo alto, rssrsr, boa sorte, vamos ver daqui um tempo

  8. #28

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Sim, chutei o pau da barraca e vou de Base Station e nos clientes Loco M2, espero que tenha um bom throughput e atenda bem ao provedor.

    O servidor de cache eu já tenho um Atlhon II X3 445 com 4 GB de RAM + 2 HD de 1 TB Western Digital Caviar Black para cache, com possibilidade de expandir o bicho para Phenon II X6 ou BDZ FX-8120 ou algo melhor que venha a sair, com 32 GB de RAM.

    Como dizia uma professora minha de Matemática: Economia na base da porcaria não dá certo. E o ditado que diz: Economizar é comprar certo rss. Tá exagerado, mas não pretendo mexer na torre uma vez que ela seja instalada, só quero angariar clientes depois. Escalabilidade antes de tudo

  9. #29

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Gostaria MUITO de poder ajudar o Newtron, o Zucchi
    Jadir, primeiramente muito obrigado a você e a toda a equipe aqui que vem dando uma força.

    Vou detalhar mais o projeto aqui.

    Já comprei: Basestation 20dbi 90º + Rocket M5 para a torre bem como uma RB 750GL. Os clientes serão Nano e NanoLoco M5

    Comprei também 02 powerbrigde para a comunicação entre a minha "Sede" e a minha "Torre". A Sede fica no centro da cidade e a torre a 3 km com visada perfeita, bem no alto de uma montanha e bem de frente para TODA a cidade.

    Ai vai uma duvida cruel: Qual cache usar e onde deixar esse cache. Alguns dizem para deixar no "pé da torre" mas está me partindo o coração colocar a máquina que montei bem lá.

    O que fiz foi o seguinte:

    Comprei 02 PC's sendo 1 Corei5 com 16Gb de ram, 2tb de HD em RAID 5. Subi o Windows Server 2008 R2 + Hyper V e começei a testar muito pouco com o Mk Auth e com o Mikrotik (alias é meu primeiro teste). O outro PC é um CoreI7 com 32GB de ram e 2tb de HD em RAID 5 também. Deixar esse monstro no pé da torre me parte o coração, mas se for o melhor, faço isso ele que pretendo usar para o cache.

    Minha outra duvida é de como montar a estrutura na minha "Sede" e como/onde usar a RB1200.

    Para usar algum programa de gerenciamento é necessário o Mikrotik em um PC, logo, pensei em deixar ele no PC para fazer autenticação PPPoE, usar a RB1200 para ligar os links de dados e fazer roteamento e a RB750Gl para o "pé" da torre ligado os rocket's e a powerbridge.

  10. #30
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    se tem grana pra montar isso tudo parabens, tem gente que começa com pouco, so que ao invez de comprar um canhao pra esperar as moscas aparecerem, por que nao invista em um projeto de engenharia? assim saberá onde se deve investir, nao tente ser curioso comprando o que ha de melhor achando que vai fazer milagre, vc pode ter o melhor se não sabe como funciona a coisa nao adianta, um engenheiro, irá falar o qe precisa,
    sou da moda aantiga, dou um passo por vez, no dia que tentei dar um salto, foi embora 30 mil em 2 meses se poder reaproveitar nada, por que fui em ideias dos outros, tinha acabado de chegar ao pais hoje sou mais centrado, so invisto ond se deve, nada de comprr super servidores, sendo que minha demanda nao precis disso tudo, quero uma qualidade e graças a Deus eu tenho, quero poder instalar o material no meu cliente com preço baixo, nao adianta querer cobrar 250 a 300 reais de instalação, sendo que aki a 99 reais eles ainda reclamam, por que a oi nao cobra nada,

    vai fundo, se precisar estamos ai, mas conselho ao invez de comprar o canhão, saiba primeiro em quantos vai poder atirar,

    um professor de economia disse, "saber investir, é fazer planos, traçar o caminho, gastar o minimo que puder, e maximo que precisar"

    nao é sair comprando monstros so por que falaram que funciona, rsr

    encerro aqui meus comentários, boa sorte a todos, espero que nao seja somente mais curiosos querendo brincar de provedores, ja que em 2011 aki no forum foi o ano dos Pseudos provedores

