+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance em Links Assimétricos

    Bem primeiro queria comunicar a todos amigos do UnderLinux, que antes de postar este topico já fucei muito aqui no forum pra ver se acha o que precisava mais até agora nehum caso que se enquadra na minha necessidade.
    Vamos lá: Aqui na empresa onde trabalho temos um link dedicado de 4 Megas, e contratamos um link adsl de 3 megas até conseguirmos o Upgrade desse link dedicado. Certo esse link adsl tem 3 megas de down, mais nao passa de 250k up e eu acho que é isso esta esta causando uma enorme lentidao na rede. Quando o cliente pega a rota do Link Dedicado o ping fica estavel e a conexao fica lisa mais quando pega a rota do adsl existe uma enorme perca de pacote e a navegação fica impossivel. sera que alguem ja teve algum problema parecido e pode me audar agora? fico muito grato

  2. #2

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Entendi, porém o que tem haver seu link ADSL não ter UP suficiente com o LOAD-BALANCE?
    Na realidade o que tem de fazer é controlar a velocidade de UP das estações da sua rede de forma que não saturem o link, ou então parta para links empresariais com velocidade de UP/DOWN compatíveis, ou ainda insira um cache para aliviar o consumo de banda....

  3. #3

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Caro amigo acompanhe o raciocinio e me corrija se estiver errado, por necessidades de estrutura num load balance os pacotes sao marcados para que o msm entre e sai pelo msm link, entao imagina-se que num balanceamneto de 2 links a distribuiçao a principio seja igual ex: o servidor tem 50 clientes os msm serao divididos em 25 pra cada link agora imagine que nos que sairam pelo link Full tem uma largura de banda de Up e os que sairam pelo link Adsl tem essa largura bem mais limitada causando como eu ja havia citado UMA ENORME LENTIDAO,(pelo menos isso é o que eu imagino) certo sobre a parte de trabalhar com links empresarias tbm citei no topico esse link adsl é para apenas um quebra galho, infelismente ainda existem cidades onde o monopolio de grandes empresas (telefonica) onde pagamos absurdos por um link e ainda temos que implorar e aguardar a boa vontade deles. pedi um upgrade do link em setembro e ate hj nd... assimfica dificil trabalhar.

  4. #4

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    O problema não são os 50 MSN abertos, o problema é um único computador da rede possuir um programa do tipo torrent e o mesmo subir a 250k através do link adsl um arquivo armazenado na maquina, ai que entra regras de firewall e controle de banda para que isso não ocorra...

    Isso HIPOTETICAMENTE, pois existe uma série de programas de troca de trafego, aplicações e redes sociais que consomem muito UP para envio de informações....

    Não se apegue a um determinado serviço, tem que fazer um estudo da rede para coibir o consumo exagerado de UP através de firewall e queue.

  5. #5

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Entao pra cobir os programas basedos em p2p (torrentz,etc) essa regras ja tenho mais acho que so isso nao ta segurando pensei que poderia ser algum tipo de parametro que tinha que habilitar ou qlq coisa do genero ex: certa vez fiquei 2 semanas escutando reclamaçoes sobre upload dos clientes, simplesmente pq tinha deixado as 2 interfaces do servidor com a opçao auto negotiation; o que eu quero dizer é o seguinte: é que essas coisas sao assim as vezes é uma besterinha de nada, que só passando pra aprender por isso postei este topico pergunatado se alguem ja teve o msm problema para trocarmos ideias; essa é a primeira vez que faço um loadbalance entao to apanhando um pouco aqui mais se alguem puder ajudar agradeço!

  6. #6

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Amigo sera que esta tendo essa banda de 3 megas no adsl ?
    Aqui tenho 01 adsl de 10 megas, que nos horários de pico chega no máximo a 1800k isso medindo em uma máquina somente. Esses adsl (se for OI ) estão cada vez pior. Contrate mais 01 adsl e coloque somando como o outro. Mais nunca coloque peso 1:1 dedicadoxadsl igual . Graças a Deus que aqui uso adsl somente para backup.

  7. #7

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    amigo compra um balanceador de carga da d-link simples so infomar a ele qual velocidade de cada link e pronto custa entre 240,00 a 300,00 reais pesquise no youtube..

  8. #8

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    na seu load balance deve ter um lugar para setar o custo de cada rota, coloca um custo maior para o adsl, assim o upload vai ter preferencia pelo link dedicado e o download vem pelos 2 links. Com o protocolo OSPF vc faz isso con certa facilidade. Isso considerando que você faz nat do load balance para o servidor e do servidor para os clientes.

