Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    boa noite amigo tem como fazer parceria na sua licença SCM , vou montar duas torres de 15 metros cada , eu moro em sao paulo zona norte , aguardo e ate mais .

  2. #42

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Caros amigos;

    Procuramos provedores para parceria SVA, somos licenciados.
    Interessados enviar email que responderemos.

    [email protected]

    obrigado

  3. #43

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Amigos do forum estou montando um Provedor, e gostaria de uma ajuda ou mesmo dicas de vcs sobre o assunto.
    Quero montar um Provedor Wireless 5.8 e pensei no seguinte cenário(imaginando a inserção de clientes gradualmente até atingir de 200 a 240 neste pop) e depois implementar outro pop para atender mais conforme novas demandas.

    Equipamentos

    Torre estaida 33 mts (embora eu tenha uma boa visada, ja ergui esta torre)
    4 setoriais hyperlink 17 ou 20 dbi (aceito sugestão)
    2 rb 600 (pra balancear a carga de clientes) (aceito sugestão)
    4 cartões r52hn (aceito sugestão)
    1 servidor pc com mikrotik level 6 e myauth 3 (para administração e fazer cache) (aceito sugestão)
    1 pc com winbox e outros (aceito sugestão)


    no cliente
    1 kit AIRGRID M5 AGM5 1724 27 DBI 17X24 (aceito sugestão)

    Equipamentos todos homologados
    Licença SCM afiliada a uma empresa ja licenciada pagando um taxa mensal (em negociação).


    O que vcs me dizem???, vcs tem outra sugestão??, quero qualidade e possibilidade de expansão.
    Quanto a marcas vi que no mercado temos várias, mas ja conheço ubiquiti, o que me dizem?

    Desde ja agradeço a todos pela atenção.


    att. Klauck

  4. #44
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Amigo não adianta postar o que tem ou o que não tem, isso vai de cálculos, praticas etc

    se não tem muito conhecimento contrate um técnico ou uma empresa que de uma consultoria a vc

    ou perca algum tempo lendo, calculando, analisando, e PESQUISANDO BASTANTE sobre isso

  5. #45

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo não adianta postar o que tem ou o que não tem, isso vai de cálculos, praticas etc

    se não tem muito conhecimento contrate um técnico ou uma empresa que de uma consultoria a vc

    ou perca algum tempo lendo, calculando, analisando, e PESQUISANDO BASTANTE sobre isso

    Acho que é bem isso mesmo que vc postou, nao adianta querer montar provedor sem conhecimento técnico, foi o tempo que se colocava um Ap ligava um adsl e tava tudo funcionando, hj em dia ou vc entra com conhecimento no mercado e presta um serviço de qualidade ou vc só vai gastar dinheiro e vai fechar as portas, pesquise, estude, coloque em prática seu conhecimento antes de começar a atender clientes, se der, faça um estágio em uma empresa do ramo, mais um conselho que eu dou, nao adianta entrar nesse ramo sem connhecimento, caso esteja querendo montar logo seu provedor, contrate uma consultoria para tomar de conta da parte técnica.


    Abraço.

  6. #46

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Então Rodrigo eu até enviei um e-mail pra vc diretamente sobre o assunto vi no post que vc prestou consultoria ao colega jailtonnetlink, gostaria de dicas de vcs que são um pessoal experiente no assunto e por gostar das opiniões que vcs formam sobre os assuntos levantandos., postei citando nomes e detalhes para poderem imaginar melhor o que desejo implementar, e analisar de forma critica ou não as minhas escolhas.
    Embora eu seja novo no forum em termos de cadastro sempre acompanho as postagens de vcs.
    Quanto mais opiniões com experiencia sobre o assunto tornará mais facil a minha escolha, sei que na teoria é possivel até andar na chuva sem se molhar, mas o que valorizo tamem é a experiencia.