  11. #31
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Bom Dia a todos
    Vou dar meu pitaco aki então kkkk
    Seguinte amigo, antes de iniciar os trabalhos (digo assinar contrato com operadora de link entre outros ) faz uma pesquisa na cidade pra vc ter em mente qual será sua carteira de cliente inicial .
    Sobre a base não sei como é a sua cidade em questão de 2.4 como é a puluição de RF, pesquisa sobre isto tb, pois vc pode montar toda sua estrutura em 2.4 já de inicio sobrer com interferencias , outra dica que é muito importante pois vc esta no inicio Nunca mais munca se preocupe com a quantia de cliente e sim a qualidade .
    Para vc ter uma qualidade no serviço, nunca realize as instalações pelas coxas (gambiarra), sempre mantenha o mesmo nivel de sinal nos clientes creio que um sinal perfeito seria < -65dbm, tomando estes cuidados sua rede cresce com qualidade e a satisfação total do cliente, outro detalhe é o contrato entre vc e o cliente quando o cliente for assinar sanar todas duvidas deles, eu sei que o que ta escrito é o que vale depois de assinar ta assinado, mais sempre explique para o cliente o que é a sua obrigação, o que é seu dever, o que é seu favor, quando ele deve realizar os chamado de mautenção etc, reze uma missa se for necessario, pois isto causa boa influencia nos clientes, sempre se lembre que o boca a boca é a alma do negocio
    Outra que o povo pensa que não é imporante mais é ,
    Se vc não tem conhecimento, não esquetnta não, pois ninguem nasceu sabendo e um dia vc vai dominar todo o assunto, porém não vai querer aprender usando usa rede como cobaia, então tenha sempre um contato com alguma empresa responsavel para te dar suporte ao seu provedor, este assunto de empresas que presta suporte não vou nem te falar né sempre pesquisar sobre a empresa, afinal estamos falando do seu provedor que vai ter o suporte, nunca acretite em milagres no Wireless....

    pronto falei demais


    Abraços
    att,
    bruno
    [email protected]
    Grupo Foxbyte - Absuluta em Qualidade e Confian

  12. #32
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    vc ta ótimo em estrutura so esqueceu do pequeno detalhe, "o fator conhecimento"

    pesquise aki no forum sobre cache, sobre estrutura básica , o que é hotsport e pppoe,
    autenticação,
    se vai usar a 750gl pra que a 1200?
    todos sabemos que vc pode colocar uma rb autenticando seus clientes, na sua base, colocar o cache paralelo e sair pra sua torre no seus power, mas faça um curso, ou contrate alguém aqui no fórum tem diversos que podem ajuda-lo, não adianta eu ter um avião, e não saber pilota-lo, ou então comprar um avião e imaginar que colhendo informações no fórum vou aprender pilotar

  13. #33
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Boa Bruno falou tudo,
    Boca a Boca é tudo
    e sempre tenha uma empresa ou um técnico de responsabilidade pra auxiliar senao quando der problema vai encontrar aproveitadores, e outra vai ficar parado por mais tempo do que deveria,

  14. #34

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Ainda acho que a melhor coisa é fazer um bom curso, preferência com o Maia da MDBrasil, vai ter um investimento de uns 1.500,00 mas pelo menos poderá tomar decisões com o pé mais proximo do chão.

    Usar Rocket com Base Station, ou mikrotik com antenas setorial, 2.4 ou 5.8, qualquer coisa funciona uma maravilha, desde que siga as específicações corretas.

  15. #35
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    bom ...
    todo mundo deu seu pitaco vou dar o meu tambem .

    o mas importante ,que e o mas importante de um provedor e sua licença da anatel .sem ela não existe um provedor ,ele não e legalizado e podera ser fechado a qualquer momento.
    agora com as medidas novas quem começa tem uma pequena ajuda ...não muita mas tem .
    para iniciar municipalmente vai gastar com a anatel so 400 pila ..otimo .
    mas acho que so a partir de janeiro que isto estara valendo mesmo .
    mas o parto que e tirar uma licença e o mesmo vai ter que pagar o engenheiro ,o cara que vai auxiliar a tirar a licença ,o contador .ok parte burocratica resolvida .
    agora vamos a parte que o custo e demasiado zero entre aspas .
    voce que e o empreendedor .
    vai ter que estudar a partir de ontem ,tem que saber bem ,mikrotik ,gerenciadores ,redes .
    ai se voce souber tudo isto tiver um carrinho veio ,e uam escada pelo amor de deus compra uma de aluminio para o bem de suas costas .
    ai voce sera o tecnico chefe,ajudante ,faxineiro ,gerente ,financeiro etc etc etc .
    impossivel não e de jeito nenhum .
    conselho arranje alguem que ja passou por tudo isto acima para te prestar acessoria e pague ele .
    observe o seu curriculum veja o que ele ja produziu na vida e ai voce vera se e a pessoa certa a te ajudar .
    e demas va em frente com fe em deus eu começei 2 provedores com a cara e a coragem passei muita raiva e ainda passo mas eles estão cada dia mas firmes e mas fortes.

  16. #36

    Padrão Re:

    Agradeço pelas dicas
    Última edição por Newtron; 12-12-2011 às 20:23. Razão: estava errado

  17. #37

    Padrão Re:

    Atrasei, cheguei tarde. Desculpem a demora.

