+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    Olá pessoal.

    Virtualizei 2 MK's usando VMWare Workstation e um PC com 4 Placas de Rede.

    As 4 placas físicas estão em bridge individual para 4 placas virtuais. Sendo 1 de Entrada e 1 Saída para cada um dos 2 MK's. Em resumo, rodo 2 máquinas virtuais isoladas linkadas via bridge também isoladas.

    Com o Link dedicado está funcionando que é uma beleza. Na verdade o link ADSL de reserva também funciona muito bem, mas só consegui fazer funcionar nateado. Eu desativei todos os serviços do Modem ADSL como firewall, uPnp entre outros, ficando apenas ativo o próprio NAT e o DMZ jogando para o MK.

    Tudo funciona muito bem, inclusive o DMZ está funcionando bem, consigo acessar via DNS's dinâmico pelo Winbox e até uma VPN tem rodando em cima.

    Porém, embora o Speedstreamzinho seja guerreiro, o verão tá dando uma matada nele. Quanto a temperatura ambiente está alta e há muitas conexões ativas, ele acoca e começa a perder pacotes e os serviços que passam por ele ficam um lixo.

    Antes de virtualizar, com o MK instalado fisicamente eu fazia PPPoE para o Modem, e me livrava dos problemas de deixar o Modem responsável pelo NAT. Ficando o MK responsável por tudo, e o modem só era uma ponte ( Bridge ) para a internet, que é o que manda o figurino.

    Assim que eu comecei a implementar a virtualização, passei alguns dias tentando fazer o MK virtual discar (PPPoE) para o Modem, mas o modem não aceitava a discagem. Tentei uns 2 ou 3 modelos de modem, sem sucesso.

    Gostaria de saber se há algo o que fazer, seja no modem, no MK ou mesmo no Virtual Network Editor do VMWARE, para que eu consiga fechar uma "ponte" por dentro deste "tunel". Em resumo: Quero discar PPPoE do MK virtual para o Modem físico. Onde é que "fuço" ?

    Vlwz

  2. #2

    Padrão re: ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    Ja tentou Fazer EIOP nas duas Pontas? Boa Sorte....

  3. #3

    Padrão Re: ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    Andei lendo sobre o EOIP. Confesso que não entendi muito bem onde o EOIP se encaixaria.

    As 2 pontas as quais tu te refere seriam quais ? MK <-> Modem ?

    Não achei no Modem também nada referente a EOIP.

    Lembrando que o Modem está conectado via LAN fisicamente ao Host (hospedeiro) do VMWARE. E o host está em bridge com o Guest (MK).

    Se eu confiro o modem em Bridge e configuro uma conexão PPPoE partindo do Host, a discagem e autenticação acontece normalmente. Porém se eu efetuo a discagem de dentro do Guest, esta parece não estar passando pela ponte (bridge) criada pelo VMWare. E é isso que eu quero fazer: que a discagem (PPPoE Client) parta de dentro do MK (Guest), passei pela ponte do VMWare e autentique no Modem (PPPoE Server).

  4. #4

    Padrão Re: ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    EIOP Funciona igual a VPN, Pelo que entendi vc tem Modem em Bridge no LOCAL A e Sua Rede Esta no Local B, o EIOP vai fechar o tunel entre a Ponta A e Ponta B

  5. #5

    Padrão Re: ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    Citação Postado originalmente por fefnet Ver Post
    EIOP Funciona igual a VPN, Pelo que entendi vc tem Modem em Bridge no LOCAL A e Sua Rede Esta no Local B, o EIOP vai fechar o tunel entre a Ponta A e Ponta B
    de uma olhada neste link verifique se é o que Precisa!
    Manual:Interface/EoIP - MikroTik Wiki

  6. #6

    Padrão Re: ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    Citação Postado originalmente por fefnet Ver Post
    EIOP Funciona igual a VPN, Pelo que entendi vc tem Modem em Bridge no LOCAL A e Sua Rede Esta no Local B, o EIOP vai fechar o tunel entre a Ponta A e Ponta B
    No meu caso o LOCAL B(VmWare) está diretamente conectado ao LOCAL A(Modem), só que há o LOCAL B.V1(Mk), que está dentro do LOCAL B(VmWare).

    Pelo que eu entendi o EOIP precisa ser configurado nas 2 pontas, como o WDS por exemplo. O Problema é que eu só tenho 1 EOIP dentro do MK Virtual, nem o Modem nem o VmWare possuem EOIP.

  7. #7

    Padrão Re: ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    Resolvi testar refazer o PPPoE depois de um problema que tipo com o nateamento feito pelo modem, e sem nenhum esforço consegui "discar" para o Modem do MK dentro da VM.

  8. #8

    Padrão Re: ROS Virtualizado Configurado com PPPoE Client

    eoip over pptp é a chave perfeita, pois vi em L2.