+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração de SMTP com IP Privado

    Ola,

    Atualmente tenho um servidor Linux CentOS rodando iptables, squid, named, httpd, ftp e qmail.
    Com isso, no arquivo zone do dominio, esta o MX e o NS apontando pro nome da propria maquina, com IP valido na internet, e com isso tudo funciona bem.

    Agora, preciso fazer um servidor especifico de email que vai rodar em uma maquina com IP invalido 192.168.0.2. Com isso, o servidor atual que tem um IP valido e outro IP 192.168.0.1 precisara rotear os pacotes das portas de SMTP/POP3/IMAP. Ate aqui, regra de iptables normal.

    Minha duvida esta do DNS: no arquivo dominio.zone se eu colocar:
    @ IN MX 5 servmail.dominio
    ...
    servmail IN A 192.168.0.2
    sera que os provedores externos nao vao falhar na comunicacao, pelo DNS responder o MX com um IP invalido?
    Se sim, o que eu faco no DNS para dizer que o MX é a maquina interna?

  2. #2

    Padrão Re: Configuração de SMTP com IP Privado

    No DNS tem que ser ip válido (público). Faz o redirecionamento da porta 25 e 587 para o IP da máquina onde vai rodar o MTA e pronto.

  3. #3

    Padrão Re: Configuração de SMTP com IP Privado

    Mais uma coisa... entamos colocando um 2o. link, chegando no servidor firewall. Eu posso colocar os 2 MXs com IPs validos dos links e vai funcionar sempre o email pelos 2 links, qdo cair um os emails chegam pelo outro?

  4. #4

    Padrão Re: Configuração de SMTP com IP Privado

    cara da pra fazer sim no bind vc vai ter que criar 2 view uma interna e outra externa

  5. #5

    Padrão Re: Configuração de SMTP com IP Privado

    Nunca fiz duas views. No meu caso que terei 2 links como colocarem os 2 MXs de IPs validos nestas views?

  6. #6

    Padrão Re: Configuração de SMTP com IP Privado

    posta ai seu named.conf