+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Cálculo para Enlace de 20 KM

    Opa galera, blz? sou novo por aqui, enfim, tentei de toda maneira do planeta fazer o Radio mobile funcionar e não consegui, mas contarei minha empreitada...

    Meu tio tem um sitio e estamos pensando de pegar internet de uma cidade proxima e levar pro sitio atraves do enlace, nessa cidade vizinha, meu tio tem um terreno, onde pode ser instalado a torre, lá no sitio já possui uma torre estaiada de 24 metros e la na cidade ainda não possui, pois ainda não sei o tamanho que lá vai precisar....

    segue um print para vcs terem uma ideia da encrenca...

    http://img593.imageshack.us/img593/8...ttulodl.th.jpg

    o que eu preciso é o seginte, um calculo no radio mobile para eu saber, qual altura ideal de torre que irei precisar na cidade...

    outra coisa, preciso tb de recomendação de equipamentos, lembrando, não é provedor, então não irei precisar de equipamentos que gerencie conexão, só preciso de um equipamento que me de acesso a internet lá, pois apenas nós iremos utilizar da mesma, estava pensando de usar Ubiquiti Bullet M (desses novos que saiu, que liga direto na antena) e qual seria a antena ideial? será que fecha?

    bom, segue abaixo as cordenadas para o calculo:

    Cocalinho (Sitio)

    Latitude: 15°54'12.01"S
    Longitude: 56°28'59.93"O

    Livramento (Cidade Próxima)

    Latitude: 15°46'22.98"S
    Longitude: 56°20'51.29"O


    bom, qualquer ajuda sempre será muito bem vinda...

    Desde já agradeço

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    ola, tive vendo aqui e se vc puder levantar as duas antenas a 30mts vai ficar bom como podes ver na foto abaixo o maior ponto esta bem no meio, o ideal seria uns 35mts em cada lado,mas com 30mts usando 2 bulletM5 com duas antenas de disco de pelo menos 27dbi vc vai ferchar o link sem maiores problemas, qualquer duvida posta ai, abraços
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linkmt.JPG
Visualizações:	617
Tamanho: 	93,3 KB
ID:      	16756

  3. #3

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    Citação Postado originalmente por Andbacar Ver Post
    Opa galera, blz? sou novo por aqui, enfim, tentei de toda maneira do planeta fazer o Radio mobile funcionar e não consegui, mas contarei minha empreitada...

    Meu tio tem um sitio e estamos pensando de pegar internet de uma cidade proxima e levar pro sitio atraves do enlace, nessa cidade vizinha, meu tio tem um terreno, onde pode ser instalado a torre, lá no sitio já possui uma torre estaiada de 24 metros e la na cidade ainda não possui, pois ainda não sei o tamanho que lá vai precisar....

    segue um print para vcs terem uma ideia da encrenca...

    http://img593.imageshack.us/img593/8...ttulodl.th.jpg

    o que eu preciso é o seginte, um calculo no radio mobile para eu saber, qual altura ideal de torre que irei precisar na cidade...

    outra coisa, preciso tb de recomendação de equipamentos, lembrando, não é provedor, então não irei precisar de equipamentos que gerencie conexão, só preciso de um equipamento que me de acesso a internet lá, pois apenas nós iremos utilizar da mesma, estava pensando de usar Ubiquiti Bullet M (desses novos que saiu, que liga direto na antena) e qual seria a antena ideial? será que fecha?

    bom, segue abaixo as cordenadas para o calculo:

    Cocalinho (Sitio)

    Latitude: 15°54'12.01"S
    Longitude: 56°28'59.93"O

    Livramento (Cidade Próxima)

    Latitude: 15°46'22.98"S
    Longitude: 56°20'51.29"O


    bom, qualquer ajuda sempre será muito bem vinda...

    Desde já agradeço
    Sem querer desvirtuar o tópico mas... Onde faço aparecer aquele grafico de altitude que está no seu print do Google Earth?

  4. #4

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    ola, tive vendo aqui e se vc puder levantar as duas antenas a 30mts vai ficar bom como podes ver na foto abaixo o maior ponto esta bem no meio, o ideal seria uns 35mts em cada lado,mas com 30mts usando 2 bulletM5 com duas antenas de disco de pelo menos 27dbi vc vai ferchar o link sem maiores problemas, qualquer duvida posta ai, abraços
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linkmt.JPG
Visualizações:	617
Tamanho: 	93,3 KB
ID:      	16756
    cara, tu salvou minha vida hahaha, então, tava conversando com meu tio, vai rolar aumentar a torre do sitio e da pra levantar os 30 metros la na cidade tb, outra pergunta, como no meu caso não é provedor nem nada, preciso pedir liberaçao da anatel tb? se sim, é dificil? outra coisa, como ambas as torres serão de estaiada e bem "altinha", aqui venta bastante, será que essa antena de disco não vai derrubar a torre se bater um vento muito forte na antena?