    Mas agradeço de antemar o vosso auxilio, e se puderes colaborar ainda mais, ou mesmo me prestar uma assessoria, ou a algum outro colega que se habilitar.

    abraço

  7. #47

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por klauck Ver Post
    Amigos do forum estou montando um Provedor, e gostaria de uma ajuda ou mesmo dicas de vcs sobre o assunto.
    Quero montar um Provedor Wireless 5.8 e pensei no seguinte cenário(imaginando a inserção de clientes gradualmente até atingir de 200 a 240 neste pop) e depois implementar outro pop para atender mais conforme novas demandas.

    Equipamentos

    Torre estaida 33 mts (embora eu tenha uma boa visada, ja ergui esta torre)
    4 setoriais hyperlink 17 ou 20 dbi (aceito sugestão)
    2 rb 600 (pra balancear a carga de clientes) (aceito sugestão)
    4 cartões r52hn (aceito sugestão)
    1 servidor pc com mikrotik level 6 e myauth 3 (para administração e fazer cache) (aceito sugestão)
    1 pc com winbox e outros (aceito sugestão)


    no cliente
    1 kit AIRGRID M5 AGM5 1724 27 DBI 17X24 (aceito sugestão)

    Equipamentos todos homologados
    Licença SCM afiliada a uma empresa ja licenciada pagando um taxa mensal (em negociação).


    O que vcs me dizem???, vcs tem outra sugestão??, quero qualidade e possibilidade de expansão.
    Quanto a marcas vi que no mercado temos várias, mas ja conheço ubiquiti, o que me dizem?

    Desde ja agradeço a todos pela atenção.


    att. Klauck


    Bom se vai usar M5 no cliente é uma pena que não tenha rocket e basestation para usar na torre, assim ativar airmax e trabalhar com tudo em M5, sugiro não usar myauth como controle de rede e sim apenas como radius, rotear a rede é muito importante também.

  8. #48

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Caro amigo

    Não esqueça da topografia local, ela vai definir qual equipamento dará a melhor perfomance.

    Já ví empresas grandes se ferrarem pois esqueceram este pequeno detalhe.

    Obrigado

  9. #49

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Então Farias, na verdade eu ainda não comprei os equipamentos, um consultor de uma empresa me indicou algumas soluções e dentre elas me passou essa como uma das mais completas.
    Mais fiquei interessado em saber um pouco mais sobre esta sugestão, como seria esse cenário? vc poderia me explicar melhor?

    Grato
    Klauck

  10. #50
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Melhor forma de montar um provedor é dando um passo por vez

    coloque uma omnitik por exemplo, barata e boa, chegou ai a 10 clientes, já coloca um painel 5.8 com cartão, ou um base Station,
    gaste aos poucos, e veja a demanda, vai investindo de acordo com pedidos

  11. #51

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Olá Rodrigo obrigado pela resposta, mais pensando em antender clientes um pouco mais distantes entre 5 a 7 km talvez, e pensando num pop mais robusto com setoriais, no 5.8, o que me diz, pensando num investimento um pouco mais alto, mesmo que o retorno demore um pouco entendeu, tipo o cenário que citei já, mais com soluções que vc ja viu funcionar realmente o que me diz, tipo vamos supor que tenho um provedor com 200 clientes, que estrutura teria que ter um com esse porte?


    grato pela atenção

    Marcio

  12. #52
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por klauck Ver Post
    Olá Rodrigo obrigado pela resposta, mais pensando em antender clientes um pouco mais distantes entre 5 a 7 km talvez, e pensando num pop mais robusto com setoriais, no 5.8, o que me diz, pensando num investimento um pouco mais alto, mesmo que o retorno demore um pouco entendeu, tipo o cenário que citei já, mais com soluções que vc ja viu funcionar realmente o que me diz, tipo vamos supor que tenho um provedor com 200 clientes, que estrutura teria que ter um com esse porte?


