+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB433 com R52H ou Bullet M2?

    Pessoal, já li este forum inteiro e não consegui sanar minha dúvida, é o seguinte queria dar uma melhorada no meu provedor, hj tenho as seguintes configurações, Um link de 15Mb ADSL, uma RB750 fazendo a discagem pppoe e o gerenciamento, utilizo como autenticação IP+MAC, pra enviar o sinal utilizo um bullet2 a 100mw + antena tplink de 12dbi, os planos que vendo são 100/200, 200/600 e 200/1Mb, tenho 10 clientes 4 no plano de 200, 3 no plano de 600, e 3 no plano de 1Mb, nos meus clientes sempre trabalho com CPE tplink a 63mw, minha dúvida é a seguinte, vou começar uma ação na região para aumentar a quantidade de clientes e queria investir no provedor, aqui 2.4 ainda não está poluido estava pensando em um bullet M2, ou uma RB433 + R52H, vi no fórum que mta gente que comprou bullet M2 configurou ele desabilitando o Airmax e colocando ele a 20Mhz, mas não vi ninguém comentando se esta configuração funcionou, todos os meus clientes estão em 802.11b , pois justamente eu pensei no bullet M2 por causa do processador mais potente e a maior quantidade de memória, lembrando que hj não preciso de potência, meus clientes está no máximo a 1Km com média de sinal de -65, queria manter minha média de problemas como está hj, quase a zero, sendo assim solicito a ajuda do pessoal do fórum pra decidir se vou de bullet M2 ou de RB433 + R52H, outra coisa não gostaria de por enquanto investir em 5.8 pois meus clientes são de poder aquisitivo um pouco baixo e em 2.4 está funcionando perfeitamente, agora com RB433 qual a metragem de cabo LM400 ou RCG 213 segura para não haver perda no cabo, eu poderia aumentar um pouco a potência do cartão pra compensar a perda do cabo, hj minha rede é totalmente estável e não tenho nenhum problema.

  2. #2

    Padrão re: RB433 com R52H ou Bullet M2?

    amigão qualquer uma das duas opções são muito boas, mas par aquestã ode economina escolheria o Bullet pois não vai precisar de cabos rgc ou LM só plugar an tua antena e pronto configurar o SSID e babau só corre para o abraço..

  3. #3

    Angry re: RB433 com R52H ou Bullet M2?

    Olá amigo... sempre tive essas duvidas.. até comprar um bullet M2.. resolvi comprar pelos mesmos motivos que você.
    - (Processador e Memoria)
    Mas com teste na pratica. nao gostei.. e tive muita dor de cabeça... ;(

    Primeiro tive que atualizar o firmware porque a versão original que veio no mesmo
    não dava suporte a banda [ B ]. dai atualizei e ficou mixer.. em B,G,N... não tem opção de somente B...
    desabilitei o Airmax e coloquei ele a 20Mhz.. - além de setar o ACK em 54 - RTS em 1025 e Limite de Fragmentacao 1024
    Imunidade a ruido (hab.), Isolaçao de clientes(hab.)..
    Os clientes reclamavam em uma unica voz.. tem sinal ou excelente. ms não navegava..
    Então depois de 1 mês deu uma chuva com raios e ele queimou a entrada de rede... (dizem que ele é muito sensivel)
    Ai.. meu amigo.. tive q voltar as presas pro radio que eu utilizava antes...
    É pra sorrir.. um OVISLINK 5460 em modo B que atendia a cerca de 15 clientes online.
    Depois descobrir que o bom mesmo é o Bullet HP.. pois trabalha em B... e configuei com as mesmas opcoes acima.. e
    estou muito FELIZ...
    Descobrir tambem da pior maneira.. que a linha M2 não funciona bem com a banda B.. e que ele tenta até as ultimas forcas
    conectar em G que é utilizado mais para ambiente indoor.. por isso o problema com clientes mais afastados.. tipo mais de 1km
    conecta ms nao navega ou fica uma coroça. Essa linha é OTIMA pra funcionar em Airmax N...
    Pior maneira porque junto com o Bullet M2 comprei tb 3 nanostation M2.. e tenho problemas até hoje com eles na torre..
    pois clientes ms distantes reclamam de lentidao.. entao coloco-os no Bullet HP e fica show...
    Espero ter ajudado a muitos a não cair nessa armadilha de processador e memoria.. em troca de melhorias na torre..
    Compensa sim.. caso vc queira trocar sua rede para a linha Airmax..