  9. #9

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Ele não vai conseguir fazer OSPF nesses links pois ele já recebe roteado (eu entendi isso, talvez esteja errado, me corrija), amigo oriento a você fazer o seguinte:

    - Monitore seu link ADSL com o dude, veja qual é o pico maior (tipo o link é de 10 porém chega apenas 4mb)

    - Dividir a carga maior para o seu link dedicado, nesse esquema
    -(link dedicado)10mb = 10240/4096=2,5 (arredonda para 3)
    marcações 3/0 (duas dessas para o link dedicado)

    Com esse calculo o custo para o seu link dedicado será maior, portando o calculo
    que o mk vai fazer não vai saturar tanto seu link ADSL pois não tem como comparar um dedicado com um ADSL e dividir a carga por igual, nesse caso ele vai ter uma boa
    margem de segurança no link ADSL para distribuir as rotas por igual.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa prende o grito ae q ajudamos.

    Até mais!

  10. #10

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Não quero ofender nem gerar discução, mas OSPF você pode usar até na rede interna, independente de quantos roteadores venham antes dele.
    Ele vai funcionar como um roteador interno, escolhendo a melhor rota para enviar os pacotes e recebendo das duas rotas.
    O cliente vai ter como gateway o servidor que controla o tráfego, esse servidor vai ter como gateway o servidor/Mk rodando OSPF e este último vai ter 2 rotas, o link dedicado e o Adsl, cada um tendo um custo, por exemplo 10 para o dedicado e 20 para o Adsl, assim ele vai dar preferencia por fazer o upload no link dedicado e o download vai vir pelos 2 links.
    É bem parecido com quando você tem link de duas operadoras diferentes. Aqui no forum já postaram um tutorial sobre o assunto, agora não tenho como procurar, mas se alguém localizar posta o link aqui.

  11. #11

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Não desmerecendo as outras opniões, como é temporário é melhor colocar um elemento que cause a menor mudança possível na estrutura da rede atual senão, quando o adsl sair você vai ter que refazer toda a marcação de pacotes denovo.

  12. #12

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Ja verificou o modem direto no pc, com swith e alguma maquinas ligadas para ver se a net fica lenta? Ou somente uma maquina mesmo.

  13. #13

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Leambrei de uma cosia, esses modens podem ter limitação de pacotes por minuto, além de outras limitações

  14. #14

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Sem contar com o VPI e VCI errado pode causar lentidão.

  15. #15

    Padrão re: Load Balance em Links Assimétricos

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    O cliente vai ter como gateway o servidor que controla o tráfego, esse servidor vai ter como gateway o servidor/Mk rodando OSPF e este último vai ter 2 rotas, o link dedicado e o Adsl, cada um tendo um custo, por exemplo 10 para o dedicado e 20 para o Adsl, assim ele vai dar preferencia por fazer o upload no link dedicado e o download vai vir pelos 2 links.
    É bem parecido com quando você tem link de duas operadoras diferentes. Aqui no forum já postaram um tutorial sobre o assunto, agora não tenho como procurar, mas se alguém localizar posta o link aqui.
    Amigos, me corrijam se eu estiver errado, mas essa afirmação só estará correta se nosso amigo tiver ASN (autonomous system number), pois do contrário ele não fará anuncios para internet que sua rede é alcançável pelos dois links, dessa forma, por onde sair o UpLoad Retornará o DownLoad.

    Acredito que talvez uma possível solução para o nosso amigo seria:
    * fazer algumas rotas escolhendo algum grupo de computadores para sair por um link e outro grupo por outro;
    * fazer prorização de serviços, escolhendo quais os principais destinos que necessitam indispensavelmente de qualidade e fazer a rota para o link dedicado para estes, e o restante com menor relevância (sites diversos) para o ADSL.

    Ao meu ponto de vista o segundo opção seria mais aconselhável.

    Não sou o dono da verdade, se alguém discordar de alguma coisa, por favor expressem as opiniões pois o intuito do forum é esse.

  16. #16

    Padrão Re: Load Balance em Links Assimétricos

    adsl é ruim, mais adsl speedy em SP é bomzinho, uso aqui 2mb e chega sempre 210 a 240kb... acredito que deve estar errado o peso ai no pcc... aqui uso loadbalance both-adress e proporção de 3link / 1adsl... fica muito bom

  17. #17

    Padrão Re: Load Balance em Links Assimétricos

    Amigo tem como vc me passar o bkp desse seu loadbalance?