    grato pela atenção

    Marcio

    Amigo não é uma receita de bolo que falamos o que pode usar ou não, quem falar o que deve usar ou não sem saber sobre topologia, esta fazendo de forma erronea, o certo é pegar os dados do local, coordenas, localidade etc, ai sim pode se montar projeto sabendo o que vai gastar e o material certo em colocar

    a 8 anos fui nessas ideias de coloca isso, coloca aquilo, foi embora 30 mil e não tinha qualidade nenhuma

  13. #53

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Muito show esse post o moderadores, mestre e consultores, etc.. Estão de parabéns. Abriu muito minha mente e vai abrir a mente de vocês que vão vê esse post a partir de hoje.

  14. #54

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Boa-noite pessoal.

    Fiz meu registro para poder participar, ajudando e obtendo ajuda, sendo que no momento estou precisando entender o que está acontecendo com o provedor que estou montando.

    É assim: Antigamente eu trabalhava instalando um link ADSL 4MB em cada prédio em que possuo clientes. Tem prédios que eu possuo 6 clientes, outros 5 e etc, sendo que o maior deles possuo 14 clientes. Esse link era dividido pra todos os usuários através de uma Switch comum, sem controle de banda nem nada, e até então não tinha problemas. Porém, com a demanda dos conteúdos multimídia como Netflix, Whatsapp, Youtube e etc, isso não está mais servindo, sem falar nos problemas constantes que andam dando com o ADSL onde roubam os cabos das ruas e o sinal fica parado 3 dias, e nisso perdi muitos clientes.

    Então resolvi cancelar esses sinais ADSL e investir em Rádio para linkar esses prédios. Não entendo nada desse sistema e contratei um serviço de um técnico que atuou em um provedor da região. Para tanto, não sabia que precisava de licença da Anatel, então já estou provendo para licenciar o sistema, porém a rede ainda está em experimento e dando muitos defeitos e pra piorar continuo perdendo clientes, pois a rede ficou pior que do que tava antes no ADSL. O técnico recebia por DIA DE TRABALHO e sempre dava uma desculpa, então quando vi que não estava terminando o serviço eu parei de pagar e fui atrás de outro técnico. O outro técnico possui um provedor, então ele veio me dar um suporte e teve que resetar e reconfigurar todas as antenas, pois o técnico anterior não havia me deixado as senhas. Ele fez as mudanças e a rede está assim:

    Host:
    - Modem da NET VIRTUA - Internet Empresa 60 MB (IP do Modem: 192.168.1.0)
    - Antena Ubiquiti Nanobeam 5.8 configurada como AP
    { Distância entre o HOST e a BASE = ~ 750 metros}

    BASE:
    - Antenas Ubiquiti Nanobeam 5.8 configurada como ESTAÇÃO
    - Mikrotik RB450
    - Swich 8 portas
    - 2 antenas Ubiquiti Nanoloco M5

    Como funciona a base: A Antena Nanobeam configurada como ESTAÇÃO (172.1.0.11) recebe o sinal do Ponto-a-Ponto do HOST (172.1.0.10). A internet chega normalmente sem perda de velocidade e o modem VIRTUA distribui IP na faixa 192.168.0.X sem problema. O cabo da antena Nanobeam entra na porta ETHERNET 1 do Mikrotik e sai na porta ETHERNET 2. O Mikrotik está configurado com o IP 192.168.3.1 e o DHCP ativado distribuindo IP nessa mesma faixa. O Mikrotik está habilitado com o serviço PPPoE na porta ETHERNET 2 para liberar os acessos dos clientes (cada perfil de cliente terá um controle de banda).

    O cabo da ETHERNET 2 vai para a porta 1 do Switch:
    PORTA 1 SW: Recebe cabo da ETH2 do MK
    PORTA 2 SW: Vai para antena Ubiquiti Nanoloco M5
    PORTA 3 SW: Vai para antena Ubiquiti Nanoloco M5
    PORTA 4 até 8 SW: Vai para os clientes do mesmo prédio, sendo que possui 5 clientes.

