+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nivel do Sinal

    Ola a todos estou tentando achar um padrão aqui mais nao estou conseguindo .

    No Ap do cliente marca X nivel de sinal exemplo joao tem -58 de sinal , ai vou no MK versão 4.13 com cartão rescem trocado a duas semanas r52h o sinal do joao ta la marcando -70.



    Coloquei a rede faz algum tempo so em modo G fixado rate em 3 velocidades 36,42 e 54.


    Em quem confiar radio ou no MK ?

  2. #2

    Padrão re: Nivel do Sinal

    Não é bem por ai, entendi a pergunta, ele não quer criar um padrão e sim saber se existe um padrão e o que deve seguir.

    O que acontece é o seguinte o rádio mostra o sinal TX dele, então ele está transmitindo a -58 e lá em seu AP está recebendo em -58, que no caso é o RX de seu AP.
    Por outro lado seu AP está transmitido a -70 e seu rádio também recebendo a -70.

    Ou seja, seu sinal é
    TX/RX
    -58/-70

    Em rádios com chipset Atheros seu mikrotik irá informar exatamente o TX e RX, pois há uma compatibilidade, que não é o caso dos RTL da vida!

  3. #3

    Padrão re: Nivel do Sinal

    Vou mostrar melhor assim ,

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	13,6 KB
ID:      	31670

    Esta ai a diferença que acho , vou no ap do cliente esta la cravado -53 nao oscila nada , vou pra casa a noite dou uma espiada nas antenas e esta com sinal diferente , isso que nao é so ele nao a mais com o mesmo problema sei la tb se e problema , mais fico ate com dor de cabeça , os clientes não reclamao de nada mais isso me encomoda muito .

    fora outros casos ainda mais cabulosos que depois mostro com print

  4. #4

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    Entao tenho a mesma duvida, uso na torre

    bullet + omni
    e um nano2 em teste ainda

    Clientes airgrid m2 e tplink cpe

    Principalmente na tplink a diferença é grande coisa de 10 a mais em quem acredita nano ou cpe? sendo que ambos sao atheros

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    A princípio, quais os equipamentos nas estações? Vi isso ocorrer outro dia entre ROS e UBNT e a simples atualização de firmware nos UBNT resolveu essa discrepância, ou seja, era leitura errada. Algo que pode ajudar é realizar cálculos dos enlaces e verificar se realmente não está no padrão:

    Citação Postado originalmente por Wardner Maia
    Um exemplo:

    Se considerarmos 20 dBm de Potência de Tx, 17 dBi de ganho de uma antena na base e mais 10 dBi na estação, teríamos:

    20 + 17 - A + 10 = -52, ou seja:

    A = 20+17+17+52 = 99 dB

    A = 20 log (4 x Pi x distância / lambda), onde lambda = 0,125 m para 2.4 Ghz e Pi = 3.14

    Fazendo as contas teremos a distância d = 887 metros.

    Isso sem considerar nenhuma perda em cabos, conectores e também perdas pelo efeito da diferença de altura dos clientes em relação ao POP (antena de 17 dBi tem esse valor somente na direção de maior ganho). Se considerarmos pelo menos uns 6 dB de perda, A = 93 e a distância cai para:

    d = 445 metros
    Utilize-se destes cálculos para referência e sempre acompanhe os datasheets dos rádios para verificar sobre sensibilidade e potência de Tx de acordo com o data-rates configurado.

  6. #6

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    Como o amigo Farias falou,o cliente está recebendo o sinal da sua repetidora bem,agora a repetidora não está recebendo bem do cliente.


    Abs.

  7. #7

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    Entao marcos pode ser isso mesmo , mais reseovendo como aumento de potencia no radio seria a sulução ? como sitei este cliente esta com 16mw de potencia.

  8. #8

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    Não aconselho mexer na potência do rádio, se está assim tem algo errado que pode ser visada comprometida, zona de fresnel, cabo, pig tail, antena não apropriada.

    Alterar a potência lhe trará danos no rádio, na rede, etc.

  9. #9

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    POis aqui o cliente esta a menos de 100 metros , visada limpa , ele sempre foi um dos melhores sinais que tenho nesta rep , isso que achei estranho demais.

    Ele ja é cliente a 2 anos , nao é instalação nova nao

  10. #10

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    Dê uma olhada no pigtail,pode até ser o cartão como ele é novo(já peguei cartão com defeito).
    Você teria outro cartão para testar?

  11. #11

    Padrão Re: Nivel do Sinal

    Amigos , vou tentar ser mais claro ainda


    A repetidora esta hoje com 24 clientes usando sem nenhum tipo de reclamação de lentidão ou falta de internet em qualquer momento .

    O que estou descutindo e pedidndo ajuda é para saber o pq desta distancia ou melhro essa diferença entre sinal cliente e sinal antena , não a motivo para trocar nada pois não a problema aparente ,nesta mesma antena tenho cliente com sinal -49 e no aparelho marca tb o mesmo.

    Vou tentar montar um padrão de marca de equipamento e firm deles .


    Notei isso tb quando mudei para modo G puro .não estou usando b/g