  4. #4

    Padrão Re: RB433 com R52H ou Bullet M2?

    Usar Bullet HP ( 800mw 180Mhz processador) é mais facil,
    mas não tem como comparar o processamento de 400Mhz da M2
    contra os 180Mhz da HP, ta na cara que o M2 é melhor,
    tenho este teste feito na pratica aki em minha torre e a M2
    sai na frente da HP quando tem varios clientes conectados simultaneamente.

    Com poucos clientes as duas são iguais, os 200mw de diferença entre elas
    a gente nem sente pois é claro que ninguem vai colocar a potencia total né.

    Se vc comprar a M2 vai ter um pouco de trabalho para configura-la, Mas vai
    ser só na primeira, pois quando pegar a pratica as outras vão ser moleza.

    Obs. se ela tiver com o airmax habilitado não conecta nem a pau.


    David P. Santos

  5. #5

    Smile Re: RB433 com R52H ou Bullet M2?

    [ SUPER ] - quando lí sua resposta fiquei indiguinado... Pense...

    Não com você mas comigo, falta conhecimento da minha parte...
    como postei anteriormente. eu ainda estou tendo problemas com clientes.. muitas vezes
    a menos de 1 km com 3 - nanostation M2 que utiliza a mesma arquitetura dos bullet's M2.
    Eu utilizo antenas de grade USB da aquario. de 20 e 25 dbi... e o sinal oscila muito. na maioria das vezes...
    sempre conecta em modo G.. e não existe opcao de somente B. e nao navega... ou fica muitooooo lento. ms com
    qualidade do sinal variando entre 65 e 89 %
    Utilizo os seguintes canais 1, 7 e 9 e as configuracoes, potencia em 25 dbi, velocidade autom. /airmax desab.
    / RTS 1025 e Limite de fragmentacao 1024 (ja coloquei em aut. mas fica na mesma). / ACK fixei em 55. imunidade a ruido hab.
    e isolacao de clientes hab./ dados multicast hab.
    Então amigo.. qual a configuracao q voce colocou para que funcione na sua torre.. se poder nos passar para que sirva
    tambem futuramente para outros que tiverem passando por esse mesmo problema.. fico muitissimo GRATO...

  6. #6

    Padrão Re: RB433 com R52H ou Bullet M2?

    Citação Postado originalmente por janesley Ver Post
    [ SUPER ] - quando lí sua resposta fiquei indiguinado... Pense...

    Não com você mas comigo, falta conhecimento da minha parte...
    como postei anteriormente. eu ainda estou tendo problemas com clientes.. muitas vezes
    a menos de 1 km com 3 - nanostation M2 que utiliza a mesma arquitetura dos bullet's M2.
    Eu utilizo antenas de grade USB da aquario. de 20 e 25 dbi... e o sinal oscila muito. na maioria das vezes...
    sempre conecta em modo G.. e não existe opcao de somente B. e nao navega... ou fica muitooooo lento. ms com
    qualidade do sinal variando entre 65 e 89 %
    Utilizo os seguintes canais 1, 7 e 9 e as configuracoes, potencia em 25 dbi, velocidade autom. /airmax desab.
    / RTS 1025 e Limite de fragmentacao 1024 (ja coloquei em aut. mas fica na mesma). / ACK fixei em 55. imunidade a ruido hab.
    e isolacao de clientes hab./ dados multicast hab.
    Então amigo.. qual a configuracao q voce colocou para que funcione na sua torre.. se poder nos passar para que sirva
    tambem futuramente para outros que tiverem passando por esse mesmo problema.. fico muitissimo GRATO...

    Ta ai a resposta: USB da aquario, ta igual a mim! Se vc mesclar muito sua estação vai sofrer esse tipo de problema! Chipset atheros funciona muito bem com chipste atheros --- Greatek, TPlink, Nano, Se mesclar demais vai ter esse tipo de problema, devido as configuraçoes do chipset realtk e realkink virem com preambulos diferentes do atheros...Ai so RB e R52h pra suportar essa salada mista^^!!

  7. #7

    Padrão Re: RB433 com R52H ou Bullet M2?

    Seguinte Compra Bullet 2 hp 800mw vc podi setar b ou g como quiser e cláro que a banda 'b' Eée bem melhor que a g... Então segue minha dica.