    A antena Nanoloco conectada na porta 2 do Switch tem o IP: 172.1.0.12 / 255.255.0.0 (essa antena envia para outro prédio onde tenho 4 clientes conectados);

    A antena Nanoloco conectada na porta 3 do Switch tem o IP: 172.1.0.13 / 255.255.0.0 (essa antena envia para outro prédio onde tenho outra base de distribuição);

    Como funciona a segunda base: Tenho uma Nanoloco M5 configurada com o IP: 172.1.0.15 / 255.255.0.0 que recebe da antena 172.1.0.13 que é a primeira base. Ao receber o link nessa antena, distribuo em uma Switch de 16 portas e conecto os clientes desse prédio e ao mesmo tempo uso 2 portas da Switch para conectar outras 2 antenas Nanoloco M5 para enviar para 2 prédios (um ao lado do outro), completando, assim, a minha rede.

    O Mikrotik foi o primeiro técnico que configurou pra mim e está funcionando, todos os clientes conseguem discar via PPPoE e a internet é liberada. O segundo técnico que reconfigurou todas as antenas, não mexe com Mikrotik e por isso ele não mexeu nela.

    Agora qual o problema da rede? Acontece que tá dando muito conflito, vira e mexe aparece mensagem no computador de CONFLITO DE ENDEREÇO IP... Ao visualizar a guia ACTIVE CONNECTIONS, em PPP da RouterBoard 450 para visualizar os usuários logados, na coluna CALLER ID aparece o MAC geral da ANTENA para todos conectados naquela antena, e não o MAC individual de cada cliente, ou é assim mesmo?

    Exemplo:

    Usuários logados na Routerboard via PPPoE
    PAP4-12C 00:01:12:55:44:AF
    PAP4-44A 00:01:12:55:44:AF
    PAP4-52B 00:01:12:55:44:AF
    CAS2-11A 01:ACD:56:11:FF
    CAS2-22C 01:ACD:56:11:FF
    CAS2-33B 01:ACD:56:11:FF
    CAS2-13B 01:ACD:56:11:FF

    Pela que entendi, independente do usuário de um préido específico estar logado, ele mostra o MAC da ANTENA daquele prédio, e não o MAC do cliente logado no sistema, ou isso não tem nada ver e é assim mesmo?

    E por que será que está acontecendo esse conflito de IP na rede?

    Outros problemas que notei:

    - Se alguém espetar um roteador na LAN, derruba a rede porque espalha IP na rede toda;
    - Qualquer usuário pode ver os arquivos do computador dos clientes se estiverem compartilhado;

    Não sei mais o que fazer, cada técnico que eu chamo faz de um jeito. Chamei um terceiro técnico para me ajudar, e que segundo ele possui um provedor médio e passou por todos esses problemas e saberia me ajudar, porém não compareceu no dia e hora combinados. Compromisso é algo que eu costumo levar a sério.

    Continuo perdendo clientes, e não posso fazer minha rede expandir e nem mesmo dar entrada na licença junto a um engenheiro e consultoria, pois a rede está um caos.

    Quem puder me dar o caminhos das pedras sobre se é algo configurado errado nas antenas e como posso contornar ou revolver esses problemas. Como posso fazer isso nas Nanoloco?

    Anexei o mapa da minha rede do qual expliquei aqui, para um melhor entendimento.

    Desculpe a delonga e detalhismo.

    Me ajudem com dicas por favor.

    Obrigado!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.gif
Visualizações:	124
Tamanho: 	57,7 KB
ID:      	59796

  15. #55

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por raventools Ver Post
    Boa-noite pessoal.

    Fiz meu registro para poder participar, ajudando e obtendo ajuda, sendo que no momento estou precisando entender o que está acontecendo com o provedor que estou montando.

