+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor fttx

    Senhores. Tenho interesse em iniciar um provedor fttx. Estou iniciando os estudos e já tenho algumas dúvidas.
    Primeira quanto a licença. O que preciso para conseguir, preciso de um engenheiro para conseguir apenas é depois não mais ? Para passar as fibras, também é necessária outra licença ?
    Pensando agora no provedor, preciso do link, um roteador e um olt (qual recomendam)? Pelo que vi o olt faz o papel do cmts numa rede hfc. Penso em fazer uma rede gepon, nada híbrido com cabo UTP, essa rede pura, por ser passiva, não tem manutenção com problemas elétricos, correto ?
    Além disso, preciso ter um equipamento para fusão de fibra ou vocês terceirizam isso, desde a passagem da infra até a instalação nos clientes. Desculpem as perguntas básicas, mas ainda é tudo novo esse ambiente, mas acredito dar para explorar em minha cidade. Fora isso, algum curso que ensine toda essa tecnologia, desde a infra até a conf dos equipamentos. Obrigado.

    Enviado via MotoG3 usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Provedor fttx

    - Licença SCM: como pré-requisito, precisa ter registro no CREA, e o CREA exige um engenheiro responsável contratado (seja como funcionário ou contrato de prestação de serviço), sempre. Se dispensar o engenheiro, assim que ele notificar o CREA, se você já não tiver outro contratado no lugar, já é notificado e "dá-lhe multa". Além disso um engenheiro tem que assinar ART pela estação a ser registrada na Anatel.

    - Autorização da concessionária de energia elétrica: precisa ter projeto da rede, feito por engenheiro e seguindo as normas da concessionária (além de ter a licença SCM, sem isso elas nem olham). Acho que não precisa ter esse cara contratado (a não ser que seja o mesmo do CREA, lógico), mas é bom manter contato para o caso de algum problema, o mesmo para o que assinar a ART da estação, já que ele fica como responsável pelas instalações em caso de problema. Continuando sobre a concessionária: tem que pagar aluguel dos postes (caros, um roubo!) e seguir à risca o projeto aprovado (se fizer algo diferente e eles pegarem dá problema) e as normas de fixação e quantidade de de cabos, caixas, cordoalha, etc.

    - OLT: as mais usadas e mais acessíveis são da FiberHome. Compre com a WDC, OIW ou Casa da Internet (no PY). NÃO COMPRE COM A FLYTEC, sempre dá problema, principalmente as ONUs de origem suspeita deles. Se quiser pagar mais caro e ter um produto nacional, com possibilidade de financiar pelo BNDES e suporte muito bom, tem Parks e Datacom. Tem Intelbras também, que é produto da Zhone (uma das melhores do mundo), apenas renomeado, mas conta com o suporte nacional.

    - Sim, sem problemas elétricos NA RUA se a rede for FTTH. A ONU no imóvel do cliente está sempre suscetível a danos por descargas elétricas.

    - É bom ter todas as ferramentas e equipamentos para manutenção da rede óptica. Você não vai querer ficar dependendo de uma empresa vir lá de outra cidade para fazer a fusão das fibras que um cabo rompido. Além disso, parece que cobram caro para fazer as fusões, algo entre R$20 e R$30 cada. Acho que quase nenhum provedor terceiriza a manutenção da rede e instalações de clientes para outras empresas, isso é comum nas operadoras.

    - Sobre o curso, falam bem dos que a CCAT oferece, parecem ser os melhores e serem oficiais da FiberHome (mas fala também de rede óptica em geral, independente de fabricante): http://www.ccatconsultores.com.br/

  3. #3

    Padrão Re: Provedor fttx

    Obrigado pela resposta.

    Para iniciar um pequeno provedor, visando inicialmente apenas Internet, é melhor começar com EPON ? Pelo que vi os equipamentos são mais baratos.