    Vou dividir a minha ideia em dicas técnicas e dicas administrativas:

    Técnica: eu prefiro as soluções integradas, como NanoStation, Rocket, Routerboard e outras. Eu valorizo fatores como a simplicidade, praticidade e funcionalidade. São equipamentos oferecem tudo isso.

    Eu prefiro não misturar as estações, e sim usar equipamentos de uma mesma marca e de uma mesma linha. Ainda sou meio militar (sou ex oficial do Exército), prefiro seguir um modelo, um padrão. Embora isso seja perigoso, pois fica-se na mão do fabricante, do fornecedor. O ponto positivo de seguir-se um modelo é a facilidade: usa-se sempre a mesma bridge, o mesmo cabo, o mesmo cano, a mesma tomada. Enfim, facilita para manter um estoque e manter uma carteira de fornecedores.

    Sobre o wireless, se for pra começar, comece bem. Melhor começar o provedor com o que há de melhor na tecnologia. TDMA, seja Nv2 ou Airmax. Eu particularmente passei da fase de montar caixa hermética, integrar fonte de alimentação, escolher cartões, cabo pigtail e cabo coaxial, antenas, enfim. Não significa que não funcione, mas não tem nada de prático, de simples. Prefiro sugestões integradas, fáceis de montar, manter e substituir em caso de problema. E funcionais, claro.

    Ainda em wireless, sou fã da Ubiquiti, uso os equipamentos deles e estou muito contente. Para quem pretende criar um diferencial competitivo, já pense na possibilidade de oferecer planos de acesso com velocidades maiores, e é isso que eu procuro quando monto uma célula com Rocket M5 e BaseStation, por exemplo. Sei que vou poder oferecer planos de 1 mega e 2 mega para 30, 40 assinantes sem sacrificar a minha infra-estrutura. Acredito que se consiga fazer isso com Mikrotik, com uma gama muito maior de recursos e ferramentas, mas como eu não domino não posso dar o meu testemunho nem indicar.

    Sobre gerenciamento, é Mikrotik, não tem pra ninguém. Pode até ter soluções muito melhores, com menos bugs, mas em matéria de possibilidade e facilidades ninguém bate o RouterOS. Melhor ainda se for conjunto integrado, Routerboard. Para gerenciar uma rede pequena, com até 300 clientes, uma RB1200 dá conta, com folga. Talvez até mais, mas eu não arrisco abusar de um equipamento pra manter um firewall pesado, servidor pppoe, todo o tráfego...

    Sobre nível de serviços, pra oferecer qualidade começa com um link dedicado, no mínimo com banda suficiente para não depender de recursos como traffic shaping, dropar serviços e outros. Se não tiver link dedicado acessível e barato, não adianta de nada ter uma mega infra-estrutura. É uma questão de planejamento, adaptação ao cenário


    Amanhã espero ter tempo para comentar a parte administrativa, que é tão ou mais importante quanto a técnica. Até logo!

  18. #38

    Padrão Re:

    Nossa, realmente esse é o tipo de tópico que vale à pena acompanhar sempre, já li várias vezes todas as páginas, super interessante mesmo, parabés à todos, referente ao investimento sou da mesma opinião do Rodrigo, sabe aquela história de comprar uma ferrari pra ir de casa pro serviço e do serviço pra casa...coisa de loco mesmo!!! sem necessidade nenhuma...faz me lembrar daquele filhinho de papai da turminha, enquanto todos brincavam puxando carrinho, ele aparecia com um kart rsrsrsrsrs....(detelhe: não sabia nem pilotar) ok opinião dita abraços à todos....

  19. #39

    Padrão Re:

    Tópico bem interessante mesmo, com muita informação.
    Pena que o pessoal desapareceu um pouco..
    Sigo acompanhando.

    [ ]

    Citação Postado originalmente por Atalo Ver Post
    Nossa, realmente esse é o tipo de tópico que vale à pena acompanhar sempre, já li várias vezes todas as páginas, super interessante mesmo, parabés à todos, referente ao investimento sou da mesma opinião do Rodrigo, sabe aquela história de comprar uma ferrari pra ir de casa pro serviço e do serviço pra casa...coisa de loco mesmo!!! sem necessidade nenhuma...faz me lembrar daquele filhinho de papai da turminha, enquanto todos brincavam puxando carrinho, ele aparecia com um kart rsrsrsrsrs....(detelhe: não sabia nem pilotar) ok opinião dita abraços à todos....

  20. #40

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Prezados Senhores

    Grande oportunidade


    Estamos negociando uma empresa com outorga scm.
    Local - MG
    Base licenciada em uma área com aproximadamente 300.000 hab.
    Possui 07 pontos de presença ativos na região.
    Empresa sem dívidas ou ações judiciais.


    Motivo;
    Falta de capital de giro.


    Estamos abertos a ofertas de compra, investimentos ou outras propostas.


    Favor mandar email para; [email protected]
    Desde já agradecemos aos participantes.