+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Rede Wireless de Longa Distância

    Ola pessoal! sou novo no forum é um prazer estar compartilhando e adquirindo mais conhecimentos com vocês.
    Sou técnico em informática e não tenho muita esperiência em redes. Possuo uma internet banda larga(VELOX) de 2 Mb na qual tenho uma antena omni de 15Dbi da aquário e um ap de 250MW distribuo internet cabeada e sem fio através de antenas grade de 25 DBI tamnbem da aquárioa minha rede é boa porem as vezes os clientes sofrem com lentidão. queria saber de algum de vocês o que posso melhorar neste problema ja que minha rede tem pouco mais de 6 pessoas quais ou qual equipamento melhor existe para transmitir com mais eficiencia a minha internet, tambem gostaria de poder estar enviando uma mensagem para os clientes que atrasam o pagamento. existe algum ap que faz isso que não seja o microtik? Obrigado

  2. #2
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão re: Rede Wireless de Longa Distância

    2MB adsl????
    Quantos Kbps vc vende pra cada cliente???

  3. #3

    Padrão re: Rede Wireless de Longa Distância

    Amigo já que não falo em Custo !!! Lá vai...
    na distribuição use uma omni 5.8 Com um Bullet M5 em modo Bridge
    e use uma RB750 para o controle de banda, já que seu link não é grande.

    Na recepção dos clientes usa nanoloco m5 . (nos clientes mais proximos) Airgrid m5 (nos clientes mais distântes) Ah... no caso tera que trocar os equipamentos dos clientes atuais, se for fazer isso Ative o Airmax do Bullet e Das antenas receptoras (UBQUITI).

    Não recomendo usar 2.4 pois quando aumentar os clientes logo virar os "probleminhas".

  4. #4

    Padrão Re: Rede Wireless de Longa Distância

    Citação Postado originalmente por Moacir Ver Post
    Ola pessoal! sou novo no forum é um prazer estar compartilhando e adquirindo mais conhecimentos com vocês.
    Sou técnico em informática e não tenho muita esperiência em redes. Possuo uma internet banda larga(VELOX) de 2 Mb na qual tenho uma antena omni de 15Dbi da aquário e um ap de 250MW distribuo internet cabeada e sem fio através de antenas grade de 25 DBI tamnbem da aquárioa minha rede é boa porem as vezes os clientes sofrem com lentidão. queria saber de algum de vocês o que posso melhorar neste problema ja que minha rede tem pouco mais de 6 pessoas quais ou qual equipamento melhor existe para transmitir com mais eficiencia a minha internet, tambem gostaria de poder estar enviando uma mensagem para os clientes que atrasam o pagamento. existe algum ap que faz isso que não seja o microtik? Obrigado
    Amigo, você compra internet residencial e revende para seus vizinhos? Se positivo, cuidado com a clandestinidade. Trabalho em um provedor de internet 100% regularizado e sei que não é facil manter assim, mas é o preço que temos que pagar por comercializar um produto e também não é justo com quem se profissionaliza para tal fim.

    Mas como o fim deste forun é o conhecimento e não a moralidade vamos lá:

    No caso de querer melhorar drasticamente sua rede, a migração para a frequência 5Ghz sem dúvida é a mais indicada ( como citado pelo nosso amigo Reinan), porém se não queres investir muito em infra-estrutura, o mínimo que deve ter é um equipamento que te de gerencia da rede sem fio, no minha opinião o que melhor se enquadraria seria a RouterBoard (apesar de você já ter citado que mikrotik NÃO), pois em questão de gerencia é excepcional. Mas também existem outras opções como o Bullet M2.

    No caso do Mikrotik você poderá além de ter uma gerencia maior da rede wireless (como controle de nivel de sinal, ccq, controle de mac ou WPA) você poderá fazer um sistema de login e senha (HotSpot) e enviar tela de aviso de pagamento para seus clientes.

    Muitos dos problemas de lentidão pode ser simples de serem resolvidos, basta ter informações e gerencia da sua rede, e para isso é necessário um equipamento que os proporcione.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Wireless de Longa Distância

    ok Rodrigo Godoy agradeço pela resposta, pois eu ja estava pensando nisso mesmo a minha ideia é comprar uma roteboard RB750 o que você acha? se possivel queria aprender como irei instala-la, terei que deixar o ap aberto sem cliptografia apenas como um ap livre e administrar tudo pela rb? esta modelo RB750 é boa e atende a minha nessecidade? o hotsport é muito bom andei lendo sobre as telas de aviso e loguin e achei muito enteressante pra quem gosta de organização e efeciência. enquanto a net sim eu compro da a velox e distribuo para os clientes. se poder me explicar sobre o provedor legal tambem ficarei agradecido. Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Rede Wireless de Longa Distância

    Citação Postado originalmente por Moacir Ver Post
    ok Rodrigo Godoy agradeço pela resposta, pois eu ja estava pensando nisso mesmo a minha ideia é comprar uma roteboard RB750 o que você acha? se possivel queria aprender como irei instala-la, terei que deixar o ap aberto sem cliptografia apenas como um ap livre e administrar tudo pela rb? esta modelo RB750 é boa e atende a minha nessecidade?
    O Software da mikrotik é muito robusto e recheados de ferramentas, com uma Router Board certamente você terá um excelente gerenciamento.

    No caso de uma aquisição de uma Router Board, a RB750 vai te atender sim, mas acredito que seja melhor adquirir uma que de suporte a cartão wireless (como por exemplo a RB433AH), dessa forma você pode fazer na mesma RB o HotSpot e o AP através do cartão e ter o gerenciamento oferecido pela RB na wireless também, pois do contrário (com a RB750) terá somente gerenciamento do HotSpot.

    Mesmo tendo o HotSpot não é aconselhável a não utilização de segurança na rede sem fio, seja Criptografia ela (WEP, WPA, WP2) ou controle de MAC , a não ser que tenha real interesse que outros (não clientes) se conectam na rede para verem a tela de autenticação como algum tipo de Marketing. Mas tome cuidado, não se esqueça da clandestinidade.

    Citação Postado originalmente por Moacir Ver Post
    ... enquanto a net sim eu compro da a velox e distribuo para os clientes. se poder me explicar sobre o provedor legal tambem ficarei agradecido. Obrigado
    A legalização não é tão simples, pois tem que tirar a licença SCM e diversos outros procedimentos que para 6 clientes, vai ficar "mais caro o molho do que o peixe", no final das contas você vai ver que compensa mais pagar só sua internet residencial sem dividir com mais ninguém, a não ser que tenha projetos de crescimento como provedor, mas para isso exige bastante investimento.