    É assim: Antigamente eu trabalhava instalando um link ADSL 4MB em cada prédio em que possuo clientes. Tem prédios que eu possuo 6 clientes, outros 5 e etc, sendo que o maior deles possuo 14 clientes. Esse link era dividido pra todos os usuários através de uma Switch comum, sem controle de banda nem nada, e até então não tinha problemas. Porém, com a demanda dos conteúdos multimídia como Netflix, Whatsapp, Youtube e etc, isso não está mais servindo, sem falar nos problemas constantes que andam dando com o ADSL onde roubam os cabos das ruas e o sinal fica parado 3 dias, e nisso perdi muitos clientes.

    Então resolvi cancelar esses sinais ADSL e investir em Rádio para linkar esses prédios. Não entendo nada desse sistema e contratei um serviço de um técnico que atuou em um provedor da região. Para tanto, não sabia que precisava de licença da Anatel, então já estou provendo para licenciar o sistema, porém a rede ainda está em experimento e dando muitos defeitos e pra piorar continuo perdendo clientes, pois a rede ficou pior que do que tava antes no ADSL. O técnico recebia por DIA DE TRABALHO e sempre dava uma desculpa, então quando vi que não estava terminando o serviço eu parei de pagar e fui atrás de outro técnico. O outro técnico possui um provedor, então ele veio me dar um suporte e teve que resetar e reconfigurar todas as antenas, pois o técnico anterior não havia me deixado as senhas. Ele fez as mudanças e a rede está assim:

    Host:
    - Modem da NET VIRTUA - Internet Empresa 60 MB (IP do Modem: 192.168.1.0)
    - Antena Ubiquiti Nanobeam 5.8 configurada como AP
    { Distância entre o HOST e a BASE = ~ 750 metros}

    BASE:
    - Antenas Ubiquiti Nanobeam 5.8 configurada como ESTAÇÃO
    - Mikrotik RB450
    - Swich 8 portas
    - 2 antenas Ubiquiti Nanoloco M5

    Como funciona a base: A Antena Nanobeam configurada como ESTAÇÃO (172.1.0.11) recebe o sinal do Ponto-a-Ponto do HOST (172.1.0.10). A internet chega normalmente sem perda de velocidade e o modem VIRTUA distribui IP na faixa 192.168.0.X sem problema. O cabo da antena Nanobeam entra na porta ETHERNET 1 do Mikrotik e sai na porta ETHERNET 2. O Mikrotik está configurado com o IP 192.168.3.1 e o DHCP ativado distribuindo IP nessa mesma faixa. O Mikrotik está habilitado com o serviço PPPoE na porta ETHERNET 2 para liberar os acessos dos clientes (cada perfil de cliente terá um controle de banda).

    O cabo da ETHERNET 2 vai para a porta 1 do Switch:
    PORTA 1 SW: Recebe cabo da ETH2 do MK
    PORTA 2 SW: Vai para antena Ubiquiti Nanoloco M5
    PORTA 3 SW: Vai para antena Ubiquiti Nanoloco M5
    PORTA 4 até 8 SW: Vai para os clientes do mesmo prédio, sendo que possui 5 clientes.

    A antena Nanoloco conectada na porta 2 do Switch tem o IP: 172.1.0.12 / 255.255.0.0 (essa antena envia para outro prédio onde tenho 4 clientes conectados);

    A antena Nanoloco conectada na porta 3 do Switch tem o IP: 172.1.0.13 / 255.255.0.0 (essa antena envia para outro prédio onde tenho outra base de distribuição);

    Como funciona a segunda base: Tenho uma Nanoloco M5 configurada com o IP: 172.1.0.15 / 255.255.0.0 que recebe da antena 172.1.0.13 que é a primeira base. Ao receber o link nessa antena, distribuo em uma Switch de 16 portas e conecto os clientes desse prédio e ao mesmo tempo uso 2 portas da Switch para conectar outras 2 antenas Nanoloco M5 para enviar para 2 prédios (um ao lado do outro), completando, assim, a minha rede.

