+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    ola, pessoal e o seguinte tenho um desktop com 1GB de ram e um hd ide 40gb e um sata 320 e um externo 500. procesador celeron 2 nucleos 2 placas de rede realtek e uma intelbras sem fio 2.4 ghz 150mbps e mais uma placa de rede sem fio usb intelbras 150mbps 2.4 ghz chip realtek.

    tambem tenho um switch II Dlink dss-16+ 10/100
    um aprouter wr254 2.4 ghz e uma omini 26 dbi
    um router tp-link wr740n 2.4 ghz 150mbps antena fixa
    irei usar o mikrotik 3.30

    eu quero a ajuda de voces para saber como vou usar e configurar esses equipamentos para montar minha primeira rede.

    vou elaborar cada duvida abaixo uma por uma.

    1 quando eu intalar o mikrotik ele reconhece o outro hd e as placas de rede automaticamente?

    2 em qual hd devo instalar mikrotik no ide de 40gb ou no sata de 320?

    3 bom depois do mikrotik instalado como faço para escolher faixas de ips e como devo configurar as 2 placas de rede sem fio e as 2 a cabo queria saber quais vai ser clientes?

    4 meu link de 1mb não e dedicado por tanto não tenho ip fixo mais tenho uma conta free no-ip sera que mesmo assim posso montar minha rede e usas minha conta no-ip?

    5 me conecto a meu provedor por pppoe e como vou usar as ordem dos aparelho tipo o switch, o router ap quero usas para jogar sinal para clientes como devo usar o restantes?

    6 essa é a ultima duvida e quero saber o seguinte depois do mikrotik instalado aparelhos tudo em sua devida ordem ai vem as configuraçoes do mikrotik, gostaria que se alguem poder me ajudar a configurar o mikrotik as configuraçoes basicas desda escolha dos ips as ordem dos aparelhos e ate como faço para adicionar clientes ja para comecar a trabalhar.
    como vou fazer essas configurações iniciais, aguardo uma ajudinha.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    por que o outro post foi apagado, eu tinha postado la um site da mikrotik onde vc pode verificar o harware compativel.

  3. #3

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS


  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    Amigo pegar uma receitinha pronta aqui acho que nao vai ter como nao, pois existe o campo buscar que vc pode procurar e pesquisar, ja que tem material demais ao longo dos anos sobre a mesma coisa que vc deseja


    de uma lida ai,
    https://under-linux.org/f143/montando-seu-provedor-completo-com-manual-mikrotik-153151/

    s
    e deseja aprender a configurar primeiro passo é pesquisar, passei pelo mesmo problema que vc, mas isso a 7 ou 8 anos atras, usei muito o google e eureka

  6. #6

    Padrão re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo pegar uma receitinha pronta aqui acho que nao vai ter como nao, pois existe o campo buscar que vc pode procurar e pesquisar, ja que tem material demais ao longo dos anos sobre a mesma coisa que vc deseja


    de uma lida ai,
    https://under-linux.org/f143/montando-seu-provedor-completo-com-manual-mikrotik-153151/

    s
    e deseja aprender a configurar primeiro passo é pesquisar, passei pelo mesmo problema que vc, mas isso a 7 ou 8 anos atras, usei muito o google e eureka
    Olha quando começei a me intereça por esse ramo...ai de mim se nao fosse esse livro:Mikrotik - Provedor completo Rsrsr,tenho ele impresso até hoje,era só sobrar ums minutinhos de folga do meu serviço já corria prá ler ele,entao amigo kennyfs,por mais que os colegas do forum tenha boa vontade prá ensinar,vc sempre vai ter dúvida em alguma coisa,entao a melhor solução é vc estudar as apostilas video aulas etc...o que mais tem no forum hoje em dia,só dá uma procurada!!!!

  7. #7

    Padrão re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    Primeiro de tudo não use nada crakeado.
    Use sata
    Use sempre equipamentos ja testados.

