+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Vírus no winbox?

    Boa tarde amigos under,

    Nessa manhã fui acessar o servidor via winbox que peguei no site mikrotik.com nele apresentou vírus já o que tem interno do mikrotik não. Agora eu estou usando o avast, não testei com outro anti-vírus.

    Desde já obrigado pela atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    quase todo programa de acesso remoto é identificado como virus por varios antivirus, normal.

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Qual que ele reportou?

  4. #4
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Só que estou usando a versão 2.2.14 do winbox ele está normal. Versão superior já não abre normal.

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    Só que estou usando a versão 2.2.14 do winbox ele está normal. Versão superior já não abre normal.
    Qual a assinatura do virus que o anti virus reportou?

  6. #6

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Boa tarde amigos aqui no meu deu o mesmo problema de malware detequetado no winbox, em todas as maquinas que tenho, meu anti-virus eo avast tambem depois que ele atualizou aconteceu isso, provavelmente é o anti-virus mesmo, vou testar com o avira agr, depois coloco o resultado falow.

  7. #7
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.jpg
Visualizações:	109
Tamanho: 	54,9 KB
ID:      	31958

  8. #8
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

  9. #9

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    meu avast tambem disse que meu winbox tambem era um virus mandei ele para quarentena e baixei outro. o nome do bixo foi, WIN32;MALWARE-GEN.

  10. #10
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Então... resultado positivo de só 2 anti virus no virus total, winbox.exe baixado hoje dum pc com linux.
    Apesar do BEM informativo malware-gen (que genérico...), eu acho que é um falso positivo.
    Manda pro fabricante do AV pra analisar.

  11. #11
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Ocorreu uma atualização aqui no avast. Então fui testar o Winbox 2.2.18 de novo ele abriu normal.

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    hoje aqui também apareceu .....

  13. #13

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Trend Micro da mesma forma!

  14. #14

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Aqui tambem tivemos o mesmo problema.

  15. #15

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Bom dia

    Aqui também tivemos problemas com o avast, baixamos outro winbox v.2.2.18 direto do site, tudo normal.

  16. #16

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Aqui também aconteceu ontem em todas as máquinas que usam Avast, hoje já não está mais sendo acusado.

  17. #17

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Na verdade não há virus no Winbox.

    O que acontece é que os programas anti-virus usam técnicas que detectam automaticamente programas suspeitos de serem ou terem virus. Isso é uma forma eficaz de detectar pragas que não existam na biblioteca do anti-virus. Dessa forma, se um virus acabou de ser criado por alguém, o anti-virus irá detecta-lo mesmo ainda não sabendo que ele exista.

    Se você sabe programar em qualquer linguagem de programação que gere um executável (entenda-se arquivos .EXE), crie um programa que envie via TCP/IP informações para um endereço de IP público. Ao executar esse programa, sem que seja necessária a instalação dele, o seu antivírus irá detectar ele como uma possível ameaça de vírus, mesmo claro ele não sendo um virus.

    Portanto, o que deve estar acontecendo com versões mais novas do Winbox é que ele deve estar enviando alguma informação para algum site ou IP público, possivelmente da Mikrotik, e então o anti-virus detecta ele como uma possível ameaça.
    Com versões anteriores isto não está acontecendo, pois nestas versões o Winbox não deve estar se comunicando com esse IP publico.

    Esse falso-positivo deverá ser corrigido com o tempo, após as empresas criadoras dos anti-virus terem conhecimento de que essa versão do Winbox não se trata efetivamente de um virus.

    Abraços e espero ter ajudado.

  18. #18

    Padrão Re: Vírus no winbox?

    Aqui também tivemos este mesmo problema ontem, fiz o download do winbox novamente e agora esta tudo normal.