    O Mikrotik foi o primeiro técnico que configurou pra mim e está funcionando, todos os clientes conseguem discar via PPPoE e a internet é liberada. O segundo técnico que reconfigurou todas as antenas, não mexe com Mikrotik e por isso ele não mexeu nela.

    Agora qual o problema da rede? Acontece que tá dando muito conflito, vira e mexe aparece mensagem no computador de CONFLITO DE ENDEREÇO IP... Ao visualizar a guia ACTIVE CONNECTIONS, em PPP da RouterBoard 450 para visualizar os usuários logados, na coluna CALLER ID aparece o MAC geral da ANTENA para todos conectados naquela antena, e não o MAC individual de cada cliente, ou é assim mesmo?

    Exemplo:

    Usuários logados na Routerboard via PPPoE
    PAP4-12C 00:01:12:55:44:AF
    PAP4-44A 00:01:12:55:44:AF
    PAP4-52B 00:01:12:55:44:AF
    CAS2-11A 01:ACD:56:11:FF
    CAS2-22C 01:ACD:56:11:FF
    CAS2-33B 01:ACD:56:11:FF
    CAS2-13B 01:ACD:56:11:FF

    Pela que entendi, independente do usuário de um préido específico estar logado, ele mostra o MAC da ANTENA daquele prédio, e não o MAC do cliente logado no sistema, ou isso não tem nada ver e é assim mesmo?

    E por que será que está acontecendo esse conflito de IP na rede?

    Outros problemas que notei:

    - Se alguém espetar um roteador na LAN, derruba a rede porque espalha IP na rede toda;
    - Qualquer usuário pode ver os arquivos do computador dos clientes se estiverem compartilhado;

    Não sei mais o que fazer, cada técnico que eu chamo faz de um jeito. Chamei um terceiro técnico para me ajudar, e que segundo ele possui um provedor médio e passou por todos esses problemas e saberia me ajudar, porém não compareceu no dia e hora combinados. Compromisso é algo que eu costumo levar a sério.

    Continuo perdendo clientes, e não posso fazer minha rede expandir e nem mesmo dar entrada na licença junto a um engenheiro e consultoria, pois a rede está um caos.

    Quem puder me dar o caminhos das pedras sobre se é algo configurado errado nas antenas e como posso contornar ou revolver esses problemas. Como posso fazer isso nas Nanoloco?

    Anexei o mapa da minha rede do qual expliquei aqui, para um melhor entendimento.

    Desculpe a delonga e detalhismo.

    Me ajudem com dicas por favor.

    Obrigado!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.gif
Visualizações:	124
Tamanho: 	57,7 KB
ID:      	59796
    Olá, @raventools.
    O melhor seria que você criasse um novo tópico para essa sua dúvida.
    Desde já lhe adianto que o problema é que o WDS está desativado nos enlaces ponto a ponto.
    Se ativar o WDS em todos eles, seu problema com endereços MAC repetidos será resolvido.

  16. #56

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Olá, @raventools.
    O melhor seria que você criasse um novo tópico para essa sua dúvida.
    Desde já lhe adianto que o problema é que o WDS está desativado nos enlaces ponto a ponto.
    Se ativar o WDS em todos eles, seu problema com endereços MAC repetidos será resolvido.
    Olá, muito obrigado por responder.

    Na verdade pensei em criar um novo tópico, mas como na realidade estou praticamente que "montando um provedor wireless" achei melhor não poluir, porém realmente o assunto tem diferença.

    Irei pesquisar mais sobre o WDS.

    Por enquanto obrigado e boa-noite!!!

  17. #57

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    farias porque nao usar em modo bridge sou novo no asunto?
    eu usu minhas antenas em bridge..
    quale a diferença? agradeço ai