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    nada de crack concordo 100%

    use teste de 24 horas, precisar de uma ajuda fale comigo [email protected] msn

  9. #9

    Padrão re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    Citação Postado originalmente por kennyfsa Ver Post
    ola, pessoal e o seguinte tenho um desktop com 1GB de ram e um hd ide 40gb e um sata 320 e um externo 500. procesador celeron 2 nucleos 2 placas de rede realtek e uma intelbras sem fio 2.4 ghz 150mbps e mais uma placa de rede sem fio usb intelbras 150mbps 2.4 ghz chip realtek.

    tambem tenho um switch II Dlink dss-16+ 10/100
    um aprouter wr254 2.4 ghz e uma omini 26 dbi
    um router tp-link wr740n 2.4 ghz 150mbps antena fixa
    irei usar o mikrotik 3.30

    eu quero a ajuda de voces para saber como vou usar e configurar esses equipamentos para montar minha primeira rede.

    vou elaborar cada duvida abaixo uma por uma.

    1 quando eu intalar o mikrotik ele reconhece o outro hd e as placas de rede automaticamente?
    R - Dê uma procurada no site que o amigo postou aí em cima que voce verá se o hardware é suportado, se for, o mikrotik reconhece e você já poderá usá-lo normalmente. Não é necessário ficar baixando e instalando "drivers", por isso é preciso verificar se é compatível antes.

    2 em qual hd devo instalar mikrotik no ide de 40gb ou no sata de 320?
    R: Depende da utilização, se você vai querer rodar um proxy, é melhor usar o SATA, senão pode usar o IDE mesmo, (deixe apenas um HD na maquina, não tem necessidade de usar 2 HDs).

    3 bom depois do mikrotik instalado como faço para escolher faixas de ips e como devo configurar as 2 placas de rede sem fio e as 2 a cabo queria saber quais vai ser clientes?
    R: Depende da sua rede, o que vai querer ligar atrás do servidor, posta mais detalhes pra poder te ajudar.

    4 meu link de 1mb não e dedicado por tanto não tenho ip fixo mais tenho uma conta free no-ip sera que mesmo assim posso montar minha rede e usas minha conta no-ip?
    R: independente de ter ou não o link dedicado, voce poderá usar o no-ip normalmente.

    5 me conecto a meu provedor por pppoe e como vou usar as ordem dos aparelho tipo o switch, o router ap quero usas para jogar sinal para clientes como devo usar o restantes?
    R: O próprio mikrotik já disca pppoe, ou seja ele tem uma opção ( PPP > PPPoE Client ) que voce pode conectar o cabo que vem da sua operadora e discar o pppoe direto no mikrotik, OBS - Dependerá tambem se sua operadora não faz controle de MAC para o equipamento que ela instala pra você.

    6 essa é a ultima duvida e quero saber o seguinte depois do mikrotik instalado aparelhos tudo em sua devida ordem ai vem as configuraçoes do mikrotik, gostaria que se alguem poder me ajudar a configurar o mikrotik as configuraçoes basicas desda escolha dos ips as ordem dos aparelhos e ate como faço para adicionar clientes ja para comecar a trabalhar.
    como vou fazer essas configurações iniciais, aguardo uma ajudinha.
    R: As configurações básicas são:
    IP porta Wan
    IP porta LAN
    IP > FIREWALL > NAT - Criar uma regra masquerade para a classe de ips dos clientes
    Se for usar PPPOE , você precisa configurar a interface para aceitar conexões pppoe. Se for usar /30, é preciso configurar os ips na interface.
    Por ultimo cadastrar a queue, para limitar a banda dos usuários.

    Use os seguintes ips para sua rede com NAT

    10.0.0.0 até 10.255.255.255
    192.168.0.0 até 192.168.255.255
    172.16.0.0 até 172.16.31.255

    O restante são ips reservados ou seja "publicos".

    Att.

  10. #10

    Padrão Re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    Amigo eu me coloquei a disposição para ajulado somente isso não estou vendendo nada vcs deviam ficar de olho em quem anunciam produtos aki

  11. #11
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    tb nao estou vendendo nada, so estou quernedo ajudar, se quiserem tb, se nao quiserem boa tb, estou fazendo isso por que a 8 anos atraz tive alguams duvidas e foi sanada por aki

  12. #12

    Padrão Re: Instalar e Configurar o Mikrotik ROS

    ok, amigo é isso que estou fazendo pesquisando não vim parar nesse forum atoa, enquanto a barra pesquisar no forum muito obrigado realmente devo encontrar esses passo a passo, vlw pela ajuda,