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    Sem querer desvirtuar o tópico mas... Onde faço aparecer aquele grafico de altitude que está no seu print do Google Earth?
    to usando a ultima versão do Google Earth, tipo, primeiro vc cria (marque) os dois pontos, depois vc faça a rota (que é aquela linha vermelha, que no meu caso, dei o nome de "Enlace", só dar um clique direito nele e ir em "Mostrar perfil de elevação", pronto, o google vai te mostrar o que tem pela frente =]

  5. #5
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    Citação Postado originalmente por Andbacar Ver Post
    como no meu caso não é provedor nem nada, preciso pedir liberaçao da anatel tb? se sim, é dificil? outra coisa, como ambas as torres serão de estaiada e bem "altinha", aqui venta bastante, será que essa antena de disco não vai derrubar a torre se bater um vento muito forte na antena?=]
    se vc usar a frequencia livre de 900mhz 2,4Ghz ou 5,8Ghz vc nao tera problemas com anatel apenas procure equipamentos homologados, vou te passar os 2 produtos indicados para seu enlace com custo acessivel e que nao vao oferecer perigo a sua estrutura existente,

    antena:
    OIW-5827G

    acesspoint:
    Bullet 5

    1 jogo desses em cada lado vao te dar um resultado satisfatorio. Abraços
    Última edição por AltoValeNet; 22-11-2010 às 14:02.

  6. #6

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    Citação Postado originalmente por Andbacar Ver Post
    to usando a ultima versão do Google Earth, tipo, primeiro vc cria (marque) os dois pontos, depois vc faça a rota (que é aquela linha vermelha, que no meu caso, dei o nome de "Enlace", só dar um clique direito nele e ir em "Mostrar perfil de elevação", pronto, o google vai te mostrar o que tem pela frente =]
    Valew cara, realmente eu não conhecia esse recurso do Google Earth. Inclusive notei que as elevações estão bem parecidas com as dos mapas Link Planner e os SRTM do Radio Mobile.
    Ganhou uma estrelinha na reputação hehe

  7. #7

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    se vc usar a frequencia livre de 900mhz 2,4Ghz ou 5,8Ghz vc nao tera problemas com anatel apenas procure equipamentos homologados, vou te passar os 2 produtos indicados para seu enlace com custo acessivel e que nao vao oferecer perigo a sua estrutura existente,

    antena:
    OIW-5827G

    acesspoint:
    Bullet 5

    1 jogo desses em cada lado vao te dar um resultado satisfatorio. Abraços
    Dúvida, essa antena é vazada, será que terei um bom link sem dor de cabeça com ela? quero levar 8mb de internet, vai rolar blz? sobre as bullet, eu já tava namorando elas faz tempo hehhehehe...

  8. #8

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    Só pra reforçar! Duas torres de 30m
    Duas OIW 27Dbi
    Dois BulletM5

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NS_Livramento.png
Visualizações:	360
Tamanho: 	22,8 KB
ID:      	16878http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png

  9. #9

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    semana que vem já será levantada a torre la na cidade, a torre do sitio já foi aumentada de 24 para 30 metros... alguém me indica alguma loja de confiança para comprar esses equipamentos? vlw

  10. #10

    Padrão re: Cálculo para Enlace de 20 KM

    Galera, desculpa pelo sumiço, muito trabalho...


    mas então, apartir de 02/01/2012 iremos colocar em pratica o enlace aqui, já estou com as antenas, radios, e as torres levantadas, agora só esperar passar fim de ano e etc, curar a bebedeira e partir pra pratica...

    uma pergunta, qual é o melhor metodo de alinhamento das antenas?

    estou ansioso demais pra colocar a mão na massa...


    PS: a Anatel viu a torre e veio urubuzar, teve que pedir licenciamento para levantar a torre na cidade, não sei como foi feito, pois quem fez isso foi meu tio, ai eles encheram o saco pq está caracterizando como "PROVEDOR" ai meu tio deve que PROVAR que é apenas para uso particular (já que o terreno da cidade e o sitio se encontra em nome do meu tio) ai no final das contas, deu tudo certo...

    estava vendo o radio e tem esse aqui: http://www.fullwireless.com.br/produto/Radio/bridge/Ubiquiti/BULLET M5 HP (copiem e colem o link, pois clicando direto ele nao vai)

    qual é a diferença desse pro M5 apenas? estava lendo sobre ele e aprece que ele é melhor, ele é 5.8Ghz tb? se for, vou desistir dessas M5 e pegar essas M5 HP... será que rola?